Se quiserem, considerem novembro próximo como uma deadline (é a minha primeira, BTW); um pouco de papel pintado guardado em casa provavelmente será útil também, a despeito de alguma perda para a inflação; um estoque de não-perecíveis é igualmente recomendável.
Isto tem o propósito de evitar que vendam seus ativos a preço vil e é o que venho fazendo há anos (exceção ao papel pintado, que vou deixar para começos de outubro). Há vantagens extras em estocar: hoje mesmo almocei feijão, arroz e macarrão que provavelmente me custaram menos de metade do que o meu vizinho pagou pelos dele (até a carne eu descongelei, mas isso eu não estoco por mais de meio ano mesmo) e estava igualmente delicioso.
REPITO,não se coloquem na triste posição de terem que vender seus ativos a preço vil.
Se quiserem, considerem novembro próximo como uma deadline (é a minha primeira, BTW); um pouco de papel pintado guardado em casa provavelmente será útil também, a despeito de alguma perda para a inflação; um estoque de não-perecíveis é igualmente recomendável.
Isto tem o propósito de evitar que vendam seus ativos a preço vil e é o que venho fazendo há anos (exceção ao papel pintado, que vou deixar para começos de outubro). Há vantagens extras em estocar: hoje mesmo almocei feijão, arroz e macarrão que provavelmente me custaram menos de metade do que o meu vizinho pagou pelos dele (até a carne eu descongelei, mas isso eu não estoco por mais de meio ano mesmo) e estava igualmente delicioso.
REPITO,não se coloquem na triste posição de terem que vender seus ativos a preço vil.
O camarada Túlio está sendo um pouco apocalíptico em suas previsões. O resultado das futuras eleições municipais tem algo a ver? Ou as eleições americanas? Vamos aguardar o que irá acontecer porém, como já aconteceu em mutas ocasiões anteriores, iremos sobreviver a mais esssa.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
delmar escreveu: ↑Qui Ago 01, 2024 5:18 pm
O camarada Túlio está sendo um pouco apocalíptico em suas previsões. O resultado das futuras eleições municipais tem algo a ver? Ou as eleições americanas? Vamos aguardar o que irá acontecer porém, como já aconteceu em mutas ocasiões anteriores, iremos sobreviver a mais esssa.
No duro?
Dois dias após "comemorar" seu recorde de dívida de USD 35T, a ela já foram acrescentados mais USD 100B. DOIS DIAS!!!
Neste passo fecharia 36T bem antes do fim do mês; como já falei antes (uma porção de vezes, na verdade), estão empurrando com a barriga. O problema é que pegar empréstimos a juros mais altos para pagar outros contraídos a juros mais baixos tem nome, Espiral de Dívida(Debt Spiral) e sempre acaba do mesmo jeito: default!
Bobear e nem conseguem impedir o estouro, pela primeira vez na História, da Bolha de Tudo(Everything Bubble), ante a qual 1929 e 2008 juntos são um "peidinho de véia", antes da eleição nos EUA, que já é na pratica irrelevante: quem ganhar vai ver como a vida de um POTUS dos atuais anos 20 pode ser muitas vezes mais difícil que a do FDR nos anos 30 do século passado.
De toda forma, não acreditem em mim, apenas tentem seguir os poucos mas bons conselhos que dei para não terem que vender ativos a preço de feirão, a que acrescento mais um: não se empolguem muito no "buy the dip" pra baixar PM nem fritem neurônio pra "adivinhar fundo"; pessoalmente vou deixar caindo até ver que os "dippers" estão ficando descapitalizados, e mesmo aí irei à moda @EduClau, sem pressa nem endividamento, um pouquinho de cada vez, e sempre ampliando minha liquidez.
Ou apenas deem uma risadinha, digam "o Túlio endoidou de vez" e toquem a vida como sempre, WCGW?
No caso da dívida americana tens razão. Agora há outras variáveis a considerar. Um economista, ou humorista fez a seguinte observação: "Se tu deves U$10.000,00 e não tem como pagar, estás com sérios problemas. Se tu deves U$100 milhões e não tem como pagar, teus credores estão com sérios problemas."Ou seja os credores terão que aceitar algum acordo para não perderem tudo.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Segundo rumores embasados no tombão da Bolsa de Tóquio hoje, altíssimo risco de BLACK MONDAY!
Mas OK cumpañero @delmar, também desejo que o estrondo seja mais perto do fim do ano, apenas acredito cada dia menos nisso. Além disso, botar os credores na parede manda o rating de crédito pro subsolo, o que não é nada saudável para uma "economia" viciada em dívida.
PS.: DJ, SPX e NASD também apanharam feio no fechamento.
LM escreveu: ↑Sáb Ago 03, 2024 9:57 pm
Como "reter liquidez"? Em "papel moeda" no banco (ou em casa)? Comprar ouro físico (ETF ou em casa)? Bitcoin?
Também estou com essa dúvida.
Sds
Caí duro agora: aprendi isso contigo, rapá!
Mas vamos lá: estou ilíquido quando tenho tudo investido em ativos, e líquido quando tenho capital disponível para aproveitar janelas de oportunidade na forma de pontos de entrada (agora só falta me dizeres que desaprendeste também o que é P/E ).
Assim, RETER LIQUIDEZ é deixar o guito parado (se for pouco, tipo menos de USD/EUR 1k/BRL 6k, deixo na própria corretora, já se passar disso mando pro banco, onde pagam um jurinho mixuruca mas que mitiga um pouquinho a inflação oficial), em situações que, mesmo sabendo que vamos sofrer algum prejuízo (inflação = desvalorização por excesso de emissão), notamos que o Mercado está claramente sobrecomprado (bolha) e prestes a corrigir, gerando ótimos P/E que tanto ajudam na redução do nosso PM quanto até a diversificar mais; neste ponto a inflação vira deflação, pois o pixuleco está depreciando mas dispomos de bons indicadores de que os ativos em que pretendemos investir irão depreciar bem mais, e mais rápido também.
Ex.: deixo BRL 5k na corretora para pronto uso; no momento em que o fiz podia ter comprado mais 100 HASH11; então há/parece haver um Evento e, enquanto o meu PP (Purchasing Power ou Poder de Compra) cai para BRL 4,5k (-10%) em outras coisas (inflação real), este valor agora me permite comprar 150 (+50%) ou mais unidades do mesmo ativo ou mesmo 100 ou mais de algum outro que estava meio caro, como IBIT39.
E temos aí um "gaijo" conhecido no Mercado como The Oracle, vendendo grande parte de seus papéis em BOFA e AAPL, a ponto de neste momento estar retendo mais de UM QUARTO DE TRILHÃO DE DÓLARES em liquidez: para que ele quer esta montanha de dinheiro não-investido? Imagines o quanto isso desvaloriza num só dia!
E o que isso me provoca? É como estar dentro daquele filme:
EduClau escreveu: ↑Dom Ago 04, 2024 11:56 am
Ah, então tá.
Estou líquido, só 25% em RV, incluindo cryptos. O resto (a maioria) na boa e velha poupança.
Já eu fui lento em ler o momento (sequer notei a manobra do WB em tempo de fechar 50% do que estava num verde baixo - HASH11 e IBIT39; o que está em verde alto eu não mexo - QBTC11+106%) e portanto nem chegava a 5% em liquidez (na própria corretora, não curto poups & RF, como sabes) no fechamento. Poderia então estar com uns 10 ou 12% se tivesse feito isso ainda antes do meio-dia, que foi quando começaram a aparecer sinais de correção no meu HB.
Too bad; como "remédio" (amargo pra burro ) vendi praticamente no zero a zero 100% do que eu tinha em ₿ITCOIN na exchange (Bity) para dar um boost na liquidez, que mais que quadruplicou. Não é nem de longe o ideal mas a gente trabalha com as ferramentas que tem, não com as que queria ter.
EduClau escreveu: ↑Dom Ago 04, 2024 1:21 pm
Eita, trocando BTC por seu ETF?
Tá acreditando.
Sds
₿TC em exchange não é realmenteMEU, igual dinheiro em banco: not your keys, not your coins.
E eu já vinha avisando do estouro, apenas fui surpreendido pelo que pode (ou não) ser um Evento. P ex, me parece quase impossível evitar uma Black Monday, mas bastaria o anúncio de um pronunciamento extemporâneo do Jay Powell para a Lame$tream abrir o berreiro com coisas como "vem corte de 50, talvez 75 pips" e a boiada sossegava, mascarando o inevitável.
Porque uma coisa assim é como usar um torniquete para estancar a sangria de um baita talho na femural, estando a UPA mais próxima a mil km: vai manter o ferido vivo e consciente por um tempo mas o desfecho será o mesmo, apenas prolongará a agonia.
Já estão falando em Black Monday abertamente hoje (antes era só eu e meia dúzia de "apocalípticos", e todos os outros que vi eram em inglês), a poucos minutos da abertura (rumo a um possível novo crash) da Bolsa de Tóquio (TSE); índice Nikkei225 apontando BEM para baixo mas ainda inativo.
Só ajam se tiverem muito boas razões; não comprometam sua liquidez.
EDIT 21:25 - Como esperado, o Nikkei225 abriu em queda forte e arrastando outros Mercados da Ásia, onde já é segunda-feira (negra), oscilando as perdas entre mais 5/6%, como na sexta passada. Já é o pior dia desde o começo da FRAUDEMIA e tá com jeito de que este "recorde" será batido ainda hoje!
Nem sei se vou dormir direito hoje, é como estar no filme e sabendo o que os personagens sabem: I'M JACKED TO THE TITS!!!
EDIT 2 22:05 - O SMFG (Sumitomo Mitsui Financial Group), "apenas" o segundo maior banco do Japão, já despencou 16%: corrida aos bancos (bank run) como em 1929?
EDIT 3 22:29 - A TSE (Tokyo Stock Exchange) acionou o Circuit Breaker; KSE (Korea Stock Exchange) idem.
(((NOTA: à medida que os investidores venderam - até agora - uns USD 10,6B, e não parece que pretendem parar, o Japão está à beira do ponto de ruptura rumo ao colapso econômico . O que vai acontecer a seguir? Esta é a dura realidade que o sistema financeiro do país enfrenta, enquanto o BoJ assobia para o lado.)))