Página 108 de 358
Enviado: Qua Fev 14, 2007 1:56 pm
por Miguel
soultrain escreveu:Miguel,
Eu referia-me a escolta válidas nos cenários actuais e as nossas, embora sejam navios válidos e do melhor em ASW, não têm defesa de zona.
[[]]'s
Naquela altura a ameaça principal era os Submarinos Russos. Os avioes russos tinham que passar todas as redes de defesa da NATO para chegar até nos.
Por esse motivo é que nunca foi uma priordade a defesa de ponto e AA.
A partir do momento que começou a proliferaçao dos misseis de cruzeiro, e que as JB e BA se tornarem obsoletas.
Enviado: Qua Fev 14, 2007 7:59 pm
por luis F. Silva
Soultrain escreveu:
Miguel,
Eu referia-me a escolta válidas nos cenários actuais e as nossas, embora sejam navios válidos e do melhor em ASW, não têm defesa de zona.
Defesa de zona têm, defesa de área é que não.
Enviado: Qua Fev 14, 2007 8:44 pm
por Sintra
Asneira minha...
Enviado: Qua Fev 14, 2007 8:50 pm
por Sintra
luis F. Silva escreveu:Soultrain escreveu:
Miguel,
Eu referia-me a escolta válidas nos cenários actuais e as nossas, embora sejam navios válidos e do melhor em ASW, não têm defesa de zona.
Defesa de zona têm, defesa de área é que não.
E mesmo a defesa de zona...
O Sea Sparrow tem uma credibilidade como defesa antimissil da treta, as phalanx´s...
Entre uma e outra, a melhor defesa é mesmo "Pai nosso que está no ceu..."
E mesmo ASW... Uma Type2 3 Britânica com o novo sonar 2087 e com um EH101, mete uma das nossas VDG num "chinelo" (bom também mete qualquer outro navio do mesmo tipo no "mesmo chinelo"
)
E já agora, alguém consegue lembrar-se de alguma ameaça submarina à nossa marinha?
(Sim, eu sei, havia o pacto de Varsóvia que tinha uma pázada de Sub´s e nós só pagamos 40% do valor das 3 VDG´s, o resto foi a NATO, etc, etc, estou a ter um ataque de escárnio e mal dizer, não liguem
)
Abraços
Enviado: Qua Fev 14, 2007 10:47 pm
por Spectral
que as JB e BA se tornarem obsoletas.
A capacidade ASW das BA sempre foi marginal ( na melhor das hipóteses), tal como a das JB antes do refit nos anos 80 com o sonar igual ao das VdG. E mesmo assim continuava a faltar o heli, provavelmente a arma ASW mais eficaz de uma fragata actual.
Concordo com o que o Miguel disse, mas não há desculpas para a nossa Armada ter tido que esperar pelos anos 90 para ter um navio equipado com mísseis, helis, ou um sistema ASW ( sonar + torpedo) minímamente moderno...
Enviado: Sáb Fev 17, 2007 12:44 pm
por luis F. Silva
Bem, apesar de tudo, lá vamos participando com as nossas poucas fragatas.
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... a+gama.htm
Enviado: Sáb Fev 17, 2007 1:00 pm
por cabeça de martelo
Mas para mim esta é a melhor de todas!
Operação AGRAFE
Apreensão de embarcação com elevada quantidade de cocaína em alto mar
2007-02-14
A Marinha numa operação conjunta com a Polícia Judiciária, através da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) e a Força Aérea, procedeu à abordagem e apreensão de uma embarcação de recreio que transportava no seu interior elevada quantidade de cocaína, bem como à detenção dos seus tripulantes.
A embarcação apreendida, um veleiro de 20 metros de pavilhão espanhol, denominado Blaus Septimo, era alvo de investigação e vigilância desde Novembro de 2006.
Operava a partir da ilha da Madeira, transportando o material estupefaciente posteriormente para o continente europeu, através de Espanha e Portugal.
Na madrugada do dia 13, a embarcação suspeita, que navegava em águas internacionais
a cerca de 100 milhas a Noroeste do arquipélago da Madeira, foi localizada e seguida, com o recurso a meios aeronavais portugueses.
Face aos fortes indícios de que pudesse transportar produto estupefaciente, foi interceptado por uma equipa conjunta da Marinha e da PJ, que procederam a uma busca ao seu interior, onde foram encontrados 67 fardos de cocaína. Estima-se que o peso da cocaína apreendida seja superior a 1500 kg.
Foram detidos os três elementos da tripulação do sexo masculino, de nacionalidade grega com idades entre os 45 e os 61 anos.
A embarcação foi custodiada por uma corveta da Marinha, e os elementos da embarcação serão presentes à autoridade judiciária competente na cidade do Funchal.
É de realçar as sinergias existentes entre as várias entidades que participaram nesta operação, contribuindo para o sucesso alcançado nesta missão de grande risco e complexidade operacional agravada pelo mau estado do mar.
Fotos:
http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/E8CC ... 140014.JPG
http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/E8CC ... 140006.JPG
Enviado: Sáb Fev 17, 2007 2:45 pm
por Spectral
Mas para mim esta é a melhor de todas!
Quote:
Operação AGRAFE
Apreensão de embarcação com elevada quantidade de cocaína em alto mar
2007-02-14
A Marinha numa operação conjunta com a Polícia Judiciária, através da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE) e a Força Aérea, procedeu à abordagem e apreensão de uma embarcação de recreio que transportava no seu interior elevada quantidade de cocaína, bem como à detenção dos seus tripulantes.
A embarcação apreendida, um veleiro de 20 metros de pavilhão espanhol, denominado Blaus Septimo, era alvo de investigação e vigilância desde Novembro de 2006.
Operava a partir da ilha da Madeira, transportando o material estupefaciente posteriormente para o continente europeu, através de Espanha e Portugal.
Na madrugada do dia 13, a embarcação suspeita, que navegava em águas internacionais
a cerca de 100 milhas a Noroeste do arquipélago da Madeira, foi localizada e seguida, com o recurso a meios aeronavais portugueses.
Face aos fortes indícios de que pudesse transportar produto estupefaciente, foi interceptado por uma equipa conjunta da Marinha e da PJ, que procederam a uma busca ao seu interior, onde foram encontrados 67 fardos de cocaína. Estima-se que o peso da cocaína apreendida seja superior a 1500 kg.
Foram detidos os três elementos da tripulação do sexo masculino, de nacionalidade grega com idades entre os 45 e os 61 anos.
A embarcação foi custodiada por uma corveta da Marinha, e os elementos da embarcação serão presentes à autoridade judiciária competente na cidade do Funchal.
É de realçar as sinergias existentes entre as várias entidades que participaram nesta operação, contribuindo para o sucesso alcançado nesta missão de grande risco e complexidade operacional agravada pelo mau estado do mar.
Fotos:
http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/E8CC ... 140014.JPG http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/E8CC ... 140006.JPG
Será ?
Para mim este tipo de operações levantam-me sempre as dúvidas se estas missões deveriam estar integradas na Marinha ou numa força mais de carácter policial ( be it "Guarda Costeira", "Polícia Marítima", GNR até, whatever...)
Enviado: Seg Fev 19, 2007 9:34 am
por Rui Elias Maltez
Julgo que Portugal não tem condições para uma Guarda Costeira formal.
Até agora normalmente há uma articulação entre FAP, Marinha e PJ para ese tipo de operações.
E tem funcionado bem.
Julgo que a GNR-BF é mais para operaçõs muito junto da costa, já que não tem navios oceânicos.
Enviado: Ter Fev 20, 2007 4:40 pm
por P44
Enviado: Qua Fev 21, 2007 12:53 pm
por P44
Uma Oportunidade?
Canadá prescinde de DOIS AORs (?)
de
http://www.canada.com/topics/news/natio ... =54315&p=1
...
Over the next three to four years, the military would also get rid of one Iroquois-class destroyer and its two Protecteur-class refuelling and supply ships. The defence strategy acknowledges the replacement for the existing refuelling vessels, the Joint Support Ship, will not be in the water until at least 2012. The navy would have to somehow ''manage the risk'' of operating without for a two-year period, according to the strategy paper.
...
Enviado: Qua Fev 21, 2007 6:44 pm
por luis F. Silva
P 44 escreveu:
Uma Oportunidade?
Canadá prescinde de DOIS AORs (?)
Esses navios foram construidos em 1969 e 1970, portanto têm a mesma idade do nosso Bérrio. Seria mais uma peça de museu (cara) para encostar ao lado dos outros navios que constituem o nosso "museu vivo" do Alfeite. A se construir um AOR para Portugal, terá que ser um navio com casco duplo, e que não tenha os tanques já corroidos pelos anos.
Enviado: Qui Fev 22, 2007 10:37 am
por P44
luis F. Silva escreveu:P 44 escreveu:
Uma Oportunidade?
Canadá prescinde de DOIS AORs (?)
Esses navios foram construidos em 1969 e 1970, portanto têm a mesma idade do nosso Bérrio. Seria mais uma peça de museu (cara) para encostar ao lado dos outros navios que constituem o nosso "museu vivo" do Alfeite. A se construir um AOR para Portugal, terá que ser um navio com casco duplo, e que não tenha os tanques já corroidos pelos anos.
Ok Luis
Obrigado pelo Exclarecimento
Não era a Holanda que estava a considerar substituir o ZuiderKruis???
Não estou a ver a MP a comprar ou encomendar um AOR novo, daí gostava saber o que há por aí (se há algo) no "mercado dos usados"?
Enviado: Qui Fev 22, 2007 10:49 am
por Rui Elias Maltez
Muito provavelmente lá para 2012 Portugal acabará por comprar um AOR usado, mas que obedeça às novas regras de segurança, com o tal casco duplo, e que não seja um simples "petroleiro".
Espero que sim, assim isso venha inscrito na revisão da LPM que se venha a fazer lá para 2009 ou 2010.
Entretanto o nosso
NRP Bérrio está acostado para uma manutenção.
Enviado: Qui Fev 22, 2007 11:09 am
por Miguel
Vamos falar a sério
Quem acredita mesmo que vamos ter um NAVPOL ??
Eu pessoalmente ja nao acredito.
Por volta de 2010/2020, a nossa Armada vai ser assim:
2 Submarinos SSK (se entretanto nao foram vendidos
)
4 ou 5 Fragatas no MAXIMO julgo mesmo que uma VdG podera ser desarmada.
6 NPO
2 NCP
4 LFC em vez de 8
12 zebros para os fuzos