PAK FA - VOOU!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Revista Força Aérea deste mês:Santiago escreveu:A revista Força Aérea desta semana trás um interessante artigo sobre o PAK-FA.
A atual turbina Saturn 117 (AL-41) que tb equipa o Su-35 não atende aos requisitos exigidos para um caça stealth. A própria Sukhoi atesta que o PAK atual possui RCS menor do que modestos 0,5m^2. Está bom para um demonstrador de tecnologia. Para a versão definitiva, uma nova turbina está em desenvolvimento ficará disponível em aproximadamente 10 anos. Além disso, uma série de aperfeiçoamentos serão necessários até se chegar a versão de produção.
O compressor da turbina está exposto mesmo. Isso exigirá um blocker nas versões de produção e/ou o redesenho interno da entrada de ar.
Editorial
Neste número de Revista Força Aérea, apresentamos uma reportagem sobre o Sukhoi PAK FA, considerado por alguns como a resposta russa aos avanços tecnológicos norte-americanos que desembocaram no Lockheed-Boeing F-22 Raptor. No entanto, enquanto o caça da USAF já se encontra em uso em unidades de combate, com sua vida operativa e industrial definida, o avião russo está na infância de seu processo de desenvolvimento. O financiamento do programa – se será todo realizado com orçamento russo e indiano, ou se serão buscados outros parceiros, e até se ele realmente existirá – ainda é questionado. Sua eficiência na ordem de batalha russa também é dúvida. E aí a pergunta é: Quando estará disponível, testado e homologado? E como estarão seus potenciais rivais nas arenas de combate futuras? Aparentemente, o programa russo é reativo, o novo avião parecendo ser um esforço para recuperar o tempo perdido para o domínio norte-americano da tecnologia stealth e para o ambiente de cabine de total fusão de dados e de guerra centrada em redes, já compreendido e em plena ativação no Ocidente.
Enquanto os estrategistas e cientistas russos desenvolvem um caça que poderá ser capaz de equilibrar uma situação atual, ficam no ar as perguntas: “E seus rivais? O que estão fazendo? O que estão vislumbrando? O que estão pensando?”
Os ciclos tecnológicos são muito mais velozes hoje em dia do que no passado, e se as aeronaves demoram mais tempo para serem projetadas, desenvolvidas, testadas e homologadas, suas tecnologias avançam muito mais rapidamente do que no passado.
O Ocidente vem pensando sua guerra do futuro de forma sistêmica, compreendendo os ambientes nos quais ocorrerão, preparando doutrinas e táticas baseadas até em equipamentos e tecnologias que ainda nem apareceram, mas cuja existência já é tida como certa. Entendem que muitos dos vetores hoje em seus arsenais estão irremediavelmente superados e que teriam pouquíssimas chances de sucesso num conflito futuro. Continuam operando-os por razões econômicas, para treinamento, e principalmente como uma ponte entre o hoje e a chegada de seus novos vetores, equipamentos e tecnologias.
É bem provável que o PAK FA nunca venha a enfrentar o Raptor. Pode ser até que o início da sua vida útil encontre no tempo o final do período operacional do caça norte-americano.
Porque em dezembro deste ano, e após um ciclo de desenvolvimento de apenas dois anos, a Boeing fará voar o Phantom Ray, um SANT (Sistema Aéreo Não Tripulado) – numa alusão nossa à nova nomenclatura da USAF, que chama suas aeronaves não tripuladas de UCAS (Unmanned Combat Air Systems) e não mais de UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle) –, por enquanto um “caça” de ataque capaz de realizar missões antirradar, de ataque estratégico e tático e até de ser reabastecido autonomamente em voo, mas que permite vislumbrar um futuro não muito distante de VANTs de superioridade aérea.
Em 2012, deverá ser lançado, pela primeira vez, de um porta-aviões da Marinha Norte-americana o X-47B, uma aeronave não tripulada cujo objetivo é demonstrar a viabilidade de se operar tais sistemas de navios aeródromos inicialmente em meio às aeronaves tripuladas. Mas não são só estes sistemas que já estão sendo desenvolvidos. O X-51, uma aeronave hipersônica capaz de voar a Mach 6 utilizando um motor scramjet, foi lançado de um Boeing B-52 em 26 de maio deste ano com grande sucesso. Com a rapidez com que as coisas estão andando, é possível que quando os vetores daqueles que estão à reboque dos que ousam expandir o envelopes do possível para vencer os combates do futuro chegarem ao que se faz hoje, encontrarão nos céus caças não tripulados invisíveis, possivelmente hiper-rápidos e super manobráveis constituindo-se diante dos quais em pouco mais do que cópias bem feitas de uma tecnologia que não ficou esperando sua chegada.
O que se deve observar é que para a guerra moderna, é preciso estar sempre a par do que vem por aí desenvolvendo suas doutrinas e políticas de acordo. Caso contrário corre-se o enorme risco de jogar dinheiro fora para chegar somente... ao presente!
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
ja bati nessa tecla antes.
O proximo caça da FAB tem chance de ser o ultimo caça tripulado!
Brasil tem que pesquisar a tecnologia stealth, mas pular direto pra 6º geração ao inves de ir atrás de um F35 ou Pak-Fa! Brasil ainda nao tem capacidade de ficar brigando com as potencias geração após geração. È uma "brincadeira" muito cara que ocorre a cada 10-20 anos e o Brasil esta mais pra europa que renova sua frota a cada 30-40.
O proximo caça da FAB tem chance de ser o ultimo caça tripulado!
Brasil tem que pesquisar a tecnologia stealth, mas pular direto pra 6º geração ao inves de ir atrás de um F35 ou Pak-Fa! Brasil ainda nao tem capacidade de ficar brigando com as potencias geração após geração. È uma "brincadeira" muito cara que ocorre a cada 10-20 anos e o Brasil esta mais pra europa que renova sua frota a cada 30-40.
Re: PAK FA - VOOU!!!
paf fa isn't even now a 4.5th gen aircraft "exept the angled noze and tail to loolike "raptor", and raptor 5th gen aircraft demo flew 20 years ago!Santiago escreveu:A revista Força Aérea desta semana trás um interessante artigo sobre o PAK-FA.
A atual turbina Saturn 117 (AL-41) que tb equipa o Su-35 não atende aos requisitos exigidos para um caça stealth. A própria Sukhoi atesta que o PAK atual possui RCS menor do que modestos 0,5m^2. Está bom para um demonstrador de tecnologia. Para a versão definitiva, uma nova turbina está em desenvolvimento ficará disponível em aproximadamente 10 anos. Além disso, uma série de aperfeiçoamentos serão necessários até se chegar a versão de produção.
O compressor da turbina está exposto mesmo. Isso exigirá um blocker nas versões de produção e/ou o redesenho interno da entrada de ar.
this tell alot about the unefficience and obsolescence of russian skill about fighters, Raptorsky is already dead in 21th century air combat even before being born!
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55387
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2787 vezes
- Agradeceram: 2459 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
isto é uma citação ou um comentário
parece aqueles comentários hilariantes que ás vezes se lêem no mp.net"
paf fa isn't even now a 4.5th gen aircraft "exept the angled noze and tail to loolike "raptor", and raptor 5th gen aircraft demo flew 20 years ago!
this tell alot about the unefficience and obsolescence of russian skill about fighters, Raptorsky is already dead in 21th century air combat even before being born! "
*Turn on the news and eat their lies*
- angelogalvao
- Intermediário
- Mensagens: 339
- Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
TROLL internacinal!!!P44 escreveu:isto é uma citação ou um comentárioparece aqueles comentários hilariantes que ás vezes se lêem no mp.net"
paf fa isn't even now a 4.5th gen aircraft "exept the angled noze and tail to loolike "raptor", and raptor 5th gen aircraft demo flew 20 years ago!
this tell alot about the unefficience and obsolescence of russian skill about fighters, Raptorsky is already dead in 21th century air combat even before being born! "
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: PAK FA - VOOU!!!
Hi Largomoco,Largomoco escreveu: paf fa isn't even now a 4.5th gen aircraft "exept the angled noze and tail to loolike "raptor", and raptor 5th gen aircraft demo flew 20 years ago!
this tell alot about the unefficience and obsolescence of russian skill about fighters, Raptorsky is already dead in 21th century air combat even before being born!
Pak-Fa never intended to be "Raptorsky", this is forum's fans and press mambo-jambo. This is a new aircraft made to be some what affordable and with some lessons learned from the so called 5th generation aircraft (another mambo-jambo from LM marketing to me, compare the Euro-fighter with F-35 and you will understand).
The point is: This is simple a new bird, we can't compare a pre-production photo, and say that is superior or inferior to x. It will take a while til we can discuss that.
One thing is certain, the Russians are delivering exactly what they said in the past years. A low observable plane with new "systems" to counter VLO . Cant wait to see this "new systems"!
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8997
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 318 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Sobre a matéria da RFA - Sukhoi PAK-FA O Stealth Russo, no que diz respeito aos motores que estão sendo desenvolvidos para o PAK-FA:
> Os motores de nova geração com caracteristicas furtivas estão sendo desenvolvidos em conjunto pela Saturn (54%) e pela Salut (46%) o desenvolvimento deve levar no total 10 anos, porem não se sabe desde quando as duas ja trabalham no novo projeto.
> O novo motor deve ter 16,5 toneladas de empuxo, com menor assinatura de radar e infra-vremelha.
> Como o desenvolvimento do novo motor pode levar mais 8 ou 9 anos, os primeiros exemplares de serie devem ser equipados com o AL-41 F1.
> As naceles do motor que hoje mantem um formato tradicional atraz do trem de pouso, devem ser modificadas com formato furtivo, angulado e alem disso as tubeiras terão vetoração de empuxo bi-dimensional como as do F-22, inclusive devendo ficar semelhante.
> Para resolver o problema da face frontal dos motores devem ser instaladas grades como as do F-117 ou persianas como era previsto no A-12 avenger.
Um abraço e t+
> Os motores de nova geração com caracteristicas furtivas estão sendo desenvolvidos em conjunto pela Saturn (54%) e pela Salut (46%) o desenvolvimento deve levar no total 10 anos, porem não se sabe desde quando as duas ja trabalham no novo projeto.
> O novo motor deve ter 16,5 toneladas de empuxo, com menor assinatura de radar e infra-vremelha.
> Como o desenvolvimento do novo motor pode levar mais 8 ou 9 anos, os primeiros exemplares de serie devem ser equipados com o AL-41 F1.
> As naceles do motor que hoje mantem um formato tradicional atraz do trem de pouso, devem ser modificadas com formato furtivo, angulado e alem disso as tubeiras terão vetoração de empuxo bi-dimensional como as do F-22, inclusive devendo ficar semelhante.
> Para resolver o problema da face frontal dos motores devem ser instaladas grades como as do F-117 ou persianas como era previsto no A-12 avenger.
Um abraço e t+
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8997
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 318 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
- Wardog
- Sênior
- Mensagens: 1271
- Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Consegui captar o sinal do Pak-Fa pela minha antena de Wi-Fi.
Provado, não é stealth.
Provado, não é stealth.
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
O T-50 já tem radar pronto e acabou de voar, é foda!!! O Rafale faz 20 anos que está voando e ainda não tem um radar certo e metem o pau no AMX ainda!!!!
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Re: PAK FA - VOOU!!!
Pô Alitson, você afirmando uma coisa destas?
Logo você, um cara tão bem informado...
Logo você, um cara tão bem informado...