PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Benke
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1561 Mensagem por Benke » Seg Jul 12, 2010 8:43 pm

Carlos Mathias escreveu:Pepê, quer dizer que a COPAC disse isso, que a Rússia não produziria o PAK-FA, e jogaram no colo da força o Gripen-NG, que até hoje não tem sequer um(1) protótipo pronto, é isso mesmo?
Você confirma?

É que tem gente aqui Pepê, que fala que isso é mentira, que ninguém da FAB jamais disse isso, que eles foram chutados do FX porque não transferem tecnologia e blá, blá,. blá.

Talvez você falando (ou negando) tenha mais peso que a minha muquiraníssima opinião.
CM
Como dizia um saudoso CMG da reserva, para os visitantes de sua indústria mecânica:
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1562 Mensagem por Justin Case » Seg Jul 12, 2010 9:25 pm

Amigos,

Já foi comentado antes, mas acho que vale a pena reforçar.

1. Quem emitiu RFI (cujas respostas geraram o short list) foi o EMAER - Terceira Subchefia, não a COPAC.
2. O RFI apresentou requisito para aeronaves que já estivessem em produção, com as modificações necessárias para que se ajustassem à configuração brasileira.
3. O fornecimento do primeiro lote seria a partir de 2014 (este deve ser o principal motivo para requerer aeronaves já desenvolvidas).

As respostas ao RFI conduziram à definição do short-list pelo EMAER e suportaram a finalização do RFP que, por sua vez, não tem obrigação de repetir os mesmos requisitos do documento anterior.

A finalização e emissão do RFP, assim como a condução do processo de seleção do F-X2 foi atribuída à COPAC, subordinada ao Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), agora DCTA.
Abraços,

Justin




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1563 Mensagem por Benke » Seg Jul 12, 2010 9:40 pm

1. El EMAER "shortlistou" el Gripen NG, juntamente con Rafale e F18
2. Porque shortlistou o NG, se ello no estaba listo?
3. El NG deberá estar listo en 2014 segun la SAAB

COMAER,EMAER, DCTA e COPAC; nada a ver ?
Saludos del otro




Editado pela última vez por Benke em Ter Jul 13, 2010 3:55 am, em um total de 1 vez.
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Carlos Mathias

Re: PAK FA - VOOU!!!

#1564 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 12, 2010 9:52 pm

3. El NG deverá estar listo en 2014 segun la SAAB
Se vamos fazer as coisas na base do "deverá", o céu é o limite.

Yo le dise, que cambiasse las partes de los EUA de tu avión. :roll: :?

Ahora tienes que llorar em la cama, que es lugar caliente. :mrgreen:




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1565 Mensagem por Penguin » Seg Jul 12, 2010 10:18 pm

Pepê Rezende escreveu:Não são pás, mas uma cobertura contra poeira. As turbinas estão colocadas ACIMA do nível da entrada de ar. As pás, além disso, são recobertas com ferrite para diminuir a reflexão. No entanto, como acredito piamente na Copac, isso tudo não passa de Photoshop, porque a Rússia NÃO TEM CAPACIDADE DE PRODUZIR AVIÕES DE ALTA TECNOLOGIA PORQUE ESTÁ QUEBRADA!

Abraços

Pepê
Poeira?!

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Saturn 117 com o frontal frame na entrada do compressor:
Imagem
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Na melhor das hipóteses está mais para fan blocker como no Super Hornet. Evita que ondas de radar reflitam nas pás do compressor. Mas pode ser um frontal frame, comum em turbinas militares.

Fan blocker do SH:
http://s48.radikal.ru/i122/0912/38/7ba23d14c6c8.jpg

Quantas pessoas do COPAC afirmaram isso? E onde? Realmente isto é intrigante...

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 13, 2010 8:45 am, em um total de 6 vezes.
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1566 Mensagem por Skyway » Ter Jul 13, 2010 12:44 am

Acho um erro afirmar que a COPAC disse isso, quando claramente foi a opinião pessoal de uma pessoa ligada a COPAC.

Pra mim só serve pra provocar.

Quanto as fotos do PAK, aquilo sem sombra de dúvidas não é proteção contra poeira, mas também não acho que sejam as lâminas da turbina. Como eu já disse e o Santiago endossou acima, parece muito mais um Fan Blocker igual ao do Super Hornet.

Um abraço.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1567 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 13, 2010 1:11 am

Concordo, e concordo :)... x2

[]s
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1568 Mensagem por marcelo l. » Qua Jul 14, 2010 8:39 am

Mais uma tradução do google...
http://en.rian.ru/mlitary_news/20100713/159797767.html


Imagem

A Força Aérea russa receberá mais de 60 caças de quinta geração 2015-16, o comandante da Força, disse nesta terça-feira.
"A Força Aérea vai começar a tomar de entrega [de quinta geração de caças] em 2015-16. O número preliminar é de 60", o coronel general Alexander Zelin disse.

Ele também disse que o primeiro lote de novos caças seriam contemplados com mais velhos, "não-motores de quinta geração".
Em meados de junho o primeiro-ministro russo Vladimir Putin observou o vôo de teste de um lutador de 16 protótipos.

Vice-ministro da Defesa, para aquisição de armas Vladimir Popovkin disse que o Ministério da Defesa iria comprar a aeronave 6-10 primeira vez após 2012, com base no resultado dos testes iniciais. Ele disse que o lutador será superior aos modelos similares E.U..
O primeiro-ministro disse que 30 bilhões de rublos (cerca de US $ 1 bilhão) já haviam sido gastos no projeto e mais 30 bilhões seriam necessários para completá-lo, após o qual o motor, armamento e outros componentes seria atualizado.

Ele disse que o lutador teria uma vida útil de 30-35 anos, se atualiza e modernização são fatorados dentro, e seria de cerca de três vezes mais barato do que seus análogos estrangeiros
projeto conhecido apenas da Rússia é de quinta geração PAK FA e da Sukhoi o protótipo atual é o T-50. Ele é projetado para competir com os E.U. F-22 Raptor, medida de combate do mundo, de quinta geração apenas, e os F-35 Lightning II.

A Rússia tem vindo a desenvolver seu mais novo caça desde 1990. O país altos oficiais militares disseram que o avião de caça stealth com um alcance de até 5,500 km deve entrar em serviço com a Força Aérea em 2015.

O PAK FA deverá ser armado com a próxima geração do ar-ar, ar-superfície e mísseis ar-navio, e tem dois canhões de 30 mm.




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"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1569 Mensagem por P44 » Qua Jul 14, 2010 8:51 am

Em relação ás fotos acima , parece ser um "fan blocker" como já escrito,para diminuir a assinatura de radar, isso foi amplamente debatido no mp.net (acho que as fotos são de lá, já as vi antes)




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1570 Mensagem por prp » Qua Jul 14, 2010 2:50 pm

Ou é um fan block ou o pak tem a maior turbina do mundo, quase o comprimento total da aeronave.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1571 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Jul 14, 2010 6:35 pm

prp escreveu:Ou é um fan block ou o pak tem a maior turbina do mundo, quase o comprimento total da aeronave.
Achei que fosse uma cobertura antipoeira porque está muito à frente da turbina (veja o desenho esquemático porto pelo Marino). Se é um fan block, é feito de ferrite, o que seria melhor que a solução anterior usada no Su35 de revestir as pás frontais com ferrite. Com o tempo, o material se desgastava.

Pepê




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1572 Mensagem por Penguin » Qua Jul 14, 2010 8:00 pm

Pepê Rezende escreveu:
prp escreveu:Ou é um fan block ou o pak tem a maior turbina do mundo, quase o comprimento total da aeronave.
Achei que fosse uma cobertura antipoeira porque está muito à frente da turbina (veja o desenho esquemático porto pelo Marino). Se é um fan block, é feito de ferrite, o que seria melhor que a solução anterior usada no Su35 de revestir as pás frontais com ferrite. Com o tempo, o material se desgastava.

Pepê
Pode não ser um fan blocker. Segundos alguns, o fan blocker será adicionado em uma etapa posterior.

Parece ser o frontal frame (AL-41):
Imagem

M88-2:
Imagem

PW F119:
Imagem

O fan blocker do SH por exemplo, esconde totalmente as palhetas do compressor:
Imagem

[]s




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1573 Mensagem por prp » Qua Jul 14, 2010 9:14 pm

Veja só, posso estar enganado, mas me parece que as pas está muito a frente da aeronave, como demonstra a segunda imagem (se não for ilusão de ótica).
Imagem
Imagem




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1574 Mensagem por Skyway » Qua Jul 14, 2010 10:29 pm

Ilusão de ótica, as "pás" na foto estão muito mais atrás.
Normal achar que estão à frente pois o duto é liso e não oferece ponto de referência de comprimento, mas usando as curvas e as sombras como referência, percebe-se que elas estão bem mais para trás.

É preciso lembrar que esse é o primeiro protótipo, e que pode realmente ser a turbina. E se for, não quer dizer absolutamente nada.

Um abraço!




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#1575 Mensagem por Penguin » Qui Jul 15, 2010 8:27 pm

A revista Força Aérea desta semana trás um interessante artigo sobre o PAK-FA.

A atual turbina Saturn 117 (AL-41) que tb equipa o Su-35 não atende aos requisitos exigidos para um caça stealth. A própria Sukhoi atesta que o PAK atual possui RCS menor do que modestos 0,5m^2. Está bom para um demonstrador de tecnologia. Para a versão definitiva, uma nova turbina está em desenvolvimento ficará disponível em aproximadamente 10 anos. Além disso, uma série de aperfeiçoamentos serão necessários até se chegar a versão de produção.

O compressor da turbina está exposto mesmo. Isso exigirá um blocker nas versões de produção e/ou o redesenho interno da entrada de ar.




Editado pela última vez por Penguin em Qui Jul 15, 2010 9:49 pm, em um total de 1 vez.
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