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Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Jun 19, 2018 11:17 pm
por gabriel219
Túlio escreveu: Ter Jun 19, 2018 10:21 pm Sei lá, no limite assim me parece que vai ficar feio se tiver que subir uma ladeira meio comprida e/ou com curvas ou, pior ainda, DESCER pela citada...
Mas isso já ocorre, o que mais vejo aqui pelo Nordeste são Mercedez transportando Tratores de 70 tons em prancha, principalmente no litoral sul, com obras perto d SUAPE.

No Sul do país e Centro-Oeste deve ser até mais comum.
FCarvalho escreveu: Ter Jun 19, 2018 10:52 pm Tem cavalo mecânico no mercado interno que suporta mais de 80 toneladas de CMT.
A pergunta é: o EB tem interesse ou capacidade para adquirir e operar algo assim?

Abs
Não precisa, como eu disse o M1000 tem tração máxima de 80 tons, igual o Axor 2644, e transporta M1A2 do EUA sem restrinções, até onde sei.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Jun 19, 2018 11:31 pm
por FCarvalho
jeanscofield escreveu: Dom Jun 17, 2018 10:52 pm A Mercedes fornece o 3344 pro mercado canavieiro / madeireiro, é um excelente caminhão.
Esse modelo é o Axor ou Actros? Qual o CMT e/ou PBTC?

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Jun 19, 2018 11:39 pm
por FCarvalho
gabriel219 escreveu: Ter Jun 19, 2018 11:17 pm
FCarvalho escreveu: Ter Jun 19, 2018 10:52 pm Tem cavalo mecânico no mercado interno que suporta mais de 80 toneladas de CMT.
A pergunta é: o EB tem interesse ou capacidade para adquirir e operar algo assim?
Abs
Não precisa, como eu disse o M1000 tem tração máxima de 80 tons, igual o Axor 2644, e transporta M1A2 do EUA sem restrinções, até onde sei.
Em se tratando de Brasil, acho melhor sobrar do que não dá. Pelo sim, pelo não.
De qualquer forma, ainda teríamos um cavalo mecânico com linha de produção, e apoio logístico, nacional.
E em havendo algum entrevero, ainda temos outros modelos que também fazem o serviço.
Isso ajuda inclusive a alongar a vida útil do veículo, pelo menor stress de uso.
Poupa dinheiro com manutenção e revisão.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Jun 19, 2018 11:50 pm
por jeanscofield
FCarvalho escreveu: Ter Jun 19, 2018 11:31 pm
jeanscofield escreveu: Dom Jun 17, 2018 10:52 pm A Mercedes fornece o 3344 pro mercado canavieiro / madeireiro, é um excelente caminhão.
Esse modelo é o Axor ou Actros? Qual o CMT e/ou PBTC?

Abs
Axor. CMT de 123t
https://www.mercedes-benz.com.br/caminh ... de-estrada

No YouTube tem vários vídeos deste caminhão.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 1:06 am
por FCarvalho
Pronto. Tá resolvido todos os nossos problemas.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 4:10 am
por gabriel219
Todos não, falta um: O Exército acordar pra vida e ir atrás de Leopard 2 e M1A1 (removendo a turbina e colocando motor MTU) enquanto ainda há tempo.

Faz um plano de 10 anos, com pagamento parcelado e recebendo as viaturas daqui há 2, já modernizadas e pronto, não teremos problemas com CC's até metade do século. Ainda coloca Marder e Bradley na conta.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 12:25 pm
por arcanjo
jun 19, 2018
Exército Brasileiro negocia a compra de veículos OSHKOSH HEMTT M984
Caso a aquisição dos HEMTT M984 se concretize, ele permitirá a força, colocar em prática aquilo que se espera de suas forças mecanizadas por tempo suficiente para que possa ser substituído futuramente por um veículo nacional

Por Roberto Caiafa e Paulo Bastos

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2018/06/oshkosh_capa.jpg

O Exército Brasileiro estuda adquirir, via FMS, dez viaturas usadas OSHKOSH HEMTT (Heavy Expanded Mobility Tactical Truck) M984, para serem utilizadas como Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE-Soc) para as Brigadas Mecanizadas, principalmente em apoio às viaturas VBMR-SR 6×6 Guarani.

Trata-se de um veículo blindado sobre rodas, 8×8, com grande mobilidade, capaz de acompanhar os blindados Guarani no Teatro de Operações.

https://c1.staticflickr.com/9/8177/29709713961_a872535f8c_b.jpg

Esses veículos especializados tem uma capacidade de carga de 10 toneladas, suficiente para atender as necessidades dessa força.

O processo esta sendo conduzido pelo Governo dos EUA, através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), diretamente com a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), dentro do esforço do Projeto Estratégico Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP).

https://www.army.mil/e2/c/images/2012/03/15/239004/size0.jpg

O OCOP tem como objetivo adquirir material militar para atender as necessidades da força, e os veículos OSHKOSH HEMTT M984 deverão ser entregues nas mesmas condições das recentes viaturas usadas recentemente adquiridas dos EUA, disponíveis em grandes quantidades nos depósitos de material excedente do Exército dos Estados Unidos.

O EB também esta negociando com os EUA cerca de duas centenas de blindados M577A2, em diversas configurações, além de mais alguns M88A1 e uma grande quantidade de obuseiros auto-rebocáveis M198, de 155mm.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/34/Royal_Thai_Army_firing_M198_howitzer.jpg
Tiro de obuseiros auto-rebocáveis M198, de 155mm

A opção nacional

A proposta inicial era de mobiliar as forças mecanizadas com uma versão 8×8 do blindado Guarani especialmente projetado para essa função.

Devido aos constantes cortes nos recursos destinados à área da defesa, o projeto da versão 8×8, que também contemplava um veículo de reconhecimento munido de um canhão de 105 mm, acabou paralisado por prazo indeterminado.

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Foto-2.jpeg
Viatura de socorro, 8×8, do Sistema ASTROS II da AVIBRAS

Isso obrigou o EB a buscar outras alternativas, dentre elas uma versão socorro, 8×8, do caminhão do sistema ASTROS II Mk.5 da AVIBRAS.

Esta opção não vingou, tanto devido a falta de recursos quanto pelo custo de aquisição desse tipo de equipamento, de alto custo unitário.

http://farm2.static.flickr.com/1691/25527191154_79a92f8b0f.jpg

Caso a aquisição dos HEMTT M984 se concretize, ele permitirá a força, colocar em prática aquilo que se espera de suas forças mecanizadas por tempo suficiente para que possa ser substituído futuramente por um veículo nacional.

Com essas aquisições de grande efetividade e baixo custo total, o Exército Brasileiro demonstra mais uma vez seu pragmatismo perante a crise econômica que assola o país, ao modernizar e ampliar suas forças Mecanizadas e Blindadas mesmo em um viés de crise orçamentária.

http://tecnodefesa.com.br/exercito-bras ... emtt-m984/

abs.

arcanjo

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 12:28 pm
por Lucas Lasota
Muito obrigado, Paulo, pela matéria e esclarecimento.

Agora, é difícil de entender o EB. É lógico que o produto da Avibrás sai mais caro. Mas o projeto Guarani é estratégico, os desenvolvimentos são de longo prazo.

Ponto para os EUA, perdemos mais uma chance de fabricar algo novo por aqui.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 5:39 pm
por Frederico Vitor
Lucas Lasota escreveu: Qua Jun 20, 2018 12:28 pm Muito obrigado, Paulo, pela matéria e esclarecimento.

Agora, é difícil de entender o EB. É lógico que o produto da Avibrás sai mais caro. Mas o projeto Guarani é estratégico, os desenvolvimentos são de longo prazo.

Ponto para os EUA, perdemos mais uma chance de fabricar algo novo por aqui.
Também considero o mesmo. Além disso, aparentemente, a viatura de socorro 8×8 da AVIBRAS me pareceu mais robusta.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 7:20 pm
por FCarvalho
Cada vez que uma das ffaa's aqui resolve ser pragmática, um ou mais produtos ou programas é projetos nacionais tem assinado a sua sentença de morte.
Pra quê inimigos se temos a nós mesmos?

ps: no Brasil, tudo que é acolhido como temporário, tem a estranha tendência a se tornar permanente.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 10:29 pm
por FCarvalho
gabriel219 escreveu: Qua Jun 20, 2018 4:10 am Todos não, falta um: O Exército acordar pra vida e ir atrás de Leopard 2 e M1A1 (removendo a turbina e colocando motor MTU) enquanto ainda há tempo.
Faz um plano de 10 anos, com pagamento parcelado e recebendo as viaturas daqui há 2, já modernizadas e pronto, não teremos problemas com CC's até metade do século. Ainda coloca Marder e Bradley na conta.
Creio que é mais fácil comprar cavalo mecânico e depois ver o que vai acontecer.
Seja qual for a opção pelo menos teremos como transportar.

Abs

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 11:50 pm
por knigh7
FCarvalho escreveu: Qua Jun 20, 2018 7:20 pm Cada vez que uma das ffaa's aqui resolve ser pragmática, um ou mais produtos ou programas é projetos nacionais tem assinado a sua sentença de morte.
Pra quê inimigos se temos a nós mesmos?

ps: no Brasil, tudo que é acolhido como temporário, tem a estranha tendência a se tornar permanente.

Abs
Parte do reequipamento precisa ser com material usado (doado preços módicos) porque o orçamento para investimento não dá conta.

Hoje eu estava lendo uma matéria no Defesanet: o orçamento para investimento do EB neste ano teve uma redução de 25% em comparação ao ano passado.

Pois é, as coisas são assim...

Ou a outra opção é as FFAA se fecharem no dogma da BID e ficar sem o equipamento.

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qua Jun 20, 2018 11:55 pm
por Paulo Bastos
Olá amigos, tudo bem???

Estou afastado de fóruns há algum tempo, por diversos motivos, mas sempre que posso dou uma passadinha aqui para ler as novidades, mas agora vou aproveitar a discussão sobre a matéria que publiquei na T&D e vou divagar em um espinhoso assunto que tem me incomodado:

Quando o EB recorre aos depósitos de material do DoD em busca de material bélico, não é por que gosta, porque se considera a “Rainha da Sucata” ou por “complexo de vira-lata”. Ele faz isso por desespero, porque se não conseguir lá, não terá capacidade de manter sua força minimamente operacional. Podem ter certeza que os militares do EB são muito, mas muuuuuito mais nacionalistas que o mais fanático aqui (mais até do que o FCarvalho, que considero um dos mais nacionalistas do fórum :lol: ).

O mesmo acontece com esse pesquisador aqui, que mesmo quando elogio uma compra no exterior, é óbvio que eu preferiria uma aquisição no mercado interno, pois além de eu também ser um nacionalista, devido a posição que ocupo teria uma oportunidade notável de acompanhar o projeto muito de perto, ver sua fabricação e até me divertir na fábrica [018] , coisa que se for importado eu não tenho.

Mas sim, temos que ser pragmáticos, mesmo que isso incomode tanto, pois, não temos dinheiro e temos necessidades!!! E aí, como fica??? :roll:

Como disse, qualquer milico do EB preferiria os Socorro da AVIBRAS ao HEMTT dos EUA, mas não tem grana, e a AVIBRAS não dá seus produtos. E se quisermos botar a culpa em alguém por conta disso, que não o façamos em cima da das fábricas, dos militares ou mesmo da mídia, mas na situação calamitosa que a economia de nosso pais atravessa. Acredito piamente que se a situação do pais mudar, em seguida as FA’s também mudarão.

Lógico que o FMS tem a desvantagem de jogar uma "pá de cal" na indústria nacional, mas para mudar isso não basta só “querer mudar”, mas o país trabalhar para ser forte, ter recursos e sabe-los utilizar corretamente.

De que adianta termos uma indústria que produza produtos notáveis, como no passado, se o país não tem dinheiro para comprar esses produtos??? Ou será que alguém aí acha certo tirarmos dinheiro da saúde, educação, infraestruturas e outras coisas fundamentais para nossa nação agora, já que não temos nenhuma ameaça externa declarada no momento, para aplicar na compra de equipamentos militares modernos???

Lembrem-se que o país começou a crescer economicamente no governo FHC, atingiu seu ápice no governo Lula (PELOAMORDEDEUS, não deturpem minhas palavras, não estou fazendo propaganda política para ninguém!!!! :x ) e foi exatamente nessa época que começaram os projetos reais de modernização do EB. Ou seja, se o Brasil crescer, e souber aplicar seus recursos, nossas forças armadas também crescerão, senão, teremos que acostumar com o velho FMS, igual acontecia antes dos anos 70....

Por isso entendam, se compra via FMS é porque não se tem dinheiro. Simples assim!!!

Um forte abraço,
Paulo Bastos

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Jun 21, 2018 12:03 am
por knigh7
Olá, Paulo.

Parabéns pela matéria.

Uma pergunta: você sabe se o EB deixou aberta possibilidade de adquirir mais unidades desses veículos para serem também utilizados na mesma função?
Pois parece que 10 unidades seriam insuficientes para a funçção de VBE-Soc para dotar as 8 brigadas Mecanizadas nas quais a Força planeja ter.

Abraços

Re: caminhões em uso pelo EB

Enviado: Qui Jun 21, 2018 12:10 am
por Paulo Bastos
knigh7 escreveu: Qui Jun 21, 2018 12:03 am Olá, Paulo.

Parabéns pela matéria.

Uma pergunta: você sabe se o EB deixou aberto possibilidade de adquirir mais unidades desses veículos para serem também utilizados na mesma função?
Pois parece-se que 10 unidades seriam insuficientes para a funação de VBE-Soc para dotar as 8 brigadas Mecanizadas nas quais a Força planeja ter.

Abraços
Olá knigh7, obrigado pelo elogio.

Olha, pelo que fiquei sabendo, a negociação começou agora. Quam sabe, caso ela se concretise e o EB goste do equipamento, ele resolva adquirir mais, como fez com os M577A2?




Um forte abraço,
Paulo Bastos