Olá amigos, tudo bem???
Estou afastado de fóruns há algum tempo, por diversos motivos, mas sempre que posso dou uma passadinha aqui para ler as novidades, mas agora vou aproveitar a discussão sobre a matéria que publiquei na T&D e vou divagar em um espinhoso assunto que tem me incomodado:
Quando o EB recorre aos depósitos de material do DoD em busca de material bélico, não é por que gosta, porque se considera a “Rainha da Sucata” ou por “complexo de vira-lata”. Ele faz isso por desespero, porque se não conseguir lá, não terá capacidade de manter sua força minimamente operacional. Podem ter certeza que os militares do EB são muito, mas muuuuuito mais nacionalistas que o mais fanático aqui (mais até do que o FCarvalho, que considero um dos mais nacionalistas do fórum

).
O mesmo acontece com esse pesquisador aqui, que mesmo quando elogio uma compra no exterior, é óbvio que eu preferiria uma aquisição no mercado interno, pois além de eu também ser um nacionalista, devido a posição que ocupo teria uma oportunidade notável de acompanhar o projeto muito de perto, ver sua fabricação e até me divertir na fábrica
![[018]](./images/smilies/018.gif)
, coisa que se for importado eu não tenho.
Mas sim, temos que ser pragmáticos, mesmo que isso incomode tanto, pois, não temos dinheiro e temos necessidades!!! E aí, como fica???
Como disse, qualquer milico do EB preferiria os Socorro da AVIBRAS ao HEMTT dos EUA, mas não tem grana, e a AVIBRAS não dá seus produtos. E se quisermos botar a culpa em alguém por conta disso, que não o façamos em cima da das fábricas, dos militares ou mesmo da mídia, mas na situação calamitosa que a economia de nosso pais atravessa. Acredito piamente que se a situação do pais mudar, em seguida as FA’s também mudarão.
Lógico que o FMS tem a desvantagem de jogar uma "pá de cal" na indústria nacional, mas para mudar isso não basta só “querer mudar”, mas o país trabalhar para ser forte, ter recursos e sabe-los utilizar corretamente.
De que adianta termos uma indústria que produza produtos notáveis, como no passado, se o país não tem dinheiro para comprar esses produtos??? Ou será que alguém aí acha certo tirarmos dinheiro da saúde, educação, infraestruturas e outras coisas fundamentais para nossa nação agora, já que não temos nenhuma ameaça externa declarada no momento, para aplicar na compra de equipamentos militares modernos???
Lembrem-se que o país começou a crescer economicamente no governo FHC, atingiu seu ápice no governo Lula (PELOAMORDEDEUS, não deturpem minhas palavras, não estou fazendo propaganda política para ninguém!!!!

) e foi exatamente nessa época que começaram os projetos reais de modernização do EB. Ou seja, se o Brasil crescer, e souber aplicar seus recursos, nossas forças armadas também crescerão, senão, teremos que acostumar com o velho FMS, igual acontecia antes dos anos 70....
Por isso entendam, se compra via FMS é porque não se tem dinheiro. Simples assim!!!
Um forte abraço,
Paulo Bastos