RAC 2007

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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#16 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 24, 2007 9:03 pm

Eita!

Que achado AMX2000! [009]

É o próprio... o MAR-1... a cor cinza é um bom indicativo :wink:

[]s
CB_Lima!!




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#17 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 24, 2007 9:04 pm

Pois é, de outra forma seria azul...




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Luís Henrique
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#18 Mensagem por Luís Henrique » Ter Abr 24, 2007 9:26 pm

Se não tiver apoio de R-99A, ai eu acho que o M2000C tem até vantagem.

O RDI é mais potente que o Grifo.

Os M2000C vão localizar os Mike primeiro.
Ai é so se posicionarem de forma a evitar o radar do pequeno F-5 e bye bye little mike. :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#19 Mensagem por A-29 » Ter Abr 24, 2007 9:37 pm

Luís Henrique escreveu:Se não tiver apoio de R-99A, ai eu acho que o M2000C tem até vantagem.

O RDI é mais potente que o Grifo.

Os M2000C vão localizar os Mike primeiro.
Ai é so se posicionarem de forma a evitar o radar do pequeno F-5 e bye bye little mike. :twisted:


Aí o F-5 iluminado pelo RDi foge, ao mesmo tempo em que passa a localização do M-2000 via datalynk para o outro F-5 se posicionar favoravelmente e lançar seu derby, para logo depois sair da zona de conflito. O M 2000 não pode sair da zona quente porque precisa iluminar o mike fujão. Aí, bye bye matusa 8-]




Carlos Mathias

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 24, 2007 9:39 pm

Mas aí o segundo F-5M vai ter que ligar o radar e aí o RWR do Matusa apita e dá a proa do F-5M, lembrando que não tem o "salva-F-5M R-99"




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#21 Mensagem por A-29 » Ter Abr 24, 2007 9:52 pm

Ligar o radar pra quê se o RWR do primeiro F-5 já localizou o M-2000 e passou sua localização por data lynk?

Aliás, ele pode continuar fazendo isso enquanto o RDI continuar ligado...




juarez castro
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#22 Mensagem por juarez castro » Ter Abr 24, 2007 9:54 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas aí o segundo F-5M vai ter que ligar o radar e aí o RWR do Matusa apita e dá a proa do F-5M, lembrando que não tem o "salva-F-5M R-99"


Mathias! O Mike não precisa ligar o radar para atacar e dependendo destruir o M 2000 com Derby, tática desenvolvida by Jordan River, simples mas funciona.

Grande abraço




AlbertoRJ
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#23 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Abr 24, 2007 9:54 pm

A-29 escreveu:Ligar o radar pra quê se o RWR do primeiro F-5 já localizou o M-2000 e passou sua localização por data lynk?

Aliás, ele pode continuar fazendo isso enquanto o RDI continuar ligado...


Eitcha, tá parecendo o Rafale :shock: :lol:

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

#24 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 24, 2007 10:32 pm

Bem, uma hora o caça que vier pelo travéz vai perder o sinal do cone-radar do M-2000, e vai ser longe. Daí, ou ele tem visual com o alvo, ou vai ter que ligar o Grifo. Outra coisa, se o primeiro F-5M fez a volta, o cara do M-2000 já conseguiu um soft-kill, e se for esperto, vai fazer umas varreduras na região ao redor e...




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#25 Mensagem por A-29 » Ter Abr 24, 2007 10:52 pm

Mas Carlos,

Que o RDI é mais potente, não discuto, claro que é. E o M-2000 também voa mais rápido e tem melhor envelope de vôo. O problema é que o R-530 do M-2000 deve ter um alcance de o quê, 60 Km, quando muito?

Pois o Derby não tem uns 50 Km de alcance máximo?

E a isso que me refiro quando digo que, enquanto o M-2000 estiver iluminando o primeiro Mike como alvo para o R-530 que vier a disparar, o segundo Mike se posiciona em poucos segundos dentro de alcance e lança furtivamente um Derby, tudo com as informações trocadas por datalynk.

Mas mesmo fora de todas essas estratégias de grupo, o Mike poderia simplesmente seguir em frente por algus segundos depois de o R-530 ter sido disparado para disparar o derby dentro de alcance, para então fazer a volta. O M-2000 será forçado a voltar, tirando a guiagem do R-530. O Mike se safa automaticamente, já o M-2000 ainda vai ter que resar para as contramedidas funcionarem. 8-]




Carlos Mathias

#26 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 24, 2007 11:07 pm

Cara, se você tem o alvo travado para um tiro frontal, imediatamente após ele virar, se você atirou perto do alcançe máximo da arma, o tiro foi perdido, pois o alvo se afastando rapidamente vence com facilidade o míssil. Isso vale prá ambos.

No 1 X 1, é melhor a persistência e longo alcançe da armas, mesmo se for SARH. Mas se for um M-2000C X F-5M + Derby, o segundo tem mais chances de vitória. Entendido que para iluminar o alvo para um tiro SARH, não é preciso manter a proa, pode-se curvar , subir, descer, logicamente dentro de um certo limite. Só não dá prá dar meia volta, senão perde o tiro, com certeza. O que não aconteceria no caso do Derby com datalink.

Como eu disse, no momento que o F-5M virar as costas, se estiver longe, acabou o combate ou teremos uma perseguição e muito querosene queimado.

Se forem 2 F-5M X 1 Matusa-C, basta uma pinça véia de guerra.




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#27 Mensagem por A-29 » Ter Abr 24, 2007 11:09 pm

De acordo [009]




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#28 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 24, 2007 11:17 pm

Olá pessoal,

Só uma inteferência...

Por acaso está sendo discutido 2 aeronaves voando a mais de 1200Km/h "enxergando" uma a outra por volta dos 100km de distância e lançando misseis cuja a diferença entre alcance dentre eles é em torno de uns 10/15km de distância?

Se colocarmos tempo nessa história e reação acho que chegamos a conclusão que essa comparação tá precisando de umas outras informações para ser um pouco mais válida, como por exemplo altitude, combustível disponível, carga alar, formação, equipamento rwr utilizado, chaff/flare, tática anti-bvr utilizada por cada aeronave, etc para que possamos fazer uma comparação melhor...

Do contrário fica meio super-trunfo... sei lá... minha opnião.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

#29 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 24, 2007 11:41 pm

Mas temos que colocar assim igual pros dois, até prá dar uma chance pro F-5M e o Merby, cof! cof! Derby. Se o Matusa acelerar e subir mais que o F-5M(é o normal e mais provável), vai obviamente lançar seu S-530 no alcançe máximo. Mas, temos que lembrar que os dados de máx alcançe do Derby referem-se ao máx em condições ideais. Assim, piora ou melhora prá todos. Se ambos lançarem no max alcançe, ambos vencem os primeiros mísseis, mas depois começa a complicar, pois estarão entrando na NEZ dos próximos mísseis se mantiverem rota de aproximação com seu respectivos alvos. Se um deles conseguir ficar no limite das armas inimigas e o outro piloto atirar seus BVR e errar, daí ele ganha a vantagem, pois manteve os seus. Mas se entrarem na arena WVR e os F-5M tiverem os seus Python-V + Dash, aí é matusa no chão.

São muitas variáveis, podemos jogar com elas prá dar a vantagem pra cada lado.




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#30 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 24, 2007 11:55 pm

Olá

Concordo com você, por isso que acho que não existe realmente uma "comparação" que deva ser feita já que são aeronaves com perfis diferentes de missão, e a não ser que uma "desca" para o cenário que favoreça a outra não há como comparar...

Um M2k tem toda a vantagem a mais de 10000 metros de altitude... já um F-5 tem muita vantagem a menos de 10000 metros.

Além disso tem que se levar em consideração que em termos de carga alar e manobrabilidade (sem contar táticas), o M2k foi projetado para utilizar misseis grandes, já o F-5 não... isso se traduz em maior consumo para o lado do F-5 além de menor manobrabilidade e perda mais rápida de "energia" em combate, e dependendo do TOA pode significar também maior vantagem para um ou para outro.

E é claro que tem a pergunta clássica... quem é o atacante e que é o defensor? O que também altera o cenário do combate e a vantagem.

Na base dos macetes aprendidos com Jordão e um missil um pouco melhor, além de eletronica mais moderna, o F-5 tem a vantagem, mas nada que não possa ser surpreendido com a aplicação de um "Cassoulé" básico :wink:

[]s
CB_Lima




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