Direto da página da FAB:
Começa a RAC 2007
A tarde do dia 19 de abril, no bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, foi diferente. Aeronaves de caça da FAB romperam o silêncio do bairro com o inconfundível ronco das turbinas, que anunciavam o início da Reunião de Aviação de Caça de 2007 (RAC-2007), que irá se estender até o dia 22.
Mais de 30 aviões, tais como o F-5EM (Tiger II modernizado),
o F-2000 (Mirage 2000), o A-1 (AMX), o A-29 (Supertucano) e o AT-26 (Xavante), pertencentes aos Esquadrões de Caça da Força Aérea, pousaram na Base Aérea de Santa Cruz (BASC). Na seqüência, os pilotos foram recepcionados pelos Comandantes da Terceira Força Aérea (III FAE), Brigadeiro-do-Ar Gérson Nogueira Machado de Oliveira, e pelo Comandante da BASC, Coronel-Aviador Oswaldo Machado Carlos de Souza.
Durante quatro dias, muitos eventos terão lugar na RAC-2007. Serão realizadas diversas palestras sobre assuntos afins, como: “Guerra das Malvinas”, “Epopéia da Aviação de Caça” e “Operação Líbano II” e, com o objetivo de confraternizar, vários torneios serão disputados.
No dia 21 de abril, sábado, na Praça Marechal Floriano, em frente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro, haverá o lançamento do livro “Faixas Azuis – Blue Ribbons”, de autoria de Mauro Lins de Barros e Oswaldo Claro Jr. Este conta a história do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) no Brasil. Logo após, no mesmo teatro, acontece a Ópera do Danilo, que é uma encenação realizada pelos pilotos para mostrar como ocorreu a fuga do 2º Tenente Aviador Danilo Moura, durante a Segunda Grande Guerra, para escapar da captura dos inimigos, após sua aeronave ter sido abatida pela artilharia antiaérea alemã. Danilo era irmão do primeiro Comandante do 1º GAVCA, Nero Moura.
Os pilotos treinarão para uma demonstração operacional, que ocorre após a cerimônia militar, alusiva ao Dia da Aviação de Caça – 22 de abril, quando os convidados, acomodados em um palanque situado a uma distância segura, poderão comprovar o emprego real de nossas aeronaves em lançamentos de diversos armamentos.
E com a participação de 4 M-2000C!!!
Vamos ver como ele se sai frente ao F-5M