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Enviado: Seg Jun 06, 2005 12:50 pm
por Vinicius Pimenta
Ao que parece as lanchas foram aprovadas. Entretanto cabe salientar que os testes foram oferecidos pelos próprios fabricantes, não foi um pedido do Brasil. Não havia qualquer compromisso do Brasil pela compra. O desempenho das lanchas foi muito positivo, mas elas são caras e não creio que sejam adquiridas tão cedo.

Enviado: Seg Jun 06, 2005 12:56 pm
por Rui Elias Maltez
Obrigado, Vinícius:

Dadas as características das costas dos rios, acho que embarcações de casco rígido serão melhores para patrulha e desembarque que over-craft's. já que de facto os terrenos são muio irregulares, há troncos e rochas que podem danificar a "almofada", para além da manutenção de over-craft's ser cara para caramba.

Por isso poucos países recorrem a essas plataformas.

A sua maior vantagem é a velocidade, mas para os rios da bacia amazónica, lanchas rápidas dão conta do recado, e por menor preço.

E no futuro poderiam compelmentar certas missões com apoio aéreo, através de helis.

Enviado: Seg Jun 06, 2005 3:12 pm
por Carlos Mathias
Mas se pedras e rochas podem danificar um overcraft, então vão afundar um barco de casco rígido com certeza, pois a vantagem do primeiro é justamente a capacidade operacional superior em relação a superfície a ser navegada.

Enviado: Seg Jun 06, 2005 10:14 pm
por Jet Crash®
Rui Elias Maltez escreveu:Obrigado, Vinícius:
para além da manutenção de over-craft's ser cara para caramba.


Existem hovercrafts para todos os bolsos. Os ingleses tem uma linha aparentemente bem economica.

Rui Elias Maltez escreveu:Por isso poucos países recorrem a essas plataformas.


Não são poucos os países que usam hovers. Paquistão, Índia, Japão, Inglaterra, EU, Rússia, Ucrânia, Grécia, China e Canadá(ao menos os que consegui lembrar) usam hover. O Paquistão está aumentando sua frota com modelos ingleses.

Enviado: Dom Jun 12, 2005 9:51 am
por Jet Crash®
Marinha Chinesa compra grande hovercrafts na Rússia

A China, que atualmente possuí somente pequenos hovercrafts (LCAC), está comprando da Rússia um dos maiores LCACs existentes. São os LCAC da Classe Zubr, capazes de transportar 130 toneladas(três tanques ou uma combinação de blindados leves ou veículos não blindados). A Classe Zubrs também possuí em seu armamento dois lançadores múltiplos de foguetes, quatro sistemas de defesa anti-aérea de curto alcance Igla-1M e duas armas anti-aéreas AK-630 de 30mm(CIWS), para defesa contra mísseis anti-navio. Os atuais LCACs chineses são de concepção e construção local, mas carregam apenas 20 soldados e são usados para transportes rápidos de tropas dos navios anfíbios para a praia. Quatro deles podem ser transportados pelos navios anfíbios. A Classe Zubrs, com uma velocidade máxima de 100 Km/h, podem sair da costa chinesa direto para Taiwan, desembarcar tropas, blindados em áreas da costa taiwanesa que de outra forma seriam inacessíveis por tropas desembarcando dos veículos de desembarque anfíbios tradicionais. Não se sabe quantos Classe Zubrs os chineses estão comprando. Estes hovercrafts são caros (o preço e a configuração do sistema de armas é negociável, mas o preço final é de aproximadamente US$ 10 milhões por unidade) e a China pode estar somente comprando algumas unidades para adquirir alguma experiência, e então construir uma versão local. Entretanto, uma dúzia ou mais de Classe Zubr poderão complicar os planos de defesa de Taiwan contra um assaulto anfíbio chinês.

Hovercrafts-Porque não adotá-los

Enviado: Dom Jun 12, 2005 10:14 am
por carsm1
Resposta à Carlos Mathias.
E isso ai,meu xará,um tronco de árvore tanto fura um "hover",como um outro tipo de embarcação ( de casco rígido ) A uns dois anos, vimos na mídia, um barco de tranporte fluvial, cheio de passageiros, afundar.Motivo: Colidiu com um " baita tronco".Morreu gente " prá xuxu "
O que eu falei mais acima, e que um "hover " e bem mais vuneravél à furos que um outro tipo de casco.Claro que o "conserto" e bem mais barato.Mas pergunto:Quantas vêzes teríamos que docar um "hover " para tapar buracos ?
O "hover", sem sombra de dúvidas e uma exelente embarcação.Rápida,agil e etc.Mas isso para mar aberto,não em um rio, que na épocas das cheias tem "navegando" em suas aguas, todos os tipos de "coisas", inclusive troncos, que dependendo de sua navegabilidade, estão em cima dagua ou meios submersos.
Em uma ocasião,uma das nossas antigas corvetas(classe Imperial Marinheiro) tomou uma " porrada " de um tronco por debaixo do casco, no rio Amazonas, que se fôsse um casco de madeira ou um "hover", já era.Isso de noite.Eu estava lá, foi uma M.
Por isso eu acho que para a Amazônia , "hover" não dá.

Re: Hovercrafts-Porque não adotá-los

Enviado: Dom Jun 12, 2005 12:33 pm
por Jet Crash®
carsm1 escreveu:Em uma ocasião,uma das nossas antigas corvetas(classe Imperial Marinheiro) tomou uma " porrada " de um tronco por debaixo do casco, no rio Amazonas, que se fôsse um casco de madeira ou um "hover", já era.Isso de noite.Eu estava lá, foi uma M.
Por isso eu acho que para a Amazônia , "hover" não dá.


Impossível porque um hover não está em contao com a superfície, seja ela água ou terra. Obstáculos submersos não existem para hover já que eles passam flutuando por cima deles.

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Hovercrafts.porque não adotá-los

Enviado: Dom Jun 12, 2005 1:21 pm
por carsm1
Companheiro Jet Crash
E possivel sim!Olha só, quando o "hover " está navegando em alta velocidade,não tem contacto com a água.,Mas quando diminui a velcidade para terra,o casco tem TOTAL contacto com a água,e ai está o perigo.Navegando "TALVEZZZZ" não tenha risco.Mas ao aterrar,sei não.
Nunca entrei em um "hover",mas já vi um em ação, principalmente sua chegada ao porto.Pela chegada do "bicho" no porto e que tenho Total convicção de não ser adequado a Amazônia.Sei que tb já viste um,quando tornares a ver, presta atençao, o que acontece quando a velocidade cai.
Para aguas abertas, livre de detritos, e uma exelente máquina.E outra coisa...o " bicho e muito bonito", velocidade alta, altamente manobravel.
Esta e minha humilde opinião de marinheiro,talves esteja enganado,tomara que esteja,mas acho que não.
Um abraço.

Enviado: Dom Jun 12, 2005 1:38 pm
por Jet Crash®
Acrescentando a lista de usuários de hovers estão Escócia, Polônia, Itália, Hong kong, Lituânia, Estônia, Suécia, Finlândia, Nigéria, Bélgica, Nícaragua, Tailândia, Malásia, Austrália, Sierra Leoa, Venezuela, Holanda, Argélia, Bahrain e uma surpresa, o Brasil; sendo operados pelo Departamento de Trânsito de São Paulo e pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro para missões de resgate.


Estes hovers brasileiros são modelos sul-africanos.

O modelo usado no Rio de Janeiro é o Griffon TDX2000M

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Este modelo é construído com compartmentos de flutuação separados entre o casco e o deck, tornando-o um afundamento virtualmente impossível.

Re: Hovercrafts.porque não adotá-los

Enviado: Dom Jun 12, 2005 1:41 pm
por Jet Crash®
carsm1 escreveu:Companheiro Jet Crash
E possivel sim!Olha só, quando o "hover " está navegando em alta velocidade,não tem contacto com a água.,Mas quando diminui a velcidade para terra,o casco tem TOTAL contacto com a água,e ai está o perigo.
Um abraço.


O casco só entra em contato com a água quando o motor é desligado. Em nenhum outro momento o casco fica em contato com a água. Note o desenho acima, ele é auto explicativo.

A operação de hover na Amazônia tanto é viável como já ocorre sendo que a Shell os usa para transporte de cargas. O modelo da foto é operado no Rio Urucu.

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Estes abaixo são operados no Peru nos rios Amazonas e Urabamba. São usados especialmente no período da seca quando o leito do rio fica de díficil navegação para embarcações convencionais pelos perigos que você citou mas que não afetam os hovers.


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Mais fotos só que desta vez modelos operados no Cazaquistão.

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Modelos operados em Angola.

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Hover desligado, agora sim com o casco em contato direto com o solo.

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Quem sabe hovers não podem ser usados para substituir as inseguras embarcações amazônicas, aquelas que sempre afundam e matam uns 30 (no mínimo). Modelo usado em Angola.

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Hovercrafts.Porque não adota-los

Enviado: Dom Jun 12, 2005 4:01 pm
por carsm1
OK! Voce venceu.Esta foto do "hover" na Amazônia fala tudo.Melhor ainda a do Casaquistão, em cima de pedras de gêlo.
E isso aí, me rendo.Arriei minha bandeira.Ainda bem que eu estava errado.
"Jet",quero que entendas que só estou tentando contribuir,para o "melhor",nunca para dificultar.Quando não concordei com o uso de "hovers" na amazônia, e porque conheço bem a região, e já tomei aquela "porrada" embaixo da corveta.( relato mais acima).E já vi um "hover" manobrando, chegando ao porto ( foi na Inglaterra) e vi o total contacto com a água, na chegada ao porto.Daí,conhecendo os rios da Amazônia e sabendo dos troncos, somado com o material do casco dos "Hovers".........
Parabens,voce procurou e encontrou a solução.
Vamos partir " prá " outra discussão.O negócio e somar.
Um abração.

Enviado: Dom Out 23, 2005 6:54 pm
por Jet Crash®
Estava vendo as reportagens sobre a seca na Amazônia e acho que os hovercrafts fazem falta na região. Apesar no baixo nível das águas, estes rios são "navegavéis" para hovers.

Enviado: Dom Set 23, 2007 12:49 pm
por Edu Lopes
Ressuscitando o tópico, vocês continuam achando que o Hovercraft não é interessante pro Brasil?

Eu gostaria de ver alguns nos Fuzileiros e uns menores nos BIS.

Enviado: Dom Set 23, 2007 6:39 pm
por luis F. Silva
Edu Lopes escreveu:
Ressuscitando o tópico, vocês continuam achando que o Hovercraft não é interessante pro Brasil?


E foi muito bem ressuscitado. E o colega JetCrash mostrou bastante bem o funcionamento da embarcação. De facto, se calhar era um óptimo tipo de plataforma para operar em rios grandes, no Pantanal etc....
Quanto à desaceleração, não apresenta problemas porque o hovercraft não tem que parar na água. Normalmente até estaciona em terra firme.
Quanto ao que o forista Carsm julgava, o hovercraft não funciona em cima de uma almofada de borracha, insufla ar para dentro da saia, essa sim com um enorme desgaste e muito cara. Há alguns anos um hovercraft civil atravessou o deserto da Líbia, só que gastou duas ou três saias. Portanto não é necessário haver água para ele operar.
Creio mesmo que os únicos senão, serão o alto consumo de combustível, e o desgaste. De resto, um óptimo meio fluvial.

Re: Hovercrafts - Porque não adotá-los?

Enviado: Dom Out 07, 2007 2:43 am
por Mapinguari
Jet Crash® escreveu:Tava aqui sem fazer nada e me deparei com o hovercraft, então me veio a cabeça a seguinte pergunta. Porque não usá-los na Amazônia?

Existem vários modelos de diferentes tamanhos. Seria um ótimo veículo para locomoção no Rio Amazonas, já que não teria problemas com bancos de areia, poderia aportar naquelas praias tranquilamente, maior velocidade que embarcações convencionais, sem preocupação com as cheias do rio. Ajudaria na integração da Amazônia, talvez tal qual o anfíbio Catalina fez um dia.

Prá deslocar tropas em grande quantidade e rapidez.


Não rola hovercraft na Amazônia, JetCrash.
Existem muitos troncos flutuando, descendo rio abaixo. No primeiro impacto com um, adeus hovercraft.
Mas a MB e o EB juntos poderiam comprar as CB-90 suecas para o Batalhão de Operações Ribeirinhas (CFN) e para os Batalhões de Selva do EB. A CB 90 e a Group Boat (G-Boat) já foram demonstradas aqui e avaliadas por mais de um ano pelo EB. Essas sim, são fantásticas. O casco delas é de alumínio mas é reforçado, uma vez que foram projetadas para operar no litoral rochoso da Suécia. E a filosofia de emprego delas prevê abicagens nas margens, quando os soldados desembarcam.
Tenho um vídeo que fiz de uma demonstração da CB 90 para a qual fui convidado, em abril de 2004. Olhem só o vídeo que fiz em 2004, de uma apresentação da CB 90 para autoridades militares, em Manaus.

http://www.youtube.com/watch?v=NT_Gh-YpxNE

O barco é fantástico.