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Enviado: Sex Fev 18, 2005 1:02 pm
por Rui Elias Maltez
E já agora, como se explica a manutenção da estrela vermelha iluminada o topo de uma das torres do Kremlin?

Essa, nem o bebedolas do Yeltsin se atreveu a apear.

Estranho, não?

E na Praça ionde está o antigo edifício do KGB (acho que agora é o FSB) no topo do edifício, permanece o brasão da URSS.

Nem toda a antiga iconorafia desapareceu.
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Em relação a pinturas de avição civil, das que gosto mais é da de uma companhia de um pais de 2ª linha, Angola, com uma decoração interessante e bem escolhida.

Como curiosidade, esse B-747 visita Lisboa todas as 3ª e 5ª feiras, e aterra por volta das 9.30h da matina, onde permanece em Lisboa até ao final do dia.

O que acham dessa pintura?

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As rotas regulares da [img]TAAG:http://planeta.terra.com.br/lazer/sbpa/taag_logo.gif[/img]

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E a publicidade:

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola, companhia oficial de bandeira angolana, ostenta uma vistosa pintura em suas aeronaves, com faixas vermelha e laranjas ao longo da fuselagem e a cauda totalmente vermelha, com um circulo laranja no centro.

Dentro deste círculo há uma silhueta da cabeça de um animal estilizada. Mas afinal de contas, que bicho é este na cauda do avião?

Trata-se de um Palanca Negra Gigante (Hippotragus niger) , o antílope símbolo nacional. Este mamífero tem como seu habitat a região do planalto angolano e arredores, onde vive em bandos de algumas dezenas de indivíduos.

Infelizmente a guerra tornou esta espécie de antílope uma das mais ameaçadas de extinção, pois a região que ele vive é o palco de sangrentas batalhas, onde multidões de pessoas inocentes e famintas lutam pela sobrevivência, assim como o próprio Palanca Negra.

Tal como no Brasil, o futebol é um esporte bem popular na Angola, e a seleção de futebol nacional é conhecida como "Os 11 Palancas Negras", fazendo uma homenagem ao animal símbolo do país.


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Experimente voar com a TAAG!

O ZéDú agradece!

Enviado: Sex Fev 18, 2005 1:19 pm
por P44
Ontem, por volta das 18h-18h30, vi esse "bicho" a passar por cima de mim em direcção á portela.

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Em relação á Iconografia Soviético-Russa sei que de facto algumas das estrelas vermelhas permanecem no topo do kremlin, mas outras foram substituidas pela Águia de 2 cabeças.

Também na Ucrânia, durante a última parada comemorativa da "Independência" foi possivel ver os soldados Ucranianos transportando tanto bandeiras da Ucrânia como da URSS...

(deve ser pra apaziguar a velha guarda... :P )

Enviado: Sex Fev 18, 2005 1:27 pm
por Rui Elias Maltez
Ontem às 18.30H em direcção à Portela?

Tem a certeza que não ia a descolar?

É que eles aterram sempre de manhã...

Só se voltou para trás por causa de algum problema. :?

Enviado: Sex Fev 18, 2005 1:29 pm
por P44
Nopes, vinha do lado do Mar e ia baixinho em direcção á Portela, com o trem de aterragem descido...eu vejo-o muitas vezes por essa hora, quando vou organizar os pelotões suicidas contra a invasão imperialista...

:oops: upssss..esta ultima parte depois é pra apagar...

Enviado: Sex Fev 18, 2005 1:42 pm
por Rui Elias Maltez
É estranho.

O avião esteve aí parado o dia todo até eu me ir embora :? :?

Só se eles têm 2 desses.

Enviado: Sex Fev 18, 2005 1:45 pm
por P44
Rui Elias Maltez escreveu:É estranho.

O avião esteve aí parado o dia todo até eu me ir embora :? :?

Só se eles têm 2 desses.


:shock: :shock: :shock:

Você trabalha no Aeroporto?

A sério Rui, vejo-o sempre ás Quintas por volta desta hora, pois é quando vou "prá catequese" :wink: ...um bicho desses a baixa altitude não passa despercebido...

Se calhar têm 2 :? Já agora, estes B-747 eram os antigos da TAP?

Enviado: Sex Fev 18, 2005 1:54 pm
por Rui Elias Maltez
Não:

Os da TAP eram 3 e passaram a 2 até pouco depois do 25 de Abril, quando se deixou de justificar a sua posse.

Eles praticamente só serviam para a rotação de tropas no ultramar.

Os da TAP foram dos primeiros que sairam, e depois de quase 2 anos parados no aeroporto, acabaram por serem vendidos a Angola.

Estes que agora cá vêem às 3ª e 5ª são dos mais recentes, embora eu não saiba de a TAAG os comprou novos ou usados.

Está a ver o Air Force One?

Os da TAP eram exteriormente semelhantes, com a "poupa" mais arredondada que estes.

P.S.

Só à laia de curiosidade:

Sabia que a LAM (de Moçambique) ainda opera entre Maputo, Pemba e Beira um velho Boeing que já tinha servido na DETA, que era a companhia aérea de Moçambique no tempo colonial?
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Trabalho perto do aeroporto, mas não estou ligado à navegação aérea.

É mais coisas de meteorologia.

Também estou ligado a coisas de Educação.

Enviado: Sex Fev 18, 2005 2:09 pm
por P44
Mentirologia? :mrgreen: grande novidade!!! :wink:

Já sei onde é, em frente aos edificios da TAP! Já agora conhece um fulano de apelido Prates que até já apareceu na TV? eu andei com o irmão dele na escola secundária.

Bom voltando ao assunto:

UM Tupolev da companhia Neo-Comuna AEROFLOT-DON:
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Em relação á TAAG, tive a ver:

http://www.airliners.net/search/photo.s ... entry=true

Eles têm pelo menos 3 B-747: matriculas D2-TEA, TEB e TEC

Foto do TEA na Portela:
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Enviado: Sex Fev 18, 2005 2:16 pm
por Rui Elias Maltez
Olhe:

Acabou agora mesmo (16.11h) de descolar um avião da TAP A-340, e logo atrás prepara-se um mais pequeno da Al Itália.

Não conheço o Prates :?

Quanto à TAAG, pelo vistos estão bem servidos.

É como você disse:

Com uma contribuição do ZéDú, ele até compravam a 6ª esquadra americana.

E enquanto escrevo, e antes de levantar o italiano acaba de aterrar um pequeno A-310 da Ibéria.

Há 2 meses até assisti à aterragem de um C-17 da USAF que foi para o Figo Maduro.

Foi a 1ª vez que vi um ao vivo.

Que bela peça!

Enviado: Sex Fev 18, 2005 2:21 pm
por P44
AL-ITÁLIA???????????????????

Isso é de onde? da Républica Islâmica Italiana?????? :mrgreen:


Oh homem, os teclados tb não são assim tão caros LOL :lol:


Vc que é da nobreza, não tem uma camera digital pra fotografar os abions?

Plane-spoting é o que tá a dar :P :wink:

Enviado: Sex Fev 18, 2005 2:36 pm
por Rui Elias Maltez
Infelizmente não tenho uma Câmera digital.

Sou muito tradicionalista :cry:

Mas tenho que ver se compro uma um dia destes.

Se a tivesse na altura, o tal C-17 não me escapava.

Ainda tentei meter uma cunha para me deixarem ir ve-lo de perto, mas fizeram-me um manguito :oops:

Enviado: Sex Fev 18, 2005 3:21 pm
por pt
Os da TAP eram 3 e passaram a 2 até pouco depois do 25 de Abril, quando se deixou de justificar a sua posse.

Eles praticamente só serviam para a rotação de tropas no ultramar.

Os da TAP foram dos primeiros que sairam, e depois de quase 2 anos parados no aeroporto, acabaram por serem vendidos a Angola.


Isto não tem nada a ver com questões militares, é apenas um simples

reparo.

A TAP, não teve três Boeing-747, teve QUATRO.

Nrs de registo: CS-TJA / CS-TJB / CS-TJC / CS-TJD
Dois foram vendidos para a Tower Air, e os outros dois para a PAkistan International Airlines.

http://www.planemad.net/Airline/PT/TAP_-_Air_Portugal_(TP_TAP)/Fleet.htm

A TAP portanto nunca vendeu Boeing-747 a Angola.

Angola comprou aviões Ilyushin-62 para o transporte de cubanos. Era o governo de Angola que pagava as passagens e o combustível das tropas ocupantes. Os IL-62 eram tão maus, que posteriormente a TAAG comprou B-707 e B-747-300.

= = =

Os B-747-200 da TAP foram muito utilizados, mas não serviam para rotação de militares, pela simples razão de a Força Aérea Portuguesa ter adquirido aviões Boeing-707, para transporte militar.

Aquando da evacuação de Angola e Moçambique, os B-747 foram utilizados intensivamente, e nessa altura podem ter também transportado militares.

= = =

A rota de Angola e Moçambique, em que os B-747 estavam era a mais lucrativa da companhia e os aviões andavam cheios. Lembre-se de que naqueles anos, a TAP dava lucro.

= = =

Os B-747-200 foram vendidos quase novos, num estranho negocio em que foram comprados cinco Lockeed Tristar-500, que tinham praticamente tanta capacidade quanto os quatro B-747-200.

= = =

Os B-747 da TAP, eram B-747-200. Os primeiros B-747 que saíram eram os B-747-100

Cumprimentos

Enviado: Sáb Fev 19, 2005 5:19 pm
por P44
Mas foram vendidos posteriormente a 1979, pois ainda chegaram a ser pintados com as cores "actuais" da TAP , prestes a serem substituidas :?

Se foi por troca com os Tristar (ainda voei num Chasso desses) então foram vendidos em 1981/82 , certo?

E na semana do carnaval vi aterrar o tristar da YES (aquele famoso por estar sempre a dar o badagaio :mrgreen:) em Orly.

Este da YES era um dos da TAP, certo????

Enviado: Seg Fev 21, 2005 7:53 am
por P44
Em Relação ao C-17

Rui Elias escreveu:Ainda tentei meter uma cunha para me deixarem ir ve-lo de perto, mas fizeram-me um manguito :oops:


Experimente cortar essa longa barba e tirar o turbante da cabeça... :lol:

Mais uma foto do novo esquema da TAP, fonte: http://www.falcoes.org :wink:

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Enviado: Seg Fev 21, 2005 8:53 am
por Rui Elias Maltez
PT:

Se você o diz, eu acredito, mas eu afirmei o que atrás está escrito, porque foi o que constou na altura, e soube que na altura houve negociações nesse sentido.

A Comunicação Social também falou nosso, e depois, como os aviões desaparecerem, presumi que tivessem ido para lá.

Desconhecia em absoluto que 2 deles teriam ido para o Paquistão.

Mas também não trabalho na TAP para saber esses pormenores.

Outra coisa:

Em 92 os cubanos saíram de Angola.

Isso significa que nessa altura a TAAG já possuia os actuiais 747-400, ou utilizava os do modelo anterior?

Parece que à TAAG não falta dinheiro para comprar e operar grandes aviões da Boeing :? ?

E actualmente até já há uma rota comercial regular entre Luanda e Houston, Texas, mas não sei se é explorada pela TAAG ou por uma companhia americana.

Interessantres estas amizades petrolíferas...

Tão inimigos que nós éramos :roll:

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Outra coisa:

Confirma que alguns AluetteII da FAP aquando da descolonização acabaram por ser vendidos ou doados a Angola, porque nessa altura já tínhamos os AluetteIII?