A Nova Imagem da TAP- Air Portugal

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2906 vezes
Agradeceram: 2569 vezes

A Nova Imagem da TAP- Air Portugal

#1 Mensagem por P44 » Qua Fev 02, 2005 8:59 am

http://jornal.publico.pt/2005/02/02/Economia/E30.html

TAP Faz o Seu Quinto "Face Lifting" Aos 60 Anos de Idade
Por INÊS SEQUEIRA
Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2005

A TAP vai avançar com o quinto "lifting" de imagem quando faz 60 de idade, que comemora em 2005, num processo que deverá estar totalmente concluído apenas dentro de dois anos. O novo monograma que vai decorar os 40 aparelhos da companhia aérea portuguesa foi ontem publicamente apresentado, num dos "hangares" de manutenção dos aviões da transportadora: o grafismo das letras será outro, o verde e o vermelho surgem com novos tons e o "Air" desaparece de cena, dando lugar a TAP Portugal.

Objectivo? Reforçar o conceito de portugalidade e acabar com a "confusão" de existirem duas marcas - TAP e Air Portugal - afirma Carlos Coelho, presidente da Brandia, empresa que concebeu a nova imagem. O trabalho começou a ser realizado em Outubro, com a realização de "centenas de estudos", e irá ocupar uma equipa com cerca de 40 pessoas até meados de 2007. "Vamos mudar todos os suportes da companhia", afirma aquele responsável.

Além da pintura dos aviões e das novas fardas - o principal investimento, em conjunto com o estudo encomendado à Brandia - a "lavagem de cara" irá abranger outros materiais: "pins", papéis de carta, cartões de passageiro frequente, sinalização do aeroporto.

A nova imagem só será introduzida à medida que os aviões cumprem as grandes revisões que fazem parte do plano regular de manutenção, o que irá permitir poupar alguns custos. A pintura da frota deverá prolongar-se até meados de 2007 e por cada avião, a empresa investe em média cerca de 100 mil dólares (cerca de 77 mil euros), afirmou ao PÚBLICO um responsável da transportadora. Vestir os trabalhadores com novas fardas é outro dos passos da companhia, que deverá ficar totalmente concluído no prazo de um ano. A renovação dos uniformes irá ser feita por consulta a estilistas portugueses.

Por outro lado, muitos destes investimentos teriam de ser realizados devido à entrada da companhia aérea portuguesa na Star Alliance, prevista para o próximo dia 14 de Março, que implica que o nome desta aliança comercial tenha de passar a estar presente em todos os materiais e aviões da transportadora. Aliás, um dos aparelhos da frota terá de ser totalmente "vestido" com a imagem da Star.

Cara para mais dez anos
A "lavagem de cara" da TAP "já era uma necessidade há quatro anos", quando entrou na companhia aérea a nova equipa de gestão liderada por Fernando Pinto, admite por seu turno o administrador-delegado, numa entrevista ontem publicada num jornal interno da empresa. No entanto, antes era necessário "recuperar a auto-estima e o equilíbrio financeiro", acrescenta o gestor brasileiro. O importante é que "esta marca tem que ter durabilidade para pelo menos os próximos dez anos".

A companhia aérea vai lançar hoje uma campanha publicitária com a duração de duas semanas, nos jornais, televisão e "outdoors". Com a assinatura "TAP voa mais alto", esta campanha deverá absorver cerca de dois por cento dos proveitos. As receitas da companhia foram cerca de três mil milhões de euros durante em 2004, mas a previsão para este ano é de um aumento de cinco por cento, afirmou ontem Fernando Pinto, à margem da cerimónia.

Esta será a quinta imagem da transportadora portuguesa desde que nasceu, em 1945. A primeira marca durou apenas dois anos. Em 1947, o nome da companhia aérea ficou quase invisível, para dar destaque ao escudo da bandeira portuguesa. O nome TAP ressurge passados sete anos, até que em 1979 é-lhe acrescentado o Air Portugal.

Novas negociações com a Portugália
As negociações entre a TAP e a Portugália, para a compra da companhia aérea do Grupo Espírito Santo e entrada deste no capital da transportadora de capitais públicos, deverá reatar-se "até ao final da próxima semana". Devido à "época muito difícil de eleições, resolvemos reduzir a velocidade [do processo]", afirmou ontem aos jornalistas o administrador-delegado da TAP, questionado sobre a travagem das negociações.

Neste momento, estão a ser realizados "novos estudos" que deverão estar concluídos nessa data, tal como a avaliação final das duas companhias. Pinto confirmou ainda que o "limite máximo" para a entrada do GES na transportadora aérea do Estado, que dará início ao processo de privatização da "holding" do grupo TAP, será de dez por cento.

Na semana passada, o presidente da Portugália, João Ribeiro da Fonseca, anunciou aos quadros da sua companhia que iriam prosseguir com as conversações para a entrada na Sky Team, uma aliança rival da Star Alliance, onde a TAP irá entrar em Março. Isto foi encarado como um forte retrocesso nas negociações.

Imagem
ImagemImagem

*Turn on the news and eat their lies*
P44
Sênior
Sênior

#2 Mensagem por P44 » Qua Fev 16, 2005 9:02 am

Foto do 1º Avião com as novas cores :wink:

Imagem

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#3 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Fev 16, 2005 11:49 am

Não é habitual as companhias de bandeira, como a TAP fazerem constantes mudanças de imagem, porque desse modo perde-se a tradição e a memória da imagem.

Hoje companhias como a Air France, a Ibéria, a British, ou a Al Itália mantêem as cores que usam há décadas, exactamente porque isso vai contra o que deve ser uma companhia de bandeira.

Sinceramente acho este visual mais apelativo, embora preferisse um verde mais próximo da nossa bandeira.

Esta pintura, apesar de feliz, parece pintar aviões de uma companhia privada, sem ser de bandeira.

Julgo que as companhias de bandeira usam pinturas e decoração mais sóbria e permanente.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por P44 » Qua Fev 16, 2005 12:07 pm

Rui,

A TAP não mudava de visual desde 1979...e para ser sincero, eu que de vez em quando ando de abion, já achava aquela pintura muito "antiquada", não é que simpatize muito com a nova...

Por exemplo a LUFTHANSA tem um look muito simples mas muito eficaz...

Recentemente a AEROFLOT mostrou o novo esquema de pnitura que acho muito atraente.

P44
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por P44 » Qui Fev 17, 2005 12:43 pm

AIRBUS A319-111 da AEROFLOT-Russian Internacional Airlines

Imagem

bonito ou feio???

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 17, 2005 1:27 pm

Bonito, embora de cores um pouco carregadas.

Não percebo é como mantêm a foice e o martelo no símbolo :?

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por P44 » Qui Fev 17, 2005 1:32 pm

Não percebo é como mantêm a foice e o martelo no símbolo :?

É em homenagem a você, Rui [082]

Agora a sério, acho que é a única "instituição" da ex-URSS que manteve a foiçe e o martelo...eu tenho uma revista com Aviões da Aeroflot, que pouco dp do fim da URSS usavam a Águia Imperial Russa estilizada, mas não sei porquê, voltaram á foice e ao martelo... :?

P44
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por P44 » Qui Fev 17, 2005 1:36 pm

Do "flags of the world":

Aeroflot flag

Imagem
by António Martins, 14 Dec 1997

This one I haven’t actually seen, but it was discribed to my by a former airliner pilot. He was very proud that Aeroflot is the the only entity that keeps the serp i molet (hammer and sickle) on it’s logo and described to me the flag to be like «that one you have sketched there», but light blue and with the Aeroflot logo in (dark) blue on the lower fly.
António Martins, 14 Dec 1997

May be it is real... But I never saw it.
Victor Lomantsov, 23 Dec 1999

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 17, 2005 2:25 pm

Pois, é curioso:

Primeiro recuperaram o hino da URSS e agora este símbolo... :roll:

Qualquer dia ainda havemos de voltar a ver a Praça Vermelha (que não mudou de nome) com desfiles da novas armas russas, e com o Putin, de chapéu com os restantes velhadas do governo a assistir e a saudar os russos agradecidos por ele os proteger do imperialismo americano.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por P44 » Qui Fev 17, 2005 2:37 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Pois, é curioso:

Primeiro recuperaram o hino da URSS e agora este símbolo... :roll:

Qualquer dia ainda havemos de voltar a ver a Praça Vermelha (que não mudou de nome) com desfiles da novas armas russas, e com o Putin, de chapéu com os restantes velhadas do governo a assistir e a saudar os russos agradecidos por ele os proteger do imperialismo americano.

Rui,

A Praça VERMELHA já era Pr. VERMELHA antes de 1917, quando os BERMELHOS tomaram o poder. O nome já existe desde o tempo dos Czares e tem a ver com as cores dos edificios envolventes, nomeadamente o Kremlin, cuja construção foi feita com Tijolos AVERMELHADOS (já aprendeu algo aqui com o chavaleco :wink: )

Quanto ao Hino:

Entre 1991 e 2000, era Yeltsin, o Hino da Rússia foi uma melodia do tempo dos Czares que não tinha letra (O yeltsin mandou compor uma letra , chamada "Slavia Rossyja"(Glória á Rússia ou algo parecido), mas nunca chegou a ser aprovado porque entretanto o Yeltsin "abdicou" a favor do Putin).
Qd o Putin se tornou presidente, considerou as seguintes hipóteses:
-Manter o Hino do Yeltsin
-Escrever e compor um novo hino
-Recuperar o Hino da URSS, mudando a letra.

(Foi a 3ª opção que vingou)

Por acaso tenho-os todos gravados em casa, saquei-os da Net, o Hino da URSS e agora da Rússia em termos melódicos pra mim é lindo, sem bem que tb gostava muito do que vigorou entre 1991-2000.
(Se quiser mando-lhos dp por mail)

Ja agora, por curiosidade e paralelismo, o Hino Alemão tb é o mesmo do tempo do Hitler, só alteraram a letra :wink:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Fev 17, 2005 2:58 pm

Do Hino alemão isso eu já sabia.

Do que eu gramava mesmo era ter a "Internacional".

Onde se pode sacar isso?

Uma vez tentei do site do PCTP-MRPP, mas não consegui.

Se calhar pensavam que eu era um social-fascista, só porque andei na Festa do Barreirinhas Cunhal :?

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por P44 » Qui Fev 17, 2005 3:04 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Do Hino alemão isso eu já sabia.

Do que eu gramava mesmo era ter a "Internacional".

Onde se pode sacar isso?

Uma vez tentei do site do PCTP-MRPP, mas não consegui.

Se calhar pensavam que eu era um social-fascista, só porque andei na Festa do Barreirinhas Cunhal
:?

[082] Espere, deixe-me adivinhar...foi expulso do forum do MRPP por divergir da "linha orientadora da Admnistração" :roll: :roll:

Ainda lá tava o Furão Burroso, ou já tinha atravessado o exprectro politico todo, o morcaum da $%$&&/%$?????

A internacional não tenho :?
Posso ver se ainda tenho o link de onde saquei os hinos, aquilo tinha ´la músicas Russas desde o tempo dos Czares, passando pela URSS, até á actualidade... :)

Allysson Vieira
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 2 vezes

#13 Mensagem por Allysson Vieira » Qui Fev 17, 2005 6:03 pm

O exército russo já tinha recuperado a estrela vermelha. Acho que serve para relembrar os "gloriosos tempos".

P44
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por P44 » Sex Fev 18, 2005 8:09 am

allyssonvieira escreveu:O exército russo já tinha recuperado a estrela vermelha. Acho que serve para relembrar os "gloriosos tempos".

Oi Allysson,

Eu acho que a estrela vermelha NUNCA foi abandonada...muitas vezes veêm-se é aviões Russos com a estrela e TAMBÉM a tricolor da bandeira russa pintada na cauda.
Assim como as aeronaves da Marinha continuam utilizando a estrela vermelha, mas simultaneamente usam a "Andreyvsky" (a bandeira com a cruz de Sto. andré), Pavilhão instituido por Pedro o Grande e re-instituido em 1992...

Já agora, acerca do Avião com a Águia estilizada, acerca do qual escrevi ontem:
um AIRBUS A310-308, fotografado em 1992/93 (?)
Imagem

o Pavilhão Russo da Armada (foto do Kaliningrad, em lisboa, passado mês de setembro)
Imagem

P44
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por P44 » Sex Fev 18, 2005 8:29 am

Versão Surrealista:
Imagem

Versões Clássicas:
Imagem