Estamos dentro do Império Romano

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3021 vezes
Agradeceram: 2721 vezes

Re: Estamos dentro do Império Romano

#16 Mensagem por P44 » Sáb Nov 30, 2013 10:10 am

Existe um livro de Sci-Fi porreiro que li há uns anos, de título "Roma Eterna" do Robert Silverberg

http://en.wikipedia.org/wiki/Roma_Eterna
Plot introduction

The point of divergence is the failure of the Israelite Exodus from Egypt. Moses and many of the Israelites drowned, and the remnant—led by Aaron—were fetched back to slavery in Egypt, a traumatic event recorded for posterity in the Book of Aaron, an alternate version of the Bible. Later on, the Hebrews were freed from bondage, and remained a distinct religious-ethnic minority in Egypt, practicing a monotheistic religion, up to the equivalent of our 20th Century (27th Century of the Roman Calendar).

Still, affairs of the larger world, the rise and fall of empires and cultures, remained roughly the same as in our history up to division of the Roman Empire (here, never Christianised). At this point mutual assistance between the Western and Eastern Roman Empires against barbarian invasions preserved both from falling and kept Roman rule intact throughout the imperial dominions.

Despite the absence of Christianity, which in our history considerably influenced early Islam, Muhammad did start his prophetic career—but was assassinated by a perceptive Roman agent, nipping Islam in the bud and thus precluding the spread of any Monotheistic religion through the Roman Empire.[1] Monotheism remained limited to the specific Hebrew sect in Egypt.

*Turn on the news and eat their lies*
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#17 Mensagem por Clermont » Sáb Nov 30, 2013 6:59 pm

Despite the absence of Christianity, which in our history considerably influenced early Islam, Muhammad did start his prophetic career—but was assassinated by a perceptive Roman agent, nipping Islam in the bud and thus precluding the spread of any Monotheistic religion through the Roman Empire.
Quer saber de uma coisa curiosa?

Em certo instante, no começo de sua pregação, Mohammad, então numa posição enfraquecida, propôs aos anciãos de uma das poderosas tribos árabes judaizadas que, em troca de seu apoio militar, ele e seus seguidores aceitariam orar na direção de Jerusalém, e adotar práticas judaicas, desta forma, tornando o nascente movimento islâmico numa vertente do judaísmo. Porém os árabes judeus não concordaram com os termos, e Mohammad para marcar a sua completa dissociação do judaísmo, determinou a adoção da prática da oração voltando-se para Meca.

Ou seja, foi por muito pouco que Ariel Sharon e Yasser Arafat não se tornaram membros de seitas distintas de uma mesma religião monoteísta. 8-]

Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

#18 Mensagem por Hermes » Qui Dez 12, 2013 12:49 pm

E pior, seriam inimigos do mesmo jeito...

...
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#19 Mensagem por pt » Ter Dez 17, 2013 3:02 pm

O Império Romano exercia um tipo de imposição interessante, porque ele respeitava a cultura local e não impunha a dele, mas era apenas um 'administrador'. Em muitos Estados onde eles entraram eles conseguiram que o Estado se organizasse, se modernizasse, construísse obras de arte, pontes, cidades, ajudar a fazer diques, ajudaram na Medicina, no Direito... quero dizer, eles passaram algum tipo de cultura deles, mas sempre subjacente às culturas do local.
De repente, aparece um Hitler... com ideias imperialistas, de dominar todo aquele mundo conhecido, e tudo era voltado para a Alemanha, para o povo prussiano - mesma ideologia do Império Romano.
Algo me diz que estas duas afirmações, no mesmo texto, são dificeis de conciliar. O Nazismo não tinha nada que ver com o Império Romano, seja no conteúdo seja na forma. E isso até os ideólogos da Itália fascista afirmavam.
Os italianos fascistas, consideravam Hitler um líder perigoso e racista.
Depois disso vieram os americanos que cresceram na Segunda Guerra Mundial e fizeram uma divisão do mundo.
Os americanos não dividiram nada após a II guerra mundial. Eles limitaram-se a aceitar que a sua influência não atingiria algumas partes do globo.
O dominio americano não vem da II guerra mundial mas sim da primeira.
O Império Britânico pode-se dizer que começou a acabar com a I guerra. O dominio americano em termos economicos era já grande em 1928. A economia americana era já tão poderosa, que a crise de 1929 afundou a Europa junto.

O Império Romano, foi uma realidade política, que deixou parte da organização e administração que hoje ainda temos, mas na Europa Ocidental o império acabou no século IV.
Onde o império romano, as suas regras e o seu poder continuaram, foi no oriente. Ali, o império romano durou ainda mais 1000 anos que em Roma. Só que conhecemos esse império por Império Bizantino. Mas esse império teve muito mais sucesso que o Império Romano do Ocidente.

O que os romanos deixaram foi uma lingua, que acabou por influenciar a cultura de todos os países do ocidente, mas mesmo aí, as técnicas, as tecnologias de ponta dos romanos foram-se perdendo.
Por isso a Europa entrou na idade das trevas.
A idade média, foi um retrocesso civilizacional de muitos séculos, que levou à decadência da Europa Ocidental. Foi preciso impedir o avanço dos muçulmanos em França e mais tarde o avanço dos Turcos na Áustria e na Hungria.

Essa pressão só termina com o sucesso da expansão marítima europeia, que foi começada pelos portugueses e que depois prosseguiu com os holandeses e os ingleses na Ásia e com os castelhanos na America.

Os romanos não eram um povo de navegantes. Eles só construiram uma frota de guerra poderosa enquanto não controlaram o mediterrâneo. Depois tinham apenas uma espécie de policia marítima.
O poder de Roma era afirmado pelas estradas que facilitavam a movimentação das legiões.
O poder de Roma era um poder tipicamente continental.

Posteriormente a Europa Ocidental afirma-se como um poder típicamente naval.
As potências europeias que expandiram o chamado mundo ocidental, foram todas grandes potências navais.
E Roma nada teve que ver com isso.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#20 Mensagem por Guerra » Seg Dez 23, 2013 9:01 am

gingerfish escreveu:Um dos problemas que eu acho é que até hoje eles ensinam nas escolas militares que em 1964 houve uma 'revolução'... tá de sacanagem!
Nao e bem assim. Nao existe em nenhum programa padrao de escola esse assunto. O que tem sao opinioes. E ai? vamos proibir militares de ter opinioes sobre a historia do pais?
Uma coisa e ensinado nas escolas. Como combater uma guerrilha. Isso ai nao tem como mudar. Nao tem como ensinar que o que foi feito esta errado.

Um dos problemas é que os militares não são capazes de fazer uma 'revisão histórica'. Eles têm que fazer uma revisão histórica, recuperar a imagem das forças armadas, pois é o seguinte - nós temos forças armadas que não têm nada a ver com a 'Revolução de 1964', como nós hoje não temos nada a ver com Getúlio. Nós não temos nada a ver com porra nenhuma! O resto - Brasil-colônia, revolução de 30 ou de 64, não temos nada a ver com 'Brasil-império', com porra nenhuma!, torno a dizer -, isso foram consequências históricas. Nós temos a ver com DEMOCRACIA. E isso que eu falo eu acho que tem a ver com democracia e com soberania.[/quot
Vc esta dizendo que os militares tem que aceitar essa historia da esquerda? Porque? Para o Ze Dirceu poder montar esquema de corrupcao e sair como heroiquando a casa cair?
Militar nao tem que contar historia nenhuma. Tem que trabalhar para a defesa do pais.
Se ter forcas armadas operacionais atrapalham o projeto de poder dos partidos isso nao e problema dos militares. Se desculpa esfarrapada dos vigaristas que estao no poder e que os militares sao os bicho papao da democracia isso nao e problema nosso. Se o povo quer manter no poder os adoradores de cuba que montam esquemas de mensalao para se manter no poder, e demonizam os militares golpistas de plantao, a troco de um bolsa esmola, iso nao e problema dos militares

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
gingerfish
Sênior
Sênior
Agradeceram: 84 vezes

#21 Mensagem por gingerfish » Seg Dez 23, 2013 11:49 pm

Guerra, boa semana!
Não acho que devam proibir os militares de ter opiniões sobra a história... mas acho que não devem querer dominar uma opinião. Militar, a gente sabe, hierarquia e disciplina... isso é meio 'auto-explicativo'.
Veja bem, eu não te conheço... imagino que você seja militar, pelo 'nick'. Dez anos atrás estive na portinha da AFA, mas caí logo nos exames de saúde. Alguns dos meus contemporâneos que estão dentro das Forças Armadas, quando eu encontrava-os, diziam que era por aí 'em 1964 houve uma revolução'. O governo militar, por mais angustiante que ele me seja, pelo menos ele foi nacionalista.
O passado não se pode mudar, mas o futuro talvez possa-se mudar. Por isso, uma revisão histórica... acho que o nosso compromisso é com Democracia, e que nossas forças armadas devem estar, sim, muito bem preparadas e com equipamentos de última geração em tudo quanto é lugar desse país, com submarinos nucleares, com caças, com artilharia antiaérea e o diabo.

Eu não estou dizendo que ninguém tem que engolir historinha da esquerda... por acaso isso é da esquerda e somente dela? Quero mais que o José Dirceu se exploda no esgoto do inferno.

Concordo com você que militares não têm que contar nenhuma história, mas que têm que trabalhar na defesa do país, o que eu acho, humildemente, que eles não fizeram em 1964. Procuro ater-me a alguns fatos, e o fato que eu vejo é que João Goulart era um presidente com propostas interessantes, mas havia um Congresso absolutamente anti-patriótico (na época, apesar de hoje eu não achar diferente) que deu um jeitinho de tirar poder do homem, sendo que a CF era clara: saindo o presidente, assume o vice. O Congresso se desesperou porque o homem era, segundo algumas opiniões, 'democrático'. Mas eu acho que o Congresso não era. Não obstante, o Congresso simplesmente alterou o texto da CF para o presidente não assumir.

Quando veio um plebiscito, Goulart ganhou com uma aprovação de mais de 90%. Alguns historiadores dizem que Bob Kennedy, irmãozim do 'bonito', pegou o Air Force One, violou o espaço aéreo brasileiro, disse com rudeza 'eu estou aqui para falar com esse merda desse João Goulart!!!', e falou com ele: "Nós temos outros planos para o Brasil, se o senhor quiser ser o ditador, o senhor será o homem, caso contrário, vai ser só porrada, e, dentro de algum tempo, o senhor será retirado do poder". Goulart não aquiesceu à proposta de Bob, e deu no que deu...

E o regime militar foi um regime de exceção. Algumas pessoas se sentiram no direito de se opor a isso com armas... e acho que a gente seria muito inocente se achasse que, em regime de excessão, não houve torturas, mortes e blá blá blá... não estou falando que eu acredito em comissão disso ou daquilo, mas estou reconhecendo alguns acontecimentos.

Acho que foi um golpe desnecessário. João Goulart apresentava propostas que poderiam ser interessantes, se colocadas em prática. Por isso acho, com toda humildade do mundo, que uma revisão histórica poderia ser conveniente. E, pelo amor de Deus... que mania de achar que há comunistas em tudo quanto é lugar, hein... esse pessoalzinho 'comunista' é derrubado com um peteleco. Para mim, a intenção era tirar Jango do poder porque ele poderia diminuir o bolso de alguns figurões muito gulosos.

É por aí.

A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#22 Mensagem por Guerra » Qui Dez 26, 2013 9:59 am

gingerfish escreveu:E o regime militar foi um regime de exceção. Algumas pessoas se sentiram no direito de se opor a isso com armas... e acho que a gente seria muito inocente se achasse que, em regime de excessão, não houve torturas, mortes e blá blá blá... não estou falando que eu acredito em comissão disso ou daquilo, mas estou reconhecendo alguns acontecimentos.
Essa e a versao que o governo quer empurrar na sociedade. As FA nao empurra opiniao de nada na sociedade. E embora o governo esteja gastando milhoes de dinheiro publico para contar essa versao, acho que os militares ou qualquer outro brasileiro tem direito de acreditar que esquerda ja vinha pegando em armas antes de 64. Que militares foram mortos pela esquerda antes de 64. Que a esquerda tinha como objetivo implantar uma ditadura no Brasil. Mesmo que essa nao seja uma versao que as FA ensine em suas escolas, como vc disse, ou que venda nos noticiarios do horario nobre, como e o caso do governo.

O governo doutrinar o povo, para facilitar o projeto de poder, isso nao e novidade. Mas esperar que os militares seja cumplice e querer demais.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1269 vezes
Agradeceram: 3296 vezes

#23 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 27, 2013 9:41 am

Por falar em história...

http://www.brasilzinho.com.br/historia02.htm
Em Minas Gerais, no século XVIII, os portugueses exploravam ouro e pedras preciosas. Os portugueses, no entanto, queriam ganhar muito dinheiro dos brasileiros. Houve, então, um movimento pedindo a independência do Brasil, feito por um grupo de intelectuais de Minas. A tentativa foi sufocada pelos portugueses. Eles mandaram enforcar, no dia 21 de abril de 1792, o militar Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos integrantes do grupo dos revolucionários. O corpo de Tiradentes foi todo cortado e exposto numa praça de Vila Rica (hoje conhecida como Ouro Preto).
Alguém quererá fazer uma análise à simbologia do desenho?
MUITO interessante e reveladora.
Imagem

Outra pérola:
"No dia 22 de abril de 1500, ou seja, há mais de 500 anos, o navegador português Pedro Álvares Cabral e sua esquadra de caravelas chegavam ao Brasil. A viagem dos navegadores foi documentada por Pero Vaz de Caminha, um escrivão do rei. Na carta sobre o país, ele escreveu que o Brasil era uma terra muito boa, que “em se plantando tudo dá”. Essa frase, por sinal, é falada até hoje pelos brasileiros. Na chegada ao Brasil, os portugueses fizeram contato com os índios e logo começaram a descobrir — e aproveitar — as riquezas do país. A primeira delas foi o pau-brasil, depois foi a vez dos minérios. Os portugueses não foram o primeiro povo a chegar aqui. Outros navegantes haviam chegado antes ao Brasil. No entanto, foram eles que tomaram posse da terra."
Imagem

Nojo, nojo...

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#24 Mensagem por Wingate » Sex Dez 27, 2013 12:07 pm

Guerra escreveu:
gingerfish escreveu:E o regime militar foi um regime de exceção. Algumas pessoas se sentiram no direito de se opor a isso com armas... e acho que a gente seria muito inocente se achasse que, em regime de excessão, não houve torturas, mortes e blá blá blá... não estou falando que eu acredito em comissão disso ou daquilo, mas estou reconhecendo alguns acontecimentos.
Essa e a versao que o governo quer empurrar na sociedade. As FA nao empurra opiniao de nada na sociedade. E embora o governo esteja gastando milhoes de dinheiro publico para contar essa versao, acho que os militares ou qualquer outro brasileiro tem direito de acreditar que esquerda ja vinha pegando em armas antes de 64. Que militares foram mortos pela esquerda antes de 64. Que a esquerda tinha como objetivo implantar uma ditadura no Brasil. Mesmo que essa nao seja uma versao que as FA ensine em suas escolas, como vc disse, ou que venda nos noticiarios do horario nobre, como e o caso do governo.

O governo doutrinar o povo, para facilitar o projeto de poder, isso nao e novidade. Mas esperar que os militares seja cumplice e querer demais.
Tomo a liberdade de aqui repetir um comentário que fiz em outro tópico.

Estão tentando sorrateiramente impingir nas cabeças das novas gerações a idéia de que as organizações formadas no passado para combater o então governo militar (VAL-PALMARES, MR-8, ALN, etc...) eram formadas por elementos liberais que queriam restabelecer a plena democracia no Brasil, com eleições diretas e tal.

Se alguém se der ao trabalho de examinar o ideário desses movimentos vai imediatamente perceber que eles queriam era implantar uma ditadura à moda deles, muito mais brutal do que a que diziam combater. Os Srs. Marighela, Lamarca, e outros hoje idolatrados por alguns não eram paradigmas do pensamento democrático universal.

George Orwell sempre atual.

Wingate

Clermont
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Clermont » Sex Dez 27, 2013 3:41 pm

Em Minas Gerais, no século XVIII, os portugueses exploravam ouro e pedras preciosas. Os portugueses, no entanto, queriam ganhar muito dinheiro dos brasileiros.
Bem, com certeza, o bem-estar dos colonos e colonizados nunca esteve na frente do desejo de ganhar dinheiro de imposto pelos portugueses.
Houve, então, um movimento pedindo a independência do Brasil, feito por um grupo de intelectuais de Minas.
É aquela velha história: independência do "Brasil" era coisa que não entrava nos cálculos daquele pessoal, até porque essa concepção de "Brasil" só surgiu muito tempo depois, quando muito, trataria-se de criar alguma entidade política restrita às Minas Gerais e a outras regiões.. O que interessava mesmo era fugir das dívidas com a Coroa portuguesa.
O corpo de Tiradentes foi todo cortado e exposto numa praça de Vila Rica (hoje conhecida como Ouro Preto).
No texto de execução, está escrito que a "Rainha, piedosamente," mandava enforcar e esquartejar o condenado. E não era ironia não. Pelo menos, ele foi cortado depois de morto. Pelo crime de sedição contra a Coroa, a penalidade era bem mais cruel e a morte bem mais vagarosa.
Outros navegantes haviam chegado antes ao Brasil. No entanto, foram eles que tomaram posse da terra."
Bem, tem quem diga que Cabral já sabia, muito bem, o que encontraria por aqui. Já que, antes dele, outros navegadores portugueses já teriam chegado a estas terras. Eu lembro que um famoso campeão de vela oceânica (agora, esqueci o nome) dizia que uma das primeiras coisas que aprendeu, ao navegar pelo Atlântico, era que a história do Descobrimento do Brasil em 1500 era mito. Segundo ele, o regime de correntes e ventos marítimos tornava obrigatório a passagem pelas costas brasileiras, no caminho do Cabo da Boa Esperança, portanto, os portugueses teriam, por necessidade, avistado o continente sul-americano, várias décadas antes de 1500.
Imagem

Nojo, nojo...
Uai! Por quê? O desenho é tão fofinho! Só está faltando a Mônica e seu "coelhinho de combate"...

[000]

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#26 Mensagem por Wingate » Sex Dez 27, 2013 4:27 pm

No que diz respeito a Tiradentes, este quadro de Pedro Américo é bem mais explícito:

Imagem

Wingate

Clermont
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por Clermont » Sex Dez 27, 2013 4:40 pm

Se bem que que o alferes morreu careca. Só botaram esta barba e este cabelão nele para dar uma aparência de Cristo. Ficava mais dramático assim...

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Dez 28, 2013 8:50 am

Clermont escreveu:
Em Minas Gerais, no século XVIII, os portugueses exploravam ouro e pedras preciosas. Os portugueses, no entanto, queriam ganhar muito dinheiro dos brasileiros.
Bem, com certeza, o bem-estar dos colonos e colonizados nunca esteve na frente do desejo de ganhar dinheiro de imposto pelos portugueses.
E quem são os "brasileiros"? Que eu saiba todos os Portugueses (que inclui os que estavam no Brasil) pagavam impostos.
Houve, então, um movimento pedindo a independência do Brasil, feito por um grupo de intelectuais de Minas.
É aquela velha história: independência do "Brasil" era coisa que não entrava nos cálculos daquele pessoal, até porque essa concepção de "Brasil" só surgiu muito tempo depois, quando muito, trataria-se de criar alguma entidade política restrita às Minas Gerais e a outras regiões.. O que interessava mesmo era fugir das dívidas com a Coroa portuguesa.[/quote]

Essa parte eu não nego e acho que é óbvio.
O corpo de Tiradentes foi todo cortado e exposto numa praça de Vila Rica (hoje conhecida como Ouro Preto).
No texto de execução, está escrito que a "Rainha, piedosamente," mandava enforcar e esquartejar o condenado. E não era ironia não. Pelo menos, ele foi cortado depois de morto. Pelo crime de sedição contra a Coroa, a penalidade era bem mais cruel e a morte bem mais vagarosa.[/quote]

Qual a diferença entre este e os Távores? Estamos a falar de uma familia da alta nobreza Portuguesa e em Portugal.
Outros navegantes haviam chegado antes ao Brasil. No entanto, foram eles que tomaram posse da terra."
Bem, tem quem diga que Cabral já sabia, muito bem, o que encontraria por aqui. Já que, antes dele, outros navegadores portugueses já teriam chegado a estas terras. Eu lembro que um famoso campeão de vela oceânica (agora, esqueci o nome) dizia que uma das primeiras coisas que aprendeu, ao navegar pelo Atlântico, era que a história do Descobrimento do Brasil em 1500 era mito. Segundo ele, o regime de correntes e ventos marítimos tornava obrigatório a passagem pelas costas brasileiras, no caminho do Cabo da Boa Esperança, portanto, os portugueses teriam, por necessidade, avistado o continente sul-americano, várias décadas antes de 1500.[/quote]

O que está implicito é que outros que não os Portugueses já cá tinham ido aí. Em relação a navegadores Portugueses, eu acho que há vários indicios que demonstram que já se sabia da existência do "Brasil".
Imagem

Nojo, nojo...
Uai! Por quê? O desenho é tão fofinho! Só está faltando a Mônica e seu "coelhinho de combate"...

[000][/quote]

Sim, pois, mas para mim isto é tudo uma bela lavagem cerebral. Coitadinhos dos "brasileiros" que foram explorados pelos Portugueses malvados... :roll:

Já agora, reparaste quem é o autor desta "bela" obra?

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Clermont
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Clermont » Sáb Dez 28, 2013 10:05 am

cabeça de martelo escreveu:E quem são os "brasileiros"? Que eu saiba todos os Portugueses (que inclui os que estavam no Brasil) pagavam impostos.
Desde muito cedo, instaurou-se uma separação entre os portugueses reinóis, e aqueles portugueses nascidos na nova colônia. E isso era inevitável, não só em territórios portuguese como em qualquer território colonizado por quaisquer tipos de europeus. Um português metropolitano sentia-se e portava-se como superior a um "colonial". Tiradentes ressentia-se muito por se considerar preterido em promoções na tropa colonial. Já Silvério dos Reis, que era português nato, chegou a comandante de regimento.
Sim, pois, mas para mim isto é tudo uma bela lavagem cerebral. Coitadinhos dos "brasileiros" que foram explorados pelos Portugueses malvados... :roll:
Os brasileiros não era nem mais, nem menos, "coitadinhos" do que qualquer outro povo submetido a domínio colonial. E os portugueses não eram nem mais, nem menos "malvados" do que qualquer outro povo colonizador. O processo colonial existia, evidentemente, para favorecer a metrópole. E se fosse o contrários, os portugueses teriam sido criaturas angelicais. O que não era, não é mesmo? Então, não se permitia o desenvolvimento de manufaturas no território dos "Brazis", afinal, isso significaria concorrência com as manufaturas reinóis. Então, não se permitiria comércio livre com outras potências européias, pois isto significaria prejuízos para o comércio lusitano. Isso beneficiava os habitantes dos "Brazis" ou os súditos reinóis da Coroa portuguesa?

Até mesmo a expansão territorial brasileira, efetuada por padres católicos ou por bandeirantes paulistas, em grande parte, era feita contra a vontade da Coroa portuguesa. Quando os jesuítas fundaram a atual capital de São Paulo, foi passando por cima da proibição das autoridades portuguesas, pois o interior era considerado como "não lucrativo" para a Metrópole.

Evidentemente, a relação metrópole-colônia era - e nem podia ser o contrário -, uma relação de exploração, sim.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Dez 28, 2013 1:14 pm

Clermont escreveu:
cabeça de martelo escreveu:E quem são os "brasileiros"? Que eu saiba todos os Portugueses (que inclui os que estavam no Brasil) pagavam impostos.
Desde muito cedo, instaurou-se uma separação entre os portugueses reinóis, e aqueles portugueses nascidos na nova colônia. E isso era inevitável, não só em territórios portuguese como em qualquer território colonizado por quaisquer tipos de europeus. Um português metropolitano sentia-se e portava-se como superior a um "colonial". Tiradentes ressentia-se muito por se considerar preterido em promoções na tropa colonial. Já Silvério dos Reis, que era português nato, chegou a comandante de regimento.
Essa distinção continuou e só acabou já nos anos 60. Isso não quer dizer que os que estavam do outro lado não deixassem de subir na hierárquia da função pública, forças policiais, forças armadas, etc. Eu não conheço a história a fundo do dito Oficial, por isso não sei se as pretensões e ressentimentos eram ou não verdadeiras, mas imagino que fosse. Já agora, esse tipo de comportamento era por norma entre pessoal de uma certa "estatura", o povinho queria lá saber se o fulano do lado tinha nascido em Portugal ou nas colónias.
Clermont escreveu:
Os brasileiros não era nem mais, nem menos, "coitadinhos" do que qualquer outro povo submetido a domínio colonial. E os portugueses não eram nem mais, nem menos "malvados" do que qualquer outro povo colonizador. O processo colonial existia, evidentemente, para favorecer a metrópole. E se fosse o contrários, os portugueses teriam sido criaturas angelicais. O que não era, não é mesmo? Então, não se permitia o desenvolvimento de manufaturas no território dos "Brazis", afinal, isso significaria concorrência com as manufaturas reinóis. Então, não se permitiria comércio livre com outras potências européias, pois isto significaria prejuízos para o comércio lusitano. Isso beneficiava os habitantes dos "Brazis" ou os súditos reinóis da Coroa portuguesa?

Até mesmo a expansão territorial brasileira, efetuada por padres católicos ou por bandeirantes paulistas, em grande parte, era feita contra a vontade da Coroa portuguesa. Quando os jesuítas fundaram a atual capital de São Paulo, foi passando por cima da proibição das autoridades portuguesas, pois o interior era considerado como "não lucrativo" para a Metrópole.

Evidentemente, a relação metrópole-colônia era - e nem podia ser o contrário -, uma relação de exploração, sim.
Os Portugueses não são nem nunca foram povo angelical, mas verdade seja dita, depois da independência que industrias foram desenvolvidas em larga escala no Brasil? Os Brasileiros (agora sim são na realidade), queriam era ganhar dinheiro e viver a sua vida. O que dava era o café, o açúcar, o gado, etc. É por isso que as industrias só se desenvolveram muito tempo depois.

Em Portugal houve várias tentativas para a industrialização do país, a primeira que teve algum sucesso foi já em 1852 com a Regeneração. Foi um período de grandes modificações no país, mas contou com grandes barreiras, tais como:

Agricultura muito atrasada (de subsistência);

—Grande emigração (Brasil);

—Comércio externo em crise devido à quebra de procura dos produtos portugueses, o que provocava um deficit crónico na balança comercial e a dependência em relação aos países industrializados;

—Persistência de uma política de livre-cambismo que colocava os nossos mercados à mercê de uma concorrência estrangeira (ingleses, franceses e alemães). Dependência do exterior;

—Falta de capitais e tendência especulativa da banca, dada a ausência de investimentos e subsídios;

—A oposição das oligarquias locais e dos interesses estrangeiros ( na maior parte das vezes os industriais Britânicos).

Enfim, desde essa data que o país tem passado por altos e baixos, com maior ou menor apoio dos governos/regimes a este fenómeno e com maior ou menor sucesso.

Eles agora dizem que querem reindustrializar o país... :roll:

Responder