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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qua Ago 14, 2013 4:54 pm
por Wingate
Túlio escreveu:E quem vai desenvolver um projeto e montar uma fábrica para vender umas poucas unidades?

Uma ponte similar a essas, fabricada no Brasil, não teria também mercado no mundo civil? Nesse Brasil afora, cheio de rios, arroios, grotas, ribeirões, etc e carente de infraestrutura... não haveria necessidade de muitas pontes desse tipo? :wink:

Sds,

Wingate

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qua Ago 14, 2013 5:04 pm
por Túlio
Não falei que não há necessidade, falei que duvido que comprem em quantidade. Odebrecht RULEZ!

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qua Ago 14, 2013 5:11 pm
por joao fernando
ô Tulio: que o EB monte uma serralheria de luxo, com engenheiros militares, capazes de fazer isso. Ou em caso de guerra, vamos buscar peças no exterior?

Bobear eu e mais 3 malucos fazemos no fundo do quintal isso ai... [002]

Se nem o básico fazemos, pra que falar em caças, misseis, subs...fazemos apenas bandeiras brancas. Mais barato

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qua Ago 14, 2013 5:12 pm
por Wingate
Túlio escreveu:Não falei que não há necessidade, falei que duvido que comprem em quantidade. Odebrecht RULEZ!
Então, e quem eu sugeriria para fabricar essas pontes, hein? hein? [037]

"If you can´t beat'em...join'em! [000]

Wingate

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qua Ago 14, 2013 5:47 pm
por delmar
Wingate escreveu:
Túlio escreveu:E quem vai desenvolver um projeto e montar uma fábrica para vender umas poucas unidades?

Uma ponte similar a essas, fabricada no Brasil, não teria também mercado no mundo civil? Nesse Brasil afora, cheio de rios, arroios, grotas, ribeirões, etc e carente de infraestrutura... não haveria necessidade de muitas pontes desse tipo? :wink:

Sds,

Wingate
Estas pontes são para situações de emergência e não para utilização regular. Para o mercado civil devem existir no Brasil dezenas de empresas capazes de montarem pontes metálicas de todos tipos. O que eu vejo é a pouca utilização de pontes metálicas em nosso país, a preferência é total pelo concreto armado.
Recentemente na RS-287 que liga Porto Alegre a Santa Maria houve dois casos. No primeiro um pequeno riacho derrubou parte da estrada. Como o vão era pequeno o BATALHÃO DE ENGENHARIA de Cachoeira do Sul colocou, de forma emergencial, uma ponte metálica similar a esta em debate. Embora houvesse a formação de fila para passarem os carros em pista única, a ponte quebrou o galho até reconstruírem a estrada.
No segundo caso uma enchente destruiu a ponte sobre o rio Jacuí na mesma estrada. Pelo tamanho do vão e a correnteza do rio não era possível a utilização deste tipo de ponte. Por ser uma emergência foi licitada uma ponte metálica tradicional, feita por uma empresa brasileira. Em uma fração do tempo que levaria uma ponte de concreto a nova travessia foi concluída.
Foi por uma emergência pois, normalmente, as licitações para construir pontes especificam que elas devem ser de concreto e não metálicas.

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Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 2:38 pm
por FCarvalho
jauro escreveu:Sobre as mudanças na Engenharia.
É de suma importância termos uma visão de futuro para as nossas Engenharias.
Entretanto, antes, precisamos mudar as nossas cabeças para um espírito inovador e transformador! É importante pensar, e pensar o futuro.
Fica-se muito preso ao modo de combater do passado, apoiado em manuais de campanha ultrapassados e ou desatualizados.
As doutrinas dos manuais (papel) evoluem muito pouco, sem a devida velocidade para acompanhar o mundo atual. Quando se publica algo novo, já foi superado pela dinâmica de um mundo em constante transformação.
Assim, nossa Engenharia quando dá estes passos, procura se desenvensilhar das amarras do passado e mostrar, com as transformações, um apoio técnico mais eficaz e capacitado que atenda às necessidades da tropa apoiada. Uma Engenharia sem medo de mudar questões essenciais e que proporcione mobilidade e contra mobilidade, em qualquer situação.
Não há como se falar em visão de futuro se não se pensa e não se aplica a inovação e a transformação.
Jauro, duas questões que me vem a mente quando penso neste assunto:

A nossa engenharia de construção, e seus 10 btls, quando preciso for, podem por assim dizer, transformar-se de imediato em btls de eng de combate?

Segundo, a nossa atual estrutura de engenharia militar parece-me destoante daquilo que apregoa a END tanto em termos organizacionais como operativos.

Como equalizar estas duas questões, visto que até por força da imposição de praticamente todos os governos deste país ela invariavelmente está ligada - e diria até historicamente estruturada - ao auxilio as atividades civis do Estado de norte a sul do país.

Como evoluir, sem necessariamente abster-se deste mister histórico, e talvez intocável, do trabalho e organização da nossa engenharia?

abs.

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 8:27 pm
por jauro
general error ataca.
Vou tentar enganá-lo.

Vou responder, objetando a sua primeira pergunta.

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 8:32 pm
por jauro
Vou responder, objetando a sua primeira pergunta.
Os batalhões de EngCnst são previstos na ZC, na mesma proporção que os de Cmb. Ou seja, de um a três Btl por DE. O normal, quando do emprego da DE, é que ela já possua 01 BtlEngCmb e 01 BtlEngCnst. Outros BtlEngCnst também se fazem presentes com seus respectivos Grupamentos na EngEx e na EngFTC.

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 8:33 pm
por jauro
Esta nova adoção doutrinária de juntar em grupamentos os dois tipos de Eng é uma forma de se quebrar a pouca aplicabilidade dos BtlEngCmb divisionários em tempos de Paz.

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 8:37 pm
por jauro
Para isso o 7º Btl se juntou ao 1ºGpt; o 9º ao 3ºGpt e o 3º ao 4ºGptEng.

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 8:42 pm
por jauro
Aloprei, depois posto ela(resposta)completa.

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 8:44 pm
por jauro
Vou responder, objetando a sua primeira pergunta.
Os batalhões de EngCnst são previstos na ZC, na mesma proporção que os de Cmb. Ou seja, de um a três Btl por DE. O normal, quando do emprego da DE, é que ela já possua 01 BtlEngCmb e 01 BtlEngCnst. Outros BtlEngCnst também se fazem presentes com seus respectivos Grupamentos na EngEx e na EngFTC.
Esta nova adoção doutrinária de juntar em grupamentos os dois tipos de Eng é uma forma de se quebrar a pouca aplicabilidade dos BtlEngCmb divisionários em tempos de Paz.
Para isso o 7º Btl se juntou ao 1ºGpt; o 9º ao 3ºGpt e o 3º ao 4ºGptEng. Para o futuro deveremos ter o 2ºCmb+11ºCnst, formando outro Gpt.
E isso não é ineditismo do Brasil: "O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (em inglês: United States Army Corps of Engineers) é uma agência federal e major army command que integra 34600 civis e 650 militares, o que o torna a maior agência de engenharia pública, design e gestão de construção. Apesar de geralmente estar associado com a construção de barragens, canais e proteção contra inundações nos Estados Unidos da América, o USACE está envolvido num conjunto de obras públicas e atividades do Departamento de Defesa por todo o mundo."(Wikpédia)
Inclusive a EngCnts apareceu e foi devidamente formada pós IIGM, dado à necessidade e observação dos Ex Aliados.
Quanto ao bom e ao mau uso por governos, bom este já é um outro assunto.

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Qui Ago 15, 2013 8:45 pm
por jauro
Aleluia!

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Sex Ago 16, 2013 3:20 am
por Hermes
Tinha perguntado lá atrás sobre o corpo de engenheiros americanos, obrigado Jauro

Re: A Engenharia de Construção e de Combate no EB

Enviado: Sex Ago 16, 2013 3:33 pm
por FCarvalho
jauro escreveu:Vou responder, objetando a sua primeira pergunta.
Os batalhões de EngCnst são previstos na ZC, na mesma proporção que os de Cmb. Ou seja, de um a três Btl por DE. O normal, quando do emprego da DE, é que ela já possua 01 BtlEngCmb e 01 BtlEngCnst. Outros BtlEngCnst também se fazem presentes com seus respectivos Grupamentos na EngEx e na EngFTC.
Esta nova adoção doutrinária de juntar em grupamentos os dois tipos de Eng é uma forma de se quebrar a pouca aplicabilidade dos BtlEngCmb divisionários em tempos de Paz.
Para isso o 7º Btl se juntou ao 1ºGpt; o 9º ao 3ºGpt e o 3º ao 4ºGptEng. Para o futuro deveremos ter o 2ºCmb+11ºCnst, formando outro Gpt.
E isso não é ineditismo do Brasil: "O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (em inglês: United States Army Corps of Engineers) é uma agência federal e major army command que integra 34600 civis e 650 militares, o que o torna a maior agência de engenharia pública, design e gestão de construção. Apesar de geralmente estar associado com a construção de barragens, canais e proteção contra inundações nos Estados Unidos da América, o USACE está envolvido num conjunto de obras públicas e atividades do Departamento de Defesa por todo o mundo."(Wikpédia)
Inclusive a EngCnts apareceu e foi devidamente formada pós IIGM, dado à necessidade e observação dos Ex Aliados.
Quanto ao bom e ao mau uso por governos, bom este já é um outro assunto.
Jauro, obrigado pela resposta.
Uma questão. Em função dos grupamentos que hora estão sendo formados, e com os objetivos atuais que tem, a atual quantidade de btl de const e cmb são suficientes para aquilo que se pretende com estas mudanças, ou ainda há necessidade de aumento também de pessoal, além do material?

abs.