Ele só estava brincando...do tipo: 8x8 é muito bom, mas só vai ter 44, as outras 2000 serão 6x6 mesmo...jumentodonordeste escreveu:Luís Henrique escreveu:2.000 do 6x6 e 44 do 8x8.
De onde você tirou esse número?
PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2036 vezes
- Agradeceram: 2577 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5925 vezes
- Agradeceram: 3337 vezes
volto a afirmar que um modelo desta viatura VBR-MR para artilharia não é condizente com um obuseiro de 155mm pelo que já expus em post anterior. Não há comprovação até o presente momento da aplicabilidade e eficácia deste tipo de solução mesmo na Europa, USA, Russia ou China. Então o caminho, se este calibre for adotado é a utilização de caminhões como veículo base, como amplamente já testado e verificado.
Não descarto obviamente a possibilidade do desenvolvimento desta versão, mas seria no mínimo contraprudocente tal acertiva, vide nossa realidade. Creio que um obuseiro montado em uma caminhão Tectran seria mais lógico, visto que, também há a possibilidade no futuro da utilização de veiculos Avibrás 4X4 nestas mesmas Bgdas Mec, o que facilitaria não somente a logística, mas também a operação e qualificação dos recursos humanos que irão operá-los.
Quanto a quantidades, é possível antever que a cavalaria do EB possa se permitir sonhar com tal modelo 8x8 como sua viatura VBCI ou mesmo VBTP, tendo as 2044 anteriores do modelo 6x6 já contratadas devendo ser empregadas para a formação da infantaria mecanizada.
abs.
Não descarto obviamente a possibilidade do desenvolvimento desta versão, mas seria no mínimo contraprudocente tal acertiva, vide nossa realidade. Creio que um obuseiro montado em uma caminhão Tectran seria mais lógico, visto que, também há a possibilidade no futuro da utilização de veiculos Avibrás 4X4 nestas mesmas Bgdas Mec, o que facilitaria não somente a logística, mas também a operação e qualificação dos recursos humanos que irão operá-los.
Quanto a quantidades, é possível antever que a cavalaria do EB possa se permitir sonhar com tal modelo 8x8 como sua viatura VBCI ou mesmo VBTP, tendo as 2044 anteriores do modelo 6x6 já contratadas devendo ser empregadas para a formação da infantaria mecanizada.
abs.
Carpe Diem
- Lywis
- Sênior
- Agradeceu: 96 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
"... tendo as 2044 anteriores do modelo 6x6 já contratadas devendo ser empregadas para a formação da infantaria mecanizada."
Amigo, a versão 8x8 está dentro dos 2044 veículos já contratados, não será um pedido à parte.
Amigo, a versão 8x8 está dentro dos 2044 veículos já contratados, não será um pedido à parte.
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 127 vezes
- Agradeceram: 427 vezes
Dizem que a Personal doou uma tonelada de seu produto para que fosse possível a aquisição de um 8x8, já que o EB carece de recursos.
- RobsonBCruz
- Sênior
- Agradeceu: 456 vezes
- Agradeceram: 244 vezes
Será que o EB vai optar pelos dois modelos?
Exemplo:
Guarani 8X8 Can105 para compor RCC Mec (1 em cada Bda Cav Mec)
Guarani 6X6 Can90 para compor os RCM (2 em cada Bda Cav Mec e 1 em cada Bda Inf Mec)
Exemplo:
Guarani 6X6 Can90 para compor os RCM (2 em cada Bda Cav Mec e 1 em cada Bda Inf Mec)
- Lywis
- Sênior
Ao falar da viatura 8x8 o EB pela primeira vez "deu nome aos bois" denominando o veículo de VBR-MR, até então VBR 6x6 era só conjectura... acredito que o EB acabou com a discussão de VBR 6x6 ou 8x8! Só existe VBRMR 8x8, se será 90mm ou 105mm é que não se sabe, e é bom não dar ouvidos a qualquer boatos. Teve muita gente por aí dizendo ter fontes seguras de que o EB havia abandonado a ideia do veículo 8x8 e agora seria somente 6x6.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Eu não conheço RCC Mec, nem RCM.RobsonBCruz escreveu:Será que o EB vai optar pelos dois modelos?
Exemplo:
Na organização do EB existem: RCC (Regimento de Carro de Combate), RCB (Regimento de Cavalaria Blindado) e RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado).
Poderia esclarecer?
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
Lewis, até então o que se sabia é que as unidades contratadas são/seriam todas do modelo 6x6, posto que somente esta existia enquanto modelo em desenvolvimento pelo EB. Não há ou houve informação oficial de parte do EB de que dentre estas 2000 undes estariam também este modelo 8x8, posto que somente ontem foi dado à luz esta informação da decisão do exército de desenvolver a mesma. Sendo assim, eu pelo menos desconheço que naquele contrato tenha sido aventado a aquisição de outros modelos do Guarani que não nas versões de transporte existentes, equipadas com UT30-BR, Remax e a torre Platt, haja visto sequer haver uma decisão pelo desenvolvimento e/ou construção das VBR-MR. Isto claro, que fosse de conhecimento público.Lywis escreveu:"... tendo as 2044 anteriores do modelo 6x6 já contratadas devendo ser empregadas para a formação da infantaria mecanizada."
Bom, desconheço o teor do contrato dos Guarani, e apenas sei sobre o que vem a público. E, insisto, até então o que se sabia, é que naquele contrato não havia demanda para modelos diferentes dos veículos de transporte. Se com esta divulgação do VBR-MR alguma coisa muda naquele contrato, não sei, mas não creio que seja de todo impossível que haja cláusulas no mesmo que tornem a introdução deste novo modelo factível.
No final, temos que pensar se este número apresentado, de 2044 unidades, serão suficientes para equipar todas as om's mecanizadas e bldas, seja de cav ou inf, previstas nos planos do EB, e se a quantidade de variantes dos modelos adotados naquele contrato estarão de acordo com as necessidades de integração daquelas om's. Eu sinceramente, acho que não. Este número me dá a impressão de que estamos comprando, de momento e até prova em contrário, somente veículos de transporte. Mas posso estar enganado. Se estiver mesmo, penso que novamente estamos medindo nossas capacidades por baixo. Novamente.
abs.
Carpe Diem
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Fica a dica: grana tem, quando não se faz cú doce. E melhor, pode ser exportado, gerando $$$ pro EB.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Lywis
- Sênior
Bom, eu entendo seu ponto de vista. Só achei estranha a interpretação que você fez do que foi informado no início... Quando o EB anunciou a compra das 2044 unidades, eles não disseram quantas versões seriam no total, nem quantas unidades de tais versões seriam construídas, apenas que seriam 2044 unidades da família de veículos sobre rodas Guarani (posteriormente decidiram chamar de Projeto Estratégico Guarani). O noticiário do EB atual diz: "Dando continuidade ao Projeto Estratégico Guarani, o Exército decidiu desenvolver a Viatura Blindada de Reconhecimento Média sobre Rodas (VBR-MR), integrante da Nova Família de Blindados Médios de Rodas, tendo como base uma plataforma 8x8.". Na minha opinião pareceu que não trata-se de um novo contrato, um pedido extra... apenas a continuidade do que já estava previsto desde o início, que seria uma família com diversas versões cujo contrato assinado ainda no governo Lula fora de 2044 unidades.
abraços.
abraços.
- RobsonBCruz
- Sênior
Prezado Bacchi,Reginaldo Bacchi escreveu:Eu não conheço RCC Mec, nem RCM.RobsonBCruz escreveu:Será que o EB vai optar pelos dois modelos?
Exemplo:
Na organização do EB existem: RCC (Regimento de Carro de Combate), RCB (Regimento de Cavalaria Blindado) e RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado).
Poderia esclarecer?
Bacchi
Quando cito RCC Mec não quero dizer que esse tipo de unidade já exista.
Estou provocando a discussão, aventando a possibilidade, inclusive, de substituição dos atuais RCB existentes nas BdaCavMec.
Com relação a RCM, referi-me aos RCMec.
Um grande abraço,
Robson
- FCarvalho
- Sênior
Sob esta perspectiva colocada por você admito que sua interpretação está mais correta do que a minha. Então tenho de concordar com você de que provavelmente a VBR-MR faz parte do lote inicial do contrato estabelecido anteriormente.Lywis escreveu:Bom, eu entendo seu ponto de vista. Só achei estranha a interpretação que você fez do que foi informado no início... Quando o EB anunciou a compra das 2044 unidades, eles não disseram quantas versões seriam no total, nem quantas unidades de tais versões seriam construídas, apenas que seriam 2044 unidades da família de veículos sobre rodas Guarani (posteriormente decidiram chamar de Projeto Estratégico Guarani). O noticiário do EB atual diz: "Dando continuidade ao Projeto Estratégico Guarani, o Exército decidiu desenvolver a Viatura Blindada de Reconhecimento Média sobre Rodas (VBR-MR), integrante da Nova Família de Blindados Médios de Rodas, tendo como base uma plataforma 8x8.". Na minha opinião pareceu que não trata-se de um novo contrato, um pedido extra... apenas a continuidade do que já estava previsto desde o início, que seria uma família com diversas versões cujo contrato assinado ainda no governo Lula fora de 2044 unidades.
abraços.
Isto porém me faz continuar perguntando se efetivamente estes dois mil bdos irão cobrir integralmente as necessidades de todas as áreas de interesse das armas componentes das bgdas do EB. Porque até agora, salvo os bldos de tranporte e reconhecimento, nenhuma mais das versões da família foi sequer aventada ou mesmo discutida. E penso deve haver espaços para estes membros da familia naquele contrato. E se for assim, então, não creio que possamos vislumbrar aquela quantidade como sendo a ideal para a nova estrutura proposta pelo EB. Me parece, ao final, um número aquém do que realmente necessitaríamos.
Afinal, estamos somente tapando buracos ou estamos reestruturando de verdade a organização da infantaria/cavalaria com este projeto? Porque se a idéia é a segunda alternativa, dois mil bldos realmente me parecem muito pouco para o que o EB se pretende em termos de mudança. A não ser que outros contratos sejam passíveis de serem assinados. Neste sentido não quero crer que o EB tenha posto em uma única tacada todo seu esforço de remobiliar a infantaria e cavalaria em um único e temeroso contrato.
A ver.
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Caro Robson,RobsonBCruz escreveu:Prezado Bacchi,Reginaldo Bacchi escreveu: Eu não conheço RCC Mec, nem RCM.
Poderia esclarecer?
Bacchi
Quando cito RCC Mec não quero dizer que esse tipo de unidade já exista.
Estou provocando a discussão, aventando a possibilidade, inclusive, de substituição dos atuais RCB existentes nas BdaCavMec.
Com relação a RCM, referi-me aos RCMec.
Um grande abraço,
Robson
Quando fiz a pergunta a você, tinha a esperança que você fosse dar a resposta que deu!!!
Excelente!!!
É exatamente aquilo que penso!!!
Um regimento de cavalaria que fosse a unidade de apoio da Brigada de Infantaria Mecanizada >>> aqulo que eu chamaria de RCC(R) = Regimento de Carros de Combate (sobre Rodas).
Um regimento semelhante ao RCC somente mobiliado INTEIRAMENTE com o VBR-MR 8X8 com canhão de 105 mm (L7/M68)!!!
Algo que o EB não tem mas deveria criar!!!
Com isto teriamos a BdaInfMecz organizada conforme os padrões do exército francês (1ª e 3ª Brigades Mécanisées/6ª Brigade Légére Blindée/9ª Brigade Légére Blindée de Marine/11ª Brigade Parachutiste e 27ª Brigade de Infanterie de Montagne) e do estadunidense (Brigadas Stryker)
Obrigado pela deixa.
Abraços
Bacchi
P.S.: Os RCB vão continuar com carros de combate sobre lagartas.
A firma que fabricou o Leopard 1 ofereceu no recente simposio sobre o re equipamento dos RCB uma excepcional opção (que inclusive eu já havia sugerido ao Helio/Paulo): o VBTP Boxer mobiliado com torre 105 mm (L7/M68), ou mesmo 120 mm.
Uma sugestão que daria a Brigada de Cavalaria Mecanizada só veiculos blindados sobre rodas.
Esta sugestão não foi aceita e em principio para os RCB, será um carro de combate sobre lagartas na faixa das 42 toneladas.
Bacchi
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6444 vezes
- Agradeceram: 6803 vezes
- Contato:
Sobre a torre/peça, ainda sou mais a CMI CT CV 105, dá de relho na M68/L7 (se bem que Super Trunfo não é tudo, bem sei)...
Mas ainda acho (temo) que mesmo a versão 8 x 8 vá de 90 mm...
Mas ainda acho (temo) que mesmo a versão 8 x 8 vá de 90 mm...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- RobsonBCruz
- Sênior
Acompanhei os post aqui no DB sobre o evento promovido pela 3ªDE e que restou a preferência pela manutenção de uma unidade blindada (RCB) nas bdaCavMec.Reginaldo Bacchi escreveu:Caro Robson,
Quando fiz a pergunta a você, tinha a esperança que você fosse dar a resposta que deu!!!
Excelente!!!
É exatamente aquilo que penso!!!
Um regimento de cavalaria que fosse a unidade de apoio da Brigada de Infantaria Mecanizada >>> aqulo que eu chamaria de RCC(R) = Regimento de Carros de Combate (sobre Rodas).
Um regimento semelhante ao RCC somente mobiliado INTEIRAMENTE com o VBR-MR 8X8 com canhão de 105 mm (L7/M68)!!!
Algo que o EB não tem mas deveria criar!!!
Com isto teriamos a BdaInfMecz organizada conforme os padrões do exército francês (1ª e 3ª Brigades Mécanisées/6ª Brigade Légére Blindée/9ª Brigade Légére Blindée de Marine/11ª Brigade Parachutiste e 27ª Brigade de Infanterie de Montagne) e do estadunidense (Brigadas Stryker)
Obrigado pela deixa.
Abraços
Bacchi
P.S.: Os RCB vão continuar com carros de combate sobre lagartas.
A firma que fabricou o Leopard 1 ofereceu no recente simposio sobre o re equipamento dos RCB uma excepcional opção (que inclusive eu já havia sugerido ao Helio/Paulo): o VBTP Boxer mobiliado com torre 105 mm (L7/M68), ou mesmo 120 mm.
Uma sugestão que daria a Brigada de Cavalaria Mecanizada só veiculos blindados sobre rodas.
Esta sugestão não foi aceita e em principio para os RCB, será um carro de combate sobre lagartas na faixa das 42 toneladas.
Bacchi
Mas como as discussões dão sempre muitas voltas, haja visto o Guarani 8X8, insisti com a possibilidade de viaturas de combate mecanizadas substituírem as de lagartas naquelas brigadas, até porque não conheço (nas minhas limitações) brigadas semelhantes as nossas BdaCavMec (lagartas e rodas) nos principais exércitos ocidentais.
Robson