Carência de pilotos na aviação comercial

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Léo Brito
Avançado
Avançado
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 8 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#16 Mensagem por Léo Brito » Dom Nov 28, 2010 2:10 am

alcmartin escreveu:Ou é trabalho para a facu, ou é para ter certeza que vai botar $ na carreira e quer ter certeza do retorno!! :twisted: :twisted: :lol:

Brincadeira, finger... :oops: :mrgreen:
Cmt. acredito que até março, tenhamos novidades por estes lados tbm :twisted:

Finger, pra voar fora do país tem que validar tuas CHT's... USA>FAA e Europa>JAA.
Se não me engano, nos USA não se admite cmt. estrangeiro.
Se o cara quer voar fora pra levantar uma grana, tem de voar na Ásia/Oriente Médio. Tem vagas que pagam até USD220,000 por ano. Na Singapure Airlines inclusive, tão procurando comando de Embraer190/195...
Vale lembrar que a aviação não se resume apenas a Comercial, tem gente que inicia na Executiva e acaba ficando por lá...
Pra melhorar a formação aqui no Brasil de forma imediata, basta isentar o AV-gas de impostos, cerca 40~45% do valor da hora de vôo vai embora em combustível.

Editado pela última vez por Léo Brito em Dom Nov 28, 2010 7:07 pm, em um total de 1 vez.
"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#17 Mensagem por alcmartin » Dom Nov 28, 2010 1:42 pm

opa, que boa notícia...[009]

abs! :wink:

FINGER
Júnior
Júnior
Agradeceu: 27 vezes

#18 Mensagem por FINGER » Seg Nov 29, 2010 2:19 pm

E aí pessoal, alguém pode colaborar?
FINGER escreveu:Pessoal, quem pode ajudar?

1) Atualmente, quais são os países que permitem o trabalho de tripulações estrangeiras nas empresas nacionais? E quais aqueles aonde essa prática não é permitida. Entre aqueles que permitem mas com condicionantes (domínio do idioma do país, etc) quais são e quais as condições? Tenho interesse especialmente em países como EUA, Canadá, México, Argentina, Chile, África do Sul, Austrália, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, China, Índia e Japão. Caso alguém saiba de apenas um desses países pode responder que já ajuda.

2) Com relação ao número máximo de horas voadas por mês no Brasil (85 horas para aviões a jato), como está situada nossa carga de trabalho em relação a outros países (exemplos, se possível)?

3)Por incrível que pareça já vasculhei todo o site da ANAC, e não consegui informações sobre a quantidade de licenças de P.C. e P.L.A. emitidas pela ANAC nos últimos anos.
Tenho apenas os dados de 2009 que foram 513 P.C. e 230 P.L.A.
Alguém aí tem os dados dos últimos anos, ou sabe onde posso encontrá-los?

Desde já obrigado a todos!!!

Silvano R Ferreira
Brasília - DF
Léo Brito
Avançado
Avançado

#19 Mensagem por Léo Brito » Seg Nov 29, 2010 2:38 pm

FINGER escreveu:Pessoal, alguém conhece outro fórum significativo de aviação civil/comercial onde eu poderia colocar este tema?

Grato.
http://www.contatoradar.com.br/
Se joga, fio.

"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#20 Mensagem por Skyway » Sex Dez 03, 2010 12:21 am

Pessoal, um off por um momento...

Quem conhece essas coisas e puder me responder....com o advento do pré sal e outros campos na costa do RJ, é uma boa investir numa carreira de piloto de helicóptero aqui?

O que as empresas que prestam serviços em plataformas exigem para contratar pilotos? É um mercado que realmente vai aquecer um pouco?

E a pergunta final...o que da maior retorno, helicóptero ou avião?

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Nibelhein
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 1 vez

#21 Mensagem por Nibelhein » Sex Dez 03, 2010 3:11 am

Skyway escreveu:Pessoal, um off por um momento...

Quem conhece essas coisas e puder me responder....com o advento do pré sal e outros campos na costa do RJ, é uma boa investir numa carreira de piloto de helicóptero aqui?

O que as empresas que prestam serviços em plataformas exigem para contratar pilotos? É um mercado que realmente vai aquecer um pouco?

Um abraço!

Geralmente na média piloto de helicoptero ganha mais, mas o curso de formação é bem mais caro que de um piloto de avião (isso no Brasil, lá fora não sei) além de ser bem mais dificil também, com aviões o mercado é maior e tem mais chances de arrumar um emprego inicial, ae vai do gosto de cada um, eu pessoalmente gostaria muito mais de ser piloto de helicoptero (especialmente de combate, pra mim o melhor emprego do mundo seria pilotar um Apache :D ), mas pensando a longo prazo no mercado de trabalho eu escolheria pilotar avião até chegar no posto de Comandante Internacional de Boieng 777, tirando la seus 200.000 dólares por ano, trabalhando no exterior é claro.

Skyway
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por Skyway » Ter Dez 07, 2010 1:02 am

Nibelhein escreveu:
Skyway escreveu:Pessoal, um off por um momento...

Um abraço!

Geralmente na média piloto de helicoptero ganha mais, mas o curso de formação é bem mais caro que de um piloto de avião (isso no Brasil, lá fora não sei) além de ser bem mais dificil também, com aviões o mercado é maior e tem mais chances de arrumar um emprego inicial, ae vai do gosto de cada um, eu pessoalmente gostaria muito mais de ser piloto de helicoptero (especialmente de combate, pra mim o melhor emprego do mundo seria pilotar um Apache :D ), mas pensando a longo prazo no mercado de trabalho eu escolheria pilotar avião até chegar no posto de Comandante Internacional de Boieng 777, tirando la seus 200.000 dólares por ano, trabalhando no exterior é claro.

Valeu pela resposta! Então o mercado de helicópteros é mais enxuto.

E quanto ao uso deles em plataformas? Alguem conhece esse meio? Alguem aqui trabalha nesse meio??
Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Léo Brito
Avançado
Avançado

#23 Mensagem por Léo Brito » Qui Dez 09, 2010 1:59 pm

Vai virar piloto, xará? :wink:
Cara, se não me engano, apenas duas empresas de táxi aéreo trabalham com esse serviço Off-shore, uma delas é canadense e outra é a Tam Executiva(?)

Mas, haja grana viu... fazer hora IFR em biturbina deve custar um carro popular.

Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#24 Mensagem por Valdemort » Sex Dez 10, 2010 9:43 am

Ola pessoal

Vamos la :

O mercado de aviacao e ciclico como varios outros , se nao houvesse essa crise mundial com certesa ja teriamos varias CIAs com avioes no solo sem pilotos .
A formacao as vezes parece ingrata pois vc investe muito dinheiro em pouco tempo e sem certesa de retorno ( emprego) . Principalmente que empresa contrata normalmente pilotos com uma certa esperiencia e quando se sai de aeroclube nao ha possui .

A Varig possuia uma escolhinha , como era chamada , vc saia do aeroclube e entrava para se especializar e com emprego garantido .

Algumas empresas do exterior possuem um programa de cadete pilot em que vc entra com quase nada de esperiencia , mas e preciso saber ingles 100% .

Quanto a voar no esterior , ha muitos mitos : No oriente medio por exemplo a vida e quase igual ao mundo ocidental ( Arabia Saudita e escecao ) com a diferenca que religiao e muito forte , mas vc nao e obrigado a nada se veste da maneira que bem entender e ha muita liberdade , eles sao muito tolerantes com ocidentais . Normalmente as familias se adaptam mais rapido do que agente .

Quanto a China , viajo muito pra Shangai / Canton / Hong Kong / Beijing . Principalmente Shangai e uma cidade totalmente metropolitana , vc encontra de tudo , so eu conheco 4 churrascarias brasileiras por la , a limpesa e impressionante (diferente da India que e um horror).

Existe muitas opcoes de emprego que chamam de commuting contract , no qual vc trabalha um certo tempo e folga outro com passagem marcada pra sua cidade natal , normalmente 20 dias por 10 ou 2 meses por 2 semanas e etc.. esse tipo de contrato vc pode viver em qualquer parte do mundo com o deslocamento bancado pela CIA .

Nos contrados de residencia no pais lhe dao outras vantagens como : Casa , escola seguro de saude pra toda a familia e etc ... Ainda a possibilidade de membros da familia trabalharem , minha esposa e professora da Doha British School , alguns amigos os filhos trabalham e ou ja entraram de piloto cadete como disse antes ou comissaria .

Claro que saudade do Brasil todo mundo tem , ate o CB Lima , :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: rssss.

Como o Alcmartin disse o mercado no Brasil ta bombando e os salario estao exelente tb , muito maior que o restante da America Latina , se falam em problemas na fusao de TAM e LAM pois um piloto da TAM tira o dobro do da LAM. Tenho amigos argentinos que estao de olho gordo em voar no Brasil , mas disse que tem que tirar nota em Portugues :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mercado de Jatos executivos e bem fechado mas soube que estao pagando muiiiito bem no Brasil .

Valeu ...

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Nibelhein
Intermediário
Intermediário

#25 Mensagem por Nibelhein » Sex Dez 10, 2010 11:02 am

Valdemort escreveu:Ola pessoal

Vamos la :

O mercado de aviacao e ciclico como varios outros , se nao houvesse essa crise mundial com certesa ja teriamos varias CIAs com avioes no solo sem pilotos .
A formacao as vezes parece ingrata pois vc investe muito dinheiro em pouco tempo e sem certesa de retorno ( emprego) . Principalmente que empresa contrata normalmente pilotos com uma certa esperiencia e quando se sai de aeroclube nao ha possui .

A Varig possuia uma escolhinha , como era chamada , vc saia do aeroclube e entrava para se especializar e com emprego garantido .

Algumas empresas do exterior possuem um programa de cadete pilot em que vc entra com quase nada de esperiencia , mas e preciso saber ingles 100% .

Quanto a voar no esterior , ha muitos mitos : No oriente medio por exemplo a vida e quase igual ao mundo ocidental ( Arabia Saudita e escecao ) com a diferenca que religiao e muito forte , mas vc nao e obrigado a nada se veste da maneira que bem entender e ha muita liberdade , eles sao muito tolerantes com ocidentais . Normalmente as familias se adaptam mais rapido do que agente .

Quanto a China , viajo muito pra Shangai / Canton / Hong Kong / Beijing . Principalmente Shangai e uma cidade totalmente metropolitana , vc encontra de tudo , so eu conheco 4 churrascarias brasileiras por la , a limpesa e impressionante (diferente da India que e um horror).

Existe muitas opcoes de emprego que chamam de commuting contract , no qual vc trabalha um certo tempo e folga outro com passagem marcada pra sua cidade natal , normalmente 20 dias por 10 ou 2 meses por 2 semanas e etc.. esse tipo de contrato vc pode viver em qualquer parte do mundo com o deslocamento bancado pela CIA .

Nos contrados de residencia no pais lhe dao outras vantagens como : Casa , escola seguro de saude pra toda a familia e etc ... Ainda a possibilidade de membros da familia trabalharem , minha esposa e professora da Doha British School , alguns amigos os filhos trabalham e ou ja entraram de piloto cadete como disse antes ou comissaria .

Claro que saudade do Brasil todo mundo tem , ate o CB Lima , :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: rssss.

Como o Alcmartin disse o mercado no Brasil ta bombando e os salario estao exelente tb , muito maior que o restante da America Latina , se falam em problemas na fusao de TAM e LAM pois um piloto da TAM tira o dobro do da LAM. Tenho amigos argentinos que estao de olho gordo em voar no Brasil , mas disse que tem que tirar nota em Portugues :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mercado de Jatos executivos e bem fechado mas soube que estao pagando muiiiito bem no Brasil .

Valeu ...

Olá Voldemort, como funciona e em que Cias existe esse programa de cadetes que você citou, e quais são os pré requisitos tirando o ingles fluente?

Skyway
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Skyway » Sex Dez 10, 2010 11:32 am

Léo Brito escreveu:Vai virar piloto, xará? :wink:
Cara, se não me engano, apenas duas empresas de táxi aéreo trabalham com esse serviço Off-shore, uma delas é canadense e outra é a Tam Executiva(?)

Mas, haja grana viu... fazer hora IFR em biturbina deve custar um carro popular.
É uma idéia que tem passado pela minha cabeça, principalmente de olho no pré sal e os anos de maior atividade petrolífera que o RJ espera.

Mas queria saber qual a melhor profissão, a mais estável, quais os degraus que eu deveria subir até poder pensar em trabalhar em offshore. Queria informações sobre essas carreiras, para helicópteros queria saber tanto offshore, quando privada, e para asa fixa queria saber para civil, privada, executiva e etc.

Valdemort, me junto ao apelo do Niebelhein, da mais detalhes aí. :D

Um abração!

AD ASTRA PER ASPERA
Nibelhein
Intermediário
Intermediário

#27 Mensagem por Nibelhein » Sex Dez 10, 2010 12:10 pm

É uma idéia que tem passado pela minha cabeça, principalmente de olho no pré sal e os anos de maior atividade petrolífera que o RJ espera.

Mas queria saber qual a melhor profissão, a mais estável, quais os degraus que eu deveria subir até poder pensar em trabalhar em offshore. Queria informações sobre essas carreiras, para helicópteros queria saber tanto offshore, quando privada, e para asa fixa queria saber para civil, privada, executiva e etc.

Valdemort, me junto ao apelo do Niebelhein, da mais detalhes aí. :D

Um abração!
Olá Sky, o mercado de táxi aéreo de asas rotativas do Brasil é bem aquecido, ainda mais em SP que tem a maior concentração de helicopteros do civis do mundo, e já há uma certa preocupação com a falta de pilotos tanto offshore, tanto pra executivo no Brasil, devido a alta demanda e a falta de profissionais qualificados, afinal é um curso bem caro, e no caso do offshore as empresas (aqui no ES é a Líder Taxi Aereo que faz transporte pra Petrobras) usa na sua maioria helicopteros bi turbinas, como o S-92, que exigem um tipo de treinamento em simuladores e horas de vôo não possível de ser realizados no Brasil pois aqui não existem escolas equipadas com equipamentos bi reatores, então fica bem dificil das empresas acharem pessoal com esse tipo de treinamento, inclusive vi se nao me engano no forum do contato radar uma noticia de que algumas dessas empresas estão contratando pilotos com alguma experiencia, e treinando eles nos bi reatores devido a falta de pilotos. Da um apesquisada nesse assunto por la que vc vai encontrar bastante info sobre o mercado de trabalho.

Quanto aos degrais, tanto para asa fixa e asa rotatória sao os mesmos, curso teórico e prático de piloto privado,
depois o mesmo para o curso de piloto comercial e vôo por instrumentos, depois disso no caso das asas fixas
ajuda bastante fazer o curso de bi motor, já que pra asas rotativas não há esse equipamento disponivel nas
escolas brasileiras, depois disso tudo o aluno ja tem por volta de umas 250 horas de vôo, geralmente aqui no Brasil
a média que as empresas estão pedindo com a falta de pilotos é por volta de 500 horas de vôo, ingles fluente, e
curso superior em alguns casos ajudam a abater as horas nescessárias, a TAM alguns anos atrás, pedia 1000 horas,
e 500 horas pra quem tinha curso superior, mas isso varia muito e não sei como estão os requisitos atualmente.

alcmartin
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por alcmartin » Sex Dez 10, 2010 6:57 pm

Sky, olá!

O Léo, Nibelheine o Valdermort já falaram quase tudo, mas só dando uma complementada, quanto ao mercado: na asa fixa, os mínimos são mais ou menos esses que ele citou acima, variando de cia. a cia. Formou, vai acumular as horas em taxi aereo, aeroclube, puxando faixa ou em aviação particular.
Como as cias. grandes estão chamando, abre vaga geral, porque a "escadinha" vai andando. Está dificil conseguir instrutor de voo, está sobrando vaga... :shock:

No helicoptero, como o colega falou, eles pedem sempre 500 horas(exigencia de seguro) e em plataforma trabalham em regime de escala 15/15. O salario é bom. O caminho, depois do PP, em geral é voar particular e acumular hora. Note que falei PP, porque em geral o pessoal não paga todas as horas do PC, por ser mais caro.
Realmente as perspectivas são boas e não é a toa que o boato é que esse negócio de liberarem estrangeiros para voarem é devido a falta de pilotos de helis... :shock:

Te aconselho a dar um pulinho ali em Jacarepaguá. Haviam umas escolinhas lá e conversar com o pessoal, com os alunos é sempre um bom termometro. Os próprios instrutores dão uma boa idéia. :wink:

Abs!!

alcmartin
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por alcmartin » Sáb Dez 11, 2010 7:49 pm

Sky, navegando por aí, encontrei esse site, cujo proprietário é sócio do aeroclube de SP. Ele dá uma idéia dos custos por lá. :wink:

abs!
...
No caso de helicópteros, a situação é bem diferente. O Aeroclube de São Paulo não possui “aeronaves de asa rotativa” em seu acervo, o que possibilitou o aparecimento de várias escolas no Campo de Marte: Rangel, HeliPoint, Master, Bravo, ABC Fly (a mesma dos aviões), etc. Todas oferecem o mesmo equipamento (Robinson R-22), e preços flutuando entre os R$550 e os R$700 por hora. Os pilotos de helicóptero costumam checar com pouco mais de 35 horas de vôo (o limite legal mínimo), então o custo do treinamento prático para PP/helicóptero fica por volta de R$20-25mil – o dobro do valor demandado pelos aviões. A negociação de “pacotes”, entretanto, é a regra para os helicópteros, o que significa que é possível pagar até R$500/hora (o caso que conheço é de um aluno que fechou todas as 100 horas requeridas para PP e PC, e pagou adiantado R$50mil).
http://raulmarinhog.wordpress.com/2009/ ... rar-breve/

Léo Brito
Avançado
Avançado

#30 Mensagem por Léo Brito » Sáb Dez 11, 2010 9:57 pm

As estrangeiras que tem cadet pilot que eu conheço são: Lufhtansa, Etihad, KLM, Qantas(?) e West Atlantic Airlines(aqui paga-se reembolso de apenas 50%)
Além do inglês full, deve-se ter toda a parte trabalhista legalizada, e alguma instrução... na WAA, pede-se pelo menos 50horas de vôo e te levam até PLA.

Voar fora do Brasil, eu iria pra Singapura. Lá é possível ser "milionário" tendo carteira assinada. :lol:

Responder