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Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Sáb Jun 13, 2009 10:49 am
por helio
é interessante esta preferencia pelos BH.
Quando a MB estava selecionando um vetor para substituir os Sea King, o lobby da EADS estava fortissimo, mesmo assim selecionaram o Sea Hawk.
A mesma coisa acontece para a FAB e para o EB(parece que querem mais 4 BH).
Para um país que vai fabricar 50 Caracal para que mais BH?
Com certeza existe qualidade no produto.

Abraços
Hélio

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Sáb Jun 13, 2009 11:03 am
por gaitero
helio escreveu:é interessante esta preferencia pelos BH.
Quando a MB estava selecionando um vetor para substituir os Sea King, o lobby da EADS estava fortissimo, mesmo assim selecionaram o Sea Hawk.
A mesma coisa acontece para a FAB e para o EB(parece que querem mais 4 BH).
Para um país que vai fabricar 50 Caracal para que mais BH?
Com certeza existe qualidade no produto.

Abraços
Hélio
Não existe preferência, nós já debatemos infinitas vezes que um helis não ocupa o lugar do outro, eles são de categorias diferentes e vão realizar missões diferentes, seja na FAB ou na MB... Não sei ao certo se o EB pretende adquerir mais BH's...

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Sáb Jun 13, 2009 11:11 am
por Marino
Também não confundam a utilização na MB.
O SH-70 terá como missão principal ASW.
Os EC-725 da Esquadra terão como missão principal a ASupW, armados com Exocet Block 2, e os Distritais transporte e SAR.
Os SH-70 poderão lançar penguin, mas é um míssil completamente diferente do exocet. Um é infravermelho e o outro radar. Se complementam, mas são diferentes em todos os aspectos.

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Sáb Jun 13, 2009 11:11 am
por gaitero
Vejam vou tentar sintetizar um pouco:

MB:

Cougar, transporte.
Super cougar, 8 - SAR, 8 - ASupW
SH's, ASW

FAB:

Super Puma, transporte. Não sei se este será modernizado ou aposentado.
BH's, Transporte, substituindo os Bell.
Super Cougar, SAR e transporte médio.
MI-35, Figther e transporte tático.

PS; no mesmo minuto em Marino.... :mrgreen:

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 10:32 am
por helio
Já que vcs dizem que são categorias completamente diferentes me respondam por favor por que o Sea Hawk concorreu com o SP para substituir o Sea King. Posso apostar com vcs que a MB vai em breve requerer a aquisição de SH adicionais,ao inves de equipar os EC-725 com equip ASW
Creio que a MB só resolveu equipar os EC-725 com os novos EXocet quando uma parte dos 50 helis foram para eles destinados. Isto é deram uma utilização para parte deles, pois nem era esperado.
Me respondam também por que para o resgate do B737 da Gol o EB enviou um BH
e não um SP.
Por que a FAB só enviou a pouco tempo um SP para o resgate dos corpos do A330 deixando as principais tarefas para o BH? Afinal o SP não pode ser SAR? Creio que não , aqui existem inumeras tarefas que os 2 podem executar, e está demonstrando que em muitos casos não há necessidade de ter dois vetores diferentes. Eles são diferentes sim, mas a ponto de apesar de adquirir 50 de um tipo ser necessario adquirir mais de outro tipo?

Um abraço

Hélio

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 10:45 am
por Marino
helio escreveu:Já que vcs dizem que são categorias completamente diferentes me respondam por favor por que o Sea Hawk concorreu com o SP para substituir o Sea King. Posso apostar com vcs que a MB vai em breve requerer a aquisição de SH adicionais,ao inves de equipar os EC-725 com equip ASW
Creio que a MB só resolveu equipar os EC-725 com os novos EXocet quando uma parte dos 50 helis foram para eles destinados. Isto é deram uma utilização para parte deles, pois nem era esperado.
Me respondam também por que para o resgate do B737 da Gol o EB enviou um BH
e não um SP.
Por que a FAB só enviou a pouco tempo um SP para o resgate dos corpos do A330 deixando as principais tarefas para o BH? Afinal o SP não pode ser SAR? Creio que não , aqui existem inumeras tarefas que os 2 podem executar, e está demonstrando que em muitos casos não há necessidade de ter dois vetores diferentes. Eles são diferentes sim, mas a ponto de apesar de adquirir 50 de um tipo ser necessario adquirir mais de outro tipo?

Um abraço

Hélio
A decisão de comprar 50 EC-725 não se originou nas FA. Pensei que isto fosse ponto conhecido e com este dado, todas suas dúvidas desaparecem.
A MB não pensou em usar os EC-725 para ASW pq testou a aeronave chilena e a mesma, em um dia de pouco vento, não conseguiu manter o hover. Então, "cada um no seu quadrado".
A linha SH continua com ASW, acrescida da capacidade de lançar um míssil infra-vermelho.
Para ASupW, os EC-725 se mostraram excelentes, ainda mais se contarmos que seremos o primeiro país a usar os exocet block 2 nos mesmos, mantendo uma capacidade que já tínhamos com os SH-3A.

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 10:53 am
por helio
Marino
Justamente
Por não ser uma decisão das FA o EC-725 não é um vetor necessario
Consequentemente vamos dispender muito dinheiro em um equipamento não necessário. Esta ideía de que o BH é totalmente diferente ao EC-725 nas missões conferidas não é de todo verdade.
como se comportaria o SH em missoes ASupW? Inferior ao EC-725?

Abraços
Hélio

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 11:01 am
por Marino
helio escreveu:Marino
Justamente
Por não ser uma decisão das FA o EC-725 não é um vetor necessario
Consequentemente vamos dispender muito dinheiro em um equipamento não necessário. Esta ideía de que o BH é totalmente diferente ao EC-725 nas missões conferidas não é de todo verdade.
como se comportaria o SH em missoes ASupW? Inferior ao EC-725?

Abraços
Hélio
Sim, pq o exocet bl 2, um míssil de maior alcance que o Penguin, não é lançado pelo SH-70.
Não creio que os franceses, ou os americanos, gostariam de vê-lo integrado a esta aeronave.
Desa maneira, para a MB, os EC-725 terão utilidade sim. Os que não forem para a Esquadra serão alocados para os Distritos Navais, junto com os atuais Super Puma, e darão outra capacidade de transporte de tropas para os FN, principalmente na Amazônia, e SAR.

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 11:39 am
por Carlos Mathias
Mas vem cá.
Qual é o problema de se fabricar algo aqui, mesmo que metade deste algo, e usar nas nossas FAs como forma de dar um impulso na produção inicial? É crime optar por algo que não seja BH?
Tenho quase certeza que existem helis melhores que o SH para a tal missão, o problema é saber se a MB teria grana prá bancar esse heli melhor, ou seja, custo X benefício.
Seguindo essa linha de raciocínio de superposição de meios equivalentes, a MB TEM de abandonar os mísseis AN que ela está em vias de fabricar, afinal, qualquer Harpoon é melhor que o nosso buscapé block II (sem ofensas, é pilha mesmo).

Qual é o incômodo de usarmos nossos helis? Pois eu já acho que se fizerem um trabalho de melhoramento no Chuckcóptero deveria ser este a ser usado. Assim como se o SH tivesse uma chapinha feita aqui a mais do que qualquer outro, idem, idem.

:?

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 12:30 pm
por REGATEANO
É verdade Carlos, ainda existe o merlin e o .... (esqueci o nome) no mercado.

E claro, tem sempre alguma coisa da Rússia...

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 12:35 pm
por gaitero
helio escreveu:Marino
Justamente
Por não ser uma decisão das FA o EC-725 não é um vetor necessario
Consequentemente vamos dispender muito dinheiro em um equipamento não necessário. Esta ideía de que o BH é totalmente diferente ao EC-725 nas missões conferidas não é de todo verdade.
como se comportaria o SH em missoes ASupW? Inferior ao EC-725?

Abraços
Hélio
É completamente descabivel de credibilidade tal afirmação...

Os EC vão realizar missões completamente diferentes das dos SH's, o Marino já explicou a vantagem dos SH's para missões ASW eles são simplesmente os MELHORES DO MUNDO.... As missões dos EC, ASupW e SAR serão diferentes sim, absolutamente, os SH's realizariam esta missão? SIM, com a mesma efetividade, talvez, mas o EC 725 possui excelente reserva de potência, sendo um helicóptero rápido e com grande alcance. Tem grande volume para carga e acomodações permitindo diversificado lay-out de transporte de tropas para até 29 combatentes, além dos 2 pilotos.

Não há dúvidas que os dois Helicópteros se complementam, não há.

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 1:56 pm
por alex
Voces tem que aceitar que a compra/construção do EC 725 é o "pagamento" pela contrato de transferencia de tecnologia para a construção de submarinos nucleares com a França.
Esqueçam as especificações técnicas, foi algo que temos que engolir.

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 2:01 pm
por Carlos Mathias
E qual problema disso? Uma simples prateleirada seria melhor pelo mesmo equipamento e as mesmas especificações?

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 2:15 pm
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:E qual problema disso? Uma simples prateleirada seria melhor pelo mesmo equipamento e as mesmas especificações?
Nao existe problema nenhum CM, 'e que pelo menos por enquanto tais Helis nao seriam escolhidos e a substituicao dos Sea King seria pelos SH (como ser'a) e a coisa ficaria por a'i.

Foi somente algo que nao estava previsto... agora que vir'a a MB / FAB/ EB equacionaram os Helis e ja sabem o que vao fazer com eles e no caso da MB ela ainda conseguiu um excelente Heli para os seus Exocet B2 e ainda colocara Helis com maior capacidade que os Esquilos (muito maior) nos comandos Distritais.

Ou seja, todo mundo feliz :) .

*S'o que agora as FAs tem tambem que colocar esses "extras" no seu orcamento anual para operacoes/manutencao... o que pode ser um problema.

[]s
CB_Lima

Re: +4 UH-60L para a FAB

Enviado: Dom Jun 14, 2009 2:21 pm
por Carlos Mathias
OK!