Sniper - Designated Marksman -
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Sniper - Designated Marksman -
Pra marksman uma FAL guaribada tá bom.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 335 vezes
- Agradeceram: 601 vezes
Sim, não adianta aloprar mto, afinal é uma arama que será empregada em um bom número, vai atirar bem mais quem uma sniper, portanto terá mais fadiga, devera ser substituida mais cedo, logicamente ser mais barata e não precisa de toda sofisticação de uma arma para snipie tambem ja que os parametros de uso serão diferentes.
Um abraço e t+
Um abraço e t+

- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1234 vezes
- Agradeceram: 3148 vezes
Vocês querem é uma FAL "artilhada" como as G-3 usadas pelo Exército Português...
Foto de um militar Canadiano a experimentar uma G-3 do Exército Português no Afeganistão:

![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Foto de um militar Canadiano a experimentar uma G-3 do Exército Português no Afeganistão:

- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
O FAL pra Marksman seria uma boa, manteria a cadeia logísitca e como já disseram é naturalmente preciso pra essa função. Basta ver o que os militares norte americanos fazem com os M-14 abundantes nos estoques deles.
Mas pra isso precisa vontade e dinheiro pra comprar os "kits marksman" e também para treinar os marksmans...
Mas pra isso precisa vontade e dinheiro pra comprar os "kits marksman" e também para treinar os marksmans...
The cake is a lie...
Vontade eu não sei se tem muitavilmarmoccelin escreveu:Mas pra isso precisa vontade e dinheiro pra comprar os "kits marksman" e também para treinar os marksmans...
com tanto imposto que o brasileiro paga, o $$ não seria o maior dos problemas. Realmente falta vontade no meu ver
Por mais que eu queria o melhor para o EB, até entendo a cautela de se treinar em larga escala "marksmans". Soldado ganhando pouco, recebe um treinamento desses, tráfico pagando bem, resultado: chama o cidadão pra atuar nos morros, não to generalizando, mas a probabilidade é essa.
Esta pode ser uma das teses do porque o Ministério não procura investir nesta área.
Abraços
- Moccelin
- Sênior
sed3hx... Eu não acredito muito nessas possibilidades em grande escala, apesar de tudo o soldado bem especializado acaba saindo bem reto do Exército. É só ver a quantidade de criminosos nos morros identificados como ex-militares das FFAA, são poucos... De vez em quando aparece um ex-armeiro (como no jornal de hoje), mas no geral a porcentagem é baixa. Além de que cursos assim costumam ser ministrados aos mais qualificados, escolhidos a dedo.
Por exemplo, quantos soldados Comandos saem das fileiras todos os anos??? E quantos se enveredaram pro lado do crime, pelo menos nunca ví, e pelo histórico das "trocas de tiros" entre os policiais e os bandidos dá pra ver que não tem muita gente "entendida do assunto" por lá.
Alguém já viu casos assim? De soldados altamente especializados presos ou mortos por trabalharem no tráfico?
Por exemplo, quantos soldados Comandos saem das fileiras todos os anos??? E quantos se enveredaram pro lado do crime, pelo menos nunca ví, e pelo histórico das "trocas de tiros" entre os policiais e os bandidos dá pra ver que não tem muita gente "entendida do assunto" por lá.
Alguém já viu casos assim? De soldados altamente especializados presos ou mortos por trabalharem no tráfico?
The cake is a lie...
entendo sua posição e confesso que me expressei de forma errada. Quando falei de grande escala, é que a doutrina do EB é bem restrita para uso de sniper, como você mesmo disse, apenas os melhores são treinados, ou seja, que mais soldados fossem treinados.vilmarmoccelin escreveu:sed3hx... Eu não acredito muito nessas possibilidades em grande escala, apesar de tudo o soldado bem especializado acaba saindo bem reto do Exército. É só ver a quantidade de criminosos nos morros identificados como ex-militares das FFAA, são poucos... De vez em quando aparece um ex-armeiro (como no jornal de hoje), mas no geral a porcentagem é baixa. Além de que cursos assim costumam ser ministrados aos mais qualificados, escolhidos a dedo.
Abração
- Moccelin
- Sênior
Lembre-se sempre que sniper é diferente de marksman...
Sniper o Brasil tem doutrina sim, é o nosso Caçador, com curso lá na AMAN, é aquele esquema de dupla, um atirador e um spotter (não sei o nome que deram no Brasil), normalmente trabalhando mais afastados do grosso da tropa. Usam equipamentos beem "especiais" com rifles desenvolvidos para precisão (M21, Imbel AGLC, etc.)
O marksman é diferente, e esses sim, são em grande número, não sei ao certo, mas alguns países tem um por GC, outros um por esquadra... Normalmente o equipamento que vemos com eles é mais próximo do equipamento padrão do infante comum, mas com alguns ítens diferentes como lunetas, bipés, etc. Dá pra ver eles com bastante frequência nas fotos de grupos do Exército Israelense, dois ou três soldados com M-16 ou Galil e um com um daqueles M-16 bombados com bipé e luneta. Eu até imaginei que essa poderia ser uma função nobre pros FAPs se houvesse uma substituição deles por uma metralhadora "de verdade", afinal com o cano mais pesado eles devem alcançar uma precisão maior, mas esse é um comentário "sem embasamento científico" já que eu não sei se no semi-auto o FAP é mais preciso.
Sniper o Brasil tem doutrina sim, é o nosso Caçador, com curso lá na AMAN, é aquele esquema de dupla, um atirador e um spotter (não sei o nome que deram no Brasil), normalmente trabalhando mais afastados do grosso da tropa. Usam equipamentos beem "especiais" com rifles desenvolvidos para precisão (M21, Imbel AGLC, etc.)
O marksman é diferente, e esses sim, são em grande número, não sei ao certo, mas alguns países tem um por GC, outros um por esquadra... Normalmente o equipamento que vemos com eles é mais próximo do equipamento padrão do infante comum, mas com alguns ítens diferentes como lunetas, bipés, etc. Dá pra ver eles com bastante frequência nas fotos de grupos do Exército Israelense, dois ou três soldados com M-16 ou Galil e um com um daqueles M-16 bombados com bipé e luneta. Eu até imaginei que essa poderia ser uma função nobre pros FAPs se houvesse uma substituição deles por uma metralhadora "de verdade", afinal com o cano mais pesado eles devem alcançar uma precisão maior, mas esse é um comentário "sem embasamento científico" já que eu não sei se no semi-auto o FAP é mais preciso.
The cake is a lie...
- crubens
- Sênior
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
O FAP é basicamente um FAL com um cano mais robusto pra aguentar uma cadência de tiro maior só isso. A precisão é preticamente a mesma do FAL no semi-auto.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Eu sei que sniper e designated marksman são "diferentes", como agem, como são empregados, etc.vilmarmoccelin escreveu:Lembre-se sempre que sniper é diferente de marksman...
Sobre a doutrina do exército sobre os caçadores não comento pois nunca li, só sei que não é qualquer um que sai como "CAÇADOR".
O ponto que eu quero chegar é sobre a forma como o EB utiliza os designated marksman. Tanto em treinamento, quanto equipamento.
Sobre equipamento me convenci que como não teremos um fuzil para este emprego, os nossos FALs com uma "leve" modificação resolveriam o problema. Já no treinamento ou melhor a doutrina, alguém saberia informar se o soldado (Designated Marksman) brasileiro recebe as mesmas instruções do "Caçador"?
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Os FAL do EB, para serem usados da forma proposta aqui, teriam que sofrer uma reforma, que provavelmente seria feita pela IMBEL, que custaria mais caro que adquirir uma arma nova. Na condição atual, não existem 10% das armas em condição de exercer a função de marksman com eficiência. Em relação ao FAP, ele é um pouco mais preciso que o FAL, em tiro semi automático, mas ao mesmo tempo é bem mais pesado que o já obeso FAL.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
Tirado do site do Exército Brasileiro
Fuzil Metralhadora 7,62mm M964 (FAP)
Calibre: 7,62 mm
Peso: 6 Kg
Tipo: Portátil
Alcance máximo: 3800 m
Alcance de utilização: 600 m
Emprego: Coletivo
Funcionamento: Automático
Capacidade do carregador: 20 tiros
Origem: Brasil

Já que não vai comprar metralhadoras como M249 SAW ou uma Negev, será que não existe um carregador com maior capacidade compatível com o FAP ou FAL como este abaixo, seria até mais simples ou não?

Fuzil Metralhadora 7,62mm M964 (FAP)
Calibre: 7,62 mm
Peso: 6 Kg
Tipo: Portátil
Alcance máximo: 3800 m
Alcance de utilização: 600 m
Emprego: Coletivo
Funcionamento: Automático
Capacidade do carregador: 20 tiros
Origem: Brasil

Já que não vai comprar metralhadoras como M249 SAW ou uma Negev, será que não existe um carregador com maior capacidade compatível com o FAP ou FAL como este abaixo, seria até mais simples ou não?

- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Quem disse que não?sed3hx escreveu:Já que não vai comprar metralhadoras como M249 SAW ou uma Negev, será que não existe um carregador com maior capacidade compatível com o FAP ou FAL como este abaixo, seria até mais simples ou não?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Mas vem outra questão, o cano do FAP ou FAL aguentaria uma cadência de tiro maior?
-
- Intermediário
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
- Contato:
Salve pessoal.sed3hx escreveu:Mas vem outra questão, o cano do FAP ou FAL aguentaria uma cadência de tiro maior?
As vezes eu apareço pra dar meus pitacos.

Sed3hx, alem do fator cano, temos que levar em conta que o retem do carregador tem que ser reforçado, pois esses tipo de carregadores
são bem mais pesados que o de 20 tiros.
abraços