Sobre a blindagem nos helicópteros

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8410
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#16 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Fev 11, 2008 11:20 pm

ZeRo4 escreveu:Piffer, gostaria que você comentasse a possível utilização do helicótero blindado pela polícia carioca. Do meu ponto de vista, o problema é eles acharem que o helicóptero realmente é um 'caveirão do ar'...
Não tenho certeza, mas acho que eles querem usar pra "caveirar", ou seja, fazer supressão de fogo, e in/exfriltrações.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#17 Mensagem por ZeRo4 » Ter Fev 12, 2008 12:21 am

glauberprestes escreveu:
ZeRo4 escreveu:Piffer, gostaria que você comentasse a possível utilização do helicótero blindado pela polícia carioca. Do meu ponto de vista, o problema é eles acharem que o helicóptero realmente é um 'caveirão do ar'...
Não tenho certeza, mas acho que eles querem usar pra "caveirar", ou seja, fazer supressão de fogo, e in/exfriltrações.


Pois é Glauber, a idéa principal creio que seja essa mesmo... fico meio cabreiro pois os policiais deixam os blindados muito expostos aos tiros... se o comportamento com o helicóptero for parecido não sei no que pode dar...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8410
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#18 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Fev 12, 2008 1:02 pm

ZeRo4 escreveu:
glauberprestes escreveu:
ZeRo4 escreveu:Piffer, gostaria que você comentasse a possível utilização do helicótero blindado pela polícia carioca. Do meu ponto de vista, o problema é eles acharem que o helicóptero realmente é um 'caveirão do ar'...
Não tenho certeza, mas acho que eles querem usar pra "caveirar", ou seja, fazer supressão de fogo, e in/exfriltrações.


Pois é Glauber, a idéa principal creio que seja essa mesmo... fico meio cabreiro pois os policiais deixam os blindados muito expostos aos tiros... se o comportamento com o helicóptero for parecido não sei no que pode dar...
Eu acho que podem acontecer três coisas:
1º-A polícia perde os helicópteros que são abatidos pelos mísseis dos vagabas;
2º-A polícia blinda os helos até o retrovisor, e atua como caveirão;
3º-A tática muda, e os helos atuam mais "na moita", e continua com os helos intactos.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
PRick

#19 Mensagem por PRick » Ter Fev 12, 2008 1:12 pm

Piffer escreveu:O que é mais sensível, eu não sei...

O piloto - a aeronave não voa sem esse cidadão. Se tiver comandos duplos, dá pra voar ainda, mas o piloto está morto do mesmo jeito.

O rotor de cauda - tem várias panes associadas a ele, que podem ser reunidas em duas: a pane de comando (o rotor continua girando, mas sem controle) e a pane de acionamento (o rotor pára de girar, perde as pás ou algo parecido). No primeiro caso, dá para voar sem muito stress e fazer um pouso corrido de emergência em alta velocidade (aeronaves com rodas levam vantagem nessa situação). No segundo caso, teoricamente também dá para voar sem muito stress, mas o pouso é mais complicado, porque precisa cortar o motor. Não sei se você lembra do Black Hawk Down, os pilotos cortam o motor um pouco antes do crash, mas ja era tarde.

Essas são panes exclusivas do rotor de cauda. Se foram danos ao cone de cauda, são bem mais graves e afetam muito mais a capacidade da aeronave voar.

O BH tem aquele estabilizador horizontal móvel (parece um profundor). Além disso, ele tem um CG deslocado para trás (ou o rotor muito pra frente, como preferirem). Dá pra ver que ele voa com a cauda baixa e o rotor de cauda é inclinado, tendo uma função secundária de sustentação também. Problemas no cone de cauda dele não mais complicados que na maioria das aeronaves.

O tanque de combustível não é tão grave. Se não for uma munição incendiária (revestida de fósforo branco, que não é muito comum) , o combustível não se incendeia (teoricamente :roll: :roll: :roll: ). Dá para voar até o limite do combustível que está vazando e pousar em segurança. Lembrando também que os tanques são auto-selantes; um ou dois tiros não vão fazer um estrago grande.

Abraços,


Você lembrou bem, o Apache tembém tem este estabilizador, me parece um ponto fraco. O helo fica fora de controle se esse estabilizador travar? E o rotor de fenestron, dos Panteras, dizem que o rotor mais bem protegido e difícil de atingir, é verdade? Bem pelo menos não tem problema quanto ao perigo de contaro com as pás em objetos do exterior. Dizem que a desvantagem é o roubo de potência com o helo em vôo pairado, mas muito bom para um helo em movimento, proporcionando uma ótima aerodinâmica. Você ouviu falar algumas coisa a respeito? Chegou a pilotar um Pantera?

[ ]´s




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8410
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#20 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Fev 12, 2008 1:37 pm

PRick escreveu:
Piffer escreveu:O que é mais sensível, eu não sei...

O piloto - a aeronave não voa sem esse cidadão. Se tiver comandos duplos, dá pra voar ainda, mas o piloto está morto do mesmo jeito.

O rotor de cauda - tem várias panes associadas a ele, que podem ser reunidas em duas: a pane de comando (o rotor continua girando, mas sem controle) e a pane de acionamento (o rotor pára de girar, perde as pás ou algo parecido). No primeiro caso, dá para voar sem muito stress e fazer um pouso corrido de emergência em alta velocidade (aeronaves com rodas levam vantagem nessa situação). No segundo caso, teoricamente também dá para voar sem muito stress, mas o pouso é mais complicado, porque precisa cortar o motor. Não sei se você lembra do Black Hawk Down, os pilotos cortam o motor um pouco antes do crash, mas ja era tarde.

Essas são panes exclusivas do rotor de cauda. Se foram danos ao cone de cauda, são bem mais graves e afetam muito mais a capacidade da aeronave voar.

O BH tem aquele estabilizador horizontal móvel (parece um profundor). Além disso, ele tem um CG deslocado para trás (ou o rotor muito pra frente, como preferirem). Dá pra ver que ele voa com a cauda baixa e o rotor de cauda é inclinado, tendo uma função secundária de sustentação também. Problemas no cone de cauda dele não mais complicados que na maioria das aeronaves.

O tanque de combustível não é tão grave. Se não for uma munição incendiária (revestida de fósforo branco, que não é muito comum) , o combustível não se incendeia (teoricamente :roll: :roll: :roll: ). Dá para voar até o limite do combustível que está vazando e pousar em segurança. Lembrando também que os tanques são auto-selantes; um ou dois tiros não vão fazer um estrago grande.

Abraços,


Você lembrou bem, o Apache tembém tem este estabilizador, me parece um ponto fraco. O helo fica fora de controle se esse estabilizador travar? E o rotor de fenestron, dos Panteras, dizem que o rotor mais bem protegido e difícil de atingir, é verdade? Bem pelo menos não tem problema quanto ao perigo de contaro com as pás em objetos do exterior. Dizem que a desvantagem é o roubo de potência com o helo em vôo pairado, mas muito bom para um helo em movimento, proporcionando uma ótima aerodinâmica. Você ouviu falar algumas coisa a respeito? Chegou a pilotar um Pantera?

[ ]´s
Aquela cúpula do rotor traseiro do pantera parece não ser a prova de balas, mas deve atrapalhar na mira.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
PRick

#21 Mensagem por PRick » Ter Fev 12, 2008 3:37 pm

glauberprestes escreveu:
PRick escreveu:
Piffer escreveu:O que é mais sensível, eu não sei...

O piloto - a aeronave não voa sem esse cidadão. Se tiver comandos duplos, dá pra voar ainda, mas o piloto está morto do mesmo jeito.

O rotor de cauda - tem várias panes associadas a ele, que podem ser reunidas em duas: a pane de comando (o rotor continua girando, mas sem controle) e a pane de acionamento (o rotor pára de girar, perde as pás ou algo parecido). No primeiro caso, dá para voar sem muito stress e fazer um pouso corrido de emergência em alta velocidade (aeronaves com rodas levam vantagem nessa situação). No segundo caso, teoricamente também dá para voar sem muito stress, mas o pouso é mais complicado, porque precisa cortar o motor. Não sei se você lembra do Black Hawk Down, os pilotos cortam o motor um pouco antes do crash, mas ja era tarde.

Essas são panes exclusivas do rotor de cauda. Se foram danos ao cone de cauda, são bem mais graves e afetam muito mais a capacidade da aeronave voar.

O BH tem aquele estabilizador horizontal móvel (parece um profundor). Além disso, ele tem um CG deslocado para trás (ou o rotor muito pra frente, como preferirem). Dá pra ver que ele voa com a cauda baixa e o rotor de cauda é inclinado, tendo uma função secundária de sustentação também. Problemas no cone de cauda dele não mais complicados que na maioria das aeronaves.

O tanque de combustível não é tão grave. Se não for uma munição incendiária (revestida de fósforo branco, que não é muito comum) , o combustível não se incendeia (teoricamente :roll: :roll: :roll: ). Dá para voar até o limite do combustível que está vazando e pousar em segurança. Lembrando também que os tanques são auto-selantes; um ou dois tiros não vão fazer um estrago grande.

Abraços,


Você lembrou bem, o Apache tembém tem este estabilizador, me parece um ponto fraco. O helo fica fora de controle se esse estabilizador travar? E o rotor de fenestron, dos Panteras, dizem que o rotor mais bem protegido e difícil de atingir, é verdade? Bem pelo menos não tem problema quanto ao perigo de contaro com as pás em objetos do exterior. Dizem que a desvantagem é o roubo de potência com o helo em vôo pairado, mas muito bom para um helo em movimento, proporcionando uma ótima aerodinâmica. Você ouviu falar algumas coisa a respeito? Chegou a pilotar um Pantera?

[ ]´s
Aquela cúpula do rotor traseiro do pantera parece não ser a prova de balas, mas deve atrapalhar na mira.


Não entendi? Você está falando da cobertura do rolamento do rotor de fenestron? Acho que é feita de material composto como o rotor.

[ ]´s




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#22 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Fev 12, 2008 4:48 pm

e o NOTAR? não seria uma boa saida para helis em situação de combate?


Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4848
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#23 Mensagem por Moccelin » Ter Fev 12, 2008 5:23 pm

O notar também é vulnerável, qualquer perfuração no cano que leva os gases até a parte traseira iria desestabilizar a aeronave, e normalmente seria na parte de baixo, que faria com que o helo entrasse num mergulho, pelo menos essa é a lógica que eu vejo.




The cake is a lie...
PRick

#24 Mensagem por PRick » Ter Fev 12, 2008 5:36 pm

vilmarmoccelin escreveu:O notar também é vulnerável, qualquer perfuração no cano que leva os gases até a parte traseira iria desestabilizar a aeronave, e normalmente seria na parte de baixo, que faria com que o helo entrasse num mergulho, pelo menos essa é a lógica que eu vejo.


Já pensou uma peneira de buracos 0.50 no NOTAR, adeus o controle de vôo do Helo. :twisted: :twisted:

[ ]´s




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8410
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#25 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Fev 12, 2008 11:15 pm

PRick escreveu:
glauberprestes escreveu:
PRick escreveu:
Piffer escreveu:O que é mais sensível, eu não sei...

O piloto - a aeronave não voa sem esse cidadão. Se tiver comandos duplos, dá pra voar ainda, mas o piloto está morto do mesmo jeito.

O rotor de cauda - tem várias panes associadas a ele, que podem ser reunidas em duas: a pane de comando (o rotor continua girando, mas sem controle) e a pane de acionamento (o rotor pára de girar, perde as pás ou algo parecido). No primeiro caso, dá para voar sem muito stress e fazer um pouso corrido de emergência em alta velocidade (aeronaves com rodas levam vantagem nessa situação). No segundo caso, teoricamente também dá para voar sem muito stress, mas o pouso é mais complicado, porque precisa cortar o motor. Não sei se você lembra do Black Hawk Down, os pilotos cortam o motor um pouco antes do crash, mas ja era tarde.

Essas são panes exclusivas do rotor de cauda. Se foram danos ao cone de cauda, são bem mais graves e afetam muito mais a capacidade da aeronave voar.

O BH tem aquele estabilizador horizontal móvel (parece um profundor). Além disso, ele tem um CG deslocado para trás (ou o rotor muito pra frente, como preferirem). Dá pra ver que ele voa com a cauda baixa e o rotor de cauda é inclinado, tendo uma função secundária de sustentação também. Problemas no cone de cauda dele não mais complicados que na maioria das aeronaves.

O tanque de combustível não é tão grave. Se não for uma munição incendiária (revestida de fósforo branco, que não é muito comum) , o combustível não se incendeia (teoricamente :roll: :roll: :roll: ). Dá para voar até o limite do combustível que está vazando e pousar em segurança. Lembrando também que os tanques são auto-selantes; um ou dois tiros não vão fazer um estrago grande.

Abraços,


Você lembrou bem, o Apache tembém tem este estabilizador, me parece um ponto fraco. O helo fica fora de controle se esse estabilizador travar? E o rotor de fenestron, dos Panteras, dizem que o rotor mais bem protegido e difícil de atingir, é verdade? Bem pelo menos não tem problema quanto ao perigo de contaro com as pás em objetos do exterior. Dizem que a desvantagem é o roubo de potência com o helo em vôo pairado, mas muito bom para um helo em movimento, proporcionando uma ótima aerodinâmica. Você ouviu falar algumas coisa a respeito? Chegou a pilotar um Pantera?

[ ]´s
Aquela cúpula do rotor traseiro do pantera parece não ser a prova de balas, mas deve atrapalhar na mira.


Não entendi? Você está falando da cobertura do rolamento do rotor de fenestron? Acho que é feita de material composto como o rotor.

[ ]´s
Ela mesmo.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62734
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6742 vezes
Agradeceram: 7044 vezes
Contato:

#26 Mensagem por Túlio » Qua Fev 13, 2008 7:46 am

Lembro de uma reportagem sobre os Ka-50 na Chechênia, diziam os Russos que uma aeronave teve sua cauda praticamente arrancada e continuou sua missão...

Antes que comecem as charlas de 'russofilia', reitero que me refiro ao sistema de rotor coaxial apenas, complexidade por complexidade, os rotores de cauda também têm bastante...

E um BlackHawk com rotores coaxiais seria um adversário DURO DE ENCARAR... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 41229
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1234 vezes
Agradeceram: 3148 vezes

#27 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 13, 2008 8:35 am

Não sei porquê, mas sempre preferi o Super-Cobra ao Apache! Acho um heli bastante mais racional.




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qua Fev 13, 2008 8:38 am, em um total de 1 vez.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8410
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#28 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Fev 13, 2008 11:56 am

cabeça de martelo escreveu:Não sei porquê, mas sempre preferi o Super-Cobra ao Apache! Acho um heli bastante mais racional.
É a simplicidade (dos primeiros modelos), mas o Cobra não era um tank-killer quando foi concebido. Hoje ele faz o serviço, deve ser mais barato que um apache, e como foi concebido para operar na floresta vietnamita (e nos navios), não deve ter problemas para operar na amazônia, ou nos pampas.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62734
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6742 vezes
Agradeceram: 7044 vezes
Contato:

#29 Mensagem por Túlio » Qua Fev 13, 2008 12:10 pm

Tem um probleminha sim: O PREÇO!!!

Dois ou três Ka-50/Mi-28 por UM Supercobra... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Então, comprando um dos dois primeiros para cada Supercobra que se quisesse adquirir, se teria ainda o valor de DOIS outros para custear com folga toda a sua vida operacional, e isso é IRRETORQUÍVEL (sem ideologice, claro, já COM... :roll: )!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8410
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#30 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Fev 13, 2008 12:20 pm

Túlio escreveu:Tem um probleminha sim: O PREÇO!!!

Dois ou três Ka-50/Mi-28 por UM Supercobra... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Então, comprando um dos dois primeiros para cada Supercobra que se quisesse adquirir, se teria ainda o valor de DOIS outros para custear com folga toda a sua vida operacional, e isso é IRRETORQUÍVEL (sem ideologice, claro, já COM... :roll: )!
Calma vô ( :twisted: ), eu comparei o valor do cobra com o valor do apache!
Pessoalmente eu prefiro o Havoc, apesar de o alligator ter a maior cara de que mata meio mundo sozinho.
Abs.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder