glauberprestes escreveu:Aí é que entra o pré-conceito. O BOPE serve pra intervir quando existem reféns, e pra auxiliar a polícia quando o negócio tá preto. Até aí, não é diferente da SWAT, por exemplo. O problema é que não existem (aparentemente) tantas pessoas dispostas a fazer reféns no Rio, e que a maioria das situações que a polícia necessita do auxilio do BOPE é no morro.
Não é preconceito Glauber, é fato. O BOPE só começou a treinar situações com reféns de forma satisfatória a pouco tempo atrás, notalvelmente após o desastre do Ônibus 174.
Fora isso e os Snipers o BOPE não tem mais nada para apresentar, o que do meu ponto de vista é muito pouco para se considerarem "operações especiais".
Times de operações especiais tem diversas especialidades. Operam Helicópteros, tem times de sabotagem e desativação de bombas, um setor de inteligência satisfatório... enfim, muito mais coisa que o BOPE tem.
Eles são sem dúvidas uma equipe de "operação especial em favelas", agora "operação especial" como eu conheço não são não.
glauberprestes escreveu:"Segundo o documentário "Wardogs" produzido em 2005, o BOPE foi considerado (por seus idealizadores) a melhor polícia de operações especiais do mundo, onde um membro da Guarda Nacional dos Estados Unidos supostamente chamado Bain Serna passa cinco semanas com o batalhão. Após o documentário, Serna declarou a um jornal do Texas: "É a melhor equipe de combate urbano do mundo. Nossas tropas no Iraque deveriam aprender com o BOPE""
Americano é impressionado com muita coisa cara! Ano passado uma equipe da Swat de Miami veio fazer um intercâmbio com a CORE. A pedido dos Americanos foram conhecer a Linha Vermelha/Amarela... dps de darem um rolé em um monte de favelas, perguntaram aos dois policiais da CORE pq a VTR era blindada, mas o vidro não (devido a espessura do mesmo...). Num tom até de brincadeiro o policial respondeu: "quem foi que te disse que o carro é blindado???" nesse momento os Americanos chamaram os policiais da CORE de loucos e pediram imediatamente para retornarem a Acadepol... depois disso ficaram pagando pros colegas da CORE.
Minha intenção não é avacalhar o tópico ou ser preconceituoso... sem dúvidas o BOPE é o melhor no que faz, mas eles fazem apenas isso... e como tal não deveriam ser considerados operações especiais.