Bope quer adquirir experiencia no Haiti

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#16 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jan 28, 2008 10:54 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha, quanto ao BOPE ser ou não ser "a melhor tropa de combate urbano do mundo", isso é irrelevante para a presente discussão, ao menos a que eu lancei. Fica a opinião de cada um, ou podemos discutir isso em outro tópico do BOPE, ou aqui mesmo, sei lá.

Também acho irrelevante, só lancei um provável marco zero dessa especulação sobre ser ou não a melhor tropa do mundo. Meu texto foi para rebater a declaração do Zero4. O Bope é sim um GOE.

Vinicius Pimenta escreveu:O que eu quis ressaltar é a realidade em que o país vive, com uma tropa policial mais acostumada ao combate que o próprio exército e um exército mais acostumado com a manutenção da paz (ordem pública) que a própria polícia.

Pois é. É uma situação que ao meu ver só tem uma solução. Uma solução que envolve entrar de sola primeiro, e depois colocar hospital, escola, banco, e tudo mais dentro desses redutos.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 28, 2008 11:01 pm

glauberprestes escreveu:Também acho irrelevante, só lancei um provável marco zero dessa especulação sobre ser ou não a melhor tropa do mundo. Meu texto foi para rebater a declaração do Zero4. O Bope é sim um GOE.

Eu sei, não estava me referindo a você, e sim ao andamento do tópico. :wink:

Pois é. É uma situação que ao meu ver só tem uma solução. Uma solução que envolve entrar de sola primeiro, e depois colocar hospital, escola, banco, e tudo mais dentro desses redutos.

Concordo plenamente. O PAC aqui no Rio prevê isso. Vamos torcer para que saia do papel.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#18 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jan 28, 2008 11:07 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
glauberprestes escreveu:Também acho irrelevante, só lancei um provável marco zero dessa especulação sobre ser ou não a melhor tropa do mundo. Meu texto foi para rebater a declaração do Zero4. O Bope é sim um GOE.

Eu sei, não estava me referindo a você, e sim ao andamento do tópico. :wink:

Xuxu beleza...

Concordo plenamente. O PAC aqui no Rio prevê isso. Vamos torcer para que saia do papel.

Algo como aquela operação de pacificação das favelas da Colômbia!

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#19 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 28, 2008 11:12 pm

Será nessa linha mesmo. No Complexo do Alemão, por exemplo, a expectativa é de que sejam empregados cerca de 3 mil homens. É o dobro do efetivo que ano passado ocupou o morro e passou 19 num dia. De lá pra cá, 80. Atualmente, só a FNS "ocupa" as entradas da favela.

Vinicius Pimenta

ZeRo4
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por ZeRo4 » Seg Jan 28, 2008 11:28 pm

glauberprestes escreveu:Aí é que entra o pré-conceito. O BOPE serve pra intervir quando existem reféns, e pra auxiliar a polícia quando o negócio tá preto. Até aí, não é diferente da SWAT, por exemplo. O problema é que não existem (aparentemente) tantas pessoas dispostas a fazer reféns no Rio, e que a maioria das situações que a polícia necessita do auxilio do BOPE é no morro.

Não é preconceito Glauber, é fato. O BOPE só começou a treinar situações com reféns de forma satisfatória a pouco tempo atrás, notalvelmente após o desastre do Ônibus 174.

Fora isso e os Snipers o BOPE não tem mais nada para apresentar, o que do meu ponto de vista é muito pouco para se considerarem "operações especiais".

Times de operações especiais tem diversas especialidades. Operam Helicópteros, tem times de sabotagem e desativação de bombas, um setor de inteligência satisfatório... enfim, muito mais coisa que o BOPE tem.

Eles são sem dúvidas uma equipe de "operação especial em favelas", agora "operação especial" como eu conheço não são não.

glauberprestes escreveu:"Segundo o documentário "Wardogs" produzido em 2005, o BOPE foi considerado (por seus idealizadores) a melhor polícia de operações especiais do mundo, onde um membro da Guarda Nacional dos Estados Unidos supostamente chamado Bain Serna passa cinco semanas com o batalhão. Após o documentário, Serna declarou a um jornal do Texas: "É a melhor equipe de combate urbano do mundo. Nossas tropas no Iraque deveriam aprender com o BOPE""

Americano é impressionado com muita coisa cara! Ano passado uma equipe da Swat de Miami veio fazer um intercâmbio com a CORE. A pedido dos Americanos foram conhecer a Linha Vermelha/Amarela... dps de darem um rolé em um monte de favelas, perguntaram aos dois policiais da CORE pq a VTR era blindada, mas o vidro não (devido a espessura do mesmo...). Num tom até de brincadeiro o policial respondeu: "quem foi que te disse que o carro é blindado???" nesse momento os Americanos chamaram os policiais da CORE de loucos e pediram imediatamente para retornarem a Acadepol... depois disso ficaram pagando pros colegas da CORE.

Minha intenção não é avacalhar o tópico ou ser preconceituoso... sem dúvidas o BOPE é o melhor no que faz, mas eles fazem apenas isso... e como tal não deveriam ser considerados operações especiais.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por ZeRo4 » Seg Jan 28, 2008 11:31 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Será nessa linha mesmo. No Complexo do Alemão, por exemplo, a expectativa é de que sejam empregados cerca de 3 mil homens. É o dobro do efetivo que ano passado ocupou o morro e passou 19 num dia. De lá pra cá, 80. Atualmente, só a FNS "ocupa" as entradas da favela.

Na verdade é o triplo... e não foi o efetivo de uma ocupação, mas de uma operação do DPE (Departamento de Polícia Especializada) da PCERJ.

Mas quem matou os 19 foi um efetivo muito menor ;) uma guarniçãozinha que na época servia no 18o BPM e que é bem conhecida dentro da PMERJ.

Eu não sei se essas obras do PAC daram certo não, vamos ver se a política vai ser entrar pra ficar, caso contrário é melhor não ocupar nada.

Sd volcom
Avançado
Avançado

#22 Mensagem por Sd volcom » Seg Jan 28, 2008 11:31 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha, quanto ao BOPE ser ou não ser "a melhor tropa de combate urbano do mundo", isso é irrelevante para a presente discussão, ao menos a que eu lancei. Fica a opinião de cada um, ou podemos discutir isso em outro tópico do BOPE, ou aqui mesmo, sei lá.

O que eu quis ressaltar é a realidade em que o país vive, com uma tropa policial mais acostumada ao combate que o próprio exército e um exército mais acostumado com a manutenção da paz (ordem pública) que a própria polícia.

Vinicius irrelevante com certeza não é.

Não se coloca um titulo de melhor do mundo assim... Isso é muito facil, assim como uma afirmação que é o Tropa mais acostumada ao combate do Brasil. Me fala oque é "experiencia em combate", localidade, topografia, clima, hostlidade... probabilidades a favor ou contra... isso é muito vago, alem do mais se tomba mais soldados do BOPE/RJ que é noticiado.

Cara você sabe como é o respeito pela Guarda Nacional do Estados Unidos da Amarica... Tem ate um ditado aqui, mas se postar vão me bater no forum! Tem areas que não se fala, para o Povo mas ca entre nós: A Tropa mais "experiente em combate" do Brasil faz parte da MB/EB e DPF . Se duvidar não posso fazer nada, tenta fuentes... contatos.

Volto afirmar, operações especiais é muito mais que subir favela... mas muito mesmo. O GRR do BOPE do BOPE/RJ...

Tem pessoas que estão acreditando muito no BOPE... ate lembra o povo que achar que a AM é nossa. Po cara se falar oque ocorre no na AM e Sul dessa Republica... O Juarez/Beraldi/Orestes devem saber muito bem oque se pode falar ou não para o Povo.

PS: Adivinha quem garantio o PAN em caso de Terrorismo. O BOPE/COT... :lol: :roll:

Vlws Abraços

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#23 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 28, 2008 11:33 pm

O BOPE vai ao Haiti em intercâmbio de experiências. Não há interesse em ações de controle de nada, isso é resopnsabilidade da tropa de choque. Aliás, estilo por estilo, é capaz de conversarem mais com os jordanianos :mrgreen:

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#24 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:05 am

Sd volcom escreveu: Vinicius irrelevante com certeza não é.

Irrelevante para o que eu escrevi sim. A parte do "melhor..." era só pra enfatizar uma idéia de força policial que precisa fazer além do que geralmente faz uma força policial. Se te agrada mais, releia o texto e mude a parte "melhor tropa de combate urbano do mundo" por "melhor tropa de combate em favelas do mundo". Tanto faz. Insisto que não é o cerne da minha questão.

Não se coloca um titulo de melhor do mundo assim... Isso é muito facil, assim como uma afirmação que é o Tropa mais acostumada ao combate do Brasil. Me fala oque é "experiencia em combate", localidade, topografia, clima, hostlidade... probabilidades a favor ou contra... isso é muito vago, alem do mais se tomba mais soldados do BOPE/RJ que é noticiado.

E?

Cara você sabe como é o respeito pela Guarda Nacional do Estados Unidos da Amarica... Tem ate um ditado aqui, mas se postar vão me bater no forum! Tem areas que não se fala, para o Povo mas ca entre nós: A Tropa mais "experiente em combate" do Brasil faz parte da MB/EB e DPF . Se duvidar não posso fazer nada, tenta fuentes... contatos.

E?

Volto afirmar, operações especiais é muito mais que subir favela... mas muito mesmo. O GRR do BOPE do BOPE/RJ...

E?

Tem pessoas que estão acreditando muito no BOPE... ate lembra o povo que achar que a AM é nossa. Po cara se falar oque ocorre no na AM e Sul dessa Republica... O Juarez/Beraldi/Orestes devem saber muito bem oque se pode falar ou não para o Povo.

E?

PS: Adivinha quem garantio o PAN em caso de Terrorismo. O BOPE/COT... :lol: :roll:

Vlws Abraços

E?

Vinicius Pimenta

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#25 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:07 am

rodrigo escreveu:O BOPE vai ao Haiti em intercâmbio de experiências. Não há interesse em ações de controle de nada, isso é resopnsabilidade da tropa de choque. Aliás, estilo por estilo, é capaz de conversarem mais com os jordanianos :mrgreen:

É verdade. Tanto que postei uma mensagem nesse sentido depois.

Mas não muda o fato do racicínio anterior. Precisamos de um força policial que haja cada vez mais como um exército.

Não sei se estão entendendo a questão como quero passar.

Vinicius Pimenta

ZeRo4
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jan 29, 2008 12:08 am

Vinicius, acho que ele quis dizer que é relevante pq o BOPE não faz mais do que precisaria ser feito, ele faz o que foi feito pra fazer...

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#27 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 29, 2008 12:10 am

CADÊ AS FOTOS 01?

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#28 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:11 am

rodrigo escreveu:
CADÊ AS FOTOS 01?

É verdade, Capitão, acabei não tendo tempo de postar. É pra já. :wink:

Vinicius Pimenta

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#29 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 29, 2008 12:12 am

ZeRo4 escreveu:Vinicius, acho que ele quis dizer que é relevante pq o BOPE não faz mais do que precisaria ser feito, ele faz o que foi feito pra fazer...

Gente, eu sei, mas não é isso que eu tô falando. Eu tô falando EXATAMENTE do absurdo que é ter um tropa para fazer o que o BOPE tem que fazer.

Vinicius Pimenta

ZeRo4
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jan 29, 2008 12:27 am

Okay Vinicius, mas que "absurdo" que o BOPE faz???

Responder