Pablo e Sgt Guerra
Conforme eu ja disse os dados forma informados pelo próprio Comte do Exercito. Se os dados estão errados , ele está muito mal assessorado , coisa que não acredito.
Se alguém perguntar o efetivo do EB para o Cmt ele não consegue nem chegar perto com os dados que ele tem. O Modulo E1 que é um sistema atualizado semanalmente só chega aos comandos militar de área, o que o Cmt do EB tem para se basear são mapas de efetivos mensais. No caso de viaturas, olha...se os dados vierem de uma região militar eu até acredito, acima disso eu tenho duvidas.
Mas é preciso não confundir disponibilidade com estado de conservação. Deve haver uma explicação lógica para os LEO estarem mais indisponíveis que os M 60, porque os LEO estão mais conservados que os M 60.
Estive visitando no ano passado a Escola de Blindados em Sta Maria aonde ví um pelotão de M60 em pleno funcionamento. Ví também outro na Escola de Material Bélico(RJ) também exceto os patins gastos, estava em perfeito funcionamento, e fez até uma demonstração para nós.
Não tire base por escolas. Um colega meu que serve numa OM blindada disse que semana passada chegou uma ordem para passar os dois melhores blindados da OM para a AMAN. É como eu disse, eu só não aposto em 100% de indisponibilidade dos M 113 por causa das escolas.
Agora, se numa escola tem blindado com almofada gasta, porque eu já vi blindado indisponível por almofada gasta, imagine o que esta acontecendo na tropa.
Nunca estive no 4ºRCC, mas estive também no 1ºRCC (Santa Maria RS) em novembro do ano passado e os Leo lá baseados não estão com alta disponibilidade, pelo contrário, existem muitos encostados.
Enfim os fatos que estou citando sou testemunha ocular( e fotográfico), não estou me baseando em publicações ou sites.
As OM que operam o M 60 também não estão lá essas coisas. Como disse, tem OM com 15 CC disponível. Isso são dados atuais.
Quanto ao check list que o Sgt Guerra citou, lamento dizer mas ~5 procedimentos não significam muita coisa, pois lendo o manual operacional do Sherman por exemplo, são necessários inumeros procedimentos antes de ligar o motor, e acredito que são tantos cheques que demorariam pelo menos 30 minutos.
Nem por isto o M4 era considerado sofisticado, pelo contrário destacava pela praticidade em comparação aos panzer germanicos.
O que eu quero dizer é que o Leo tem 5 (ou mais) check List, não são 5 itens....são 5 listas, e se falhar um componente o pessoal encosta. Essa é a única explicação lógica para a indisponibilidade dos LEO. Já o M 113 e o M 60 voce liga ( o manual tb fala numa porrada de procedimento, puro embuste)...funcionou? Então esta disponível. Mas isso não faz do M 113 a melhor VBTP do mundo. O infravermelho do M 113 é do tempo do EPA. É necessário um farol enorme para se obter uma imagem pior que a televisão da minha vó. Só isso é suficiente para tornar-los indisponíveis, e no entanto a gente sabe que não estão.
Eu to dizendo, o pessoal não vê a hora de aposentar os M 60 e os M 113.