O sucateamento dos equipamentos do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#16 Mensagem por jauro » Seg Nov 05, 2007 5:04 pm

SGT GUERRA escreveu:
48% dos blindados M60

Não sei como estão os LEO, mas esses numeors do M 60 estão errados.

Esta explicação é simples:
48% de 91=44 M60 indisponíveis do 5ºRCC, AMAN e CIBld,que estão em uso

52% ou 47 disponíveis que estão na prateleira, aguardando no PqRMnt/5 (Ctba) a ativação do 3º RCC em Ponta Grossa.

Mas quando entrarem em uso a indisponibilidade será de 90% ou mais!!

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#17 Mensagem por helio » Seg Nov 05, 2007 7:26 pm

Jauro
Me desculpe, mas prefiro não fazer conjecturas como voce.
Prefiro relatar o que ví > Não posso dar total credibilidade de informações sem fontes.
Não acredito nesta sua hipótese, pois as forças armadas utilizam diariamente seus equipamentos para adestrar, mesmo que seja em pequena quantidade. Veja o caso por exemplo da BAeNSPA que opera somente 2 A-4 embora tenha mais em condições operacionais.
Dizer que todos os M60 operacionais estão indisponíveis e os que estão estocados estão disponíveis, mostraria uma irresponsabilidade muito grande, pois não estaria adestrando seus operadores.
Conforme já disse, estive na Escola de Blindados e na Escola de Material bélico, e TODOS os M60 destas unidades estavam em operação.
Deduzir que TODOS os M60 do 5ºRCC estejam indisponíveis como vc explicou, só passarei a acreditar a partir da obtenção de fontes seguras, e não ouso especular esta hipotese como vc fez.

Um abraço
Hélio

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#18 Mensagem por Guerra » Seg Nov 05, 2007 7:58 pm

jauro escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
48% dos blindados M60

Não sei como estão os LEO, mas esses numeors do M 60 estão errados.

Esta explicação é simples:
48% de 91=44 M60 indisponíveis do 5ºRCC, AMAN e CIBld,que estão em uso

52% ou 47 disponíveis que estão na prateleira, aguardando no PqRMnt/5 (Ctba) a ativação do 3º RCC em Ponta Grossa.

Mas quando entrarem em uso a indisponibilidade será de 90% ou mais!!

Jauro, a disponibilidade do 5º RCC não chega a 40%, e olha que ele andaram pegando peças do M 60 que estão no Parque. Foi o que me disseram.

Guerra
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por Guerra » Seg Nov 05, 2007 8:02 pm

Pablo e Sgt Guerra
Conforme eu ja disse os dados forma informados pelo próprio Comte do Exercito. Se os dados estão errados , ele está muito mal assessorado , coisa que não acredito.

Se alguém perguntar o efetivo do EB para o Cmt ele não consegue nem chegar perto com os dados que ele tem. O Modulo E1 que é um sistema atualizado semanalmente só chega aos comandos militar de área, o que o Cmt do EB tem para se basear são mapas de efetivos mensais. No caso de viaturas, olha...se os dados vierem de uma região militar eu até acredito, acima disso eu tenho duvidas.
Mas é preciso não confundir disponibilidade com estado de conservação. Deve haver uma explicação lógica para os LEO estarem mais indisponíveis que os M 60, porque os LEO estão mais conservados que os M 60.

Estive visitando no ano passado a Escola de Blindados em Sta Maria aonde ví um pelotão de M60 em pleno funcionamento. Ví também outro na Escola de Material Bélico(RJ) também exceto os patins gastos, estava em perfeito funcionamento, e fez até uma demonstração para nós.

Não tire base por escolas. Um colega meu que serve numa OM blindada disse que semana passada chegou uma ordem para passar os dois melhores blindados da OM para a AMAN. É como eu disse, eu só não aposto em 100% de indisponibilidade dos M 113 por causa das escolas.
Agora, se numa escola tem blindado com almofada gasta, porque eu já vi blindado indisponível por almofada gasta, imagine o que esta acontecendo na tropa.

Nunca estive no 4ºRCC, mas estive também no 1ºRCC (Santa Maria RS) em novembro do ano passado e os Leo lá baseados não estão com alta disponibilidade, pelo contrário, existem muitos encostados.

Enfim os fatos que estou citando sou testemunha ocular( e fotográfico), não estou me baseando em publicações ou sites.

As OM que operam o M 60 também não estão lá essas coisas. Como disse, tem OM com 15 CC disponível. Isso são dados atuais.

Quanto ao check list que o Sgt Guerra citou, lamento dizer mas ~5 procedimentos não significam muita coisa, pois lendo o manual operacional do Sherman por exemplo, são necessários inumeros procedimentos antes de ligar o motor, e acredito que são tantos cheques que demorariam pelo menos 30 minutos.
Nem por isto o M4 era considerado sofisticado, pelo contrário destacava pela praticidade em comparação aos panzer germanicos.

O que eu quero dizer é que o Leo tem 5 (ou mais) check List, não são 5 itens....são 5 listas, e se falhar um componente o pessoal encosta. Essa é a única explicação lógica para a indisponibilidade dos LEO. Já o M 113 e o M 60 voce liga ( o manual tb fala numa porrada de procedimento, puro embuste)...funcionou? Então esta disponível. Mas isso não faz do M 113 a melhor VBTP do mundo. O infravermelho do M 113 é do tempo do EPA. É necessário um farol enorme para se obter uma imagem pior que a televisão da minha vó. Só isso é suficiente para tornar-los indisponíveis, e no entanto a gente sabe que não estão.

Eu to dizendo, o pessoal não vê a hora de aposentar os M 60 e os M 113.

Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#20 Mensagem por Zepa » Seg Nov 05, 2007 8:40 pm

Não existia um plano para modernizar/atualizar os M 113 aqui no Brasil?
Abs.

Zepa.

helio
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por helio » Seg Nov 05, 2007 8:40 pm

Sgt. guerra
vc escreveu
Se alguém perguntar o efetivo do EB para o Cmt ele não consegue nem chegar perto com os dados que ele tem. O Modulo E1 que é um sistema atualizado semanalmente só chega aos comandos militar de área, o que o Cmt do EB tem para se basear são mapas de efetivos mensais. No caso de viaturas, olha...se os dados vierem de uma região militar eu até acredito, acima disso eu tenho duvidas.
Mas é preciso não confundir disponibilidade com estado de conservação. Deve haver uma explicação lógica para os LEO estarem mais indisponíveis que os M 60, porque os LEO estão mais conservados que os M 60.

Se um comte do EB apresenta este relatório (ele efetivamente apresentou) ao ministro da defesa e disponibilizou à imprensa, e vcs não acreditam na veracidade destes dados, eu repito: seria muita irresponsbilidade do nosso comte vcs não acham?

Sgt Guerra escreveu
Agora, se numa escola tem blindado com almofada gasta, porque eu já vi blindado indisponível por almofada gasta, imagine o que esta acontecendo na tropa.

Meu comentário
Os veículos indisponiveis tem um prontuário, alguns deles colados na parte frontal do veículo explicando o motivo , desculpe mas indisponivel por ter uma almofada gasta é puro exagero. me permita não acreditar nisto.

Sgt Guerra escreveu
O que eu quero dizer é que o Leo tem 5 (ou mais) check List, não são 5 itens....são 5 listas, e se falhar um componente o pessoal encosta. Essa é a única explicação lógica para a indisponibilidade dos LEO. Já o M 113 e o M 60 voce liga ( o manual tb fala numa porrada de procedimento, puro embuste)...funcionou? Então esta disponível. Mas isso não faz do M 113 a melhor VBTP do mundo. O infravermelho do M 113 é do tempo do EPA. É necessário um farol enorme para se obter uma imagem pior que a televisão da minha vó. Só isso é suficiente para tornar-los indisponíveis, e no entanto a gente sabe que não estão

Meu comentário
Desculpe Sgt. não compactou com que vc afirma, pois na ultima terça-feira 30/10/07 estive presente numa demonstração de tiro real no campo de Instrução de Formosa , e estavam presentes todos os 7 Cascavéis do 3ºEsq.C.Mec de Brasília
São equipados com os únicos 7 Cascaveis adquiridos pelo EB que vieram na versão exportação com transmissão automática e telemetro laser.
Afirmo que o estado deles é muito precário, NENHUM telemetro laser está em funcionamento , e o veículo escolhido para disparar tiros de 90mm , embora tivessem preparados para disparar 15 tiros, só coseguiu dar um tiro pois o canhão emperrou.
Na volta a Brasilia (distante 80 km de Formosa) 2 deles ficaram no acostamento por pane.
Agora o mais importante: nem por isto são considerados indisponíveis, pelo contrário , são considerados operacionais, embora tenha muito mais itens sem funcionar do que uma simples almofada rasgada

Finalizando : o 6º RCB está equipado com 35 M113B inclusive uma unidade ambulancia. Contrariando o que vc afirma, deste total somente 4 estão indisponiveis. Caso não acredite, peço para dar seu e-mail e enviarei as fotos comprovando o excelente estado que eles se encontram

Um abraço
Hélio

Guerra
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por Guerra » Seg Nov 05, 2007 9:56 pm

Os veículos indisponiveis tem um prontuário, alguns deles colados na parte frontal do veículo explicando o motivo , desculpe mas indisponivel por ter uma almofada gasta é puro exagero. me permita não acreditar nisto.

Agora o mais importante: nem por isto são considerados indisponíveis, pelo contrário , são considerados operacionais, embora tenha muito mais itens sem funcionar do que uma simples almofada rasgada

Helio, a almofada que eu me refiro é uma peça importante.

Finalizando : o 6º RCB está equipado com 35 M113B inclusive uma unidade ambulancia. Contrariando o que vc afirma, deste total somente 4 estão indisponiveis. Caso não acredite, peço para dar seu e-mail e enviarei as fotos comprovando o excelente estado que eles se encontram

Vou repetir, não confunda indisponibilidade com estado de conservação. Sai com eles a noite de escotilha fechada que voce vai entender o que eu estou dizendo.

helio
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por helio » Seg Nov 05, 2007 10:12 pm

Sgt guerra
vc escreveu
Helio, a almofada que eu me refiro é uma peça importante.

Desculpe minha ignorancia, mas que peça é esta almofada que vc se refere? Se é uma peça importante , esta peça estando gasta seria suficiente para considerar indisponível?

Vou repetir, não confunda indisponibilidade com estado de conservação. Sai com eles a noite de escotilha fechada que voce vai entender o que eu estou dizendo.

Permita-me corrigir o que escrevi: além de estarem em excelente estado de conservação. 31 dos 35 M113B do 6ºRCB estavam disponíveis

Como já informei , um Cascavel com todos os problemas que citei ainda foram considerados disponíveis pela unidade. Acredito que a disponibilidade tenha uma relação direta para o propósito de cada operação. Por exemplo os MIII da FAB há muito tempo estavam com os radares inoperantes, e nem por isto foram considerados indisponiveis, mas apenas com limitação de operação. Repito de novo, o texto que o Comte do EB disponibilizou para a imprensa dizia INDISPONÍVEL, isto é sem condição de serem operados dentro das missões que são destinados

abraços

Hélio

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#24 Mensagem por Plinio Jr » Seg Nov 05, 2007 10:36 pm

Só sei que a coisa está feia....algo tem que ser feito...e logo :idea: :idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
marcolima
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#25 Mensagem por marcolima » Ter Nov 06, 2007 8:14 am

Plinio Jr escreveu:Só sei que a coisa está feia....algo tem que ser feito...e logo :idea: :idea:

Tem que ser feito pra ontem pow.

O Brasil precisa de uma força disuasoria agora. Investir no sub nuclear e muito bom a médio prazo, mas enquanto todo mundo fica discutindo contratos com of set, qualidades individuais das diversas plataformas, desempenho disso e daquilo, o EB só tem infantaria motorizada pow, e o Chaves fica invadindo o espaço aéreo brasileiro, fazendo incursões de fronteira...

Eu não sabia que a coisa tava tão ruim assim. P q pariu!

marco.

A paz é só um período entre guerras...
Carlos Souza
Intermediário
Intermediário

#26 Mensagem por Carlos Souza » Ter Nov 06, 2007 8:18 pm

Sgt Guerra escreveu:

Concordo, uma coisa é a aparência no dia de inspeção outra coisa é participar de um exercício que este material. Uma coisa é séria o nosso Exército está totalmente ultrapassado em materiais e alguma coisa tem ser feita para ontem, principalmente na artilharia.

sds.

Carlos Souza
Intermediário
Intermediário

#27 Mensagem por Carlos Souza » Ter Nov 06, 2007 8:19 pm

Carlos Souza escreveu:Sgt Guerra escreveu:

"Vou repetir, não confunda indisponibilidade com estado de conservação. Sai com eles a noite de escotilha fechada que voce vai entender o que eu estou dizendo."

Concordo, uma coisa é a aparência no dia de inspeção outra coisa é participar de um exercício que este material. Uma coisa é certa o nosso Exército está totalmente ultrapassado em materiais e alguma coisa tem ser feita para ontem, principalmente na artilharia.

sds.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#28 Mensagem por WalterGaudério » Ter Nov 06, 2007 9:25 pm

SGT GUERRA escreveu:
Pablo e Sgt Guerra

Eu to dizendo, o pessoal não vê a hora de aposentar os M 60 e os M 113.

Tenho certeza que dá para dar uma repaginada no projeto do Charrua e fazer bonito usando-o para gerar uma família que aposente de vez a mística M-113.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
helio
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por helio » Ter Nov 06, 2007 11:30 pm

Ciclone
Infelizmente o Charrua morreu e até foi cremado( não dá nem pra exumar).Digo isto pois todos que o projetaram já estão aposentados, Todas as plantas da Motopeças foram pro arquivo morto, além disso, a Motopeças foi vendida e os novos proprietário nem querem ouvir falar em industria bélica.
De semelhante com o M-113 o Charrua só tinha lagartas, pois o veículo é muito maior( não pode ser aero-transportado), mais pesado( o M113 é de liga de alumínio - mais leve para poder ser aerotransportado) e o Charrua é anfíbio em condições muito limitadas( só consegue atravessar lagos sem ondas)

Um abraço
Hélio

Léo Brito
Avançado
Avançado
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#30 Mensagem por Léo Brito » Qua Nov 07, 2007 12:16 am

helio escreveu:Ciclone
Infelizmente o Charrua morreu e até foi cremado( não dá nem pra exumar).Digo isto pois todos que o projetaram já estão aposentados, Todas as plantas da Motopeças foram pro arquivo morto, além disso, a Motopeças foi vendida e os novos proprietário nem querem ouvir falar em industria bélica.
De semelhante com o M-113 o Charrua só tinha lagartas, pois o veículo é muito maior( não pode ser aero-transportado), mais pesado( o M113 é de liga de alumínio - mais leve para poder ser aerotransportado) e o Charrua é anfíbio em condições muito limitadas( só consegue atravessar lagos sem ondas)

Um abraço
Hélio

Hélio, acredio que o Ciclone quis dizer é que poderia ser aproveitado o projeto do Charrua dando um upgrade no projeto original para atender as necessidades atuais, torna-lo aero transportavel e afins.

"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Responder