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Enviado: Dom Jun 17, 2007 10:17 am
por Fireman Sam
Neste momento já há 7 MLU ao serviço da FAP. Estas 7 aeronaves são do segundo lote de F-16A Block15 que vieram da ANG. Em 1999 quando foram transferidos para Portugal não tinham capacidade BVR. A primeira aeronave a passar pelo processo MLU nas OGMA foi a Lead-the-Fleet" (LTF) 15133 em 2003.
Enviado: Dom Jun 17, 2007 10:20 am
por Sniper
Fireman Sam escreveu:Neste momento já há 7 MLU ao serviço da FAP. Estas 7 aeronaves são do segundo lote de F-16A Block15 OCU que vieram da ANG. Em 1999 quando foram transferidos para Portugal não tinham capacidade BVR. A primeira aeronave a passar pelo processo MLU nas OGMA foi a Lead-the-Fleet" (LTF) 15133 em 2003.
O segundo lote então é de aeronaves usdas...

Enviado: Dom Jun 17, 2007 10:39 am
por Fireman Sam
Sim Sniper
O segundo lote são células construidas entre 1981 e 1983 enquanto o primeiro lote são de 1993
Enviado: Seg Jun 18, 2007 8:43 am
por LM
Aproveitando o assunto:
- A versão bilugar é de "treino" ou tem exactamente as mesmas caracteristicas operacionais na monolugar, podendo/devendo ser considerada uma versão de combate?
- Os F16 neste momento operacionais são dos recebidos pelo Peace Atlantis I, que são novos e da versão Block 15 OCU? Não pode esta versão usar AMRAAM?
- Para além dos acima indicados, temos mais 7 operacionais da versão MLU M2 (originalmente versão Block 15, usados)? E mais 13 unidades em caixotes (igualmente da versão Block 15, usados)?
- Até que ponto o MLU consegue "atenuar" o facto de já serem usados?
Enviado: Seg Jun 18, 2007 9:05 am
por Fireman Sam
LM os F-16B e F-16 BM têm exactamente as mesmas capacidades de combate que os monolugar.
Os OCU da Esq. 201 do Peace Atlantis I não têm capacidade para operar os AIM-120.
O Peace Atlantis II englobou 25 aeronaves, das quais 21 vão ser modernizadas para o padrão MLU (7 já concretizadas), 3 servirão de spares e 1 é utilizada como estática o 15100 que é muito vista nas exposições.
Os dois lotes vão passar pelo processo MLU, estas aeronaves embora sejam usadas têm uma capacidade de combate bastante superior aos OCU´s novos.
Enviado: Seg Jun 18, 2007 9:45 am
por Sintra
E já agora mais uma adenda, os nossos Viper´s não são MLU´s M2, mas sim M3. A incorporação do programa Falcon STAR, do data modem/link16 e do JHCMS são indicação de que se trata do MLU M3.
M2 Software
The second version, M2, was available in 2000. From June 19 2000 on, the M2 OT&E was commenced at Leeuwarden Air Base. Over 80 improvements and new features were implemented, of which some of the most important are:
Integration of the BAe Atlantic navigation pod with laser spot tracker (Netherlands).
Integration of the Raytheon AGM-88 HARM missile (Netherlands, Denmark). The Netherlands canceled plans for the AGM-88, Denmark postponed a decision.
Integration of the digital Automatic Target Hand-off System.
Introduction of a more user friendly fire control presentation for the AIM-120 (changed symbology for the Dynamic Launch Zone).
Increase of the maximum number of aircraft with which the IDM can communicate in an intra-flight datalink from four to eight.
Introduction of the feature to modify the colors of tactical symbology of the Multi-Function Displays.
Increase in accuracy of the Digital Terrain System by linking the system to other navigational systems in the F-16.
With M2 software MLU F-16s can be used in the USAF Sure Strike concept. Using a datalink between the aircraft and a Close Air Support Integrated Targeting System, data can be exchanged between the aircraft and the Forward Air Controller or Forward Observer. OIP Sensor Systems (daughter of Delft Instruments) was granted an exclusive license to sell Sure Strike technology. The FAC uses a GPS system and a computer and "illuminates" a target. Information is then sent to the aircraft, where it appears on the HUD, surrounded by a target designation box.
The drawback of the USAF Sure Strike technology -- using a "nine-liner" -- is that it can not handle the NATO standard message format. It is possible to exchange data with other IDM equipped aircraft, such as the USAF Block-40 F-16s, AH-64 helicopters, and JOINT STARS. The number of aircraft that can be part of the same intra-flight datalink, has been increased from 4 to 8.
M2 software is not expected to become available for the Unit Level Trainers until 2001.
M3 Software
The M3 software -- already completely defined -- is expected to become available in 2003. Introduction of this version will also include a hardware modification to the aircraft's airframe to facilitate installation of the Link 16 datalink hardware. With Link 16 links can be established with other American and British aircraft, ships, and ground-based stations.
The Modular Mission Computer will be extended with a new circuit board, used by the USAF in their MMC-5000. The European MMC will then be designated MMC-3051.
Other improvements with M3 include:
Integration of the Helmet-Mounted Cueing System (HMCS) -- ordered by Denmark.
Preparation for new air-to-air missile types, such as the AIM-9X, and IRIS-T.
Preparation for new American weapons, such as JDAM, JSOW, and WCMD.
Airframe modifications will be performed under the Falcon STAR program.
M3 development is expected to commence in 2000. In 2001, M3 DT&E will be conducted from Edwards Air Force Base, followed by a European DT&E in 2003. The software is expected to become available at squadron level in January 2004.
http://home.wanadoo.nl/tcc/rnlaf/mlu_back.html
Enviado: Seg Jun 18, 2007 11:03 am
por LM
Obrigado
De notar que as fontes na internet mais disponiveis aos "leigos" têm várias incorrecções (OCU vs AIM-120, M2 vs M3, etc).
Enviado: Seg Jun 18, 2007 11:11 am
por soultrain
LM escreveu:Obrigado
De notar que as fontes na internet mais disponiveis aos "leigos" têm várias incorrecções (OCU vs AIM-120, M2 vs M3, etc).
A melhor fonte, sem duvida é o 9g's.
Julgo que o OCU já poderia usar os AIM-120, é verdade?
Já se fala em M6, mas não sei que versão está a ser aplicada agora, julgo que será superior à M3.
[[]]'s
Enviado: Seg Jun 18, 2007 12:09 pm
por Sintra
soultrain escreveu:LM escreveu:Obrigado
De notar que as fontes na internet mais disponiveis aos "leigos" têm várias incorrecções (OCU vs AIM-120, M2 vs M3, etc).
A melhor fonte, sem duvida é o 9g's.
Julgo que o OCU já poderia usar os AIM-120, é verdade?
Já se fala em M6, mas não sei que versão está a ser aplicada agora, julgo que será superior à M3.
[[]]'s
Os OCU não podem utilizar o AIM120.
Abraços

Enviado: Seg Jun 18, 2007 12:28 pm
por Tu160bomber
Neste momento já há 7 MLU ao serviço da FAP
So 7

nao estou menosprezando nem nada mas pensei que quase toda a frota ja estava atualizada

Enviado: Seg Jun 18, 2007 12:59 pm
por cabeça de martelo
Não, ainda vai demorar. Como não há ameaça ao território nacional, a modernização está a ser feita a passo de caracol. As boas noticias é que entreatnto tem-se andado a comprar uns brinquedos para os F-16...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Enviado: Seg Jun 18, 2007 1:08 pm
por Tu160bomber
A Luftforsvaret se nao me engano tem quase metade da frota de F16 com a ultima atualizacao do MLU.
Enviado: Seg Jun 18, 2007 1:08 pm
por soultrain
Sintra,
Quanto aos OCU não tenho tanta certeza uma vez que são práticamente iguais aos IDF, poderá é haver alguma limitação no seu uso, até me lembro de ver algumas noticias a respeito, quando os recebemos. Mas os orgãos de comunicação não especializados são o que são.
Parece-me que o Fireman está a fazer alguma confusão, não foram os comprados em segunda mão que primeiro começaram a receber o MLU?
[[]]'s
Enviado: Seg Jun 18, 2007 1:21 pm
por cabeça de martelo
Salvo erro, os primeiros a receber a modernização, eram os F-16 encaixotados.
Enviado: Seg Jun 18, 2007 1:29 pm
por Sintra
soultrain escreveu:Sintra,
Quanto aos OCU não tenho tanta certeza uma vez que são práticamente iguais aos IDF, poderá é haver alguma limitação no seu uso, até me lembro de ver algumas noticias a respeito, quando os recebemos. Mas os orgãos de comunicação não especializados são o que são.
Parece-me que o Fireman está a fazer alguma confusão, não foram os comprados em segunda mão que primeiro começaram a receber o MLU?
[[]]'s
Já não digo nada, estava convencido que os nossos aparelhos de facto não podiam utilizar o AMRAAM, mas todas as definições de "OCU" indicam essa possibilidade, o que é brutalmente estranho, visto que esta variante foi produzida a partir de 1987 e o AMRAAM entrou ao serviço em 1991...
Esta vai para investigação.