UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Diupa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 139
Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1456 Mensagem por Diupa » Seg Fev 11, 2019 1:15 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 11, 2019 12:50 pm
Só uma pergunta, porque não achei no tópico: é REAL isso de o EB estar interessado em Abrams (e quando falo "real" me refiro a conversações já avançadas em andamento) ou só debate per se, tipo alguém lança uma ideia e começam os PROS e CONS? Acrescento que nada contra, o DB é pra isso mesmo.

É que não sei absolutamente nada de CONCRETO sobre o tema... :? :? :? :?
Começou aqui:

https://www.forte.jor.br/2019/01/21/opo ... icopteros/




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#1457 Mensagem por Túlio » Seg Fev 11, 2019 3:50 pm

Tks, @Diupa. Então tudo isso se baseia em achismo de Bob (a "trindade dos Bobs", por ordem de antiguidade, é composta por GODOY, LOPES e CAIAFA) e mais nada?

PUTZ... :roll: :roll: :roll: :roll:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1458 Mensagem por Fábio Machado » Seg Fev 11, 2019 4:03 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 11, 2019 12:50 pm
Só uma pergunta, porque não achei no tópico: é REAL isso de o EB estar interessado em Abrams (e quando falo "real" me refiro a conversações já avançadas em andamento) ou só debate per se, tipo alguém lança uma ideia e começam os PROS e CONS? Acrescento que nada contra, o DB é pra isso mesmo.

É que não sei absolutamente nada de CONCRETO sobre o tema... :? :? :? :?
Na verdade a historia começou com um vídeo do Roberto Caiafa onde ele diz que existia a possibilidade de o EB adquirir entre 110 e 130 unidades do M1 abrans de primeira geração (canhão de 105 mm) para padronizar os RCBs e liberar os leopards 1a5 para os RCC.





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1459 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 11, 2019 5:38 pm

Existe, ou existiria, uma suposta lista de material EDA que os americanos estariam oferecendo, mais uma vez, para as ffaa's. No meio tanques, navios, helos, stc...

A questão é que nem o MD é menos ainda qualquer uma das ffaa's confirmam, e nem negam, a existência de tal lista e possíveis negociações.

Daí que isso rendeu algumas páginas de debates e muitas teorias e proposições.

No final, de fato mesmo é que não há nada de concreto para servir de referência sobre o assunto. É acho que o MD vai ficar na dele esse ano até que o pessoal da política resolva os seus problemas econômicos, para daí mandar a conta para o Guedes.

A ver.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13627
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1460 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 11, 2019 5:56 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 11, 2019 3:50 pm
Tks, @Diupa. Então tudo isso se baseia em achismo de Bob (a "trindade dos Bobs", por ordem de antiguidade, é composta por GODOY, LOPES e CAIAFA) e mais nada?

PUTZ... :roll: :roll: :roll: :roll:
Não! A história começou com o Knight falando aqui em Novembro do ano passado. Depois confirmado pelo que ouvi de dentro do EB e por um Almirante, que confiou isso no próprio Terrestre, fora outros Oficiais do EB no mesmo sítio.

Em Setembro, eu ouvi alguns rumores que o EUA havia oferecido Abrams ao EB, mas o EB tinha deixado pra depois. Isso esquentou após o Bolsonaro tomar posse. Sei dos Abrams da mesma forma em que soube da falta de capacidade do 1A5 operar por muito tempo, devido a falta de peças e sempre fui ignorado, desde 2015!

Não é teoria, é real, posso te garantir isso.

As únicas teorias é que o EUA ofereceu M1, porque o EB tem estoque de munição 105 mm, o que é falso, e que munição 105 mm só em Israel e China, o que é mais falso do que tudo. O EUA ofereceu M1A1 e não faroa sentido ter M1 de 105 mm, pois possuímos somente DM-33, que tem uma capacidade muito ruim. Nem se quer produzimos isso!

Agora fico abismado com essa galera que não sabe de nada e fica dizendo "naum a nada di concretu", como se fóssemos mentirosos.




Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Fev 11, 2019 10:24 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1461 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 11, 2019 6:19 pm

Oficialmente não existe oferta, lista ou negociação sobre nada. Até o MD confirmar o que realmente existe, ou não.
Fora isso, só há especulações e comentários na imprensa e na Internet.
Fato é que estamos debatendo em cima de comentários e ilações sem nenhum documento ou ato concreto entre o MD nacional e o Dpto de Estado Americano.
Por fim, não é necessário aqui ter fato concreto para se debater possibilidades e opções.
Com ou sem lista, segue o trem.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13627
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1462 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 11, 2019 10:21 pm

FCarvalho escreveu: Seg Fev 11, 2019 6:19 pm Oficialmente não existe oferta, lista ou negociação sobre nada. Até o MD confirmar o que realmente existe, ou não.
Fora isso, só há especulações e comentários na imprensa e na Internet.
Fato é que estamos debatendo em cima de comentários e ilações sem nenhum documento ou ato concreto entre o MD nacional e o Dpto de Estado Americano.
Por fim, não é necessário aqui ter fato concreto para se debater possibilidades e opções.
Com ou sem lista, segue o trem.

Abs
Você não sabe disso. Não tente fazer dos outros palpiteiros só com base no que você sabe ou não.

Falei por centenas de vezes sobre os problemas do 1A5 e o que você dizia? "Oficial tem o contrato da KMW, que fornece peças pra eles". O que eu dizia? "Não há peças e a KMW não tem obrigação e nem como oferecer, 1A5 não passa de 2025". O que você dizia? Até o Cap. Elígio vim e bater o matelo.

Qual a diferença disso pra uma info CONFIRMADA por um Almirante, inclusive corrigindo o erro - aposto que tenha sido proposital - de dizer que eram M1, confirmando ser M1A1?

Não é porque você não sabe, que não existe!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13627
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1463 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 11, 2019 10:23 pm

Ainda em Setembro eu ouvi um rumor que teve somente uma breve conversa de oferta dos M1A1 quando oficiais foram checar o estado de M109A5 e o remuniciador. Ficou nisso apenas e voltou em Novembro, esquentando em Janeiro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1464 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 11, 2019 11:52 pm

Pode haver uma lista? Sim, pode. E até creio que haja mesmo. Isso é recorrente nos últimos anos da parte dos americanos, como parte de uma política de reaproximação com o Brasil, em específico, com a área de defesa onde eles perderam muito espaço, tanto comercial como institucional.
Fato representativo desse movimento foi o negócio com os M-109, e agora os M577 e M-198/119.
Certo é que comumente todos os anos são ofertados muitos materiais EDA ao Brasil. O que não vinha acontecendo é o aproveitamento dessas ofertas, particularmente desde a época do Jobim e a aprovação da END e demais docs políticos sobre a defesa.
Vislumbrou-se por um tempo que poderia haver novamente um boom da BID só que em bases diferentes. Mas sabemos no que deu ao final.
As ffaa's embarcaram de fato naquela conversa toda esperando que seus planos fossem ser levados em conta e a sério.
Como nada aconteceu, ou na verdade, aconteceu o de sempre, as ffaa's estão se voltando novamente para as soluções antigas tentando resolver os problemas de sempre.
FMS e EDA estão aí, e a recepção de alguns materiais de interesse do EB comprovam que aproveitar esses sacos de bondades anuais do tio Sam ainda pode ser uma boa opção, e oportunidade, de resolver mesmo parcialmente, os inúmeros gaps que temos, e ainda teremos para cobrir, agora é no futuro a curto e médio prazo.
Enfim, não precisa pegar tudo que nos oferecem, mas é importante saber distinguir o que de fato pode trazer efetivamente um bônus operacional e tecnológico e financeiro para as forças, do que pode ser apenas um trambolho a mais que lá na frente vai se tornar antes cedo do que tarde mais um problema para resolver.
Critério e discernimento são a palavra de ordem em relação a essas ofertas.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13627
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2334 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1465 Mensagem por gabriel219 » Ter Fev 12, 2019 9:47 pm

Imagem




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1466 Mensagem por Guerra » Qui Mar 07, 2019 8:14 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 11, 2019 12:50 pm
Só uma pergunta, porque não achei no tópico: é REAL isso de o EB estar interessado em Abrams (e quando falo "real" me refiro a conversações já avançadas em andamento) ou só debate per se, tipo alguém lança uma ideia e começam os PROS e CONS? Acrescento que nada contra, o DB é pra isso mesmo.

É que não sei absolutamente nada de CONCRETO sobre o tema... :? :? :? :?
Eu ouvi falar no corpo de fuzileiros navais interessados nos abrams que foram oferecidos, mas acho que o eb não!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60811
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6417 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#1467 Mensagem por Túlio » Qui Mar 07, 2019 8:17 pm

Guerra escreveu: Qui Mar 07, 2019 8:14 pm

Eu ouvi falar no corpo de fuzileiros navais interessados nos abrams que foram oferecidos, mas acho que o eb não!

Quem é MORTO sempre aparece, Guerra véio!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1468 Mensagem por Guerra » Qui Mar 07, 2019 8:20 pm

Túlio escreveu: Qui Mar 07, 2019 8:17 pm
Guerra escreveu: Qui Mar 07, 2019 8:14 pm

Eu ouvi falar no corpo de fuzileiros navais interessados nos abrams que foram oferecidos, mas acho que o eb não!

Quem é MORTO sempre aparece, Guerra véio!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
:D :D :D :D :D :D




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1469 Mensagem por Guerra » Qui Mar 07, 2019 8:28 pm

FCarvalho escreveu: Seg Fev 11, 2019 11:52 pm As ffaa's embarcaram de fato naquela conversa toda esperando que seus planos fossem ser levados em conta e a sério.
Como nada aconteceu, ou na verdade, aconteceu o de sempre, as ffaa's estão se voltando novamente para as soluções antigas tentando resolver os problemas de sempre.
FMS e EDA estão aí, e a recepção de alguns materiais de interesse do EB comprovam que aproveitar esses sacos de bondades anuais do tio Sam ainda pode ser uma boa opção, e oportunidade, de resolver mesmo parcialmente, os inúmeros gaps que temos, e ainda teremos para cobrir, agora é no futuro a curto e médio prazo.
Enfim, não precisa pegar tudo que nos oferecem, mas é importante saber distinguir o que de fato pode trazer efetivamente um bônus operacional e tecnológico e financeiro para as forças, do que pode ser apenas um trambolho a mais que lá na frente vai se tornar antes cedo do que tarde mais um problema para resolver.
Critério e discernimento são a palavra de ordem em relação a essas ofertas.

Abs
Eu avisei! Falei que ja tinha uma FT 90 no curriculo e sabia que não ia dar em nada de novo! Quase apanhei aqui no forum :D :D :D :D




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#1470 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 07, 2019 10:47 pm

Bem vindo de volta Guerra. :mrgreen:

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder