Su-35BM vs Rafale e outros

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Degan
Sênior
Sênior

#136 Mensagem por Degan » Seg Abr 09, 2007 10:15 pm

GRIPEN = CARO muy caro...

La fuerza aérea sueca pretende modernizar 30 Jas-39A a Jas-39C....investiguen el costo de esa modernización... :shock:

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#137 Mensagem por alcmartin » Seg Abr 09, 2007 10:20 pm

Vai deixar barato, Bolovo??? :twisted:

Provocando, que coisa feia, alcmartin... :D

Carlos Mathias

#138 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Abr 09, 2007 10:23 pm

Su-35 is a profound modernized variant of the Su-27 fighter aimed to enhance the aircraft combat efficiency when attack aerial, ground and sea targets. The Su-35 design incorporated the best engineering solutions worked through on the Su-27/Su-30 family fighters. The aircraft maintenance and support system meets the world’s standards requirements.

http://www.knaapo.ru/eng/products/military/SU-35.wbp

Aquela época da guerra fria e URSS acabou.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#139 Mensagem por orestespf » Seg Abr 09, 2007 11:44 pm

Prezados amigos,

o Bolovo disse (tem repetido isso com freqüência até) que a FAB decidiu que terá apenas um único vetor. A informação "oficial" que tenho é que isso era válido até na época do FX-1. Atualmente isso não é falso (ainda é desejável), mas não existe mais o rigor anterior. Explico, a FAB deseja um vetor com outras características, maior, com outro perfil. O problema é fazer uma escolha deste nível e a mesma não ficar totalmente satisfeita com o "escolhido", dadas as condições do país, manutenção, geopolítica, etc. Assim, no momento atual, o que está valendo é mais ou menos o seguinte: compra-se um lote menor, analisa todos os parâmetros e depois vê como será a substituição dos atuais vetores. Sob a ótica do Bolovo, concordo com a escolha do Gripen, porém não me parece ser a intenção no momento. Se algo sair "errado", talvez ele tenha chances novamente...

Com o cenário atual (sem mudanças radicais), a FAB tende a comprar (sem muita demora em anunciar) um caça de 4ªG (ou 4ªG ++, como alguns preferem). Tende a ser escolhido entre Rafale, Su-35 BM ou até mesmo o TF. Claro que existem outras opções... rsrsrs

Para a FAB existem duas opções básicas:
(i) operar de um caça simplesmente (com todos os recursos ou não);
(ii) operar um vetor em que ela possa ter um conhecimento maior do que está no manual, ou seja, conhecer alguns parâmetros "extras" do vetor.

Pelo que vemos e ouvimos por aí, parece que a FAB tende pela segunda opção. Porém, tudo que "vem extra", será pago de alguma forma. A grande sacada não é quem oferece mais "transferência" e a qual preço, mas aquele que transfere algo aceitável com uma relação custo/benefício de longo prazo, ou seja, será analisado o "pacotão".

Na minha escolha em outro tópico sobre Rafale X "F-x americano modernizado", eu preferi o Rafale por motivos óbvios. Porém, vejo o Su-35 BM como o melhor vetor pra FAB (desde que seja em número maior que o previsto para o primeiro lote). É uma caça mais maduro que o Rafale em todos os aspectos, mesmo sendo o Rafale um caça "jovem" com grande potencial de crescimento. O que precisamos é de um excelente caça até comprarmos (quando??) um caça de 5ªG e não um caça que possa crescer e continuar sendo de 4ªG até se aposentar.

É justamente na escolha do vetor de 5ªG que a coisa pega: qual seria a escolha? Baseado no que temos hoje e no provável projeto russo, só temos duas escolhas, ou um modelo americano ou russo! A escolha de um vetor hoje terá grandes implicações nas escolha da "segunda leva". Se os americanos não sinalizarem com algo concreto, vejo a FAB livre para a sua escolha. Caso contrário, ela tenderá a ficar presa aos interesses americanos e dela (???)...

Como a briga passa por considerações políticas do governo (seja qual for), a escolha "política" da FAB poderá ser influenciada. Ao mesmo tempo em que ela pode desconsiderar qualquer escolha (hoje) de procedência americana, uma boa "guinada" poderá alterar os rumos das negociações.

Lamentavelmente, se não existir algo concreto, talvez a escolha seja algo do tipo "em cima do muro", e neste caso a escolha tenderá para o Rafale. Não que o vetor seja ruim, longe disso (adoro o vetor), mas por ser "neutro" politicamente. Uma escolha "russa" pode atrapalhar o "apoio" americano a outros interesses deles na região (Chaves, álcool, etc.). A pressão política está grande, os americanos não são bobos nos negócios... Esse blá blá blá do álcool é só casquinha, quem quiser acreditar em retórica de político, que acredite!

Uma pressão americana hoje pode alimentar o desejo de alguns em ver o FX-2 cancelado, baseados no sonho de um vetor mais moderno operado por nós, mas pode ser a continuidade do que temos hoje em dia em termos de conhecimento e independência (para uso, principalmente de armas e modo operacional dos radares), ou seja, continuaremos na mesma.

"Eles" são uma praga? Claro que não! Mas até quando iremos operar equipamentos e armas onde os americanos (ou franceses, ou russos, ou...) possuem todas a as informações do modo operacional dos mesmo? Independência é isso, ter conhecimento do que é seu, do que você usa, poder personalizar.

Os russos não são bonzinhos e nem santos, pagaríamos por tudo (como os franceses e outros) fazendo negócios com eles, mas ainda acho que se escolhermos "pagar pra ter alguma coisa", que a gente tenha o direito de ter tal coisa. Isso não é coleira americana, é política externa deles. Gostem ou não, eles são assim. Se quisermos alguma autonomia, deveremos pagar por isso, mas o preço a ser pago será diluído ao longo do tempo com o que será absorvido. Ou será que ainda tem alguém que acha que apenas diplomacia (sem poder bélico) convence ou intimida gente grande?? rsrsrs

Resumindo: prefiro sem sombras de dúvidas hoje (isso vem de longe...) o Su-35 BM, mas se vier o Rafale ou qualquer outro bom vetor, estarei feliz. Porém, ficarei p. da vida se for algo sem planejamento (acho que todos aqui pensamos assim). O que não dá pra aceitar são escolhas erradas pra futuro. A bagunça que está hoje onde todos os nossos caças são "tampões", não tem problema, o que não pode é continuar comprando hoje sem planejamento para o que virá adiante.

Saudações,
Orestes

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#140 Mensagem por alcmartin » Ter Abr 10, 2007 12:59 am

Perfeito, mestre Orestes!! Real Politik!! Ninguém é bonzinho!!

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

à

#141 Mensagem por Brasileiro » Ter Abr 10, 2007 3:20 pm

Olá Orestespf!

Eu sou muito cético quanto a programas de longo prazo de governos. Pelo menos aqui no Brasil.
Se há uma preferência por comprar material russo por parte desse governo, creio que seja apenas por parte desse governo.
Se comprarmos HOJE alguns Su-35BM não quer dizer de maneira alguma que em 2020 tenhamos o T-50 (PAK) apesar da porta aberta para isso.
Caso o governo atual decida por comprar o caça russo, poderemos sim tê-lo, e eu acredito nisso. Porém esse governo não vai até 2020 e provavelmente teremos em 2011 um outro governo, voltado para outras coisas e com outros olhos. Aí o PAK-BR morre. E quando o então governo tiver de substituir os então caças (AMX e F-5M) ele escolherá aquele que quiser, dependendo da sua política independentemente do caça que escolhermos hoje.
Portanto imagino que seria interessante comprarmos o caça que é o "denominador comum" das políticas dominantes no Brasil para evitarmos discrepâncias no futuro (operarmos Su-35BM e F-35).

abraços]

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#142 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 10, 2007 3:31 pm

alcmartin escreveu:Vai deixar barato, Bolovo??? :twisted:

Provocando, que coisa feia, alcmartin... :D

O PEOR é o que o Degan está sierto. É caro mesmo, não nego. Mas há outro lado dessa história, porque eu já li, depois refuto o Degan, agora estou sem tempo. Porém, garanto a vocês, não é problema no Brasil (de adquirir ou modernizar).

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Plinio Jr
Sênior
Sênior

Re: à

#143 Mensagem por Plinio Jr » Ter Abr 10, 2007 3:43 pm

Brasileiro escreveu:Olá Orestespf!

Eu sou muito cético quanto a programas de longo prazo de governos. Pelo menos aqui no Brasil.
Se há uma preferência por comprar material russo por parte desse governo, creio que seja apenas por parte desse governo.
Se comprarmos HOJE alguns Su-35BM não quer dizer de maneira alguma que em 2020 tenhamos o T-50 (PAK) apesar da porta aberta para isso.
Caso o governo atual decida por comprar o caça russo, poderemos sim tê-lo, e eu acredito nisso. Porém esse governo não vai até 2020 e provavelmente teremos em 2011 um outro governo, voltado para outras coisas e com outros olhos. Aí o PAK-BR morre. E quando o então governo tiver de substituir os então caças (AMX e F-5M) ele escolherá aquele que quiser, dependendo da sua política independentemente do caça que escolhermos hoje.
Portanto imagino que seria interessante comprarmos o caça que é o "denominador comum" das políticas dominantes no Brasil para evitarmos discrepâncias no futuro (operarmos Su-35BM e F-35).

abraços]

Concordo, programas de longo prazo aqui no Brasil é algo realmente complicado, ainda mais em defesa, que infelizmente nunca dispôs de verbas suficientes para reequipamento e manutenção de nossas FA´s em virtude dos governos que vem-vão e nas mais diversas condições políticas e economicas.

Quanto ao PAK, dificil optar por um vetor que não se conhece formato, desempenho, valores entre outros, a FAB não pode condicionar-se a escolha de um SU-35 por uma outra aeronave que não existe de momento, diferente de India e China que por exemplo, possuem forças armadas fortes e consistentes e que podem correr estes riscos, o Brasil e em especial a FAB, há uma necessidade de momento por um vetor capaz e não se pode dar ao luxo de esperar mais uma década para escolha de uma aeronave de combate, isto vale para o PAK-FA e para o F-35 tbm...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Benke
Sênior
Sênior

#144 Mensagem por Benke » Ter Abr 10, 2007 5:38 pm

A mod do Grpen A pra C significa trocar a fuselagem. A Flygvapnet acha que vale a pena, ja que todas as aeronaves terao o mesmo padrao. Veja a dif entre o A e o C que ja foi postado N vezes. Ja disseram que um A pra C exportado vale US$35M (nesse caso, acho q vao fazer a Mod de 30 aeronaves por aprox US$250M, ou <US$10M por aeronave) e um C novo vale aprox US$45M fly away. A Mod + custo de hora de voo de aprox US$2500 + logistica identica = LCC mais baixo que qquer outra aeronave em sua categoria. Isso vale a pena?

orestespf
Sênior
Sênior

#145 Mensagem por orestespf » Ter Abr 10, 2007 7:08 pm

Olá amigo Brasileiro,

entendo sua posição... Sem discordar a princípio, gostaria de comentar sua opinião:

Não sei em que o amigo se baseou para afirmar isso, concordo que seja apenas uma parte do governo, mas a parte que decide! E isso é o bastante, o ruim é que isso pode trazer conseqüências danosas...

Está correto em sua análise básica, mas o que eu sugeri é que existem outras variáveis no processo (veja o caso dos helis russos, gostemos ou não) que sinalizam de alguma forma a tal aproximação com a rússia na aquisição de material bélico.

Caso o governo atual decida por comprar o caça russo, poderemos sim tê-lo, e eu acredito nisso. Porém esse governo não vai até 2020 e provavelmente teremos em 2011 um outro governo, voltado para outras coisas e com outros olhos. Aí o PAK-BR morre.

Aí você fez uma análise precipitada... Você assumidamente disse (talvez sem querer) que a FAB não possui capacidade de planejamento e que todas as compras dela são e "serão" de ordem política. Acredito que você tenha motivos pra duvidar disso, pelas experiências recentes inclusive, mas imaginar que ficaremos com uma FAB assim pra sempre é muito pessimismo. Se seu raciocínio estiver correto, então não importa o vetor escolhido, a final de contas lá na frente virá algum político que decidirá pela FAB... Isso pode ser confirmado pela parte:

E quando o então governo tiver de substituir os então caças (AMX e F-5M) ele escolherá aquele que quiser, dependendo da sua política independentemente do caça que escolhermos hoje.

Eu não quero impor a minha escolha como sendo a melhor (não sou torcedor! rsrs). Apenas analisei as perspectivas e o cenário atual. O que não podemos é ficar sem nada novo. Se algo for adquirido, que tenha uma boa relação custo/benefício. Por exemplo, não estou nem um pouco esclarecido que um Rafale será mais barato de se operar e manter do que um Su-35BM. E nem me refiro ao valor do vetor em si, mas do seu uso e manutenção durante sua vida na FAB.

Quanto a este ponto no final (minhas opiniões), coloco depois em outro post.

Abraços cordiais,
Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#146 Mensagem por orestespf » Ter Abr 10, 2007 7:21 pm

Plínio Jr.
Quanto ao PAK, dificil optar por um vetor que não se conhece formato, desempenho, valores entre outros, a FAB não pode condicionar-se a escolha de um SU-35 por uma outra aeronave que não existe de momento

Prezado amigo Plínio, existe uma grande diferença entre você participar de um programa de desenvolvimento e apenas ser um operador de um dado vetor. A compra do SU-35BM não pode e nem deve estar atrelada a compra do PAK-FA, mas pode estar atrelada a participação efetiva do Brasil no projeto (como a Índia), caso contrário, concordo com você.

o Brasil e em especial a FAB, há uma necessidade de momento por um vetor capaz e não se pode dar ao luxo de esperar mais uma década para escolha de uma aeronave de combate, isto vale para o PAK-FA e para o F-35 tbm...

Concordo totalmente com você neste ponto, porém a sutileza que levanto aqui é a seguinte: queremos/podemos participar efetivamente do desenvolvimento de algum caça de 5ªG? Se a resposta for sim, devemos nos prender a ela (seja qual for), se a resposta for não, aí tanto faz, pois teremos que nos contentar em ser apenas operadores de vetores desenvolvidos por terceiros.

A inteligência das escolhas do presente reside nos reflexos que as mesmas implicarão no futuro. Se assumirmos que a FAB não tem capacidade de planejamento e nem terá no futuro, ok. Caso contrário, devemos nos apoiar em horizontes mais distantes, vislumbrados por uns poucos que se apoiaram em ombros de gigantes (Isac Newton).

Utópico? Talvez... Mas fazer análise futura sem olhar para o passado e o presente, pode ser um erro. O que vemos hoje é reflexo de um passado recente e os erros de hoje foram cometidos lá trás. Mas um planejamento hoje só será sentido mais adiante. Aguardar pra ver....

Saudações,
Orestes

PS: o que vier, que seja bom e que venha logo! rsrsrsrs

Benke
Sênior
Sênior

#147 Mensagem por Benke » Ter Abr 10, 2007 7:41 pm

Pra que a pressa? Foi Faust de Goethe que disse (?) que "a arte eh longa e a vida curta"... 8-]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#148 Mensagem por Túlio » Ter Abr 10, 2007 7:51 pm

Benke escreveu:

Pra que a pressa? Foi Faust de Goethe que disse (?) que "a arte eh longa e a vida curta"... 8-]

Mas a vida de quem num dá bola para Defesa costuma ser ainda MAIS curta, daí, é que nem diz o Plinio Jr: "VENHA O QUE VIER, MAS VENHA LOGO!!!"

orestespf
Sênior
Sênior

#149 Mensagem por orestespf » Ter Abr 10, 2007 8:00 pm

Benke
Pra que a pressa? Foi Faust de Goethe que disse (?) que "a arte eh longa e a vida curta"... Cool

Bela citação Benke, mas o caso da FAB não se parece nada com "arte"... É necessidade técnica mesmo! rsrsrs

No caso específico das nossas FFAA já esperamos demais (e eles também). O mar anda meio agitado e o céu não é de brigadeiro... Temos uma diplomacia respeitada internacionalmente (historicamente), porém não adianta belas palavras se tiver que enfrentar um cara parrudo de dois metro de altura e armado até os dentes. Quem falará mais alto? rsrsrs

Falando sério, a minha sensação é que se esperarmos mais, não haverá garantias de que as novas aquisições serão boas. O ditado popular "quem espera sempre alcança" não se aplica as FFAA em caso de emergência. Seu amigo de hoje pode ser seu inimigo amanhã.

Apesar das discordância de vários amigos nossos aqui do DB, acho que estamos no caminho certo, mesmo com aquisições "tampões" e com cara de improviso. Só algo novo e programado (não me refiro a compras de ocasião) pode mudar o quadro. Ingenuidade minha talvez... rsrsrs

Abraços cordiais,
Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#150 Mensagem por orestespf » Ter Abr 10, 2007 8:03 pm

Olá amigo Túlio!!!

Mas a vida de quem num dá bola para Defesa costuma ser ainda MAIS curta, daí, é que nem diz o Plinio Jr: "VENHA O QUE VIER, MAS VENHA LOGO!!!"

Por isso, coloquei o meu "PS" no final, ou seja, estamos de acordo (ele, você e eu com o (re)plágio)! Pode haver divergências pontuais, mas no "infinito" convergimos para o mesmo ponto!!

Grande abraço,
Orestes

Responder