Su-35BM vs Rafale e outros

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Su-35BM vs Rafale e outros

#1 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Dez 16, 2006 5:52 pm

Ja que é bem provável que o Su-35BM venha para a FAB, vamos discutir as diferenças...

Turbinas

F-22 = 15.000 kg/F cada
Su-35BM = 14.500 kg/F cada
Rafale = 7.500 kg/F cada

Peso Vazio

F-22 = 14,3T
Su-35BM = ??
Rafale = 10T

Supercruzeiro

F-22 = Mach 1,6
Su-35BM = ??
Rafale = Não

continuem...




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#2 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 16, 2006 6:36 pm

Se fosse para comprar AGORA, eu iria de Rafale.
É um avião 'certo'. Em operação, e com algumas perspectivas de estar em alguns outros países.
Em termos de modernidade da eletrônica não perde em nada em relação ao Su-35. Tem assinatura radar muito menor, potencial de evolução enorme, novos materiais, etc.
Se esse tal de Su-35BM pelo menos tivesse protótipos testados, já daria pra dizer alguma coisa.

abraços]




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#3 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 16, 2006 6:40 pm

Falar do Rafale hoje já é meio especulativo, não se sabe muita coisa dele, sempre tem um afirmativa e uma negativa sobre o bicho, agora imagina do tale Su-35BM, que nem voou.




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Re: Su-35BM vs Rafale e outros

#4 Mensagem por LEO » Sáb Dez 16, 2006 7:08 pm

Luís Henrique escreveu:Ja que é bem provável que o Su-35BM venha para a FAB, vamos discutir as diferenças...



Bem provável?!?! Desde quando? Até agora não saiu nada sobre essa nova versão do Su-35 na FAB.




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#5 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Dez 16, 2006 8:16 pm

Não dá para ficar especulando em um avião que sequer existe, sequer voou, nao temos nada de informação sobre preços, armamentos, desempenho.

Seria mais propicio aguardar algo oficial....




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#6 Mensagem por Sd volcom » Sáb Dez 16, 2006 9:34 pm





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#7 Mensagem por Luís Henrique » Qui Abr 05, 2007 12:03 am

acordando o topico.

Ja que estamos discutindo capacidades dos radares e dos misseis dessas aeronaves. Talvez seja interessante uma comparacao mais detalhada ja que tudo indica que teremos ou um ou outro.

Alem de que temos novas informacoes sobre ambas aeronaves....




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Re: Su-35BM vs Rafale e outros

#8 Mensagem por Sintra » Qui Abr 05, 2007 5:47 am

Luís Henrique escreveu:Ja que é bem provável que o Su-35BM venha para a FAB, vamos discutir as diferenças...

Turbinas

F-22 = 15.000 kg/F cada
Su-35BM = 14.500 kg/F cada
Rafale = 7.500 kg/F cada

Peso Vazio

F-22 = 14,3T
Su-35BM = ??
Rafale = 10T

Supercruzeiro

F-22 = Mach 1,6
Su-35BM = ??
Rafale = Não

continuem...


Aproveito a deixa e continuo :wink:

O peso vazio do F22 é de "18 ton´s class", isto é o nº mais recente fornecido pela USAF.
Os valores que costumam aparecer numa série de sites "generalistas" como a Wiki, ou outros, mais especializados, como a "Flight" referem-se tipicamente a um valor entre as 13,5 ton e as 14,5 ton, o primeiro nº era (mais coisa menos coisa) o valor que o caderno de encargos do concurso ATF estipulava (a meio dos anos 80 do século passado) e o segundo era o valor do protótipo YF-22. O nº exacto é classificado, mas em junho de 2006, a USAF colocou, no seu site, isto:

General Characteristics
Primary Function: Air dominance, multi-role fighter
Builder: Lockheed-Martin, Boeing
Power Plant: Two Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan engines with afterburners and two-dimensional thrust vectoring nozzles.
Thrust (each engine): 35,000-pound class.
Length: 62 feet, 1 inch (18.9 meters).
Height: 16 feet, 8 inches (5.1 meters).
Wingspan: 44 feet, 6 inches (13.6 meters).
Speed: Mach 2 class.
Ceiling: Above 50,000 feet (approximately 15 kilometers).
Empty Weight: 40,000-pound class (approximately 18,000 kilograms).
Armament: One M61A2 20-millimeter cannon with 480 rounds; side weapon bays can carry two AIM-9 infrared (heat seeking) air-to-air missiles and main weapon bays can carry (air-to-air loadout) six AIM-120 radar-guided air-to-air missiles or (air-to-ground loadout) two 1,000-pound GBU-32 JDAMs and two AIM-120 radar-guided air-to-air missiles.
Crew: One
Initial Operational Capability:
Inventory: Unavailable.

http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?id=199

Calculo que actualmente esta seja a descrição mais pormenorizada que exista sobre o Raptor sem que exista um carimbo de "TOP SECRET" por cima.

Entretanto, a Dassault já disse (através do boletim oficial, o FOX THREE) que o RAFALE é um "supercruiser", se esta capacidade é existente com armamento debaixo das asas, ai já não tenho qualquer dado.

Abraços :wink:




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Re: Su-35BM vs Rafale e outros

#9 Mensagem por piratadabaixada » Qui Abr 05, 2007 10:20 am

Sintra escreveu: Entretanto, a Dassault já disse (através do boletim oficial, o FOX THREE) que o RAFALE é um "supercruiser", se esta capacidade é existente com armamento debaixo das asas, ai já não tenho qualquer dado.

Abraços :wink:


Sintra,

Apenas completando, Fox3_8 cita que o Rafale faz super-cruzeiro com 4 mísseis e um tanque externo central.

Abraços,

Heronim




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Re: Su-35BM vs Rafale e outros

#10 Mensagem por Sintra » Qui Abr 05, 2007 10:22 am

piratadabaixada escreveu:
Sintra escreveu: Entretanto, a Dassault já disse (através do boletim oficial, o FOX THREE) que o RAFALE é um "supercruiser", se esta capacidade é existente com armamento debaixo das asas, ai já não tenho qualquer dado.

Abraços :wink:


Sintra,

Apenas completando, Fox3_8 cita que o Rafale faz super-cruzeiro com 4 mísseis e um tanque externo central.

Abraços,

Heronim


Gracias, assunto arrumado :wink:




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#11 Mensagem por chm0d » Qui Abr 05, 2007 11:36 am

O Carlos Mathias falou, que um Su-27 com as turbinas(teste de voo) do Su-35BM chegou a super-cruzeiro no primeiro voo.

Abs.




Carlos Mathias

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 05, 2007 11:54 am

Sim, já li sobre isso. Como o SU-35BM será mais leve(pelo menos 20%) que o mais leve da família SU-27, os russos tem como certa a capacidade de supercruzeiro, dada a potência e leveza dos novos motores.

VAmos especular. Se a França anunciasse uma versão f-4 do Rafale e que o Brasil compraria esta versão, o que estaríamos discutindo aqui? Estaríamos nós metendo o pau na FAB porque vai comprar uma versão ultra-moderna, mas que ainda não voou? Ou estaríamos exultantes porque receberíamos um caça à frente de qualquer coisa nas américas, fora os EUA? Para mim é óbvio que estaríamos todos felizes com uma aquisição assim, pois se a versão F-3 já é fantástica, ima ginemos uma versão superior f-4! E a França ainda anuncia que estaremos usanado no versão F-4 o MICA -ER, com mais de 150km de alcançe. Fora um IR de curto alcançe com mais de 40km de alcançe e 90º de off-boresight. Além disso, receberíamos mísseis antinavio de cruzeiro, mísseis anti-radar, bombas inteligentes IR/L/GPS e etc. Amigos, eu garanto que estaríamos agora despejando elogios à FAB pela escolha da melhor e mais avançada versão do RAfale, não é?

Mas, esqueceríamos que a Dassault tem no Rafale sua última cartada(e nenhum projeto posterior), que seríamos os únicos operadores do caça fora a França, que a França tem um histórico de sistemas fechados que operam apenas armas francesas, sem levar em conta a excelência destas e o altíssimo custo. O preço em si da versão F-4, acima dos 100mi, (pois a versão f-3 esbarra nisso,70 mi) seria deixado em segundo plano, pois se trata de um ótimo caça afinal.

Poderíamos continuar enumerando semelhanças, "problemas" do Rafale que curiosamente estão presentes em menor número até que o SU-35BM. Mas, a KNAAPO atolada em encomendas da família SU-3X($$$$$$$) e com o projeto PAK-FA na sua mão e apoiada pelo governo russo seria o grande mistério de continuidade?

Vamos ser realmente isentos?




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#13 Mensagem por EDSON » Qui Abr 05, 2007 12:09 pm

Carlos Mathias escreveu:Sim, já li sobre isso. Como o SU-35BM será mais leve(pelo menos 20%) que o mais leve da família SU-27, os russos tem como certa a capacidade de supercruzeiro, dada a potência e leveza dos novos motores.

VAmos especular. Se a França anunciasse uma versão f-4 do Rafale e que o Brasil compraria esta versão, o que estaríamos discutindo aqui? Estaríamos nós metendo o pau na FAB porque vai comprar uma versão ultra-moderna, mas que ainda não voou? Ou estaríamos exultantes porque receberíamos um caça à frente de qualquer coisa nas américas, fora os EUA? Para mim é óbvio que estaríamos todos felizes com uma aquisição assim, pois se a versão F-3 já é fantástica, ima ginemos uma versão superior f-4! E a França ainda anuncia que estaremos usanado no versão F-4 o MICA -ER, com mais de 150km de alcançe. Fora um IR de curto alcançe com mais de 40km de alcançe e 90º de off-boresight. Além disso, receberíamos mísseis antinavio de cruzeiro, mísseis anti-radar, bombas inteligentes IR/L/GPS e etc. Amigos, eu garanto que estaríamos agora despejando elogios à FAB pela escolha da melhor e mais avançada versão do RAfale, não é?

Mas, esqueceríamos que a Dassault tem no Rafale sua última cartada(e nenhum projeto posterior), que seríamos os únicos operadores do caça fora a França, que a França tem um histórico de sistemas fechados que operam apenas armas francesas, sem levar em conta a excelência destas e o altíssimo custo. O preço em si da versão F-4, acima dos 100mi, (pois a versão f-3 esbarra nisso,70 mi) seria deixado em segundo plano, pois se trata de um ótimo caça afinal.

Poderíamos continuar enumerando semelhanças, "problemas" do Rafale que curiosamente estão presentes em menor número até que o SU-35BM. Mas, a KNAAPO atolada em encomendas da família SU-3X($$$$$$$) e com o projeto PAK-FA na sua mão e apoiada pelo governo russo seria o grande mistério de continuidade?

Vamos ser realmente isentos?


Eu quero SU35. :wink:




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#14 Mensagem por Sintra » Qui Abr 05, 2007 12:14 pm

Carlos

Apenas uma ou duas correcções, a Dassault tem 120 encomendas de RAFALE em carteira e já tem projecto posterior, isto: http://www.skycontrol.net/military-avia ... -industry/

E tem o apoio do Estado Francês nos dois projectos. Entre o que já está contratualizado entre a Dassault e o estado Francês não ficaria particularmente surpreendido se a empresa Francesa tivesse tanto ou mais dinheiro disponivel que o seu equivalente Russo (mas também não me esqueço que o preço da investigação é BASTANTE mais barato na Russia que no Ocidente :wink: ).

Os proximos aviões de combate Europeus Ocidentais vão ter a particularidade de não terem piloto.


"On a aerodrome near you by 2025" 8-]

Imagem

Abraços :wink:




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#15 Mensagem por piratadabaixada » Qui Abr 05, 2007 12:32 pm

Carlos Mathias escreveu:VAmos especular. Se a França anunciasse uma versão f-4 do Rafale e que o Brasil compraria esta versão, o que estaríamos discutindo aqui? Estaríamos nós metendo o pau na FAB porque vai comprar uma versão ultra-moderna, mas que ainda não voou? Ou estaríamos exultantes porque receberíamos um caça à frente de qualquer coisa nas américas, fora os EUA? Para mim é óbvio que estaríamos todos felizes com uma aquisição assim, pois se a versão F-3 já é fantástica, ima ginemos uma versão superior f-4!

Na verdade a versão F4 está sendo desenvolvida, é a versão exportação, a diferença entre esta versão F3 e a exportação será nova antena de radar, versão mais potente do motor e casulo laser. Já o SU-35MB terá nova eletrônica, novo radar, novo motor e um novo airframe.

Mas, esqueceríamos que a Dassault tem no Rafale sua última cartada(e nenhum projeto posterior), que seríamos os únicos operadores do caça fora a França

Acho muito cedo para dizer que é o último desenvolvimento francês, lembre-se que a França está desenvolvendo o Neuron. Assim como é muito cedo para dizer que o Brasil seria o último usuário do Rafale. Mas podemos afirmar que o SU-35BM provavelmente nunca será usado pela Rússia.

que a França tem um histórico de sistemas fechados que operam apenas armas francesas, sem levar em conta a excelência destas e o altíssimo custo. O preço em si da versão F-4, acima dos 100mi, (pois a versão f-3 esbarra nisso,70 mi) seria deixado em segundo plano, pois se trata de um ótimo caça afinal.

Hoje o Rafale tem barramentos abertos como qualquer outro caça moderno, quanto ao preço acho muito cedo para especular.

Poderíamos continuar enumerando semelhanças, "problemas" do Rafale que curiosamente estão presentes em menor número até que o SU-35BM. Mas, a KNAAPO atolada em encomendas da família SU-3X($$$$$$$) e com o projeto PAK-FA na sua mão e apoiada pelo governo russo seria o grande mistério de continuidade?

Como assim o SU-35BM terá um menor número de problemas ? Novo motor, novo airframe, nova eletrônica. Existem mais novidades no SU-35BM do que no Rafale exportação.

Vamos ser realmente isentos?

Sempre.

Abraços,

Heronim




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