Vinicius Pimenta escreveu:ZeRo4, se você está falando sério, fico realmente feliz. Compreendeu o que tentávamos falar, ou seja, coisas além do simples fato "comprar caças". Hoje o Su-35 está além do que nós podemos ter, ou melhor, não seria aproveitado adequadamente por nós. Seria mais ou menos isso que você falou: auto-afirmação fora de hora. Precisamos primeiro arrumar a casa, fazer a base (socialmente, politicamente e economicamente falando). Militarmente nós vamos buscando soluções adequadas mesmo que não inteiramente ideiais. Se daqui a 15 anos ou menos, se confirmarem as projeções de melhora da posição do Brasil, aí sim torna-se-á IMPERATIVO que tenhamos um investimento em defesa condizente. Mas infelizmente hoje temos que nos adaptar ao que podemos operar no momento e trabalhar para que possamos num futuro próximo ter aquilo que realmente precisamos e devemos ter.
Por isso que eu achava que no caso do F-X, o Gripen poderia proporcionar isso mesmo sendo o Su-35 superior tecnicamente. Como o F-X acabou, vamos buscar soluções intermediárias que satisfaçam nossas necessidades mínimas. Se vai ser F-5, F-16 ou outro qualquer, aí nós entramos em outra discussão.
Não fique "tão" feliz Vinicius, foi apenas uma "recuada estratégica", tem bastante ironia no meu post, mas de certa forma grande parte do conteúdo é verdadeiro... Eu continuo com a mesma forma de pensar, acredito que a "saída" é com os Russos, porém 12 Su-35 não são a saída para nada, não adianta dar um passo maior do que nossas pernas podem dar. Continuo acreditando que o Brasil tem capacidade para operar o Su-35, a um custo mais alto é claro, porém o Brasil ainaa teria uma força aérea de respeito ao longo de 10-15 anos, se comprarmos e modernizarmos alguns F-16, que junto com os F-5BR e AMX dariam um ótimo caldo.
Meu "problema" com o Gripen continua... acho inadequado para o Brasil, por isso prefiro o F-16 que pode ser comprado em mais quantidades, reduzindo assim o "problema" do alcance e por fora rezando que o Brasil nos próximos anos tenha intenções de entrar no PAK-FA. O quarteto F-16/F-5/AMX/ALX equipados com mísseis Sul-Africanos (Se transferirem alguma tecnologia é óbvio que eu prefiro os Israelenses) e bombas inteligentes Opher/Lizzard/Spice Israelenses transformariam a FAB na melhor força aérea do hemisfério sul, a um custo menor do que com os Su-35.