Re: Xian Y-20
Enviado: Sáb Fev 05, 2022 12:41 pm
O Y-20 está sendo tratado como prioridade no orçamento 2021-2025, alguns afirmam até mais do que o H-20.FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 8:19 pm
Aparentemente os testes com as WS-20 seguem a todo vapor, e o modelo Y-20B está cada vez mais próximo de entrar em operação na força aérea chinesa.
Esse argumento também foi e é usado aqui pela FAB para tentar justificar o KC-390, e depois os KC-30, mas nem assim o dinheiro saiu. O resto é história.J.Ricardo escreveu: Qui Ago 10, 2023 8:41 am Do ponto de vista estratégico, faz todo sentido, esse avião dá a China o poder político que só os EUA tem, eles podem chegar a qualquer lugar do mundo de forma muito rápida e efetiva, levando ajuda humanitária em tragédias naturais, como terremotos, incêndios, secas, missões variadas da ONU, isso lhes dá capital um político que antes era relegado somente aos EUA.
Faz todo o sentido estratégico, mas não exatamente para essas condições militares operacionais. O maior valor militar do Y-20 é que eles serão necessários para a superioridade aérea chinesa, dará mais capacidade defensiva de ponta para combater o poder aéreo dos EUA e aliados na região, por isso que hoje acredita-se, tanto o J-20 e Y-20 serão necessários para a superioridade aérea - onde a USAF teria uma capacidade total de 450-500 reabastecedores aéreos pesados (KC-135/KC-10/KC-46) para +2000 caças e +300 aeronaves auxiliares pesados.J.Ricardo escreveu: Qui Ago 10, 2023 8:41 am Do ponto de vista estratégico, faz todo sentido, esse avião dá a China o poder político que só os EUA tem, eles podem chegar a qualquer lugar do mundo de forma muito rápida e efetiva, levando ajuda humanitária em tragédias naturais, como terremotos, incêndios, secas, missões variadas da ONU, isso lhes dá capital um político que antes era relegado somente aos EUA.
Proporcionalmente, nesse momento está sendo produzido mais YY-20A(REVO) do que o Y-20A(transporte), entre as fuselagens confirmadas visualmente, existem cerca de 47 aeronaves da versão Y-20A com mais uma unidade ainda sem confirmação, já quanto ao reabastecedor YY-20A, um total de 7 unidades confirmadas com mais uma unidade sendo especulado, o número produzido ficaria entre 54-56 unidades, na melhor das hipóteses, está sendo uma taxa de produção igual entre 8 unidades para a versão transporte(2021-2023 ~ 16-17 unidades) e a versão REVO(2022-2023 ~ 7-8 unidades).FCarvalho escreveu: Sex Ago 11, 2023 1:34 pm Aparentemente os planos chineses para o Y-20B são tornar a linha de produção da versão de transporte a mais célere possível, uma vez que a indicação de números para a força aérea chinesa já bateu nas mil unidades, em contraposto as 400 aludidas inicialmente, e também o desenvolvimento da versão REVO, que é a segunda prioridade chinesa em relação a este avião.
A ver se as novas turbinas chinesas trazem boas notícias em relação á sua prontificação, e introdução no serviço operacional no máximo esse ano ou ano que vem.
Notar que os chineses guardam a sete chaves as quantidades de Y-20 construídos e operacionais junto as suas forças. Mas fontes externas calculam hoje em menos de 50 unidades produzidas.