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Re: Noticias de Portugal

Enviado: Ter Dez 19, 2023 8:47 am
por P44
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Que surpresa tão surpreendente.

Já pode começar a preparar a candidatura a presidente :mrgreen:

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Re: Noticias de Portugal

Enviado: Ter Dez 19, 2023 9:17 am
por cabeça de martelo
Não estava à espera de outro resultado a não ser este.

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Ter Dez 19, 2023 10:12 am
por Túlio
cabeça de martelo escreveu: Ter Dez 19, 2023 9:17 am Não estava à espera de outro resultado a não ser este.
E depois eu falava que o "gaijo" podia ainda voltar e me dizias IMPOSSÍVEL; esta palavra nem devia existir em Português (ou em Galego :twisted:), pois o impossível de hoje é o dia a dia de amanhã. [003] [003] [003] [003]

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Ter Dez 19, 2023 12:05 pm
por cabeça de martelo
Túlio escreveu: Ter Dez 19, 2023 10:12 am
cabeça de martelo escreveu: Ter Dez 19, 2023 9:17 am Não estava à espera de outro resultado a não ser este.
E depois eu falava que o "gaijo" podia ainda voltar e me dizias IMPOSSÍVEL; esta palavra nem devia existir em Português (ou em Galego :twisted:), pois o impossível de hoje é o dia a dia de amanhã. [003] [003] [003] [003]
Uma coisa é ele livrar-se da condenação, outra coisa é voltar a ter uma vida politica ativa.


Re: Noticias de Portugal

Enviado: Ter Dez 19, 2023 12:36 pm
por P44
Se o Lula conseguiu, porque não o gémeo tuga?

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Ter Dez 19, 2023 1:03 pm
por cabeça de martelo
P44 escreveu: Ter Dez 19, 2023 12:36 pm Se o Lula conseguiu, porque não o gémeo tuga?
Porque o PT não teve sucessor à altura e estava em risco de desaparecer, já o PS continua infelizmente no poder.

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Ter Dez 19, 2023 1:28 pm
por Túlio
cabeça de martelo escreveu: Ter Dez 19, 2023 12:05 pm
Túlio escreveu: Ter Dez 19, 2023 10:12 am

E depois eu falava que o "gaijo" podia ainda voltar e me dizias IMPOSSÍVEL; esta palavra nem devia existir em Português (ou em Galego :twisted:), pois o impossível de hoje é o dia a dia de amanhã. [003] [003] [003] [003]
Uma coisa é ele livrar-se da condenação, outra coisa é voltar a ter uma vida politica ativa.

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Re: Noticias de Portugal

Enviado: Qui Dez 21, 2023 6:46 am
por P44

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Qui Dez 21, 2023 6:59 am
por P44
A propaganda prossegue em grande

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Qui Dez 21, 2023 8:26 am
por cabeça de martelo
O novo barco eléctrico da Transtejo já navega no Tejo. Fomos experimentá-lo
19 de Dezembro, 2023
por Mário Rui André

Até 2025, o transporte público fluvial na área metropolitana de Lisboa vai passar a contar com 10 novas embarcações, totalmente eléctricas. O primeiro navio desta frota, baptizado de Cegonha-Branca, já começou a navegar entre as duas margens do Tejo. Fez o seu “primeiro voo” com passageiros no passado dia 14 de Dezembro, uma viagem que acompanhámos.

Às 11 horas do dia 14 de Dezembro, aqueles que aguardavam na estação fluvial do Seixal pela ligação a Lisboa foram surpreendidos por uma embarcação incomum. O Cegonha-Branca, como é conhecido, aproximou-se silenciosamente do cais de embarque e recebeu cerca de uma centena de passageiros. De forma silenciosa também, partiu em direcção à capital, onde chegou uns 20 minutos depois. Ficou, assim, oficialmente inaugurado o primeiro de 10 barcos eléctricos que vão passar a navegar na área metropolitana de Lisboa.

O Cegonha-Branca chegou ao estuário do Tejo em Março deste ano, com bateria incluída. Realizou os testes necessários, iniciou-se a formação das tripulações, e no final de Novembro foi visitado pelo Primeiro-Ministro, António Costa. Agora é hora de ser usufruído pela população. A TTSL (Transtejo Softlusa) está a realizar um conjunto de viagens experimentais do Cegonha-Branca, a que chama de “primeiros voos”. O primeiro “voo” decorreu no dia 14, sendo o plano realizar pelo menos um por semana, em dias e horários não anunciados, para não gerar expectativas – afinal de contas, o objectivo destas viagens inaugurais é experimentar e aprimorar as operações antes do início oficial, abrindo espaço ao erro.

Na viagem que se realizou no dia 14 de Dezembro, com partida do Seixal em direcção ao Cais do Sodré, não ocorreram falhas que interferissem na experiência dos passageiros, tendo estado garantida uma viagem tranquila e sem contratempos. Entre as equipas da TTSL sentia-se um misto de nervosismo e de entusiasmo – afinal, tratava-se da primeira saída da Cegonha-Branca com passageiros, e tanto a administração da TTSL como a tripulação ansiavam pelo sucesso total do evento. Os cem passageiros que tiveram a chance de testar a nova embarcação mostraram, nos seus rostos, um certo espanto por estarem num navio diferente do habitual, mesmo que não tenham percebido logo toda a história.

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O Cegonha-Branca é o primeiro de 10 embarcações eléctricas que a TTSL comprou para renovar a frota fluvial da área metropolitana de Lisboa. O objectivo é substituir os navios actuais por estes novos, excepto nas ligações do Barreiro e do Porto Brandão/Trafaria. Uma substituição que será gradual, que demorará ainda alguns anos, e que se iniciará no Seixal, depois no Montijo, por fim em Cacilhas. A TTSL só precisa de dois navios nas horas de ponta nas ligações do Seixal e Montijo, e de três na de Cacilhas, pelo que com os 10 barcos novos que vai receber até 2025 conseguirá assegurar o transporte fluvial regular nesses três ligações e ainda fica com três navios de reserva para qualquer eventualidade (avaria, reforço, etc).

Aos poucos e poucos

Os próximos dois navios eléctricos, o Garça-Vermelha e o Flamingo-Rosa, deverão chegar em Fevereiro do ano que vem. Até lá, a TTSL quer continuar a formar as tripulações, pois estes veículos têm particularidades na navegação e manuseamento diferentes dos actuais (por exemplo, a aproximação aos cais precisa de ser feita com mais cautela devido aos materiais mais leves de que o navio é feito). Em curso, está também a construção dos postos de carregamento rápido: o do Seixal será o primeiro a ficar pronto, seguido do do Montijo, o do Cais do Sodré e, por fim, do de Cacilhas. O objectivo é que os barcos recarreguem em poucos minutos durante as operações de tomada e largada de passageiros.

Esses pontos de carregamento consistem em uma torre alta, situada no cais de embarque, de onde sairá uma espécie de ficha para ligar à “tomada” do barco, e por uma estrutura em terra que fornece alimentação a essa torre. Durante a noite, os navios serão carregados em Cacilhas a uma velocidade normal para evitar danos às baterias. A TTSL também planeia alternar os navios entre diferentes travessias fluviais para prevenir o vício das baterias, permitindo que os veículos possam variar os tempos de viagem e de carregamento.

O Cegonha-Branca, como as outras “aves” que ainda vão chegar, oferece uma viagem mais silenciosa e confortável. A aproximação do navio ao cais é discreta, uma vez que não há cheiro a combustível e o som que se ouve é o da ondulação do rio. Também a viagem é muito tranquila, praticamente sem ruído ou odores. Por ser uma embarcação mais leve, é mais sensível às ondulações ribeirinhas que os velhos navios, mas nada que seja desconfortável. O Cegonha-Branca conta com 540 lugares sentados, distribuídos por dois salões, alguns dos quais para passageiros com mobilidade condicionada. Nos assentos próximos das janelas, existem tomadas convencionais e pontos USB para carregamento de equipamentos eletrónicos. E no exterior, na popa, há espaço para pelo menos 20 bicicletas.

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O interior do Cegonha-Branca (fotografias LPP)

Durante a viagem, os passageiros têm a oportunidade de desfrutar da paisagem do Tejo, uma vez que este navio está equipado com uma enorme janela panorâmica na parte dianteira. Além disso, as janelas laterais são mais amplas, proporcionando uma visão mais abrangente do rio. Esta característica oferece uma oportunidade que pode ser explorada do ponto de vista turístico, especialmente na travessia entre o Cais do Sodré e Cacilhas, que tem sido particularmente popular pela oferta de restauração e não só que Almada tem vindo a oferecer. Para quem não quiser olhar para o rio, ao longo da embarcação, existem vários ecrãs digitais, para os quais a TTSL ainda irá desenvolver conteúdos informativos.

Características técnicas dos navios

40,15 metros de comprimento total
12 metros de largura (fora as defensas laterais)
3,13 metros no pontal
1,65 metros de calado máximo carregado
155 ton de deslocamento leve
16 nós em velocidade de cruzeiro (serviço)
2×500 kW de propulsão principal
Propulsão e manobrabilidade por hélices de passo fixo e propulsores de proa
2×930 kWh de capacidade de baterias
70 min de autonomia mínima à velocidade de serviço
GRP como material do casco, convés e superestrutura (Glass Reinforced Plastic)

Uma nova fase no transporte fluvial

A renovação da frota da TTSL promete ter um elevado impacto no dia-a-dia de um milhão de habitantes dos municípios de Almada, Montijo, Lisboa e Seixal que precisam atravessar o Tejo, seja por razões profissionais ou de lazer. Os 10 navios eléctricos – ou, melhor, de propulsão eléctrica – foram especificamente concebidos para as necessidades de operação da TTSL, ou seja, são resultado de um concurso de concepção e construção que foi ganho pelos estaleiros espanhóis Astilleros Gondán. A propulsão dos navios é do tipo “Battery System”, baseada em acumuladores e motores eléctricos, com uma capacidade suficiente de carga para permitir uma operação diária de carregamento nos terminais fluviais.

Para alimentar estes motores eléctricos, os navios são dotados com um Sistema de Armazenamento de Energia (ESS) formado por conjuntos independentes de módulos de baterias marítimas, permitindo, em modo de serviço, uma velocidade de serviço de 16 nós e uma autonomia de 70 minutos em operação contínua, correspondendo a uma condição de carga da bateria variando entre 90% e 20%. Cada navio tem baterias com a capacidade de 1860 Kwh, ou seja, o equivalente a 1860 baterias de veículos ligeiros. Essas baterias – no total, nove – estão a ser fornecidas à parte, pelos mesmos estaleiros que fabricam os navios, por 16 milhões de euros. O Cegonha-Branca foi a única embarcação encomendada com o consumível; no total, os 10 navios (com uma bateria) estão a custar 52,4 milhões de euros. E as estações de carregamento resultam de um investimento de 14,5 milhões.

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O Cegonha-Branca a sair do Cais do Sodré (fotografias LPP)

Esta modernização da frota é apoiada pelo Fundo Ambiental e pelo POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), com a TTSL a assumir um custo de 11,5 milhões de euros. Como um dos grandes objectivos é a descarbonização, a TTSL está obrigada em contrapartida a realizar o abate de quatro dos seus actuais navios a diesel. A transportadora quer manter uma parte da frota actual, como um ou dois cacilheiros, pelo valor simbólico e emocional que representam para a área metropolitana de Lisboa.

A nova frota terá uma maior eficiência energética comparativamente à atual frota e zero emissões de GEE. Em 2019, o consumo de gasóleo foi de 5.248.741 litros, correspondendo à emissão de 13.122 toneladas de CO2. Os novos navios 100% elétricos permitirão, ainda, uma operação fluvial praticamente isenta de ruído, vibrações e odores. Com este avanço no processo de descarbonização da actividade de transporte fluvial, a TTSL espera contribuir também para uma melhoria do ecossistema e da biodiversidade existentes no rio Tejo.

Por agora, o Cegonha-Branca continuará a fazer os seus “primeiros voos” entre o Seixal e Lisboa. Esta é a travessia menos procurada da TTSL e aquela onde também serão realizadas as viagens experimentais. O objectivo da transportadora é que a ligação do Seixal seja a primeira a ser totalmente eléctrica. Está previsto acontecer em 2024. Também no próximo ano será consumada a prometida fusão entre a Transtejo e a Soflusa, duas empresas distintas que têm operado nos últimos anos debaixo da mesma marca – TTSL – e de uma mesma administração. Esta fusão permitirá integrar, por fim, na Transtejo todos os trabalhadores e a frota da ligação do Barreiro, que actualmente pertence à Soflusa.

https://lisboaparapessoas.pt/2023/12/19 ... ca-seixal/

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Qui Dez 21, 2023 8:27 am
por cabeça de martelo
MODERNIZAÇÃO DE 5 EMBARCAÇÕES DE PESCA TRADICIONAL DA ERICEIRA IMPULSIONADA PELO PRR

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Este Domingo a Ericeira testemunhou um relevante passo na modernização da sua frota de pesca tradicional.

Ao todo, foram cinco as embarcações alvo de modernização, representando um investimento total de 395.710,00 € (cada embarcação recebeu um financiamento de 79.142,00 €), dos quais 296.782,50 € foram financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência, especificamente da sua Componente 10 – Mar.

O evento contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. Ambas participaram entusiasticamente na cerimónia de apresentação das embarcações, na qual também marcaram presença, por exemplo, os Presidentes da Câmara Municipal de Mafra e da Junta de Freguesia da Ericeira, respectivamente Hélder Sousa e Silva e Filipe Abreu.

Os beneficiários destes apoios foram Francisco Eurico Franco Alberto – Toni Fernando -, João Manuel dos Santos Dias – Pérola da Ericeira -, Marcelino Lopes Esteves Pereira (Mestre Ló), Vanessa Firmino Serra (Samas) e Carlos Franco Alberto – Lula.

este investimento visa impulsionar a eficiência operacional das embarcações e fortalecer a sustentabilidade ambiental e social da pesca tradicional
Segundo o Ministério da Agricultura e da Alimentação, “os trabalhos de modernização assumem particular importância, nomeadamente no âmbito da garantia da segurança e habitabilidade das embarcações, condição central para o bem-estar dos pescadores e promoção do rejuvenescimento do sector”.

O investimento não visa apenas impulsionar a eficiência operacional das embarcações como também fortalecer a sustentabilidade ambiental e social da pesca tradicional. Com as embarcações modernizadas, espera-se um aumento na eficácia das operações, ao mesmo tempo que se reduz o impacto ambiental associado.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação destaca que este investimento faz parte de um esforço mais amplo para impulsionar a inovação, a transição energética e a descarbonização no sector das pescas e da aquicultura. O valor total destinado a esta iniciativa no âmbito do PRR atinge 21 milhões de euros.

A modernização dessas cinco embarcações não só representa um avanço tecnológico no sector, como também contribui para a preservação de práticas tradicionais que são vitais para a identidade cultural e económica da Ericeira. Este evento marca um investimento monetário e um compromisso contínuo com o futuro sustentável da pesca na região, o qual se alinha com os objectivos mais amplos do PRR.

https://www.ericeiramag.pt/modernizacao ... -pelo-prr/

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Qui Dez 21, 2023 4:46 pm
por P44
Corrupção nos estudos do aeroporto?

Estou tão surpreendido

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Re: Noticias de Portugal

Enviado: Sex Dez 22, 2023 7:02 am
por P44
Nosso futuro presidente

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Re: Noticias de Portugal

Enviado: Sex Dez 22, 2023 7:58 am
por cabeça de martelo
P44 escreveu: Sex Dez 22, 2023 7:02 am Nosso futuro presidente
Não consigo ver a imagem, é o Costa, certo?! 8-] :|

Re: Noticias de Portugal

Enviado: Sex Dez 22, 2023 8:01 am
por cabeça de martelo
Martifer ganha contrato de 100 milhões no Japão para construir navio em Viana
A West Sea, empresa do grupo de Oliveira de Frades, começa “nas próximas semanas” a construir, nos estaleiros navais de Viana do Castelo, um navio de cruzeiro de luxo para o grupo nipónico Ryobi, com capacidade para cerca de 150 passageiros e entrega prevista para 2027.

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Pedro Duarte, CEO do grupo Martifer, firma contrato com Mitsunobu Kojima, chairman da Ryobi Holdings, ladeados por Toshiyuki Matsuda (CEO da Ryobi) e Vítor Figueiredo (administrador da West Sea).

Rui Neves ruineves@negocios.pt

O grupo Martifer, que faturou em 2022 cerca de 70 milhões de euros no negócio da indústria naval, acaba de firmar um contrato com o grupo japonês Ryobi Holdings Co. para a construção de um navio de cruzeiro de luxo, no valor de 100 milhões de euros, a executar nos próximos três a quatro anos.

O contrato assinado pela sua participada para a indústria naval determina que o navio, com uma capacidade para cerca de 100 a 150 passageiros, "começará a ser construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo da West Sea nas próximas semanas", tendo entrega prevista para 2027.
Com um comprimento total de "aproximadamente 110-120 metros", o navio nipónico a construir em Viana terá uma boca de 19 metros e um calado de cerca de cinco metros.

Este luxuoso navio de cruzeiros, que irá operar maioritariamente no Japão e sudoeste asiático, terá "um tamanho e um conceito que permitirá a cada passageiro sentir-se como se fosse o proprietário de um mega-iate, onde pode desfrutar do conforto privado e do toque pessoal de hospitalidade", enfatiza o grupo Martifer, esta quinta-feira, 21 de dezembro, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A escolha da West Sea para a construção deste primeiro luxuoso navio de cruzeiros da Ryobi é, simultaneamente, uma satisfação e um orgulho para os estaleiros de Viana do Castelo pelo reconhecimento internacional da sua excelência e capacidade para a concretização de um projeto desta envergadura, suportado na experiência e ‘know how’ que a empresa tem vindo a desenvolver nos últimos anos", afirma a administração do grupo.

Uma adjudicação que se enquadra no plano estratégico em curso do grupo sediado em Oliveira de Frades, "permitindo o desenvolvimento sustentável do negócio e o reforço do perfil exportador do grupo Martifer em mercados de valor acrescentado diferenciado", remata de gestão liderada por Pedro Duarte.

Baseada na cidade de Okayama, onde foi fundada em 1910, a Ryobi Holdings desenvolve um vasto número de negócios e operações por todo o Japão, fornecendo serviços como transporte de passageiros por autocarro e táxi, logística, turismo, retalho, imobiliário e IT.

Contrato nipónico acresce a carteira de encomendas de 179 milhões

Uma cifra traduz um decréscimo de cerca de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, com a construção naval a representar 42% e a reparação naval os restantes 58%. Já o EBITDA desta unidade de negócio da Martifer situou-se nos 2,4 milhões de euros, o que representa uma quebra homóloga de 24%.

A indústria naval gerou 25% da faturação do grupo no primeiro semestre deste ano, que totalizou 105,4 milhões de euros, mais 2% do que há um ano.

Desde que iniciou atividade nos estaleiros de Viana do Castelo, a 27 de maio de 2014, até ao final do ano passado, a West Sea já realizou um total de 17 construções navais (10 navios cruzeiros de rio, dois navios militares e três navios polares de expedição, uma draga e uma porta de doca), quatro conversões e a reparação de 320 navios.

No final de junho, a carteira de encomendas da indústria naval cifrava-se em 179 milhões de euros para um total do grupo Martifer de 431 milhões de euros.

A West Sea pode efetuar a construção e reparação naval de navios até 200 metros de comprimento e 30 metros de boca, contando no seu historial, nos últimos anos, de navios de cruzeiro e de expedição, navios militares e dragas, assim como de conversões de GNL "e todos os tipos de serviços relacionados", em particular, com navios-tanque.

:arrow: https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o-em-viana