PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1138 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1231 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 13, 2013 7:01 am

Paulo Bastos escreveu:
talharim escreveu:O loco nao sabia que o M113 navegava que nem um CLANF .

Entao da para os NDD da MB desembarcar um batalhao inteiro de m113 do EB longe da praia .
E não navega.

O M113 foi desenvolvido (até a versão A2, pois a partir da A3, devido ao aumento de peso, ele exige a instalação de um kit para isso) para traspor aguas calmas, como lagoas e rios com pouca correnteza, sem a necessidade de kits especiais ou preparativos mais sofisticados.

O CLAnf, ou LVT, foi criado desde a sua concepção para o desembarque marítimo, ou seja, conduzir os combatentes do navio de transporte até a praia e promover o apoio, mesmo que limitado, a essa tropa. Dá para “maritimizar” um M113, mas isso exige uma profunda modificação no veículo.

Foi exatamente esse o argumento que usei com um antigo forista daqui, que continua com suas idéias fixas e errôneas a respeito de aplicações táticas de veículos blindados, para afirmar que não da para desembarcar um BMP-3 em alto mar e querer que ele navegue com seus próprios recursos até a praia. Alias, os M113 do CFN não fazem isso.

Abraços,
Paulo Bastos
Salvo erro os Italianos fizeram um kit para isso mesmo. Acho que vi um video de um M-113 com esse kit no youtube e aquilo andava bem dentro de água. :shock:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1138 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

#1232 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 13, 2013 7:02 am

IvanOTerrivel escreveu:
Imagem

Esse aí não é dos vossos Fuzileiros Navais?

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#1233 Mensagem por artenobre » Sáb Abr 13, 2013 9:09 am

sim, com kite de flutuação

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#1234 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Abr 13, 2013 10:42 am

Paulo Bastos escreveu:
talharim escreveu:O loco nao sabia que o M113 navegava que nem um CLANF .
Entao da para os NDD da MB desembarcar um batalhao inteiro de m113 do EB longe da praia .
E não navega.
O M113 foi desenvolvido (até a versão A2, pois a partir da A3, devido ao aumento de peso, ele exige a instalação de um kit para isso) para traspor aguas calmas, como lagoas e rios com pouca correnteza, sem a necessidade de kits especiais ou preparativos mais sofisticados.
O CLAnf, ou LVT, foi criado desde a sua concepção para o desembarque marítimo, ou seja, conduzir os combatentes do navio de transporte até a praia e promover o apoio, mesmo que limitado, a essa tropa. Dá para “maritimizar” um M113, mas isso exige uma profunda modificação no veículo.
Foi exatamente esse o argumento que usei com um antigo forista daqui, que continua com suas idéias fixas e errôneas a respeito de aplicações táticas de veículos blindados, para afirmar que não da para desembarcar um BMP-3 em alto mar e querer que ele navegue com seus próprios recursos até a praia. Alias, os M113 do CFN não fazem isso.
Abraços,
Paulo Bastos
Deve-se lembrar que a movimentação do M113 na agua se dá pela rotação das lagartas, que tem baixa eficiencia na agua.

Quando o Urutu foi desenvolvido em parceria com o CFN, foi exigido que o mesmo tivesse propulsão por helice.

Bacchi

Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Agradeceu: 584 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#1235 Mensagem por Lucas Lasota » Dom Abr 14, 2013 6:58 am

Algum dos ilustres comentaristas poderiam nos dar uma luz a respeito desse "kit de flutuação" do M-113 modernizado do CFN? Ele traz também algum tipo de "soft armour"?

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#1236 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 14, 2013 7:28 am

Lucas Lasota escreveu:Algum dos ilustres comentaristas poderiam nos dar uma luz a respeito desse "kit de flutuação" do M-113 modernizado do CFN? Ele traz também algum tipo de "soft armour"?
Lucas, por favor, o que é "soft armour"?

Bacchi

Lucas Lasota
Avançado
Avançado

#1237 Mensagem por Lucas Lasota » Dom Abr 14, 2013 8:34 am

Caro Bacchi, já percebi que, pela sua pergunta retórica, falei besteira!

De fato, a minha imprecisão terminológica se referia àquelas blindagens híbridas composta de materiais mais leves e resistentes que o aço, como o Kevlar, cerâmica e, em alguns casos, com colmeias de borracha como no Leclerc (não sei se confere). Quando eu comentei, tinha isto em mente:

http://www.army-guide.com/eng/product1854.html

Por favor, poderia me esclarecer sobre este kit instalado no M-113 modernizado para o CFN?

Muito obrigado

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#1238 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 14, 2013 9:01 am

Lucas Lasota escreveu:Caro Bacchi, já percebi que, pela sua pergunta retórica, falei besteira!
De fato, a minha imprecisão terminológica se referia àquelas blindagens híbridas composta de materiais mais leves e resistentes que o aço, como o Kevlar, cerâmica e, em alguns casos, com colmeias de borracha como no Leclerc (não sei se confere). Quando eu comentei, tinha isto em mente:
Por favor, poderia me esclarecer sobre este kit instalado no M-113 modernizado para o CFN?
Muito obrigado
Lucas, eu perguntei por que não conhecia a expressão "soft armour".

Simplesmente isto.

Quanto a sua pergunta: o kit de flutuação é simplesmente um kit de flutuação.

A adoção de blindagem adicional está sendo estudada pelo CFN.

Bacchi

Lucas Lasota
Avançado
Avançado

#1239 Mensagem por Lucas Lasota » Dom Abr 14, 2013 9:15 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Lucas Lasota escreveu:Caro Bacchi, já percebi que, pela sua pergunta retórica, falei besteira!
Muito obrigado
Lucas, eu perguntei por que não conhecia a expressão "soft armour".

Simplesmente isto.

Bacchi

Bacchi,

Apesar de acompanhar o fórum há quatro anos, não me arrisco a comentar nada e apenas leio muito os comentários de todos nas áreas que me interessam. Ocorre que, apesar desta LAAD ter sido a maior de todas, a cobertura da imprensa especializada e a fotográfica por nossos colegas estão muito fraquinhas. Tenho percorrido vários fóruns para ver se consigo extrair um pouco de informações que, em outros anos, estavam mais acessíveis. Ainda não surgiram respostas para os principais tópicos que esperávamos ouvir na LAAD, como o posterior desenvolvimento do Guarani, status do IA-2 da Imbel, modernização da artilharia terrestre e muitos outros.

Você poderia dizer, por favor, um pouco mais a respeito deste kit? Em um primeiro e descompromissado olhar em volta desse M-113, o acréscimo de peso parece acontecer na adoção da nova torreta Platt e dos tanques de combustível externos. A implementação desse kit tem a ver somente com isso, ou já visa a adoção de uma modernização na proteção?

Muito obrigado

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#1240 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Abr 14, 2013 9:40 am

Lucas Lasota escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Lucas, eu perguntei por que não conhecia a expressão "soft armour".
Simplesmente isto.
Bacchi

Bacchi, apesar de acompanhar o fórum há quatro anos, não me arrisco a comentar nada e apenas leio muito os comentários de todos nas áreas que me interessam. Ocorre que, apesar desta LAAD ter sido a maior de todas, a cobertura da imprensa especializada e a fotográfica por nossos colegas estão muito fraquinhas. Tenho percorrido vários fóruns para ver se consigo extrair um pouco de informações que, em outros anos, estavam mais acessíveis. Ainda não surgiram respostas para os principais tópicos que esperávamos ouvir na LAAD, como o posterior desenvolvimento do Guarani, status do IA-2 da Imbel, modernização da artilharia terrestre e muitos outros.
Você poderia dizer, por favor, um pouco mais a respeito deste kit? Em um primeiro e descompromissado olhar em volta desse M-113, o acréscimo de peso parece acontecer na adoção da nova torreta Platt e dos tanques de combustível externos. A implementação desse kit tem a ver somente com isso, ou já visa a adoção de uma modernização na proteção?
Muito obrigado
Pelo que eu entendo o sistema de trasnmissão é mais pesado também.

Bacchi

Lucas Lasota
Avançado
Avançado

#1241 Mensagem por Lucas Lasota » Dom Abr 14, 2013 9:44 am

Muito obrigado!

denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#1242 Mensagem por denilson » Dom Abr 14, 2013 11:58 am

Olha ai a Defesanet trazendo algo para nos da LAAD, a cobertura esta complicada, na próxima eu terei que ir para não ficar nessa curiosidade.

Alguém pode me dar uma ajuda para postar direito esse video?

jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#1243 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Abr 14, 2013 1:06 pm

denilson escreveu:Olha ai a Defesanet trazendo algo para nos da LAAD, a cobertura esta complicada, na próxima eu terei que ir para não ficar nessa curiosidade.

Alguém pode me dar uma ajuda para postar direito esse video?

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#1244 Mensagem por jauro » Qua Jun 19, 2013 7:41 pm

FUTURO DA VBTP M113 NO EB
Há três possíveis linhas de ação em referência ao futuro da frota VBTPM113B do EB:
1)- modernizar a frota completa de 584 (quinhentas e oitenta e quatro) viaturas para a versão A2Mk1 (434);
2)- modernizar aproximadamente mais 290 (duzentas e noventa) viaturas para a versão A2Mk1 e revitalizar o restante da frota (144) de acordo com a versão desenvolvida pela empresa Brasília Motors Ltda. com um pacote de itens importados a ser adquirido por meio do Programa FMS; ou
3)- modernizar aproximadamente mais 290 (duzentas e noventa) viaturas para a versão A2Mk1 e modernizar o restante da frota (144) de acordo com uma versão a ser desenvolvida pelo EB ou definida por meio de um procedimento licitatório voltado para o mercado interno, em ambos os casos com um pacote de itens importados a ser adquirido por meio do Programa FMS.(DMat)

Estas últimas linhas de ação são apontadas, após uma análise do que já foi executado em termos de modernização pelo PqRMnt/5 e de revitalizações efetuadas pela falida Brasília Motors (ao todo 14VBTP).
Destas, porém pode-se deduzir que, pelo menos, mais 290 VBTP serão modernizadas.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#1245 Mensagem por jauro » Qua Jun 19, 2013 8:05 pm

As VBTP M113 BR que já contam com o Motor DDC 6V53T diesel, Turbo, 6 cilindros em V de 265 HP (modernizadas), possibilitam o uso, a qualquer tempo, dos combustíveis diesel e JP8.
JP8, esta é a sigla para Jet Propellant 8, um combustível para aeronaves a jato derivado da querosene de
aviação de base Jet-A. O JP8 é amplamente utilizado pelas Forças Armadas Americanas (100% da US
Navy usa este Single Fuel). Sua especificação é a MIL-DTL-83133, pertencendo ao uso padronizado da
OTAN desde 1978 com o código F-34.(DMat).

Os VBTP-MR também são Flex Fuel.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder