E você acha que um F-18 pode levar bombas e ainda manter plena capacidade ar-ar? É claro que não carregado com 6 tons de bombas (para ficar equivalente ao AMX) ele ficaria pesado demais para combater e até um F-5 derrubaria ele, ele precisaria de escolta do mesmo jeito, aviões multifuncionais são aqueles que podem realizar diversos tipos de missão, mas uma de cada vez!
Mais uma vez você não endentou o que eu falei, porem não tem problema, eu explico novamente!
O AMX não é, e nunca será uma aeronave de combate ar-ar, então utilizar o AMX a partir do A-12, terá que ter um segundo tipo de aeronaves para escolta (Mig-29, Rafale, F-18, etc). Agora com o F-18 e diferente, enquanto um grupo esta com armas ar- superfície (+ 2 ou 4 mísseis ar-ar para auto defesa) um outro grupo estará escoltando essas aeronaves (F-18 com F-18 ).
Você acabou de dizer que o AMX não poderia ser usado como caça então seria o AMX sem PC o atual, e o custo do atual é isso ai
Essa pergunta, eu não vou responder, simplesmente porque eu não entendi. Por favor, reformule a pergunta para que eu possa responder.
Coloquei essa afirmativa pra mostra que as "ameaças" ao F-18 foram praticamente nulas e só por isso ele foi usado em missões ar-ar, um tucano com AMRAAM pode derrubar um mig 21 armado apenas com misseis de curto alcance, ja um mig 29 com misseis de longo alcance...
Nossa, e as ameaças do AMX foram imensa, né!
Novamente o que esta em questão e o míssil. Sem você tivesse perguntado, quem ganharia um combate a médio alcance, se e o Tucano ou F-18, Tucano ou Mig-29, ai sim o Tucano teria pequeninas chance de ganhar(combate toma lá, da cá; atacou foi atacado). Estatisticamente, existe probabilidade de acerto, quando uma aeronave tem a chance de lançar pelo menos um míssil (no caso o AIM-120). Então não venhas com essa que o Tucano conseguiria derrubar um F-18, mais não conseguiria derrubar um Mig-29. Como eu falei anteriormente (na outra mensagem), se o Tucano “tivesse aviônico” compatível com AIM-120 (coisa que nunca terá, e nem preciso explicar o porque), ele com uma única chance teria condições de derrubar (chance pequena, porem existe), seja o F-18, ou Mig-29, ou F-16, etc, etc, etc. Agora e o seguinte, o Tucano dificilmente teria uma segunda chance contra qualquer caça.
Com helicopteros é diferente... o que mais conta no RCS de um helicoptero é o rotor e isso não da pra muda... com aviões da, por exemplo o F-15 tem um RCS 5 vezes maior que o F-16, que por sua vez tem um RCS 5 vezes maior que um gripen, que por sua vez tem um RCS 1000 vezes maior que o F-22.
Se assim como você fala, o RCS do F-22 seria menor que uma mão (0,001 metros quadrados), e o projeto do Comanche nunca chegaria ao objetivo.
Não tem nada a ve, o AMX ja foi testado com a Eurojet, teve varias melhorias, principalmete giro sustentado e velocidade, ele quase chegou a velocidade supersônica, "quase não é chegar" aqui é praticamente igual, não existe uma "barreira" supersônica o que existe é um aumento da resistência do ar em velocidades próximas a do som, e se um avião aguenta voar próximo a velocidade do som ele aguenta voar mais rapido que o som.
Como não tem nada haver!
Como você mesmo falou, o AMX foi testado com o EJ-200, porem ele não chegou a velocidade supersônica. Conseqüente ele não usou PC, pois se usasse teria “chegado” (ainda dependeria de outros fatores) a Mach superior a 1 (inicio da velocidade supersônica). Segundo você o AMX para utilizar PC, teria que aumentar a fuselagem (mesmo que fosse um pouco, resultaria em aumento de peso). Então você poderia me explicar aonde esta o “
nada a ve”?
Outra, que os físicos não nos escute, estão você afirma que, agüentou ate Mach 0.99 (ou próximo disso, 0.99 e o final do perfil subsônico), então e o caça estaria apto a suportar todos os efeitos aerodinâmicos em perfil supersônico?
Então, não tem diferença os efeitos aerodinâmico a mach 0,99..........1.5.........2.0, conseqüentemente a fuselagem do AMX agüentaria ambas velocidades? Novamente, você esta de brincadeira!
“o EJ-200 possui 60kN a seco e a Spey 50kN, acho que são parecidas né?”
Nossa marechal, você vai me desculpar, mais essa você exagerou! Mas vamos lá!
kN e unidade de Força:1 N (Newton) = 1 Kgf = 1 kN (N x 10 elevado ao cubo) = 1000 Kgf
então,
F = 60 kN = 60.000 Kgf
F = 50 kN = 50.000 Kgf
É, são bem parecidas essa forças, só tem uma diferença de força de
10.000 Kgf! Isso e praticamente nada, não é Marechal?
Você copiou varias partes da minha mensagem, porem não observou um pequeno detalhe de uma outra parte:
“Por exemplo, comparar Spey com EJ-200, sim esta comparação e valida
em partes”
Ou que eu quis dizer com esse “
em partes”, simples, porque o EJ-200 (sem PC) ainda e bem mais potente que o Spey, porem essa comparação e muito mais aceitável, do que comparar EJ-200 com PC, que por sinal era a comparação que você (Marechal) vinha fazendo.
“Só para se ter uma idéia, ha duas versões das turbinas do Rafale uma com 75kN e uma com 90kN (com PC ligado) mas as duas consomem o MESMO, como eu disse isso aqui não é motor de carro, turbinas são muito mais eficientes em alta velocidade, então uma turbina mais potente pode ser mais econômica sem problemas, e o PC... se ele não for ligado não vai gastar mais simples...”
Primeiramente, não há duas versões de turbina para o Rafale, o que há e duas situações, uma sem PC e outra com PC.
Segundo a sua afirmativa, não faz diferença entre turbina exercer força de 75kN (sem PC) ou 90kN (com PC), onde resultaria em um consumo igual (“
mas as duas consomem o MESMO”).
Amigo, se fosse assim, um caça sairia de sua base (seja em terra ou embarcado), exerceria potencia máxima (+ PC) em suas turbinas, mais como todos nos sabemos, existe um limite de PC para cada caça (3, 4, 5........minutos, depende também do alcance pretendido), então a potencia dos motores utilizada e de 60 a 100 %, e o PC só e ligado quando necessária, justamente por motivo de consumo. Com base nisso, não e correto afirmar que:
75 kN = consumo X
90 kN = consumo X
O correto seria:
75 kN = consumo X
90 kN = consumo X +
C
Se tiver um conflito e os A-4 forem mandados para combater caças de ultima geração eu concordarei com você, enquanto isso continuo achando que só servem para treinamento.
Olha Marechal, há uma grande diferença em achar o ideal, com a realidade atual da MB e do Brasil. Quer um exemplo?
Eu acho que o F-5 BR, não e o ideal para uma força aérea, pois simplesmente, mesmo com a modernização, ainda essa aeronave não será Top ( Su-35, EF-2000, Rafale, Gripem, F/A-18 E/F e F-15 E), só que em virtude da realidade financeira de nosso pais, o F-5 BR representará um grande (mais grande mesmo) avanço tecnológico para a FAB.
Eu também não acho que o AMX seja ideal para forças aéreas grandes (EUA, Rússia, França, Inglaterra, Canadá, Espanha, e ate mesmo a Itália), pelo simples motivo que há aeronaves no mercado melhores que o AMX (Su-35, F-15 E, EF-2000, F-16, Mirage 2000, etc) , lógico são mais caras (isso não importa para que tem dinheiro), porem são melhores. Mas para forças aérea com pouco orçamento, o AMX cai com uma luva, por ser uma aeronave de excelente desempenho em combate, podendo ser utilizada também no treinamento avançado, e com uma grande vantagem, o seu custo de aquisição e operacional e bem pequeno se comparado a outros caças. Porem isso tudo tem um detalhe, o AMX não poder ser o único caça de uma força aérea(ou marinha), pois sua capacidade ar-ar e muito limitada. Portanto, como a MB precisa de pouco caças (por falta de dinheiro, e de espaço em seu NAe) o ideal e a utilização de um único caça multifuncional.
Então, vamos para de sonhar, a realidade da MB e o A-4, independentemente se e ele e ideal ou não para nossa marinha. O F/A-18 e uma possibilidade, sim, pois é uma aeronave usada, com custo de aquisição “dentro da realidade da MB”.
Quando falo, “se hoje o Brasil entrasse em algum conflito”, eu estou me referindo a 2003, 2004, 2005, e quem sabe 2010 (ou ate mais). Então não adianta ficarmos pensado que o A-4 e só para treinamento, ate porque se isso fosse verdade, a MB não teria comprado o A-4, fazia todos os treinamentos nas marinhas do EUA ou da França, formando então a primeira turma de pilotos navais, e depois comprava o tão sonhado caça CDF. Sem contar o seguinte, a MB tem muita coisa a fazer nos próximos anos (2004 a 2010, ou 2015), então não da para tratar o caças naval como prioridade.
O F-18 não é tão manobravel quanto alguns dizem, como o César falou o F-16 tem uma velocidade de manobra, abaixo disso ele se torna menos manobravel, e é quando a velocidade cai que chega a velocidade de manobra do F-18, ou seja quando o F-16 esta abaixo da velocidade de manobra dele o F-18 ta no maximo, o F-16 não tera a maior velocidade de giro possível para ele, mas o F-18 estara no máximo que ele pode e mesmo assim as velocidades de giro serão iguais, deu pra entende?
Bom o César não mencionou nada disso. Vou utilizar as palavras do próprio César para responde (lógico, se o César me permite):
“Por favor, Marechal, defina "Baixa Velocidade". A velocidade de manobra de um F-16 está entre 330 e 440 nós, o que não é uma velocidade tão alta assim. Tente fazer um F-16 manobrar à Mach 2, ele fará uma curva com uma razão de curva bem pequena e um raio de curva enorme. Abaixo de 330 nós, ele volta a ser pouco manobrável.
O que importa é a capacidade do avião manobrar bem em velocidade de manobra, e a capacidade de manobra do F/A-18C é similar à do F-16 nessa velocidade.”
Ate mais.........................................................................
Fox
