Pereira escreveu:Sobre o processo judicial não tenho maiores informações. Quanto à disponibilidade e os problemas... eles procedem. O carro do GATE teve um problema sério ocasionado por imperícia do motorista durante um deslocamento, não temos maiores informações aqui, o que circula é que o piloto engatou a tração 4x4 e fez alguma coisa que não devia depois. A vtr tá estacionada aqui há um bom tempo e sem previsão alguma de conserto por parte do fabricante.
Quanto ao nosso, até agora não tivemos problemas sérios. A viatura roda bem, ainda não deu problema, mas fiquei meio receoso quanto um fato que ocorreu uns tempos atrás. Na foto que postei, dá pra ver que o limpa-trilhos tá com um remendo de solda né... bem... quando a viatura chegou, colocaram em dúvida sua possibilidade de passar por cima de uma árvore... acionaram a tração 4x4 e pisaram fundo. A árvore foi arrancada, mas o limpa-trilhos rachou.
Para o que precisamos aqui no Batalhão de Choque, essa viatura funciona muito bem. Tem espaço para acomodar um pel completo, blindagem nível III, canhão de água de origem canadense fortíssimo com possibilidade de adicionar pimenta ou tinta vermelha, porta traseira com escada pneumática (indispensável para embarque e desembarque tático) entre outras coisas. Mas é um veículo um tanto quanto lento e desengonçado. Apesar da tração 4x4, tenho minhas dúvidas de sua eficácia em terrenos mais irregulares que encontramos facilmente nas favelas de BH. Ou seja, para o GATE, foi uma péssima escolha.
Realmente, quem ficou mais prejudicado nessa compra foi o GATE, pois os requisitos de blindagem e mobilidade eram bem mais difíceis de obter por uma empresa que não tivesse a expertise na coisa. Como eu disse antes, o melhor era o RG-12M, da BAe/OMC, infinitamente superior ao Alcatraz, porem a legislação mineira é do tempo do onça....
Aproveitando, já houve alguma missão real em que o Alcatraz anti-motim foi acionado?
Outra coisa, vou contar uma história: eu morei muitos anos em BH, antes de 2000, e me lembro da época que o antigo CHOQUE anda dividia quartel com o recém nascido CME, depois batizado de BME, na Avenida Américo Vespúcio. Nessa época existiam dois blindados: um Jipe Bandeirante, herdado do extinto Batalhão Florestal e que até bem pouco tempo era Gate Guard do seu quartel; e um ex-carro forte blindado, que parece que entrou em ação pela ultima vez quando o saudoso Prefeito Célio de Castro resolveu acabar com a farra das peruas de transporte alternativo e isso causou a maior confusão. Pois bem, Tenho várias fotos do Jipe, pois estive aí há alguns anos, mas não possuo nenhuma desse “carro forte”, antecessor do Alcatraz. Será que você consegue alguma para mim aí no Batalhão de Eventos com alguém da antiga?
Esse Carro-forte era chamado de "Brucutu", e parece que havia outro antes desse.
Abraços,
Paulo Bastos
Re: Blindados Policiais
Enviado: Qui Mar 29, 2012 9:02 pm
por Pereira
Ainda não. Mas já ficou algumas vezes em prontidão na rua, mas 'entrar em choque' mesmo até hoje nunca.
Vou ver se levanto alguma coisa. A P5 (seção de comunicação interna/externa) com certeza deve ter bastante material sobre o assunto.
Quem sabe até descubro onde foi parar aquele Bandeirante que ficava no nosso portão das armas.
Re: Blindados Policiais
Enviado: Ter Abr 17, 2012 10:57 am
por Anderson Subtil
Essa Vai pro Paulo Bastos. Uma foto do perfil de um amigo no FACEBOOK.
Paramout Maverick no BOPE-PMERJ
Re: Blindados Policiais
Enviado: Ter Abr 17, 2012 11:55 am
por Paulo Bastos
Show de Bola Anderson, obrigado.
Esse veículo, ja apelidado de "Paralelepípedo sobre Rodas", foi o que obteve a maior pontuação nas avaliações do BOPE e, em março, uma equipe composta por integrantes da PMERJ, PCERJ e SESEG foram a Africa do Sul para visitar a fábrica. Ele ja esta com um pé (ou diriamos, uma roda) dentro do BOPE.
Na LAAD Security 2012, que ocorreu esse mês, as empresas estadonidenses LENCO Armored Vehicles e Oshkosh Defense, essa ultima com o SandCat TPV (Tactical Protector Vehicle), e a israelence ISDS, com o FORT 1, tambem estão querendo abocanhar essa compra e anunciaram que o BOPE da PMERJ ira testar seus veículos.
Abraços,
Paulo
Re: Blindados Policiais
Enviado: Ter Abr 17, 2012 5:41 pm
por Anderson Subtil
Andei dando uma olhada em fotos dos veículos por você citados e reparei que são de uma categoria diferente do Maverick. São blindados menores e não sei se o BOPE tem interesse em duplicar suas linhas de manutenção. Vale lembrar que uma das características que chamou atenção no Maverick por parte do pessoal do batalhão foi a de possuir componentes mecânicos disponíveis no mercado nacional, o que tornaria sua manutenção mais barata.
Re: Blindados Policiais
Enviado: Sáb Abr 21, 2012 6:24 pm
por Paulo Bastos
Anderson, antes de mais nada, essas informações foram divulgadas pelos fabricantes (leia-se "papo de vendedor") e não pela força, cuja a entrega das propostas para a concorrencia foram definidas pela SeSeg e deveriam ser feitas entre os dias 6 a 22 de fevereiro de 2012, ou seja, não entra mais ninguem, porem, como se trata de uma decisão politica, pode até ser que um desses consiga, mas para mim ta mais como desespero final de representante (ou lobbista) que sabe que ja é "carta fora do baralho", como as desesperadas e falsas notícias plantadas por lobbistas que o Su-35 russo voltaria para o FX-2, que o F-35 russo é o melhor caça do mundo, que o Su-35 russo é quase de graça, e outras cossitas más ... (que tem muito "inocente" aqui no DB que acredita).
Na LAAD de 2011 os vendedores da Inbra tambem anunciou seu blindado Gladiador seria testado pelo BOPE, só esqueceram de dizer que seria o BOPE da PMPR
Sobre o Maverik ISV, da Paramoult, só posso dizer uma coisa: Ele é DUCARAI....
Abraços,
Paulo
Re: Blindados Policiais
Enviado: Seg Abr 30, 2012 7:33 pm
por Paulo Bastos
Paulo Bastos escreveu:Anderson, antes de mais nada, essas informações foram divulgadas pelos fabricantes (leia-se "papo de vendedor") e não pela força, cuja a entrega das propostas para a concorrencia foram definidas pela SeSeg e deveriam ser feitas entre os dias 6 a 22 de fevereiro de 2012, ou seja, não entra mais ninguem, porem, como se trata de uma decisão politica, pode até ser que um desses consiga...
Realmente, em ano de eleição, as decisões "POLITICAS" mudam a todo instante: O veículo SandCat Tactical Protector Vehicle (TPV), da Oshkosh Defense, ja se encontra na sede do BOPE carioca e só ainda não foi utilizado por espera de documentação do DETRAN, ou seja, em breve, veremos esse veículo em ação em alguma favela do Rio (para testes). Quanto aos Bearcat G3, da LENCO Armored Vehicles, e do israelense FORT 1, um desenvolvido em conjunto pela ISDS e a Global Shield, não há nada acertado, ainda.
Oshkosh SandCat TPV na LAAD 2012 Security
LENCO Bearcat G3 na LAAD 2012 Security
Fort 1, da ISDS/Global Shield na LAAD 2012 Security
Fotos: Mário Roberto Vaz Carneiro, via Revista Segurança e Defesa.
Detalhe: como se observa nas fotos e como o Anderson ja frisou, são veículos de um classe diferente da do Maverick (Estariam na mesma classe do Tiger e do Sherpa, rejeitados pelo BOPE) e com aplicações bem distintas.
Abraços,
Paulo Bastos
Re: Blindados Policiais
Enviado: Qui Mai 03, 2012 11:58 am
por Anderson Subtil
Bom Dia Paulo;
Será que o BOPE, depois de selecionar o Maverick, não estaria agora buscando também um blindado para substituir/complementar suas atuais viaturas Blazer e Nissan Frontier? Pelo que sei estas ainda são os principais meios de transporte da unidade e (novamente até onde sei) não possuem nenhuma proteção balística.
Re: Blindados Policiais
Enviado: Qui Mai 03, 2012 5:41 pm
por Anderson Subtil
Blindados colombianos fabricados pela empresa Isbi Ltda. para a Polícia Nacional. O da esquerda foi montado sobre chassi Kenwoorth e o da direita sobre chassi Agrale. Não são muito diferentes dos nossos "adaptados". Como sei que o Paulo Bastos vai querer mais informações, aqui está o site da empresa:
Meu camarada, eu vou "pras profundezas" e não vejo tudo...
Esta é a nova solução de segurança inventada por uma empresa indiana para os ricos e famosos de Munbai catarem suas bolinhas de golfe com total segurança blindada, trata-se do A-TAC, ou Metaltech Anti-Terrorist Assasaul Cart. Isso mesmo, um carrinho de golfe blindado.
Re: Blindados Policiais
Enviado: Sáb Mai 05, 2012 9:52 am
por Sávio Ricardo
Anderson Subtil escreveu:Meu camarada, eu vou "pras profundezas" e não vejo tudo...
Esta é a nova solução de segurança inventada por uma empresa indiana para os ricos e famosos de Munbai catarem suas bolinhas de golfe com total segurança blindada, trata-se do A-TAC, ou Metaltech Anti-Terrorist Assasaul Cart. Isso mesmo, um carrinho de golfe blindado.
Será que la se joga golfe com "bolinhas" 7.62???
Re: Blindados Policiais
Enviado: Dom Mai 06, 2012 6:45 pm
por Pereira
Achei nosso antigo Bandeirante, que ficava como Gatekeeper no portão do quartel.
Está lá no final da nossa garagem, e como vocês podem ver, meio abandonado.
Re: Blindados Policiais
Enviado: Seg Mai 07, 2012 5:36 pm
por Frederico Vitor
Puxa vida! Que relíquia. Pena a situação de abondono. Aqui em Goiás todos dizem que a PMMG é um exemplo, por isso acredito que o blindado terá melhor cuidado no futuro.
Re: Blindados Policiais
Enviado: Seg Mai 07, 2012 5:40 pm
por Pereira
Isso eu tenho certeza.
Uns tempos atrás reformaram nossa primeira viatura, hoje ela usada em desfiles.
Vou procurar saber se há alguma coisa planejada para o Bandeirante. O grande problema é que temos outras prioridades (equipamentos individuais e material para CDC).
Re: Blindados Policiais
Enviado: Ter Mai 08, 2012 9:25 am
por Anderson Subtil
Cara, se não forem reformar esse "jipão", tem um pessoal aqui em Curitiba que certamente vai ficar com água na boca quando virem estas fotos. Pra ter uma ideia da "loucura" dos caras por viaturas antigas, eles estão reformando agora um M-41 do EB!!!!