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Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 1:37 pm
por soultrain
A.K. for T-7 escreveu:PRick escreveu:
]
Você pode ter voado com essa quantidade de pessoas, entretanto, entrei e fiquei mais de meia hora na cabine de Uh-60, e é bem menor que qualquer Cougar da vida, aquilo é uma lata de sardinhas, por sinal os helos estavam parados lado a lado, na LAAD e dá para perceber claramente, o UH-60 não tem espaço interno, só é melhor que o UH-1H.
[]´s
Prick,
Ninguém aqui está discutindo o fato de o Puma, Cougar ou qualquer dos seus descendentes ser um alvo maior, quer dizer, um helicóptero maior que o Blackhawk (aliás, ele é consideravelmente mais alto, o que até permite uma certa folga no erro de alça do atirador na hora de abatê-lo com armas de mão). Isto é óbvio, ululante e perceptível a olho nú. Só estamos batendo na tecla que qualquer piloto militar sabe, pois também é óbvio, ululante e perceptível a olho nú, que o Blackhawk é muito mais máquina, muito mais
Helicóptero Militar (com "H" e "M" maiúsculos mesmo!) que qualquer Puma ou suas crias jamais serão... Quanto a isto , não adianta espernear nem arrazoar, por que é claro e cristalino que o Blackhawk, concebido desde sua origem como máquina militar de combate apta a voar num teatro europeu infestado de AAAé ZSU-23, é muito mais guerreiro que qualquer Puma, Super Puma ou Hiper Puma enxertado de equipamentos militares... Quem já voou nos dois tem a clara sensação disto, o "feeling" do guerreiro que diz que nesta máquina dá para confiar mais do que na outra... Mas, como eu disse, é o "feeling" do guerreiro, é aquela mesma sensação que você nutre em relação a um ou outro companheiro de missão que te diz intimamente "na hora que os besouros começarem a passar do lado da orelha, acho que dá para contar com este cara"... Não tente, detrás do seu teclado, querer entender o que é isso.
A diferença pode ser só a bandeirinha e portanto psicológica, ou então vocês terem "Pumas" meia boca com a qualidade made in Brasil, escolha uma das duas.
[[]]'s
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 2:25 pm
por saullo
O Beraldi resumiu bem o que um colega meu, piloto da Avex já havia me dito, e também acrescentou que quando esteve na MOMEP como piloto, praticamnete estreou o Black Hawk pelo Exército, e sentiu o que é motor e potência de sobra. Na época ele havia testado Super Puma e voava Panther há anos e disse que dos três, o americano era a máquina que dava mais segurança de pilotar, pois desde a decolagem, o bicho esbanja força.
Abraços
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 2:30 pm
por saullo
Completando: esse meu colega não depreciou Panther e Super Puma (não havia Super Cougar à época), disse que são boas máquinas, mas que, quando precisava de potência, principalmente numa decolagem carregado de soldados e carga, o Black Hawk é que deixa aquele sorriso de satisfação no rosto do piloto.
Abraços
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 4:17 pm
por soultrain
Há motores melhores para ambos, mas o Brasil escolheu esses.
[[]]'s
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 7:34 pm
por Piffer
Já voei uma hora e pouco em Roraima num BH do EB com 21 pessoas na cabine: 08 agentes da PF e 13 soldados do EB, todo mundo de mochila equipada full e fuzil...
Sentados no piso, não é, Beraldi?
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 9:49 pm
por A.K. for T-7
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 10:03 pm
por Piffer
Hahaha! Tem a situação menos triste de sentar sobre a mochila. Com menos contato físico....
O ponto é que o BH foi realmente feito para operar com um GC (um GC vitaminado, americano, com doze cidadãos). Se tiramos os bancos, ele perde a característica principal dele, que é a capacidade de sobrevivência dos passageiros nos assentos anti-crash.
Abraços,
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 10:13 pm
por Penguin
Dutch team criticises Cougar/Black Hawk
Dutch objections
The Dutch-commissioned report claims that the Cougar:
• Fails to meet military crash-worthiness standards
• Does not meet operational requirements in icing conditions
• The flight-information system is based on civil data-communications
protocol, causing concern over the integration of military equipment
• The navigation system lacks redundancy and ballistic protection
• The fuel system is unable to cross feed, meaning that ballistic
damage to a fuel line would cause the loss of an engine
• The use of a pressure-feed pump system is considered a fire hazard
• The tail-rotor drive-shaft is vulnerable even to 7.62mm fire
• Raises concern over crash survivability, in that fuselage deformation
would potentially rupture fuel tanks located underneath the cabin
The report says of the Black Hawk:
• Vertical stabiliser is rather small, and tail-rotor failure would
decrease the helicopter's navigability
Fonte:
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 01957.html
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 10:52 pm
por PRick
saullo escreveu:O Beraldi resumiu bem o que um colega meu, piloto da Avex já havia me dito, e também acrescentou que quando esteve na MOMEP como piloto, praticamnete estreou o Black Hawk pelo Exército, e sentiu o que é motor e potência de sobra. Na época ele havia testado Super Puma e voava Panther há anos e disse que dos três, o americano era a máquina que dava mais segurança de pilotar, pois desde a decolagem, o bicho esbanja força.
Abraços
Oras você está dizendo algo óbvio, comparar Pantera(na verdade um Dauphin travestido de Pantera) com turbinas de 900 SHP com o BH, não pode ser algo sério, compare o preço de compra dos dois. O mesmo vale para o SP, todos sabemos que ele tem potência bem menor que o BH. Porém, não estamos falando de Panteras ou SP, pergunto, esse piloto já voou num EC-725 Caracal? Que tem uns 400 SHP de potência a mais que um BH?
Oras vamos comparar EC-725 e BH, o resto não está sendo mais comprado. E diga-se de passagem a concorrência onde o EC-725 foi oferecido, junto com Merlin e o Mi-17, os EUA não colocaram os BH´s, porque que será? Ter potência de sobra é muito bom para o piloto, porém, pergunte ao General se puder colocar o triplo de soldados com o mesmo número de helos no TO, o que ele escolheria. Repito, vocês veem as vantagens, mas esquecem das desvantagens.
[]´s
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 10:56 pm
por PRick
Santiago escreveu:Dutch team criticises Cougar/Black Hawk
Dutch objections
The Dutch-commissioned report claims that the Cougar:
• Fails to meet military crash-worthiness standards
• Does not meet operational requirements in icing conditions
• The flight-information system is based on civil data-communications
protocol, causing concern over the integration of military equipment
• The navigation system lacks redundancy and ballistic protection
• The fuel system is unable to cross feed, meaning that ballistic
damage to a fuel line would cause the loss of an engine
• The use of a pressure-feed pump system is considered a fire hazard
• The tail-rotor drive-shaft is vulnerable even to 7.62mm fire
• Raises concern over crash survivability, in that fuselage deformation
would potentially rupture fuel tanks located underneath the cabin
The report says of the Black Hawk:
• Vertical stabiliser is rather small, and tail-rotor failure would
decrease the helicopter's navigability
Fonte:
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 01957.html
Santiago,
Esse texto é de 1993, trata-se de Cougar, e não EC-725, como já falei acima, o EC-725 surgir porque as FA´s francesas queriam um helo C-SAR, e não aprovaram o Cougar comum para tal. Fizeram o requerimento para um Helo baseado no Cougar, porém, que cumprisse os requisitos das FA´s, depois a Eurocopter ainda melhorou o produto, com o novo rotor.
[]´s
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 11:11 pm
por saullo
PRick escreveu:saullo escreveu:O Beraldi resumiu bem o que um colega meu, piloto da Avex já havia me dito, e também acrescentou que quando esteve na MOMEP como piloto, praticamnete estreou o Black Hawk pelo Exército, e sentiu o que é motor e potência de sobra. Na época ele havia testado Super Puma e voava Panther há anos e disse que dos três, o americano era a máquina que dava mais segurança de pilotar, pois desde a decolagem, o bicho esbanja força.
Abraços
Oras você está dizendo algo óbvio, comparar Pantera(na verdade um Dauphin travestido de Pantera) com turbinas de 900 SHP com o BH, não pode ser algo sério, compare o preço de compra dos dois. O mesmo vale para o SP, todos sabemos que ele tem potência bem menor que o BH. Porém, não estamos falando de Panteras ou SP, pergunto, esse piloto já voou num EC-725 Caracal? Que tem uns 400 SHP de potência a mais que um BH?
Oras vamos comparar EC-725 e BH, o resto não está sendo mais comprado. E diga-se de passagem a concorrência onde o EC-725 foi oferecido, junto com Merlin e o Mi-17, os EUA não colocaram os BH´s, porque que será? Ter potência de sobra é muito bom para o piloto, porém, pergunte ao General se puder colocar o triplo de soldados com o mesmo número de helos no TO, o que ele escolheria. Repito, vocês veem as vantagens, mas esquecem das desvantagens.
[]´s
Prick, essa conversa tem muito tempo, relatei para explicar um ponto de vista de um colega meu. Essa pessoa em questão hoje mora no sul da França e é adido do EB junto à Eurocopter, com patente de Major do EB. Ano passado estive na Europa a passio, mas não pude estar com esse meu colega. Quando ele vier a minha cidade, onde ainda vivem seus familiares, devo conversar com ele, que já deve estar careca de voar o EC-725.
Eu não faço parte desses times de torcedores de um ou outro modelo de helicóptero. O fórum é livre e eu não estou comparando os modelos, apenas relatando boas impressões do BH. Quando tiver notícias do EC-725, eu postarei.
Abraços
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 11:16 pm
por PRick
saullo escreveu:PRick escreveu:
Oras você está dizendo algo óbvio, comparar Pantera(na verdade um Dauphin travestido de Pantera) com turbinas de 900 SHP com o BH, não pode ser algo sério, compare o preço de compra dos dois. O mesmo vale para o SP, todos sabemos que ele tem potência bem menor que o BH. Porém, não estamos falando de Panteras ou SP, pergunto, esse piloto já voou num EC-725 Caracal? Que tem uns 400 SHP de potência a mais que um BH?
Oras vamos comparar EC-725 e BH, o resto não está sendo mais comprado. E diga-se de passagem a concorrência onde o EC-725 foi oferecido, junto com Merlin e o Mi-17, os EUA não colocaram os BH´s, porque que será? Ter potência de sobra é muito bom para o piloto, porém, pergunte ao General se puder colocar o triplo de soldados com o mesmo número de helos no TO, o que ele escolheria. Repito, vocês veem as vantagens, mas esquecem das desvantagens.
[]´s
Prick, essa conversa tem muito tempo, relatei para explicar um ponto de vista de um colega meu. Essa pessoa em questão hoje mora no sul da França e é adido do EB junto à Eurocopter, com patente de Major do EB. Ano passado estive na Europa a passio, mas não pude estar com esse meu colega. Quando ele vier a minha cidade, onde ainda vivem seus familiares, devo conversar com ele, que já deve estar careca de voar o EC-725.
Eu não faço parte desses times de torcedores de um ou outro modelo de helicóptero. O fórum é livre e se eu quiser eu comparo os modelos que eu quiser, e não os que você achar que devem ser comparados. Mas como não é o caso, quando tiver notícias do EC-725, eu postarei.
Abraços
Certamente, você pode comparar o que quiser, porém, o assunto em debate por aqui era a comparção entre EC-725 e BH´s, por isso, não entendi sua intervenção dentro do debate. Porque ninguém aqui está dizendo que um BH não tem mais potência que Panteras e SP, pelo contrário, não acho que seja possível comparar Pantera com BH´s por exemplo. São mundo completamente diversos. E o SP tem bem menos potência que os BH´s, algo bem conhecido.
[]´s
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 11:21 pm
por saullo
Prick, eu reli o que escrevi e achei que não ficou com o tom legal, confere lá que eu editei, pois acho que tinha ficado meio ácido...talvez com o vinagre do Bolovo...
Abraços
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 11:23 pm
por PRick
saullo escreveu:Prick, eu reli o que escrevi e achei que não ficou com o tom legal, confere lá que eu editei, pois acho que tinha ficado meio ácido...talvez com o vinagre do Bolovo...
Abraços
Re: +4 UH-60L para a FAB
Enviado: Qui Jun 18, 2009 11:59 pm
por Bolovo
saullo escreveu:Prick, eu reli o que escrevi e achei que não ficou com o tom legal, confere lá que eu editei, pois acho que tinha ficado meio ácido...talvez com o vinagre do Bolovo...
Abraços
Que isso! Ainda está longe, volte umas páginas e verá o que são posts ácidos. Mas continue treinando, um dia chegará lá.