Stadler e Salvador Caetano vão construir fábrica de comboios em Ovar (com áudio)
Inês Pinto Miguel e Nuno Braga
O acordo entre o grupo português e a empresa suíça “vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios”. Desta forma, as empresas confirmam a notícia avançada pelo JE a 24 de março de 2023.
O grupo industrial nacional Salvador Caetano e o fabricante suíço de equipamento ferroviário Stadler assinaram um acordo estratégico para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários em Ovar, no distrito de Aveiro. De acordo com comunicado conjunto, a parceria visa “revolucionar a área da mobilidade em Portugal”.
“O principal objetivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021”, lê-se no comunicado. O investimento é ainda complementado com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.
Assim, confirma-se a notícia que o Jornal Económico avançou na edição 2190 de 24 de março.
As empresas notam que o atual acordo “vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios”, visando acelerar a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros sectores industriais.
Ora, com a construção de duas fábricas em dois distritos portugueses, o projeto vai contribuir para a criação de emprego qualificado nas regiões.
“Este acordo estratégico é uma oportunidade para o grupo contribuir de forma determinante para a renovação e qualificação da indústria ferroviária em Portugal, enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. Esta aliança com a Stadler, fabricante líder no sector ferroviário e reconhecida pela qualidade e excelência, irá permitir expandir o nosso portfólio e explorar sinergias para, em conjunto, desenvolvermos soluções adaptadas aos desafios atuais”, aponta Miguel Ramos, CEO da Salvador Caetano, sobre o acordo.
Já Peter Spuhler, presidente da Stadler, afirma estar “convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP”. “A Salvador Caetano é, sem dúvida, o melhor aliado possível para alcançar o nosso objetivo. A nossa união, baseada em culturas semelhantes, trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”.
Com esta parceria, o grupo Salvador Caetano vai diversificar as suas linhas de negócio e entrar no sector da produção de veículos ferroviários, juntando-o à longa atividade industrial nas áreas de produção automóvel, autocarros e aeronáutica, distribuição automóvel, serviços de mobilidade flexível e no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, incluindo o hidrogénio.
A Stadler, por ser uma empresa já conhecida do sector, vai juntar esta fábrica à divisão responsável pela Península Ibérica, o que vai fazer com que a sua presença em Portugal seja consolidada.
Portugal quer apostar na indústria ferroviária para ligar as várias cidades do país mas também para ligar o país a outras cidades, nomeadamente Espanha e França. O Plano Ferroviário Nacional, que deverá arrancar ainda este ano, visa ainda atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia, que visam a neutralidade climática até 2050.
Este não é, no entanto, o primeiro acordo entre a CP e a Stadler. Em novembro de 2020, as duas empresas assinaram um contrato para projetar e construir 22 comboios regionais do modelo Flirst, nos quais se incluíam dez carruagens elétricas, 12 unidades bimodais e o serviço de manutenção por quatro anos, bem como serviço de formação.
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