FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1186 Mensagem por Penguin » Qui Set 10, 2009 7:59 pm

DBader escreveu:
PRick escreveu:[ quote="DBader"] Não foi porque a FAB não quer o Rafale de jeito nenhum, capisce?!

Isso não existe, a FAB não é uma pessoa, não tem opinião. A FAB é o órgão técnico, que quer ter o poder de decidir, porém, esse poder não é dela numa democracia. Esse é o problema, briga por perda de espaço. Quando a Secretaria de compras do Ministério da Defesa começar a funcionar, terá uma vida difícil.

[]´s
Acho que você entendeu o que eu quis dizer. É claro que a decisão não é dela, mas do Presidente da República que, quando sensato e acima de tudo isento, faz prevalecer esta decisão.

Quanto a sua torcida pela Secretaria de Compras do MD, você deve saber como serão feitas essas compras quando o negócio estiver centralizado lá. Vai ser como essa compra de helicópteros franceses: ninguém pediu, não foi feito nenhuma análise técnica, compramos 50 helicópteros, pagamos mais de 50 milhões de dólares por cada um, tudo isso à velocidade da luz e ninguém questionou.

Pelo que pude perceber, você quer que o mesmo aconteça com o F-X2, certo?[/quote]

--------------------------------------------------

Desde que seja francês :evil:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1187 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 10, 2009 8:01 pm

Rapá...
Essa zilhonésima proposta americana tá boa demais, hein!?

Lembro dos 500 Tucanos que vendemos prá eles em troca do SIVAM, igualzinho!!!!! :lol:
Esses caras são bons mesmo, tanto que podem reapresentar propostas indefinidamente. Depois ainda tem gente falando que nosso governo é anti-americano, hã!
Esse Lula azulado, entreguista , privatista, pior que o FHC, que não deixou reapresentar proposta nenhuma, chutou tudo pro esgoto.

(Ultra-ironia mode off)

Alguém duvidava que viria uma "oferta do paraíso na terra e ainda pagando prá gente"?
Mas porque não ofertaram tudo isso antes?????

Olha, sei não, mas isso pode mesmo babar, tá muita mistureba, gente demais se metendo, falando, proposta demais vazando, vazamento de avaliação da FAB coincidentemente esculhambando Rafale e colocando o avião atrás do T-6 do saudoso Cel Braga...

16.000/h... Não era o SU-35BM que era caríssimo????




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1188 Mensagem por DBader » Qui Set 10, 2009 8:03 pm

Túlio escreveu:
DBader escreveu: Não foi porque a FAB não quer o Rafale de jeito nenhum, capisce?!
Non, io non capisco!

Não quer por quê?
Não quer porque além de caro de adquirir e de manter, não há garantia nenhuma de que haverá transferência de tecnologia, apesar do que o tampinha alardeou. Leia a entrevista do presidente da Dassault:
Em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal "Le Monde", o presidente da Dassault Aviation, Charles Edelstenne, disse que não vão ceder os planos do Rafale aos brasileiros, que não precisam deles para construir aviões, algo que já sabem fazer.

(...)

O presidente da Dassault Aviation negou que vá fabricar seus aviões de combate no Brasil e contou que os responsáveis desse país não tinham pedido isso, já que o que queriam, sobretudo, eram "transferência de tecnologia".

http://www.google.com/hostednews/epa/ar ... rV76g8_pEw
Além disso, é importante citar aqui uma notícia publicada no jornal Valor Econômico que, pelo que pude perceber, ainda é inédita nesta discussão:
Decisão de Lula foi à revelia da avaliação técnica da FAB

A decisão do governo brasileiro de iniciar uma negociação com os franceses para a compra de 36 caças de combate do modelo Rafale, produzido pela empresa Dassault, foi feita à revelia da Força Aérea Brasileira (FAB), que foi surpreendida pela notícia divulgada na última segunda-feira. "Lula ignorou o relatório da FAB, que levou meses para ser elaborado, e tomou a decisão política, sem base técnica", comentou uma fonte que acompanha de perto o processo.


Na Aeronáutica a informação oficial, divulgada pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), era de que o processo licitatório dos caças ainda está aberto e que a decisão final só será conhecida entre o final de setembro e início de outubro. A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa informou que estava valendo o que foi dito pelo presidente Lula e o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, mas não confirmou nem desmentiu a escolha da oferta francesa.


Segundo fonte ligada ao processo de seleção dos caças, na última sexta-feira o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito e o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) e coordenador do F-X2, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro teriam se reunido com o ministro da Defesa Nelson Jobim e o presidente Lula para falar sobre o conteúdo do relatório técnico da FAB, que não indicava o Rafale como o preferido dos militares.


Um fator preocupante, segundo a fonte, é que além do Rafale ser 40% mais caro que os outros concorrentes, a proposta da Dassault não inclui montagem final e integração de armamentos. "Seria uma negociação à parte, o que encarece ainda mais o valor do contrato, estimado em US$ 4 bilhões", afirma.


Especialistas afirmam ainda que na negociação com a França uma das questões pendentes seria o alto custo das horas de vôo dos caças franceses, o que inviabilizaria sua operação na Força Aérea. O custo operacional do Rafale foi estimado em US$ 16 mil, enquanto o americano F-18, da Boeing, teria um custo de US$ 10 mil e o sueco Gripen, da Saab, de US$ 4,5 mil.

Em relação às propostas de transferência de tecnologia, item em que a aeronave francesa estaria bem à frente dos concorrentes, nos bastidores do setor aeroespacial brasileiro a informação também é diferente. Segundo fonte ligada aos militares, durante a seleção do FX-2, as empresas Embraer, Atech, Mectron e Aeroeletrônica foram convocadas pela aeronáutica para fazer uma avaliação das propostas de parceria feitas pelos concorrentes, principalmente na transferência de tecnologia. De acordo com a fonte, somente a Atech teria colocado o Rafale em primeiro lugar. As demais colocaram o Gripen em primeiro, o F-18 em segundo e em último o Rafale.

Um empresário do setor aeroespacial disse que a forma como a transferência de tecnologia foi colocada no processo de compra dos caças não dá nenhuma garantia efetiva de que será cumprida. "No F-X2 essa transferência fica a critério da empresa contratada. Deveríamos fazer como nos Estados Unidos, onde as compras de defesa sempre são feitas diretamente da empresa nacional, e quando a tecnologia é comprada de fora, existe a obrigação de um percentual mínimo de participação da empresa nacional, que hoje é de 75%".

Procurada, a Embraer também não se manifestou sobre a decisão do governo de negociar a compra dos caças com a Dassault. A empresa deve ser uma das principais beneficiárias do acordo com os franceses, pois o presidente Nicolas Sarkozi, anunciou a intenção de compra de 10 aeronaves KC-390, o cargueiro militar que a Embraer está desenvolvendo para a FAB. Segundo especialistas próximos ao F-X2, a Boeing teria manifestado essa intenção em sua proposta enviada à FAB e o número de unidades a serem compradas pelos americanos supera em muito o anunciado pelos franceses.


A Boeing e a Saab não se manifestarem ontem. Segundo o diretor geral da Gripen Internacional, Bengt Janér, a empresa não recebeu nenhuma informação oficial da FAB e nem do governo a respeito da escolha de um dos concorrentes ao FX-2. A Boeing limitou-se ontem a emitir uma nota por meio da qual informa não ter sido comunicada "nem pela comissão do FX-2 nem pelo governo brasileiro a respeito de qualquer decisão ".


A fabricante americana, que obtém na área de defesa metade da receita anual de US$ 67 bilhões, havia montado uma gigantesca rede de apoio para a negociação. A operação envolveu três departamentos da empresa, num total de 150 pessoas, além de contratos com consultorias brasileiras.


A direção da Boeing estava animada com as chances de seu avião, o Super Hornet, ser escolhido. Enquanto negociava com o governo brasileiro, nos últimos meses, a Boeing assinou termos de compromisso com 25 fabricantes de componentes do Brasil, espalhados entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além disso, sondou diversas empresas, como a pequena Navtec, com 15 funcionários, localizada em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas Gerais. A Navtec, que surgiu para abastecer a Helibras, foi visitada pela Boeing há mais ou menos dois meses, conta Claile Oppenheimer, um dos sócios.

Valor Econômico
http://netmarinha.uol.com.br/index.php? ... s&Itemid=7
[]s,
Douglas Bader




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1189 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 10, 2009 8:05 pm

Acho que você entendeu o que eu quis dizer. É claro que a decisão não é dela, mas do Presidente da República que, quando sensato e acima de tudo isento, faz prevalecer esta decisão.
Pô, mas aí ele não decidiu nada, deu uma de Maria vai com as outras e só ratificou uma decisão que pode ou não ser a melhor para o País, não necessariamente para a força.

Então quer dizer que o Lula prá ser sensato e isento tem de seguir a decisão da força?
Isso é só agora que o barco da Boeing afundou? :roll: :mrgreen:




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1190 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 8:08 pm

Santiago escreveu:
DBader escreveu: compramos 50 helicópteros, pagamos mais de 50 milhões de dólares por cada um, tudo isso à velocidade da luz e ninguém questionou.

Pelo que pude perceber, você quer que o mesmo aconteça com o F-X2, certo?
--------------------------------------------------

Desde que seja francês :evil:

Sei de uns colegas que topariam também, desde que fosse ianque... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1191 Mensagem por DBader » Qui Set 10, 2009 8:09 pm

Carlos Mathias escreveu:
Acho que você entendeu o que eu quis dizer. É claro que a decisão não é dela, mas do Presidente da República que, quando sensato e acima de tudo isento, faz prevalecer esta decisão.
Pô, mas aí ele não decidiu nada, deu uma de Maria vai com as outras e só ratificou uma decisão que pode ou não ser a melhor para o País, não necessariamente para a força.

Então quer dizer que o Lula prá ser sensato e isento tem de seguir a decisão da força?
Isso é só agora que o barco da Boeing afundou? :roll: :mrgreen:
Claro que ele não precisa seguir necessariamente a decisão técnica, mas deve apresentar boas razões para tal, senão fica parecendo que tem truta no négócio... :D

[]s,
Douglas Bader




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1192 Mensagem por Bender » Qui Set 10, 2009 8:10 pm

DBader escreveu:
PRick escreveu:
Isso não existe, a FAB não é uma pessoa, não tem opinião. A FAB é o órgão técnico, que quer ter o poder de decidir, porém, esse poder não é dela numa democracia. Esse é o problema, briga por perda de espaço. Quando a Secretaria de compras do Ministério da Defesa começar a funcionar, terá uma vida difícil.

[]´s
Acho que você entendeu o que eu quis dizer. É claro que a decisão não é dela, mas do Presidente da República que, quando sensato e acima de tudo isento, faz prevalecer esta decisão.

Quanto a sua torcida pela Secretaria de Compras do MD, você deve saber como serão feitas essas compras quando o negócio estiver centralizado lá. Vai ser como essa compra de helicópteros franceses: ninguém pediu, não foi feito nenhuma análise técnica, compramos 50 helicópteros, pagamos mais de 50 milhões de dólares por cada um, tudo isso à velocidade da luz e ninguém questionou.

Pelo que pude perceber, você quer que o mesmo aconteça com o F-X2, certo?
Olá PRick concordo totalmente com você. :wink:

Quanto ao seu comentário sobre o que o presidente deve ser para "agradar" a FAB DBader,diria que em minha opinião o presidente tem a "obrigação" de não ser isento,pois ele tem que por na balança que associações politicas o país deve fazer,portanto levar em consideração os antecedentes em todos os aspectos,de cada ofertante ao pé da letra se possível,e ai não cabe isenção,cabe ação,a FAB já fez sua short list,portanto já escolheu o "hardware". :wink:

Quem deveria ser mais "sensata" é a FAB :wink: enviar seus pareceres técnicos para balisamento,e acatar as decisões do executivo como "operadora" que será,sem querer tomar em suas mãos, uma decisão que não lhe pertence.

Opiniões... :wink:

Sds.




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1193 Mensagem por soultrain » Qui Set 10, 2009 8:12 pm

DBader,

A noticia que diz que o Rafale não seria fabricado no Brasil é falsa e é fácil de checar no original em Francês, imagine o resto que não dá para checar, muita contra informação voa nesta hora.

O que o presidente da Dassault disse foi que não transfeririam a linha do Rafale para o Brasil, ou seja deixavam de o fabricar na França e isso é lógico, não? Não quer dizer que não abram outra linha no Brasil.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1194 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 10, 2009 8:12 pm

Olha, acho que o Lula teve sim o relatório na mão para decidir, afinal, se um jornal qualquer teve acesso ao documento da avaliação, o presidente da república não o teria? :roll:
Logo, ele pode ter negociado pessoalmente com o Sarkozy estes detalhes e garantido com o governo da França - que é quem manda em tudo por lá - tudo o que não estaria de acordo ou pendente, aliás como já foi dito que houve mesmo.

Se for o caso de não terem fornecido ao presidente as informações e terem cedido para um jornal, é transgressão disciplinar, pois alijaram o cmte das FA s da coisa toda.
O que diz o Regulamento Disciplinar da FAB sobre isso?
No RDExército acho que dá até cadeia...

Mas enfim, o Lula teve acesso, falou com o narigudo, ele baixou o preço de tudo e nos livramos dos EUA como sempre quiseram. Será que foi isso?




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1195 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 10, 2009 8:16 pm

orestespf escreveu:Calma, Anderson! :lol: :lol: :lol:

Claro que o custo de hora/voo do Rafale é caro sim, mas veja bem o significado destes números:

1) não se sabe se são verdadeiros, se forem foi a FAB que os vazou (o que duvido);

2) parte deste valor anunciado (verdadeiro ou não) é subsídio do desenvolvimento do caça e que a FAB/Governo não aceita pagar; ou se corta e pratica custos semelhantes a Adla ou nada feito;

3) Os "30 meses" é uma forma de se "entender os custos" reais, visto que neste prazo não tem apenas combustível, tem manutenção também. A hora/voo é computada em média e envolve vários fatores;

4) Só para você ter uma ideia, o custo de hora/voo dos helis BH da FAB gira em torno de 5000 dólares e olhe que o raio de ação é de cerca de 140-150 km. Quem fica mais caro neste caso, o Rafale ou o BH? (Isto é fato e não chute. :wink: )

5) Agora se pergunte qual deve ser o custo da hora/voo dos F-5 e M-2000, mais antigos.

6) Entenda porque o FHC quase deixou a FAB sem voar em seu mandato. :wink:


Grande abraço,

Orestes
Tem toda razão. Em geral a gente não tem muito contato ou não se prende muito a esses detalhes. Mas voar avião é caro pra cacete, gente. É por essas razões que, quando no F-X1, diziam que o Gripen era o que melhor cabia no bolso da FAB, a opinião não estava errada. Lembrando que na época do F-X1 a Defesa não tava com essa bola toda, não havia Ministro da Defesa com direito ao título (convenhamos, o Jobim foi o primeiro) e nem sequer se sonhava com END. Hoje, por todo o contexto, parece que o custo não é tão relevante. Claro que tem seu peso, tanto que o Governo quer reduzir, mas não é um fator de arrancar os cabelos da FAB como em épocas passadas que, como bem disse você, Orestes, ficou quase sem voar porque o governo simplesmente não soltava grana.




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1196 Mensagem por Wolfgang » Qui Set 10, 2009 8:18 pm

10/09/2009 - 19h49
Celso Amorim admite preferência de Lula por aviões de caça franceses

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GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) admitiu nesta quinta-feira que há uma "preferência nítida" do governo brasileiro pela compra 36 de aviões de caça da França. Apesar de os Estados Unidos e a Suécia estarem no páreo para a venda das aeronaves ao Brasil, Amorim disse que até agora o governo francês foi quem disponibilizou a melhor oferta ao país.

"Há uma preferência nítida pela proposta francesa. Isso foi exposto pelo presidente da República [Lula], eu falei em nome dele porque não participei da negociação diretamente. Mas foi como eu falei: as formalidades que têm que ser seguidas do ponto de vista da licitação, isso é outra coisa", afirmou.

Lula ironiza disputa entre EUA e França e diz que país receberá caças "de graça"
EUA estão dispostos a transferir tecnologia ao Brasil em troca da venda de caças
Senado quer explicações de Jobim sobre recuo na compra de caças franceses

Amorim disse que o impasse sobre a compra das aeronaves só vai ser solucionado com o fim das negociações comerciais. "Houve uma proposta que tecnologicamente era muito mais atraente para nós porque continha transferência de tecnologia. Isso não só apareceu na oferta técnica, mas foi referendada pelo presidente [Nicolas] Sarkozy, portanto, a decisão de iniciar negociação com a França. Naturalmente que a licitação tem um procedimento. Só pode se declarar encerrado quando terminar tudo", afirmou.

Segundo Amorim, o Brasil gostou da proposta francesa de permitir, além da transferência de tecnologia ao país, a possibilidade de venda das aeronaves à América Latina.

"Na proposta francesa não só existe a transferência de tecnologia total, irrestrita, como também a possibilidade de venda na América Latina, e há ainda esse compromisso de encontrar um preço justo, competitivo, comparável com o que as forças armadas francesas pagam. Se isso chegar a bom termo, eu suponho que sim [haverá negócio]. Se não chegar, eu não sei."

Defesa

Além de Amorim, o ministro Nelson Jobim (Defesa) também manifestou preferência nesta quinta-feira à proposta de venda dos caça feita pelo governo da França. Segundo Jobim, o governo brasileiro está com as negociações mais avançadas com a França para a compra de 36 aviões caça do que com os demais países que ofereceram as aeronaves ao Brasil.

Apesar de reconhecer o favoritismo da França, Jobim afirmou que o processo para a escolha da empresa fornecedora das aeronaves ainda está em curso --mas disse que o governo espera apenas uma posição da empresa francesa Dassault sobre as condições para a venda dos aviões.

"O problema é que agora há disputa acirrada e o importante é que há uma decisão política do presidente da República de ampliar a sua aliança estratégica com a França. Nós temos vários entendimentos com a França. Para que essa decisão política não possa ser executada, vai depender da Dassault [empresa francesa que fabrica as aeronaves]. E também das outras, porque você sempre tem comparativo de tudo", afirmou Jobim.




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1197 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 8:19 pm

DBader escreveu:
Além disso, é importante citar aqui uma notícia publicada no jornal Valor Econômico que, pelo que pude perceber, ainda é inédita nesta discussão:
INÉDITA? Está por todo o DB, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
Decisão de Lula foi à revelia da avaliação técnica da FAB

(...)e o sueco Gripen, da Saab, de US$ 4,5 mil.(...)[/b]
Taí o baita ineditismo, estou discutindo há séculos este valor: como valorar o custo operacional de um caça que NÃO EXISTE nem nunca voou? Se botam um dado FALSO desses, como vou acreditar no resto? E aquela 'fantástica' proposta ianque, que contemplava um par de AMRAAMS C-7 para cada SH mono e NENHUM para os BI? E AIM-9L ou M como WVRs, baita proposta, sem dúvida, supostamente a FAB não se interessa pelo 9X... :roll:




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1198 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 10, 2009 8:21 pm

soultrain escreveu:DBader,

A noticia que diz que o Rafale não seria fabricado no Brasil é falsa e é fácil de checar no original em Francês, imagine o resto que não dá para checar, muita contra informação voa nesta hora.

O que o presidente da Dassault disse foi que não transfeririam a linha do Rafale para o Brasil, ou seja deixavam de o fabricar na França e isso é lógico, não? Não quer dizer que não abram outra linha no Brasil.

[[]]'s
Tem razão, Soultrain. Penso que a notícia distorceu a fala. O que foi dito foi o seguinte:
PERGUNTA - Vocês vão transferir a produção para o Brasil?

EDELSTENNE - Não vamos criar uma unidade de fabricação local. Os brasileiros pedem sobretudo transferência de tecnologia. Mesmo assim, é evidente que, no longo prazo, aviões Rafale serão produzidos em suas fábricas.
A tradução para o português está disponível no DB, na íntegra: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... ssault.php




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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1199 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 10, 2009 8:22 pm

Pronto, o Celso Amorim acabou com todas as dúvidas.
A escolha é Rafale, desde que a França se esforce e chegue a bom termo no que foi pedido. Feito isso, é deles e acabou.
Caso contrário, a fila anda.




PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1200 Mensagem por PRick » Qui Set 10, 2009 8:23 pm

DBader escreveu:
PRick escreveu:
Isso não existe, a FAB não é uma pessoa, não tem opinião. A FAB é o órgão técnico, que quer ter o poder de decidir, porém, esse poder não é dela numa democracia. Esse é o problema, briga por perda de espaço. Quando a Secretaria de compras do Ministério da Defesa começar a funcionar, terá uma vida difícil.

[]´s
Acho que você entendeu o que eu quis dizer. É claro que a decisão não é dela, mas do Presidente da República que, quando sensato e acima de tudo isento, faz prevalecer esta decisão.

Quanto a sua torcida pela Secretaria de Compras do MD, você deve saber como serão feitas essas compras quando o negócio estiver centralizado lá. Vai ser como essa compra de helicópteros franceses: ninguém pediu, não foi feito nenhuma análise técnica, compramos 50 helicópteros, pagamos mais de 50 milhões de dólares por cada um, tudo isso à velocidade da luz e ninguém questionou.

Pelo que pude perceber, você quer que o mesmo aconteça com o F-X2, certo?
É o que acontece com tudo, tudo é compra direta, e o que acontece nos países desenvolvidos, em todos eles existe um órgão no Ministério da Defesa, é ele que centraliza tudo. As Forças singulares tem representantes e técnicos nesse órgão e pronto, não precisamos ficar assistindo novela. Isso é o sensato.

Não é necessário fazer "análise técnica", isso é fantasia, todos conhecem os produtos ofertados, são mundialmente conhecidos, os fabricantes idem, por sinal, é a mesma meia dúzia de 03 ou 04. É como fazer análise técnica de aviões da Embraer, não é necessário.

E análise de custos sem operar o produto é fantasia, eu sei que os técnicos gostam de brincar de aviãozim :mrgreen: :mrgreen: , mas nenhum deles tem condições de fazer uma decisão técnica objetiva de pacotes de produtos tão complexos e diferentes entre si.

Não é possível comparar ojetivamente, Gripen NG(não existe), com qualquer outro produto. Ou comparar caças de classes diferentes, com uma e duas turbinas. Só existe comparação objetiva quando os produtos são iguais, caso contrário nada feito.

A Lei 8666(Licitação) trata de produtos com as mesmas características técnicas, a partir disso, ela compara preços. Sem esses pressupostos, não existe concorrência.

O que se pode fazer é a comparação do que é ofertado, e o que o produto oferece, ver se as promessas do vendedor podem ser cumpridas, se estão colocadas no papel, se o contrato é igual ao prometido, é o papel que cabe a FAB. Dizer quais os produtos não servem para ela ou não cumpriram o que prometeram ou nós pedimos, e isso já foi feito, que redundou na Short List.

Assim, não aceito a fantasia da decisão política travestida de técnica, a decisão é política, fazer ela politicamente é o correto, o técnico. E não fazer ao contrário, dar roupagem técnica a decisão política, isso é muito bom para disfarçar ou repassar as responsabilidades.

[]´s




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