gusmano escreveu: Qua Ago 02, 2023 10:59 am
FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 1:38 am
Acho melhor aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Com certeza há muita gente ao redor do PR atual querendo esculachar as ffaa's de qualquer maneira, a troco de nada, apenas por diferenças pessoais\ideológicas.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.
As FA´s vão pagar por terem embarcado em um projeto politico. Imagino que passem a ser tratadas como ator politico, sugeito a (ainda mais) desvaneios e decisões politicas (retaliação é uma delas). Nunca deveriam ter entrado nessa. E esse papo de "não conceder" não existe, a FAB e as demais forças burocracia do estado e deles depende. Foi justamente por não entenderem isso e terem se metido a "escolher lado" que deu no que deu.
E sobre o tópico.. vai virar o FAB01, e acho que vão fazer "reforminhas" silenciosas para não causar muito barulho. Vamos ver.
abs
Concordo com seus pontos
@gusmano, mas creio que devemos fazer uma diferença importante. Não foram as instituições forças armadas que escolheram um lado e resolveram fazer uma opção por um determinado projeto, foram diversos elementos militares, na ativa e reserva, que escolheram um lado e assumiram posição político-partidária, e pior, governamental. Que como sabemos, é de momento e passa, como tudo em política. Infelizmente as instituições foram confundidas com as escolhas de alguns, diria, muitos de seus membros que se imiscuíram de um projeto de poder ligado a determinado compo político-ideológico. E dissestes bem sobre os resultados.
Quanto às ffaa's serem consideradas entes políticos, nada demais, são instituições de Estado, e tudo o que se refere a ele é uma questão política, na melhor acepção do termo. Forças Armadas são entidades políticas por natureza. Mas a política aqui se trata de questões de Estado, e não ligadas a essa ou aquela corrente ideológica-partidária, que é o caracteriza os governos, que, novamente, são passageiros.
Infelizmente não é a primeira vez que os militares são cooptados ou se deixam cooptar pelas mazelas das disputas mesquinha da políticagem nacional. Temos um histórico longo sobre este tema. Mas isso é outra história. E este governo atual não é diferente do anterior. Em outros momentos tentaram de várias formas transformar as ffaa's em um puxadinho do partido no poder e de seus interesses governamentais. Não está sendo diferente agora, e nem será no futuro com qualquer outro partido ou ideologia posta. É um problema que temos aqui desde sempre, seja na República ou no Império.
Ainda estou pensando aqui com os meus botões que o alto comando da FAB está buscando soluções para a questão do VVIP do presidente. E ao que se sabe de público, elas já foram oferecidas ao PR em reunião passada. A não ser que ele, orientado pelo seu entorno tenha declinado de todas apenas por questões de imagem, e imagem em política é tudo, então sim, a FAB vai ter que se virar nos trinta para tentar arrumar mais este imbróglio. Mas não creio que eles entregarão o avião assim tão facilmente. Tanto que a última viagem para a Europa o ACJ319 foi usado.
Vamos ver o que ambos os lados fazem para tentar chegar a um ponto comum.