Oficial - Projeto KC-X3
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
Em minha opinião para aproveitar o embalo a FAB deveria fazer o seguinte:
1. Adquire mais 2 A 330 para que juntamente com os dois existentes sejam convertidos para a versão MRTT,
2. Para a PR adquire também 2 A 330. Um deles converte para transporte do PR pintadinho de branco, faixinhas verdes e amarelas, etc. O outro pintado de cinza na versão de transporte somente, sendo assim utilizado como aeronave de apoio do FAB 01 em voos de longa distancia e VP e atuando ainda quando possível como transporte estratégico de pessoal militar. Todos os 6 mobiliando o Esquadrão Corsário. R$ para isto e muito mais existe.
Sds
1. Adquire mais 2 A 330 para que juntamente com os dois existentes sejam convertidos para a versão MRTT,
2. Para a PR adquire também 2 A 330. Um deles converte para transporte do PR pintadinho de branco, faixinhas verdes e amarelas, etc. O outro pintado de cinza na versão de transporte somente, sendo assim utilizado como aeronave de apoio do FAB 01 em voos de longa distancia e VP e atuando ainda quando possível como transporte estratégico de pessoal militar. Todos os 6 mobiliando o Esquadrão Corsário. R$ para isto e muito mais existe.
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- FCarvalho
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
Olá Lord.Viking escreveu: Qua Jun 14, 2023 8:23 pm Em minha opinião para aproveitar o embalo a FAB deveria fazer o seguinte:
1. Adquire mais 2 A 330 para que juntamente com os dois existentes sejam convertidos para a versão MRTT,
2. Para a PR adquire também 2 A 330. Um deles converte para transporte do PR pintadinho de branco, faixinhas verdes e amarelas, etc. O outro pintado de cinza na versão de transporte somente, sendo assim utilizado como aeronave de apoio do FAB 01 em voos de longa distancia e VP e atuando ainda quando possível como transporte estratégico de pessoal militar. Todos os 6 mobiliando o Esquadrão Corsário. R$ para isto e muito mais existe.
Sds
Do ponto de vista técnico e operacional é justamente isso que a FAB deve querer para si a fim de garantir as missões primárias do Corsário e atender ao mesmo tempo a PR. Quem sabe até deva ter dito isso por escrito, e bem explicadinho, ao PR atual, mesmo sem esperança de que ele preste alguma atenção ao fato.
Em qualquer país civilizado onde o transporte VVIP de autoridades públicas não é tratado como assunto de botequim, como é aqui, isto já estaria resolvido há muito tempo, e sem dramas. Mas como estamos no Brasil, onde até o simples, e mais que óbvio, fato da força aérea do país comprar um avião vira motivo para questionamentos, bom...
Existem muitos A330-200 dando baixa pelo mundo inteiro, substituídos que estão sendo por modelos mais modernos, inclusive os NEO.
Aliás, é bom lembrar que não é apenas o PR que voa com o FAB 01, mas o vice presidente também. Inclusive, em bem mais de uma vez já tivemos ocasiões em que ambos estavam foram do país, mesmo que seja raro de acontecer, mas aconteceu. A missão VVIP é idêntica para um e outro em termos de demandas de aeronaves, e hoje a FAB não teria condições de oferecer esse suporte caso PR e VP resolvessem se ausentar do país em outros continentes.
Dois aviões para atender a presidência é o mínimo que se pode esperar de uma força aérea que leva o seu trabalho a sério.
Mesmo que o(s) cmte(s) em chefe não ofereçam recíproca. Mas isso são ossos do ofício.
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
A Revista ASAS que chegou agora noticiou que a FAB desistiu de converter os A330 em MRTT pois a Presidência quer um e não irão comprar uma terceira aeronave. Não faria sentido converter uma única célula.
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
É aquilo né, se não podemos ajudar, vamos atrapalhar!knigh7 escreveu: Seg Jul 24, 2023 6:34 pm A Revista ASAS que chegou agora noticiou que a FAB desistiu de converter os A330 em MRTT pois a Presidência quer um e não irão comprar uma terceira aeronave. Não faria sentido converter uma única célula.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
Temo que o estrago não fique só aí. Note como o Comandante do EB é cordeirinho do atual governo, a sanha dos chineses e a quantidade de projetos de reequipamento da Força...
A gente era feliz e não sabia quando o CAESAR disputava com o ATMOS ou quando o Iris-T SLM disputava com o Barak.
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
Pinta os dois 330 nas cores da Policia Federal, que o elemento não vai querer nem chegar perto.
Um abraço e t+
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
Acho melhor aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Com certeza há muita gente ao redor do PR atual querendo esculachar as ffaa's de qualquer maneira, a troco de nada, apenas por diferenças pessoais\ideológicas.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
Estava olhando os valores de A319 usados e encontrei valores que circulam +-US 30 milhões para aviões fabricados antes de 2010, sendo que o atual FAB Zero Uno está a serviço desde 2005.
Na configuração ACJ, diz-se, ele custou ao governo na época US 56 milhões de dólares. Hoje este avião deve ter um preço cotado por volta daquele número acima, visto que é um avião em configuração especial.
Não vejo, neste aspecto, porque se retirar um dos A330 da FAB a título de transformar em VVIP, já que com o valor da venda do ACJ319 se poderia comprar outro A330 usado a preços bem módicos, como fez a FAB, e utilizar soluções menos caras para adaptar o mesmo para a missão presidencial.
Claro, comprar um avião maior só para o presidente poder viajar, e levar consigo a claque de puxa sacos e o séquito burrocrático não é lá muito legal para o marketing o governo em tempos de limitações financeiras para todos os lados.
É sempre mais fácil cortar a corda do lado mais fraco.
Na configuração ACJ, diz-se, ele custou ao governo na época US 56 milhões de dólares. Hoje este avião deve ter um preço cotado por volta daquele número acima, visto que é um avião em configuração especial.
Não vejo, neste aspecto, porque se retirar um dos A330 da FAB a título de transformar em VVIP, já que com o valor da venda do ACJ319 se poderia comprar outro A330 usado a preços bem módicos, como fez a FAB, e utilizar soluções menos caras para adaptar o mesmo para a missão presidencial.
Claro, comprar um avião maior só para o presidente poder viajar, e levar consigo a claque de puxa sacos e o séquito burrocrático não é lá muito legal para o marketing o governo em tempos de limitações financeiras para todos os lados.
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- gusmano
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
As FA´s vão pagar por terem embarcado em um projeto politico. Imagino que passem a ser tratadas como ator politico, sugeito a (ainda mais) desvaneios e decisões politicas (retaliação é uma delas). Nunca deveriam ter entrado nessa. E esse papo de "não conceder" não existe, a FAB e as demais forças burocracia do estado e deles depende. Foi justamente por não entenderem isso e terem se metido a "escolher lado" que deu no que deu.FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 1:38 am Acho melhor aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Com certeza há muita gente ao redor do PR atual querendo esculachar as ffaa's de qualquer maneira, a troco de nada, apenas por diferenças pessoais\ideológicas.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.
E sobre o tópico.. vai virar o FAB01, e acho que vão fazer "reforminhas" silenciosas para não causar muito barulho. Vamos ver.
abs
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
Concordo com seus pontos @gusmano, mas creio que devemos fazer uma diferença importante. Não foram as instituições forças armadas que escolheram um lado e resolveram fazer uma opção por um determinado projeto, foram diversos elementos militares, na ativa e reserva, que escolheram um lado e assumiram posição político-partidária, e pior, governamental. Que como sabemos, é de momento e passa, como tudo em política. Infelizmente as instituições foram confundidas com as escolhas de alguns, diria, muitos de seus membros que se imiscuíram de um projeto de poder ligado a determinado compo político-ideológico. E dissestes bem sobre os resultados.gusmano escreveu: Qua Ago 02, 2023 10:59 amAs FA´s vão pagar por terem embarcado em um projeto politico. Imagino que passem a ser tratadas como ator politico, sugeito a (ainda mais) desvaneios e decisões politicas (retaliação é uma delas). Nunca deveriam ter entrado nessa. E esse papo de "não conceder" não existe, a FAB e as demais forças burocracia do estado e deles depende. Foi justamente por não entenderem isso e terem se metido a "escolher lado" que deu no que deu.FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 1:38 am Acho melhor aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Com certeza há muita gente ao redor do PR atual querendo esculachar as ffaa's de qualquer maneira, a troco de nada, apenas por diferenças pessoais\ideológicas.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.
E sobre o tópico.. vai virar o FAB01, e acho que vão fazer "reforminhas" silenciosas para não causar muito barulho. Vamos ver.
abs
Quanto às ffaa's serem consideradas entes políticos, nada demais, são instituições de Estado, e tudo o que se refere a ele é uma questão política, na melhor acepção do termo. Forças Armadas são entidades políticas por natureza. Mas a política aqui se trata de questões de Estado, e não ligadas a essa ou aquela corrente ideológica-partidária, que é o caracteriza os governos, que, novamente, são passageiros.
Infelizmente não é a primeira vez que os militares são cooptados ou se deixam cooptar pelas mazelas das disputas mesquinha da políticagem nacional. Temos um histórico longo sobre este tema. Mas isso é outra história. E este governo atual não é diferente do anterior. Em outros momentos tentaram de várias formas transformar as ffaa's em um puxadinho do partido no poder e de seus interesses governamentais. Não está sendo diferente agora, e nem será no futuro com qualquer outro partido ou ideologia posta. É um problema que temos aqui desde sempre, seja na República ou no Império.
Ainda estou pensando aqui com os meus botões que o alto comando da FAB está buscando soluções para a questão do VVIP do presidente. E ao que se sabe de público, elas já foram oferecidas ao PR em reunião passada. A não ser que ele, orientado pelo seu entorno tenha declinado de todas apenas por questões de imagem, e imagem em política é tudo, então sim, a FAB vai ter que se virar nos trinta para tentar arrumar mais este imbróglio. Mas não creio que eles entregarão o avião assim tão facilmente. Tanto que a última viagem para a Europa o ACJ319 foi usado.
Vamos ver o que ambos os lados fazem para tentar chegar a um ponto comum.
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
No anúncio do PAC ontem, pelo visto a FAB conseguiu manter os seus 2 únicos KC-30 nas suas mãos e ainda a promessa de sua conversão para o padrão MRTT.
Nada foi confirmado ou falado sobre novo VVIP na Presidência.
Muito provavelmente este vetor deverá ser custeado pela própria PR, que como disse, pode muito bem utilizar o atual Zero Uno como moeda de troca (com preço estimado em 35 a 45 milhões de dólares hoje) ou vendê-lo e usar o dinheiro para comprar um wide body, ou usar para converter este avião para o padrão VIP presidencial.
Lembrar que a FAB comprou os 2 A330-200 da Azul por apenas US$ 80 milhões. É praticamente de graça tendo em vista os valores de aviões novos. E o que não falta no mercado hoje são modelos Wide Body a preços muito convidativos, inclusive já no padrão VVIP.
Só não compram um ou outro se não quiserem.
Nada foi confirmado ou falado sobre novo VVIP na Presidência.
Muito provavelmente este vetor deverá ser custeado pela própria PR, que como disse, pode muito bem utilizar o atual Zero Uno como moeda de troca (com preço estimado em 35 a 45 milhões de dólares hoje) ou vendê-lo e usar o dinheiro para comprar um wide body, ou usar para converter este avião para o padrão VIP presidencial.
Lembrar que a FAB comprou os 2 A330-200 da Azul por apenas US$ 80 milhões. É praticamente de graça tendo em vista os valores de aviões novos. E o que não falta no mercado hoje são modelos Wide Body a preços muito convidativos, inclusive já no padrão VVIP.
Só não compram um ou outro se não quiserem.
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
A revista ASAS ao noticiar no site dela o PAC incluiu também no título essa informação dos KC-30. Provavelmente no intuito de atualizar ou corrigir a noticia veiculada na última edição impressa:
https://www.edrotacultural.com.br/progr ... -incluida/
https://www.edrotacultural.com.br/progr ... -incluida/
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
A FAB já está no lucro de não ter perdido seus aviões para o governo. Agora é negociar os valores para a transformação deles em MRTT, o que leva 18 meses, em geral. Mas ficar com apenas um avião por quase dois anos não é exatamente um bom negócio. Nem para a FAB e menos ainda para o governo, que agora parece baixou o facho por um tempo com essa conversa de VVIP wide body para o PR. O que não quer dizer que tenham esquecido ou desistido dessa história. No PAC apresentaram duas linhas de ação para o avião da FAB, como segue:
1. Aeronave Aeromédica e Reabastecimento – Conversão de 2 aeronaves A330 (Aeronáutica);
2. Projeto KC-X – Desenvolvimento versão reabastecedor (Aeronáutica);
Apesar de parecer a mesma coisa, a mim não é. Afinal, se poderia muito bem dizer o mesmo em apenas uma única linha de ação, já que a versão MRTT sabidamente faz tudo o que está aí descrito. Então, qual a lógica de se fazer isso em separado, já que a PR está ciente do que a FAB quer e o que a Airbus oferece?
Talvez seja caso de deixar brechas a posteriori para a interpretação de futuras compras de ao menos dois outros aviões - já que a sigla KC-X permanece ali - a fim de dispor da mesma solução que o Corsário demandava aos presidentes anteriores, mantendo ao menos uma aeronave sempre a disposição da PR para seus voos transatlânticos. E todo mundo fica feliz no final, já que com ao menos 2 ou 3 aviões + 1 em transformação MRTT a FAB poderia dispor de números adequados para manter suas atividades fim e ao mesmo tempo o governo teria o seu VVIP que tanto parece fazer questão agora.
E como venho dizendo, dinheiro não é, e nunca foi, de fato um problema para resolver esta questão.
A ver.
1. Aeronave Aeromédica e Reabastecimento – Conversão de 2 aeronaves A330 (Aeronáutica);
2. Projeto KC-X – Desenvolvimento versão reabastecedor (Aeronáutica);
Apesar de parecer a mesma coisa, a mim não é. Afinal, se poderia muito bem dizer o mesmo em apenas uma única linha de ação, já que a versão MRTT sabidamente faz tudo o que está aí descrito. Então, qual a lógica de se fazer isso em separado, já que a PR está ciente do que a FAB quer e o que a Airbus oferece?
Talvez seja caso de deixar brechas a posteriori para a interpretação de futuras compras de ao menos dois outros aviões - já que a sigla KC-X permanece ali - a fim de dispor da mesma solução que o Corsário demandava aos presidentes anteriores, mantendo ao menos uma aeronave sempre a disposição da PR para seus voos transatlânticos. E todo mundo fica feliz no final, já que com ao menos 2 ou 3 aviões + 1 em transformação MRTT a FAB poderia dispor de números adequados para manter suas atividades fim e ao mesmo tempo o governo teria o seu VVIP que tanto parece fazer questão agora.
E como venho dizendo, dinheiro não é, e nunca foi, de fato um problema para resolver esta questão.
A ver.
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Re: Oficial - Projeto KC-X3
É o primeiro KÇ-30 que deve passar pelo processo de modificação na Airbus. Por 50 milhões e reais ( US$ 10 milhões) até que está saindo barato esse negócio.
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