Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6668 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11026 Mensagem por Túlio » Qui Set 27, 2018 6:24 pm

knigh7 escreveu: Qui Set 27, 2018 5:30 pm Olá, pessoal.

A revista ASAS que chegou nesta semana nas bancas noticia que a FAB decidiu dotar o Pelicano com Black Hawks devido aos problemas operacionais com o Caracal (que surpresa :roll: ) e pelo atraso da entrega deles (esse motivo ficou meio estranho já que a FAB pretende comprar 6 Pave Hawks).
Inicialmente, serão cedidos 4 BH dos outros 2 esquadrões.
Ô cupincha, é tri ver que, aos poucos, vais te recuperando daquele tremendo tranco e voltando ao nosso convívio. Quanto ao Caracol, nada que já não fosse esperado... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1963 vezes
Agradeceram: 2489 vezes

#11027 Mensagem por knigh7 » Qui Set 27, 2018 6:52 pm

E é bom ver pessoal do fórum torcendo por mim. Faz um pouco mais de 30 dias do falecimento dela, mas aos poucos aquela sensação "de estar sem chão" vai diminuindo.

Eu estou sentindo mais do que o falecimento do pai, embora eu amasse demais ele também. Talvez pelo fato de mãe ser mais frágil, mais dócil, ser carinhosa.

E a bem verdade, não sendo filho "coruja", minha mãe era uma pessoa muito bondosa, vivia para os outros.

Nesses momentos de tristeza pela morte dela, eu rezo e acabo sentindo paz. Talvez ela deva estar rezando junto comigo, sei lá. (vou acabar virando santo de tanto rezar kkk...)

P.S: No último final de semana, comprei um livro sobre o F-35. Uma pilha de informações. Na medida que irei lendo com calma, o que for interessante vou colocando lá no tópico dele.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5735 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#11028 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 28, 2018 1:32 pm

knigh7 escreveu: Qui Set 27, 2018 5:30 pm Olá, pessoal.

A revista ASAS que chegou nesta semana nas bancas noticia que a FAB decidiu dotar o Pelicano com Black Hawks devido aos problemas operacionais com o Caracal (que surpresa :roll: ) e pelo atraso da entrega deles (esse motivo ficou meio estranho já que a FAB pretende comprar 6 Pave Hawks).
Inicialmente, serão cedidos 4 BH dos outros 2 esquadrões.
Olá Knigh7, bom te ver por aqui de novo.

Quando se deu essa decisão da FAB? Que problemas operacionais os H-36 estão apresentando? O atraso na entrega já era conhecido pelos menos a uns 3 anos. A FAB já recebeu cerca de 10 aeronaves. Se o problema é dividir com o Pelicano, quantidade tem, e não seria nenhuma surpresa ou novidade esquadrões da FAB operando com 2 ou 3 unidades operacionais.
Salvo engano, a FAB ainda irá receber mais um unidade ainda este ano.
Os Pave Hawk custam tão caro quanto um H-36. E não são baratos de manter e operar se vierem completos.
Mas o gosto da FAB ( e demais ffaa's) pelos BH já é conhecido há muito tempo.
Resta saber de onde eles vão tirar verba para comprar BH totalmente equipados, bem diferente das aquisições anteriores. Até porque não existe saldão de PV no estoque americano atualmente, só novo de fábrica.

abs.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#11029 Mensagem por knigh7 » Sex Set 28, 2018 3:34 pm

Olá, Carvalho.

Achei melhor tirar uma foto da matéria.
(A revista chegou às bancas nessa semana)

Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior

#11030 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 28, 2018 8:31 pm

Grato pela postagem da notícia.
Então, o que temos até o momento é uma solução de consenso. Que nove fora, já poderia ter sido tomada bem antes, dado os atrasos do H-36.
Acho até que a FAB poderia negociar a troca de 4 H-36 novos pelos BH do EB. Duvido que eles recusassem. Mesmo aqueles sendo mais antigos que os seus, mas não tão diferentes assim.
Por fim, continua a curiosidade: que problemas operacionais seriam estes? BH novos ou usados?
Falou-se em pelo menos 6 unidades. Será que os dois outros esquadrões também serão contemplados com os Pave Hawk?
A ver.

Abs

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#11031 Mensagem por knigh7 » Sex Set 28, 2018 8:55 pm

A FAB pretende empregar os Pave Hawks somente no Pelicano.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#11032 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 28, 2018 10:17 pm

Andei olhando por aí. O custo de um Pave Hawk gira na casa dos US 40 milhões. Isso a preço de 2011. Hoje deve ser algo próximo disso, mais ou menos.
Como disse antes, há poucos PH no mundo, e só USAF e Coreia do Sul utilizam o modelo. São pouco mais de uma centena.
Os americanos estão tendo alguns problemas para conseguir mantê-los, dada a falta de verbas e os altos custos de sua manutenção e o atrito operacional.. Está em discussão a sua substituição por HH-60W, ou a complementação da frota existente através de reconfiguração de H-60L.
Se os valores que encontrei forem mesmo reais, fico aqui pensando se não seria melhor ter um pouco mais de paciência e, sem gastar nada do bolso engrenar os Caracal C-SAR já configurados no padrão da FAB.
Faltam apenas 5 unidades a serem recebidas ,já descontada a que será entregue esse ano.
Não creio que configurar a versão C-SAR do H-36 custe um Pave Hawk da vida.
Enfim. Pode ser que venham H60L, mais baratos, e depois pensar numa eventual configuração C-SAR nacional homologa a do H-36. É uma possibilidade também, e talvez mais em conta como os americanos estão pensando em fazer.
Eu, comandante da FAB, com US 240 milhões na mão com certeza não iria colocar essa grana toda em PV tendo os Caracal por aí praticamente pagos e sem custos adicionais para a instituição. Até porque eles não iriam custar apenas isso.
Dá pra tirar tantos projetos do buraco com esses recursos. Não me parece justo e nem oportuno deixar os bolsos do tio Sam mais gordos do que já são. Mais sábio seria investir naquilo que já temos por aqui à espera de um desafogo para poder se concretizar.
Mas esse sou eu pensando alto com os meus botões.

Abs

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#11033 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 29, 2018 12:36 am

Bom, se um heli tem problemas operacionais que causam "desconforto", é natural que ele não tenha a preferência ou seja preterido. Então, analisa-se outras alternativas. Que é o que a FAB fez.

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#11034 Mensagem por Tikuna » Sáb Set 29, 2018 12:52 am

knigh7 escreveu: Sáb Set 29, 2018 12:36 am Bom, se um heli tem problemas operacionais que causam "desconforto", é natural que ele não tenha a preferência ou seja preterido. Então, analisa-se outras alternativas. Que é o que a FAB fez.
Desculpe-me , mais quais seriam os problemas?

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
FCarvalho
Sênior
Sênior

#11035 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 29, 2018 9:38 am

knigh7 escreveu: Sáb Set 29, 2018 12:36 am Bom, se um heli tem problemas operacionais que causam "desconforto", é natural que ele não tenha a preferência ou seja preterido. Então, analisa-se outras alternativas. Que é o que a FAB fez.
O desconforto dos brigadeiros Knigh7 sempre foi querer Black Hawk e receber Caracal.
Simples assim.

Abs

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#11036 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 29, 2018 5:33 pm

FCarvalho escreveu: Sex Set 28, 2018 8:31 pm
Então, o que temos até o momento é uma solução de consenso. Que nove fora, já poderia ter sido tomada bem antes, dado os atrasos do H-36.
Acho até que a FAB poderia negociar a troca de 4 H-36 novos pelos BH do EB. Duvido que eles recusassem.
Se a FAB pretende comprar Pave Hawks, acha mesmo que o Caracal (cujas entregas findarão em 2.022) está sendo preterido por atraso? A FAB poderia colocar os Black Hawks dos outros 2 esquadrões até a entrega do heli francês...

Eu duvido que o EB aceitaria tocar os 4 Black Hawks pelo Caracal: Os 8 Cougars foram recebidos uns 2, 3 anos depois dos 4 BH. Os 4 BH já acumularam 13 mil horas de voo, enquanto os 8 Cougars, 17 mil.

knigh7
Sênior
Sênior

#11037 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 29, 2018 5:50 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Set 29, 2018 9:38 am
O desconforto dos brigadeiros Knigh7 sempre foi querer Black Hawk e receber Caracal.
Simples assim.

Abs
Na ediçao no ano passado, número 105, da revista Força Aérea o Comandante do 3/8º, coronel Cursi, foi entrevistado. Na página 46 ele reconheceu a necessidade de inspeção a cada 10 horas do filtro da transmissão principal.

Mas eu não sei se os problemas operacionais da matéria que eu digitalizei se referem a isso ou se há outras coisas.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#11038 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 29, 2018 6:43 pm

knigh7 escreveu: Sáb Set 29, 2018 5:33 pm Se a FAB pretende comprar Pave Hawks, acha mesmo que o Caracal (cujas entregas findarão em 2.022) está sendo preterido por atraso? A FAB poderia colocar os Black Hawks dos outros 2 esquadrões até a entrega do heli francês...
Eu duvido que o EB aceitaria tocar os 4 Black Hawks pelo Caracal: Os 8 Cougars foram recebidos uns 2, 3 anos depois dos 4 BH. Os 4 BH já acumularam 13 mil horas de voo, enquanto os 8 Cougars, 17 mil.
Eu tenho quase certeza que o comando da FAB está atuando junto a CABW para quiçá conseguir uns Pave Hawk usados em alguma troca de favores com os primos ricos. Já fizemos isso antes várias vezes, e agora não seria diferente.
Ou talvez mesmo reconfigurar os H60L, bem mais abundantes por lá, e claro, disponíveis.
E para se ver. Com todas as críticas aos helos franceses os Cougar estão aí a uns 15 anos e nunca ouvi falar de reclamações da Avex sobre eles, já o HM-4...

Abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#11039 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 29, 2018 7:02 pm

knigh7 escreveu: Sáb Set 29, 2018 5:50 pm
Na ediçao no ano passado, número 105, da revista Força Aérea o Comandante do 3/8º, coronel Cursi, foi entrevistado. Na página 46 ele reconheceu a necessidade de inspeção a cada 10 horas do filtro da transmissão principal.
Mas eu não sei se os problemas operacionais da matéria que eu digitalizei se referem a isso ou se há outras coisas.
Pará afirmar que há um "desconforto operacional", pode ser que seja apenas isso aí que foi comentado por ele, o que não é algo tão grave assim e que pode ser resolvido pelo fabricante sem a adoção de medidas paliativas, mas atrapalha efetivamente a vida dos esquadrões, ou algo mais grave e que não possa ser divulgado ao público porque compromete a segurança do helo e por conseguinte a tripulação.
Neste último caso o tal do desconforto seria apenas um eufemismo para traduzir a insatisfação da FAB com o helo, e mais ainda com a Airbus Helicopters em não conseguir sanar o problema dentro das condições do contrato original, ou simplesmente não ter uma resposta para o mesmo.
Mas se for o caso de ser a segunda opção, porque as demais ffaa's também não denunciaram o helo e contrato, há tempos já que se trata do mesmíssimo aparelho entregue a todas? Por que os helos da MB e EB não apresentaram o mesmo defeito e/ou limitação? Porque seguimos insistindo no recebimento de um material que não cumpre o contrato?
Temos mais perguntas do que respostas.
Ou tudo não passa de mais uma birra americanófila da FAB por não receber o que ela tanto ama e queria.

Abs

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior

#11040 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 29, 2018 8:50 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Set 29, 2018 7:02 pm
knigh7 escreveu: Sáb Set 29, 2018 5:50 pm
Pará afirmar que há um "desconforto operacional", pode ser que seja apenas isso aí que foi comentado por ele, o que não é algo tão grave assim e que pode ser resolvido pelo fabricante sem a adoção de medidas paliativas, mas atrapalha efetivamente a vida dos esquadrões, ou algo mais grave e que não possa ser divulgado ao público porque compromete a segurança do helo e por conseguinte a tripulação.
Neste último caso o tal do desconforto seria apenas um eufemismo para traduzir a insatisfação da FAB com o helo, e mais ainda com a Airbus Helicopters em não conseguir sanar o problema dentro das condições do contrato original, ou simplesmente não ter uma resposta para o mesmo.
Mas se for o caso de ser a segunda opção, porque as demais ffaa's também não denunciaram o helo e contrato, há tempos já que se trata do mesmíssimo aparelho entregue a todas? Por que os helos da MB e EB não apresentaram o mesmo defeito e/ou limitação? Porque seguimos insistindo no recebimento de um material que não cumpre o contrato?
Temos mais perguntas do que respostas.
Ou tudo não passa de mais uma birra americanófila da FAB por não receber o que ela tanto ama e queria.

Abs

Olha a matéria foi feita sobre 3/8º e o comandante dele foi questionado.
Por acaso foi feita uma materia na AvEx e na Aviação Naval E foram questionados?

Aliás, o usuário Lynx que falava sobre os problemas no H225M é aviador naval da reserva e piloto da única empresa brasileira que opera a versão civil (H225)...

Responder