FCarvalho escreveu: Qua Ago 31, 2022 1:44 am
Sigo sem entender
Fácil: enquanto a FAB não operar caças ou bombardeiros "padrão-USAF" como B-1, F-15 e F-16, não vai precisar de sistemas REVO na própria fuselagem (FRU).
FCarvalho escreveu: Qua Ago 31, 2022 1:44 am
Sigo sem entender
Fácil: enquanto a FAB não operar caças ou bombardeiros "padrão-USAF" como B-1, F-15 e F-16, não vai precisar de sistemas REVO na própria fuselagem (FRU).
Até onde eu sei o FRU serve justamente para fazer o abastecimento de aeronaves maiores. Em todo caso, o A330 pode fazer o Revo dos KC-390 tanto com os pods nas asas como o FRU, caso instalado. A diferença é que um faz o serviço mais rápido que o outro.
Como os KC-390 podem, também, fazer o Revo de outro avião igual usando a lança frontal através dos pod nas asas, isto implica que a operação será realizada mais devagar do que se fosse feita com o FRU implantado nele também.
Não sei dizer qual o fluxo da FRU, mas sei que é bem maior que os pods das asas, melhor adaptados para o revo com caças, helos e aviões menores.
Imagino que o FRU nos KC-390 seria um plus a mais no sentido de servir no Revo com aviões iguais ou maiores até que ele, caso um dia venha a operar com os mesmos.
Mas isso é a FAB que tem de decidir o que acha melhor para si no futuro a longo prazo.
Sou dos que acreditam que em defesa é sempre melhor sobrar do que não dar.
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Enviado: Qua Set 14, 2022 5:00 pm
por FCarvalho
Quando falo de FRU estou me referindo ao 805E Fuselage Refuelling Unit da Cobham.
Aquela mangueira que fica na fuselagem do KC-30 MRTT como ilustrado no pdf da página anterior.
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Enviado: Qua Set 14, 2022 5:07 pm
por FCarvalho
Desconheço o tipo de configuração que a FAB irá compor junto à Airbus para transformar seus aviões em MRTT. Mas na minha ignóbil opinião a configuração da foto abaixo é a que melhor se encaixa nas necessidades da FAB.
FCarvalho escreveu: Qua Set 14, 2022 5:00 pm
Quando falo de FRU estou me referindo ao 805E Fuselage Refuelling Unit da Cobham.
Aquela mangueira que fica na fuselagem do KC-30 MRTT como ilustrado no pdf da página anterior.
Continuo sem ver necessidade: quando é que a FAB vai ter tantas aeronaves no ar e precisar fazer REVO em todas mais ou menos ao mesmo tempo, a ponto de precisar mais disso que de UCAV, AAAe, etc? Sai tudo do mesmo orçamento.
FCarvalho escreveu: Qua Set 14, 2022 5:00 pm
Quando falo de FRU estou me referindo ao 805E Fuselage Refuelling Unit da Cobham.
Aquela mangueira que fica na fuselagem do KC-30 MRTT como ilustrado no pdf da página anterior.
Continuo sem ver necessidade: quando é que a FAB vai ter tantas aeronaves no ar e precisar fazer REVO em todas mais ou menos ao mesmo tempo, a ponto de precisar mais disso que de UCAV, AAAe, etc? Sai tudo do mesmo orçamento.
Mas não é o caso da quantidade de aeronaves, mas a necessidade de ter mais uma capacidade ( = maior\melhor flexibilidade operacional), quando ela for necessária e\ou mesmo impositiva.
Com a frota de KC-390 reduzida quase à metade, e talvez, se muito, apenas 4 KC-30 no longo prazo, possuir o FRU pode ajudar na realização de missões de longo curso quando estes últimos não estiverem disponíveis, ou a própria disponibilidade de KC-390 não ajudar. Existe uma miríade de possibilidades que podem demandar soluções com o uso deste sistema.
Para quem sabe que vai estar sempre com frotas de aviões restritas e pequenas, além de, também, quase sempre com pouca disponibilidade para missões primariamente militares - vide o crescimento exponencial das missões secundárias - ter esta capacidade me parece não é um luxo, mas como disse, um plus a mais na hora que mais se precisar. Neste sentido, é sempre melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.
Até onde me consta, acrescer estes FRU ao KC-390 quando de suas grandes revisões, algo que ainda vai demorar muito tempo até o primeiro passar pelo seu check D, vamos ter tempo para planejar os recursos necessários, que penso, não serão tão onerosos a ponto de inviabilizar sua aquisição.
Até lá, vamos ter mais do que tempo também para arrumar o restante da casa. Aliás, se nada mudar na atual política de gestão da FAB, qualquer novo projeto vai estar submisso às prioridades da operacionalidade da força. Ou seja, nada de financiar avião para a indústria de novo tão cedo. O que me parece ser uma decisão racional e lógica no presente momento.
A BID e a indústria aeroespacial podem tomar conta de si sem depender necessariamente das compras das ffaa's. Já se deram conta disso e até onde sei, estão fazendo o dever de casa. O que também é algo razoável, vide o nosso histórico orçamentário há décadas.
Enfim, entendo que é melhor ter o máximo possível que pudermos arrumar com os recursos que se tem. Sem inventar moda e nem reinventar a roda. Focar no básico e na missão é a prioridade. Sempre deveria ter sido.
Re: Oficial - Projeto KC-X3
Enviado: Qua Set 21, 2022 7:54 pm
por FCarvalho
Como o Airbus A330 da FAB deve ficar depois de convertido
Pensando aqui com os meus botões do porquê da FAB ter corrido com uma série de decisões em relação a algumas compras de material. Agora está mais do que explicado.
Contrato assinado, compra feita, produto recebido e em operação. E mais importante, sem mais riscos de interrupções abruptas e inopinadas por quem não entende e não quer saber de política de defesa.
Cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça.
A ver agora se o futuro governo irá tratar os KC-30 da FAB comprados à revelia dos planos e interesses pessoais do futuro PR.
Talvez agora ele tente parecer melhorzinho lá fora chegando no "aerolulão"
Quem sabe ele se empolga e deixa a FAB comprar mais alguns.