12 a 15 Rafales ou 40 a 60 F16 ou F18 modernizados?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Em vez de adquirirmos apenas 12 ou 15 Rafales, não seria melhor a aquisição de 40 a 60 F16 ou F18 que, modernizados, formariam uma Força bem superior?

12 ou 15 Rafales
65
55%
40 a 60 F16 ou F18 modernizados
53
45%

Total de votos: 118

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#106 Mensagem por Bolovo » Qui Abr 05, 2007 1:53 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu:Simplesmente votei na opção dois, porque o mercado está lotado de peças pra F-16, o FMS pode dar uma ajuda, é o avião de caça mais voado do planeta, já provado em combate "n" vezes, além de ter um preço de operação bem cabível no bolso. Gostaria de ver uma FAB com uns 80 unidadess (no lugar de todas as aeronaves de caça atuais) do F-16A modernizados aqui no Brasil, com um padrão parecido com o israelense ACE e o brasileiro BR, que fizeram nos F-5, com armamento e tudo mais. E daqui uns 20 anos, escolheríamos um 5º geração, seja ele o F-35, o F-22, o PAK-FA, aquele projeto sueco, o Danoninho, tanto faz. Isso daria uma capacidade de combate que a FAB nunca teve antes, e por falta de visão estratégica, nunca terá (by Koslova).

Como disse, minha opinião.

Bolovo, meu cupincha, concordo com grande parte do que postaste, apenas confesso-te que não compreendo de modo algum essa mania de sucateiro, sempre pensando em recauchutar velharia. Falasses em uns quatro ou cinco esquadrões de F16-C/60 com CFT e IRST escorados em uns dois esquadrões de F15K e te apoiaria na mesma hora. Detalhe: esse choro de 'somos tão pobrezitos' é conversa mole pra boi dormir, dinheiro há e bastante, o que tem de haver é vontade política, e isso parece estar surgindo, eis que vê-se com crescente preocupação o nosso 'querido' vizinho do norte da AS se armando até os dentes e doidinho para exportar sua 'revolución'. No FAV-Club discute-se o óbvio: estão agora interessados em AEW/AWACS, imagines uma revoada de Flankers novinhos, com BVRs R77 e coordenados por Mainstays, daria para segurar com caça recauchutado e com Derbys, mesmo apoiado por R99? NECAS!!!

Túlio, não é mania-de-vira-lata, não é mania-de-sucata. Estou pouco me ferrando para o que a Venezuela faz, estou mais preocupado com que o Brasil faz com as suas FAs. Essa idéia que eu dei é pensando na plena operacionalidade, leia-se, voar armado, criar doutrina, aprender a guerrear como gente. Daqui 20 anos, a tarefa de casa teria sido feita, e estaríamos preparados para uma transição para os caças de 5º geração. Hoje está uma zona, nada está sendo pensado. Não tem nem 20 F-5 modernizados, ainda insistem no A-1M, pensam em comprar mais Mirages 2000 e ainda querem um novo vetor na força, sendo que isso consome muito mais, pois tem que criar toda a infraestrutura necessária e tudo mais. Você viu como anda a FAB atual, em dois dias, conseguiram dar PT em 4 aviões. :roll:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Degan
Sênior
Sênior

#107 Mensagem por Degan » Qui Abr 05, 2007 3:13 pm

Pirata....

Creo que es inevitable que entremos en lup....

Creo que se han entregado los antecedentes necesarios.
Tu no reconoces mis argumentos y fuentes escritas, no hay más que decir....

Por último, no referencies ALIDE, me banearon....sin motivos.

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#108 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 05, 2007 3:58 pm

Claro que o Rafale ainda vai evoluir, assim como o F-22, EF-2000, F-35 e o Su-35. Mas dizer que é um protótipo ou que não está operacional é um disparate.
Voto em aviões novos para a FAB.

[]'s

Alberto -
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#109 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 05, 2007 4:06 pm

Alguém tem o site do FOX3? Eu estou procurando no Google e não acho essa m...

Carlos Mathias

#110 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 05, 2007 4:34 pm

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#111 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 05, 2007 4:39 pm

Valeu.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#112 Mensagem por Túlio » Qui Abr 05, 2007 4:43 pm

Degan escreveu:Pirata....

HUAHAUAHAUAHAUAHAUAHUAHAUAHAUAHUAHAU

'Sin motivos'... :lol: :lol: :lol: :lol:

Pois num chamaste o Padilha de 'vieja chismosa' (que quer dizer isso?)...

Quase me esgoelei de tanto rir, POWS!!!

(((E a tigrada aí suspirando pelo Peludo ( :twisted: ), temos kôza melhor: TEMOS O DEGAN, POWS!!!)))

Degan
Sênior
Sênior

#113 Mensagem por Degan » Qui Abr 05, 2007 7:31 pm

Tulio,

mira tu MP

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário

Rafales ou F-16/F-18 modernizados?

#114 Mensagem por Lucius Clay » Qui Abr 05, 2007 8:32 pm

Acredito que os aviões novos sejam a melhor opção para o Brasil, portanto, meu voto foi para o Rafale. Entendo o tópico mas aproveito para deixar minha crítica (entendendo que ela é sempre construtiva, pois a maneira como a fazemos é que a transforma numa ofensa), não acredito que os russos estejam de fora dessa disputa. Além disso, o serviço pós venda francês não é interessante, já passamos por experiências com os mirages, os franceses são muito complicados para transferir tecnologia, na verdade, eles passariam alguma coisa para a Embraer, que não significa que passe tudo que sabe para a FAB, que é a representante do governo na compra e será quem vai utilizar os vetores.

Se vamos fazer um grande investimento (considero assim), deveria o governo pensar numa compra significativa, e pra já, essa história de que o orçamento não dá é conversa fiada, o horizonte de pagamento é muito a frente, chega a se pagar com anos de carência, o país pode mais (não digo: muito mais). Se vamos comprar novos, porque comprar só o que o governo está propondo, devería sim, propor comprar uns dois esquadrões no mínimo, de 24 a 36 caças novos. Esperar para mais quando? Salvo se se pretende comprar outro caça com função diferenciada ou mais capaz, como é a proposta do F-35.

Agradeço o espaço e um abraço a todos.

"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Luiz Padilha

#115 Mensagem por Luiz Padilha » Qui Abr 05, 2007 8:49 pm

Túlio escreveu:

HUAHAUAHAUAHAUAHAUAHUAHAUAHAUAHUAHAU

'Sin motivos'... :lol: :lol: :lol: :lol:

Pois num chamaste o Padilha de 'vieja chismosa' (que quer dizer isso?)...

Quase me esgoelei de tanto rir, POWS!!!

(((E a tigrada aí suspirando pelo Peludo ( :twisted: ), temos kôza melhor: TEMOS O DEGAN, POWS!!!)))

Para vc ver Tului velho, que a falta de educação de um chileno que não é nem de longe uma pessoa educada como outros que eu conheço.
Uma lástima.
Quanto ao Velha Chimosa ou o quer que seja, ele devia estar se referindo a alguém lá do Chile que ele conhece e não a minha pessoa.
Mas isso eu só estou trazendo aqui, pq vc procura e quem procura acha, certo?
A ALIDE e o fórum Base Militar não são obrigados a aceitar pessoas que criticam um tal de Peludo e agem igualzinho a ele, ou seja, atacando foristas e sendo grossos e mal educados com os demais foristas.
Nunca vi aqui o Marino se exaltar, e ele conseguiu irritar um cara que é super legal e calmo.
Não coube ao Felipe outra saída a não ser dar o "PRÊMIO de 1º LUGAR" ao Sr. Degan, sendo ele o primeiro a ser expulso de lá.
Espero que por aqui, ele não irrite mais ninguém, afinal, paciência tem limite e lá ele acabou com a de todo mundo.
Com certeza ele virá aqui e falará uma penca de abobrinhas, mas vocês já conhecem a "PEÇA", portanto dêem o devido desconto.
Bola pra fgrente e vamos voltar ao tópico em questão.
Era isso que eu queria dizer.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por piratadabaixada » Qui Abr 05, 2007 9:17 pm

Creo que es inevitable que entremos en lup....

Creo que se han entregado los antecedentes necesarios.
Tu no reconoces mis argumentos y fuentes escritas, no hay más que decir....

Degan,

Faça como quizer, você já correu de vários debates e está correndo novamente, isto já era esperado. Você não forneceu qualquer argumento válido, não conseguiu refutar qualquer argumento meu, não forneceu qualquer fonte de acusações que fez. Sua pobre tática é desqualificar minhas fontes (mesmo que seja do próprio fabricante), usar de adjetivos e suposições sem sentido, aumentar o post indefinidamente, repetir argumentos já refutados, gritar e muitas vezes ofender... Assim todo debate com você será ciclico, comigo ou com qualquer outro colega.

Quanto a ser expulso do Alide, você fez por merecer, dizer o que você disse de alguém como Padilha é um absurdo, basta ver o que ele e seus colegas já fizeram. Sei que você e muitos do fórum não tem como imaginar, mas o Padilha e seus colegas abrem de tempo, muito tempo e recursos próprios afim de trazer estas informações a nós mortais, o mínimo que devemos a eles é respeito.

Heronim

Degan
Sênior
Sênior

#117 Mensagem por Degan » Qui Abr 05, 2007 9:25 pm

Si pirata...si, eres dueño de la verdad.... :wink:

Para el el tipo que no sabe lo que es el honor (Padilha), solo decir que seguir aquí con tu mediocridad, metiras y mala intención...es muestra de tu calaña.

Me banearon sin siquiera decir qué parte del reglamento del forum no respeté.

Es simple, mis argumentos no gustaron y no pudieron ser rebatidos.
Otra cosa es la postura de personas como Pirata, que aunque no hacepta NADA y cree que argumenta algo...no insulta o no cambia el tema.

Luiz Padilha

#118 Mensagem por Luiz Padilha » Sex Abr 06, 2007 7:10 am

Para el el tipo que no sabe lo que es el honor (Padilha), solo decir que seguir aquí con tu mediocridad, metiras y mala intención...es muestra de tu calaña.

O que me causa estranheza, é que a moderação não faz nada a respeito.
A impressão que passa, é que este tipo de post acima, é desejado pela moderação do DB.

Sinceramente me decepciona ver a liberdade que é dada para que discussões rispidas entre foristas se iniciem.

Pensem a respeito! :wink:

Pois a tod ação, cabe uma reação, e o uso de um tipo de linguagem baixa como a acima citada, não ajuda em nada ao DB.
A bola está com vocês.

Poti Camarão
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: Rafales ou F-16/F-18 modernizados?

#119 Mensagem por Poti Camarão » Sex Abr 06, 2007 7:19 am

Lucius Clay escreveu:Acredito que os aviões novos sejam a melhor opção para o Brasil, portanto, meu voto foi para o Rafale. Entendo o tópico mas aproveito para deixar minha crítica (entendendo que ela é sempre construtiva, pois a maneira como a fazemos é que a transforma numa ofensa), não acredito que os russos estejam de fora dessa disputa. Além disso, o serviço pós venda francês não é interessante, já passamos por experiências com os mirages, os franceses são muito complicados para transferir tecnologia, na verdade, eles passariam alguma coisa para a Embraer, que não significa que passe tudo que sabe para a FAB, que é a representante do governo na compra e será quem vai utilizar os vetores.

Se vamos fazer um grande investimento (considero assim), deveria o governo pensar numa compra significativa, e pra já, essa história de que o orçamento não dá é conversa fiada, o horizonte de pagamento é muito a frente, chega a se pagar com anos de carência, o país pode mais (não digo: muito mais). Se vamos comprar novos, porque comprar só o que o governo está propondo, devería sim, propor comprar uns dois esquadrões no mínimo, de 24 a 36 caças novos. Esperar para mais quando? Salvo se se pretende comprar outro caça com função diferenciada ou mais capaz, como é a proposta do F-35.

Agradeço o espaço e um abraço a todos.

A FAB só vai de equipamento russo se for decisão política do Planalto.

Luiz Padilha

#120 Mensagem por Luiz Padilha » Sex Abr 06, 2007 7:21 am

E é isso mesmo que está acontecendo. Existe uma manobra politico-financeira envolvendo a compra de Helis russos, mas que pode acabar dando em nada.
Aguardar para ver.

Responder