12 a 15 Rafales ou 40 a 60 F16 ou F18 modernizados?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Em vez de adquirirmos apenas 12 ou 15 Rafales, não seria melhor a aquisição de 40 a 60 F16 ou F18 que, modernizados, formariam uma Força bem superior?

12 ou 15 Rafales
65
55%
40 a 60 F16 ou F18 modernizados
53
45%
 
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12 a 15 Rafales ou 40 a 60 F16 ou F18 modernizados?

#1 Mensagem por Poti Camarão » Qui Mar 29, 2007 6:05 pm

Senhores,

O tema é um dos mais polêmicos – se não for o mais – e com certeza o mais debatido. Depois de ler todo o debate aqui travado, das notícias aqui postadas e das diversas opiniões, gostaria de fazer as seguintes reflexões, para depois fazer a pergunta:

1. Baseado no orçamento da FAB a primeira constatação é que não temos condições de possuir caças de 5ª geração ou caças de 4ª em quantidade suficiente. Ademais, nossos possíveis “inimigos” na vizinhança não estão e nunca estarão em situação igual a que todos nós sonhamos para a FAB;

2. O Governo já adiantou que disponibilizará R$ 1,1 bilhão para o FX 2. Levando em consideração que a preferência da FAB é mesmo pelo Rafale, avaliado em 70 milhões de dólares, daria para comprar apenas 15 unidades do caça francês;

3. O “efeito Chavez” sobre os Estados Unidos abriu uma excelente porta de negociação para a aquisição de material militar usado dos ianques. Caças estocados e que poderiam ser negociados com o Brasil não falta;

4. Pelo o que já li aqui dos senhores foristas, em caso de aviões usados americanos as melhores opções seriam o F16 ou o F18, haja vista que o F14 e o F15 têm manutenção alta demais;

5. Pelos meus cálculos, baseado em dados dos foristas, com R$ 1,1 bilhão daria para comprar e modernizar de 40 a 60 desses caças;

Então faço a pergunta:

Em vez de adquirirmos apenas 12 ou 15 Rafales, não seria melhor a aquisição de 40 a 60 F16 ou F18 que, modernizados, formariam uma Força bem superior?




Ed SP
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#2 Mensagem por Ed SP » Qui Mar 29, 2007 6:20 pm

Eu vou de 60 F-18s. Tanto a USN como o USMC tem vários modelos Cs e Ds em estoque, ainda mais com a entrada em serviço do Super Hornet.

Recentemente o USMC desativou um esquadrão de modelo D (dois lugares) dedicado a ataque/CAS. Seria ótimo ter um esquadrão desse operando na amazônia. Seria implantado um novo conceito na FAB, o de caças de dois lugares (piloto e WSO), afinal de contas todos os caças operados pela FAB até hj foram e são monoplaces.

Abs




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#3 Mensagem por Sintra » Qui Mar 29, 2007 6:22 pm

Depende da modernização... E com esse tipo de dinheiro, apanhas com o Viper "MLU" ou com um "Legacy Hornet"/APG 73 gasto até ao fio. São uteis na próxima década, a partir dai...
Ou seja, encomendas agora, recebes lá para 2009, o IOC é em 2010 e o vizinho do lado encomenda um qualquer "35" (Russo ou Americano) ou um "Eurocanard" para ser entregue entre 2012/2020. Resultado, passado 5 anos de teres recebido os Viper´s/hornet´s XPTO ficas na mesmissima situação em que a FAB se encontra actualmente com os seus "Mike"/"Matusa" face aos Chilenos e Venezuelanos.
Solução de curtissimo prazo, boa para quem quiser entrar num confronto "AMANHÃ". Péssima para quem quiser fazer o planeamento a longo prazo de uma Força Aérea.
Para Ferro Velho, já vos basta o "Matusa"...

E acabas de estourar 1100 milhões em remendos...




Editado pela última vez por Sintra em Qui Mar 29, 2007 6:24 pm, em um total de 1 vez.
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#4 Mensagem por Túlio » Qui Mar 29, 2007 6:23 pm

Perfeito, Sintra véio: penso exatamente igual... :wink:




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#5 Mensagem por Benke » Qui Mar 29, 2007 6:25 pm

Entre realidade e sonhos, acho + F5 8-]




Editado pela última vez por Benke em Qui Mar 29, 2007 6:51 pm, em um total de 1 vez.
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#6 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 29, 2007 6:29 pm

Arrebentou... concordo com os amigos Tulio e Sintra...

Acho que o velho ditado que diz que "a melhor marca de carro é carro ZERO KM" pode-se aplicar muito bem nesse caso!

Além disso... eu começo a achar que colocar todas as fichas em "upgrades" talvez não seja a melhor opção...

Dá uma olhada aqui,

http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=68999
ou no resumo em português que coloquei aqui...
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 5&start=30

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#7 Mensagem por pafuncio » Qui Mar 29, 2007 6:32 pm

http://www.keypublishing.co.uk rulez !!!

Eu iria de Rafales.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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#8 Mensagem por Poti Camarão » Qui Mar 29, 2007 6:33 pm

Sintra escreveu:Depende da modernização... E com esse tipo de dinheiro, apanhas com o Viper "MLU" ou com um "Legacy Hornet"/APG 73 gasto até ao fio. São uteis na próxima década, a partir dai...
Ou seja, encomendas agora, recebes lá para 2009, o IOC é em 2010 e o vizinho do lado encomenda um qualquer "35" (Russo ou Americano) ou um "Eurocanard" para ser entregue entre 2012/2020. Resultado, passado 5 anos de teres recebido os Viper´s/hornet´s XPTO ficas na mesmissima situação em que a FAB se encontra actualmente com os seus "Mike"/"Matusa" face aos Chilenos e Venezuelanos.
Solução de curtissimo prazo, boa para quem quiser entrar num confronto "AMANHÃ". Péssima para quem quiser fazer o planeamento a longo prazo de uma Força Aérea.
Para Ferro Velho, já vos basta o "Matusa"...

E acabas de estourar 1100 milhões em remendos...


Meu caro, com esse orçamento nao tem como fazer "planejamento a longo prazo". O que estamos a discutir é justamente isso: opções paliativas. Eu, vc, o Saito e todo mundo aqui também desejaria seguir seu raciocínio. Mas a falta de grana impede!




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#9 Mensagem por Túlio » Qui Mar 29, 2007 6:35 pm

Poti Camarão escreveu:
Meu caro, com esse orçamento nao tem como fazer "planejamento a longo prazo". O que estamos a discutir é justamente isso: opções paliativas. Eu, vc, o Saito e todo mundo aqui também desejaria seguir seu raciocínio. Mas a falta de grana impede!


Meu cupincha, não é $$$ que falta, é a tale de 'vontade política'...

E esse quadro parece estar mudando, há concorrência ao norte... :wink:




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#10 Mensagem por edson_spbr » Qui Mar 29, 2007 6:38 pm

Prefiro Rafale, pois não sabemos se os F16 vem com armamentos.

abraços




O rio atinge seus objetivos, pois aprendeu a contornar seus obstáculos.
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#11 Mensagem por Poti Camarão » Qui Mar 29, 2007 6:40 pm

Túlio escreveu:
Poti Camarão escreveu:
Meu caro, com esse orçamento nao tem como fazer "planejamento a longo prazo". O que estamos a discutir é justamente isso: opções paliativas. Eu, vc, o Saito e todo mundo aqui também desejaria seguir seu raciocínio. Mas a falta de grana impede!


Meu cupincha, não é $$$ que falta, é a tale de 'vontade política'...

E esse quadro parece estar mudando, há concorrência ao norte... :wink:


Túlio, com ou sem vontade política a realidade é que NÃO TEM GRANA nos cofres da FAB.




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#12 Mensagem por Túlio » Qui Mar 29, 2007 6:41 pm

Poti Camarão escreveu:
Túlio, com ou sem vontade política a realidade é que NÃO TEM GRANA nos cofres da FAB.


Incorreto: a FAB não tem cofres, o governo é que tem...




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#13 Mensagem por Poti Camarão » Qui Mar 29, 2007 6:44 pm

Túlio escreveu:
Poti Camarão escreveu:
Túlio, com ou sem vontade política a realidade é que NÃO TEM GRANA nos cofres da FAB.


Incorreto: a FAB não tem cofres, o governo é que tem...


Tô falando no sentido figurado, né amigo?




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#14 Mensagem por Túlio » Qui Mar 29, 2007 6:46 pm

Entendi, índio véio, apenas postulo que, dada a INEXISTÊNCIA de orçamento impositivo, a FAB nada tem de CERTO à sua disposição, o governo tanto pode alocar o que prometeu como pode alocar menos ou MAIS, é tudo questão de...vontade política... :wink:




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#15 Mensagem por Sintra » Qui Mar 29, 2007 7:06 pm

Poti Camarão escreveu:
Sintra escreveu:Depende da modernização... E com esse tipo de dinheiro, apanhas com o Viper "MLU" ou com um "Legacy Hornet"/APG 73 gasto até ao fio. São uteis na próxima década, a partir dai...
Ou seja, encomendas agora, recebes lá para 2009, o IOC é em 2010 e o vizinho do lado encomenda um qualquer "35" (Russo ou Americano) ou um "Eurocanard" para ser entregue entre 2012/2020. Resultado, passado 5 anos de teres recebido os Viper´s/hornet´s XPTO ficas na mesmissima situação em que a FAB se encontra actualmente com os seus "Mike"/"Matusa" face aos Chilenos e Venezuelanos.
Solução de curtissimo prazo, boa para quem quiser entrar num confronto "AMANHÃ". Péssima para quem quiser fazer o planeamento a longo prazo de uma Força Aérea.
Para Ferro Velho, já vos basta o "Matusa"...

E acabas de estourar 1100 milhões em remendos...


Meu caro, com esse orçamento nao tem como fazer "planejamento a longo prazo". O que estamos a discutir é justamente isso: opções paliativas. Eu, vc, o Saito e todo mundo aqui também desejaria seguir seu raciocínio. Mas a falta de grana impede!



O Chile com um PIB de 118 Biliões de dólares acabou de encomendar 28 Viper´s, entre MLU´s em segunda mão e block´s 50 novos...
A Venezuela com 26 milhões de habitantes, com um PIB "per capita" 1/3 inferior ao vosso equipa-se com 24 SU30MK2...
Portugal tem um orçamento militar 1/10 do vosso e conta actualmente com dois esquadrões de Viper´s (ok, dos 40, ainda só 6 é que já estão em MLU), já recebeu o Slammer C5...
O Peru, com um PIB de 76 Biliões de dólares, conta com uma força de Mig 29 e Mirages 2000...
Quantos mais exemplos deste tipo é que querem? Posso colocar aqui uns 20 ou 30.
Neste momento discute-se a duplicação dos fundos de para as vossas forças armadas e a primeira medida era estourar 1100 milhões de dólares numa quantidade enorme de "ferro velho"...
Vocês já viram bem o tamanho do vosso PIB e o tamanho do vosso orçamento de defesa?!
E sim, eu sei, uma boa parte do orçamento de defesa é comido pelas reformas dos militares aposentados, mas mesmo assim, não existem razões para uma tal situação. O vosso orçamento é ENORME pelos padrões da América do SUL.
Se querem comprar "ferro velho" então façam a coisa bem feita e comprem barato, 60 milhões de dólares por 12 caças, por exemplo...

40 a 60 aviões do final dos anos 80, inicio dos anos 90? "Airframes" com 20 anos em cima?!!!!!!!!




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