12 a 15 Rafales ou 40 a 60 F16 ou F18 modernizados?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Poti Camarão
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
12 a 15 Rafales ou 40 a 60 F16 ou F18 modernizados?
Senhores,
O tema é um dos mais polêmicos – se não for o mais – e com certeza o mais debatido. Depois de ler todo o debate aqui travado, das notícias aqui postadas e das diversas opiniões, gostaria de fazer as seguintes reflexões, para depois fazer a pergunta:
1. Baseado no orçamento da FAB a primeira constatação é que não temos condições de possuir caças de 5ª geração ou caças de 4ª em quantidade suficiente. Ademais, nossos possíveis “inimigos” na vizinhança não estão e nunca estarão em situação igual a que todos nós sonhamos para a FAB;
2. O Governo já adiantou que disponibilizará R$ 1,1 bilhão para o FX 2. Levando em consideração que a preferência da FAB é mesmo pelo Rafale, avaliado em 70 milhões de dólares, daria para comprar apenas 15 unidades do caça francês;
3. O “efeito Chavez” sobre os Estados Unidos abriu uma excelente porta de negociação para a aquisição de material militar usado dos ianques. Caças estocados e que poderiam ser negociados com o Brasil não falta;
4. Pelo o que já li aqui dos senhores foristas, em caso de aviões usados americanos as melhores opções seriam o F16 ou o F18, haja vista que o F14 e o F15 têm manutenção alta demais;
5. Pelos meus cálculos, baseado em dados dos foristas, com R$ 1,1 bilhão daria para comprar e modernizar de 40 a 60 desses caças;
Então faço a pergunta:
Em vez de adquirirmos apenas 12 ou 15 Rafales, não seria melhor a aquisição de 40 a 60 F16 ou F18 que, modernizados, formariam uma Força bem superior?
O tema é um dos mais polêmicos – se não for o mais – e com certeza o mais debatido. Depois de ler todo o debate aqui travado, das notícias aqui postadas e das diversas opiniões, gostaria de fazer as seguintes reflexões, para depois fazer a pergunta:
1. Baseado no orçamento da FAB a primeira constatação é que não temos condições de possuir caças de 5ª geração ou caças de 4ª em quantidade suficiente. Ademais, nossos possíveis “inimigos” na vizinhança não estão e nunca estarão em situação igual a que todos nós sonhamos para a FAB;
2. O Governo já adiantou que disponibilizará R$ 1,1 bilhão para o FX 2. Levando em consideração que a preferência da FAB é mesmo pelo Rafale, avaliado em 70 milhões de dólares, daria para comprar apenas 15 unidades do caça francês;
3. O “efeito Chavez” sobre os Estados Unidos abriu uma excelente porta de negociação para a aquisição de material militar usado dos ianques. Caças estocados e que poderiam ser negociados com o Brasil não falta;
4. Pelo o que já li aqui dos senhores foristas, em caso de aviões usados americanos as melhores opções seriam o F16 ou o F18, haja vista que o F14 e o F15 têm manutenção alta demais;
5. Pelos meus cálculos, baseado em dados dos foristas, com R$ 1,1 bilhão daria para comprar e modernizar de 40 a 60 desses caças;
Então faço a pergunta:
Em vez de adquirirmos apenas 12 ou 15 Rafales, não seria melhor a aquisição de 40 a 60 F16 ou F18 que, modernizados, formariam uma Força bem superior?
-
- Intermediário
- Contato:
Eu vou de 60 F-18s. Tanto a USN como o USMC tem vários modelos Cs e Ds em estoque, ainda mais com a entrada em serviço do Super Hornet.
Recentemente o USMC desativou um esquadrão de modelo D (dois lugares) dedicado a ataque/CAS. Seria ótimo ter um esquadrão desse operando na amazônia. Seria implantado um novo conceito na FAB, o de caças de dois lugares (piloto e WSO), afinal de contas todos os caças operados pela FAB até hj foram e são monoplaces.
Abs
Recentemente o USMC desativou um esquadrão de modelo D (dois lugares) dedicado a ataque/CAS. Seria ótimo ter um esquadrão desse operando na amazônia. Seria implantado um novo conceito na FAB, o de caças de dois lugares (piloto e WSO), afinal de contas todos os caças operados pela FAB até hj foram e são monoplaces.
Abs
Niet Praten, Maar Doen
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
Koninklijke Luchtmacht
322 Sqn
- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Depende da modernização... E com esse tipo de dinheiro, apanhas com o Viper "MLU" ou com um "Legacy Hornet"/APG 73 gasto até ao fio. São uteis na próxima década, a partir dai...
Ou seja, encomendas agora, recebes lá para 2009, o IOC é em 2010 e o vizinho do lado encomenda um qualquer "35" (Russo ou Americano) ou um "Eurocanard" para ser entregue entre 2012/2020. Resultado, passado 5 anos de teres recebido os Viper´s/hornet´s XPTO ficas na mesmissima situação em que a FAB se encontra actualmente com os seus "Mike"/"Matusa" face aos Chilenos e Venezuelanos.
Solução de curtissimo prazo, boa para quem quiser entrar num confronto "AMANHÃ". Péssima para quem quiser fazer o planeamento a longo prazo de uma Força Aérea.
Para Ferro Velho, já vos basta o "Matusa"...
E acabas de estourar 1100 milhões em remendos...
Ou seja, encomendas agora, recebes lá para 2009, o IOC é em 2010 e o vizinho do lado encomenda um qualquer "35" (Russo ou Americano) ou um "Eurocanard" para ser entregue entre 2012/2020. Resultado, passado 5 anos de teres recebido os Viper´s/hornet´s XPTO ficas na mesmissima situação em que a FAB se encontra actualmente com os seus "Mike"/"Matusa" face aos Chilenos e Venezuelanos.
Solução de curtissimo prazo, boa para quem quiser entrar num confronto "AMANHÃ". Péssima para quem quiser fazer o planeamento a longo prazo de uma Força Aérea.
Editado pela última vez por Sintra em Qui Mar 29, 2007 6:24 pm, em um total de 1 vez.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
Entre realidade e sonhos, acho + F5
Editado pela última vez por Benke em Qui Mar 29, 2007 6:51 pm, em um total de 1 vez.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Arrebentou... concordo com os amigos Tulio e Sintra...
Acho que o velho ditado que diz que "a melhor marca de carro é carro ZERO KM" pode-se aplicar muito bem nesse caso!
Além disso... eu começo a achar que colocar todas as fichas em "upgrades" talvez não seja a melhor opção...
Dá uma olhada aqui,
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=68999
ou no resumo em português que coloquei aqui...
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 5&start=30
[]s
CB_Lima
Acho que o velho ditado que diz que "a melhor marca de carro é carro ZERO KM" pode-se aplicar muito bem nesse caso!
Além disso... eu começo a achar que colocar todas as fichas em "upgrades" talvez não seja a melhor opção...
Dá uma olhada aqui,
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=68999
ou no resumo em português que coloquei aqui...
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 5&start=30
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Poti Camarão
- Sênior
Sintra escreveu:Depende da modernização... E com esse tipo de dinheiro, apanhas com o Viper "MLU" ou com um "Legacy Hornet"/APG 73 gasto até ao fio. São uteis na próxima década, a partir dai...
Meu caro, com esse orçamento nao tem como fazer "planejamento a longo prazo". O que estamos a discutir é justamente isso: opções paliativas. Eu, vc, o Saito e todo mundo aqui também desejaria seguir seu raciocínio. Mas a falta de grana impede!
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Poti Camarão escreveu:
Meu caro, com esse orçamento nao tem como fazer "planejamento a longo prazo". O que estamos a discutir é justamente isso: opções paliativas. Eu, vc, o Saito e todo mundo aqui também desejaria seguir seu raciocínio. Mas a falta de grana impede!
Meu cupincha, não é $$$ que falta, é a tale de 'vontade política'...
E esse quadro parece estar mudando, há concorrência ao norte...
- edson_spbr
- Avançado
- Agradeceu: 5 vezes
- Contato:
- Poti Camarão
- Sênior
Túlio escreveu:Poti Camarão escreveu:
Meu cupincha, não é $$$ que falta, é a tale de 'vontade política'...
E esse quadro parece estar mudando, há concorrência ao norte...
Túlio, com ou sem vontade política a realidade é que NÃO TEM GRANA nos cofres da FAB.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
- Poti Camarão
- Sênior
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
Poti Camarão escreveu:Sintra escreveu:Depende da modernização... E com esse tipo de dinheiro, apanhas com o Viper "MLU" ou com um "Legacy Hornet"/APG 73 gasto até ao fio. São uteis na próxima década, a partir dai...
O Chile com um PIB de 118 Biliões de dólares acabou de encomendar 28 Viper´s, entre MLU´s em segunda mão e block´s 50 novos...
A Venezuela com 26 milhões de habitantes, com um PIB "per capita" 1/3 inferior ao vosso equipa-se com 24 SU30MK2...
Portugal tem um orçamento militar 1/10 do vosso e conta actualmente com dois esquadrões de Viper´s (ok, dos 40, ainda só 6 é que já estão em MLU), já recebeu o Slammer C5...
O Peru, com um PIB de 76 Biliões de dólares, conta com uma força de Mig 29 e Mirages 2000...
Quantos mais exemplos deste tipo é que querem? Posso colocar aqui uns 20 ou 30.
Neste momento discute-se a duplicação dos fundos de para as vossas forças armadas e a primeira medida era estourar 1100 milhões de dólares numa quantidade enorme de "ferro velho"...
Vocês já viram bem o tamanho do vosso PIB e o tamanho do vosso orçamento de defesa?!
E sim, eu sei, uma boa parte do orçamento de defesa é comido pelas reformas dos militares aposentados, mas mesmo assim, não existem razões para uma tal situação. O vosso orçamento é ENORME pelos padrões da América do SUL.
Se querem comprar "ferro velho" então façam a coisa bem feita e comprem barato, 60 milhões de dólares por 12 caças, por exemplo...
40 a 60 aviões do final dos anos 80, inicio dos anos 90? "Airframes" com 20 anos em cima?!!!!!!!!