Chile
Moderador: Conselho de Moderação
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2581 vezes
- Agradeceram: 1050 vezes
Re: Chile
Pelo que andei lendo, vai cair ainda mais depois dessa constituinte...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- EduClau
- Sênior
- Agradeceu: 2545 vezes
- Agradeceram: 759 vezes
Até o Mujica se tocou que essa tale de 'constituyente' não vai levar a nada de bom:
sds.
Continuar falando verdades na lata assim e vai deixar de ser 'icono de las izquierdas'...Pepe Mujica elogió a Sebastián Piñera y puso reparos sobre la Convención Constituyente chilena: “Temo que sea una bolsa de gatos”
Las palabras del ex presidente uruguayo sorprendieron y generaron revuelo en la fuerzas de izquierda
https://www.infobae.com/america/america ... -de-gatos/
sds.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6342 vezes
- Agradeceram: 6690 vezes
- Contato:
EduClau escreveu: ↑Sáb Jul 10, 2021 8:05 am Até o Mujica se tocou que essa tale de 'constituyente' não vai levar a nada de bom:
Continuar falando verdades na lata assim e vai deixar de ser 'icono de las izquierdas'...Pepe Mujica elogió a Sebastián Piñera y puso reparos sobre la Convención Constituyente chilena: “Temo que sea una bolsa de gatos”
Las palabras del ex presidente uruguayo sorprendieron y generaron revuelo en la fuerzas de izquierda
https://www.infobae.com/america/america ... -de-gatos/
sds.
Sei não, li com calma o artigo e me parece que a mágoa do cara é que pelo jeito frustraram seus objetivos, tipo em vez de entrar a tchurma dele (até EU acreditava que ia dar nisso), o que mais veio foi um monte de outsiders, logo, difíceis de manejar e com um número (para ele) assustador de REAÇAS em potencial.
É uma coisa que os de sempre têm enorme dificuldade em fazer: adaptar-se aos novos tempos e às mudanças que vêm com eles. Agora imagines, a tchurma dele ganha a Presidência (provável) mas vai ter que seguir uma Constituição nadavê com os Verdadeiros Objetivos ou pior ainda, que claramente os desautoriza, colocando o futuro PR, agora "dos bons", diante do mesmo quebra-quebra, destruição e violência generalizadas (para não falar nos tales de "Mapuches", que tanto estimularam: irão ficar na deles ou aproveitar para aumentar a aposta? Lembrar, os caras querem cortar o Chile em três pedaços e ficar com o do meio) que com tanto carinho cultivaram?
Também é curiosa (ou nem tanto ) essa preocupação toda em o futuro PR ter que governar com "esse congresso", além de mais adiante ter que atuar dentro de uma Constituição que expressamente proíba certas práticas: vai ser sodas! E sempre tem a chance de um outro Outsider surpreender, o que pode colocar o Chile no mesmo caminho de El Salvador, e não estou falando só em ₿itcoin. Vai que param a roubalheira e o autoritarismo e as pessoas comuns começam a VER o progre$$o chegando, que é o que parece estar pegando por lá.
Se um exemplo é bom, melhor segui-lo. Mesmo sendo Millennial (ou até por isso), o cara me parece de longe o melhor PR da atualidade, e não só na América do Sul: o cara começou a caçar ladrão e corrupto feito doido, botou ordem na casa e se comunica diariamente com seus Eleitores pelas redes sociais. Como o sigo no Twitter, dá para ver que não se deixa levar por FANÁTICOS nem dá bola pra MIMIXENTX, tem inclusive um curioso hábito: volta e meia, geralmente à tarde, anuncia algo como "em 20 minutos uma notícia muito boa" e todo mundo ali (até EU, que moro a milhares de km), ansioso para saber o que vai ser e especulando a respeito. Ontem, p ex, fez este anúncio e imediatamente começaram, meio que na zoada, com "ei, vaCHINA para idosos maiores de vinte anos?" e pouco depois o cara aparece com vaCHINA a partir de DEZOITO! Virou Trend na hora, com memes e tudo (quase fiz um )!
Claro, é um País muito pequeno e pouco significativo, mas agora imaginemos o Chile fazendo algo parecido. Para não mencionar que o Paraguay, com excesso de energia "verde" (Itaipú, Yaciretá, etc) e tendo que vendê-la a preço de banana porque não tem como usar, se tornando o paraíso dos mineradores de cryptos? PUTZ, avança um século em uma década!
Concluindo, de fato parece haver uma Revolução em andamento na América Latina mas longe de ser o que gente que ainda tem a cabeça no século XX (ou seja, "direita" e "esquerda") imagina, e sim algo que realmente pode prestar.
É o que penso.
É uma coisa que os de sempre têm enorme dificuldade em fazer: adaptar-se aos novos tempos e às mudanças que vêm com eles. Agora imagines, a tchurma dele ganha a Presidência (provável) mas vai ter que seguir uma Constituição nadavê com os Verdadeiros Objetivos ou pior ainda, que claramente os desautoriza, colocando o futuro PR, agora "dos bons", diante do mesmo quebra-quebra, destruição e violência generalizadas (para não falar nos tales de "Mapuches", que tanto estimularam: irão ficar na deles ou aproveitar para aumentar a aposta? Lembrar, os caras querem cortar o Chile em três pedaços e ficar com o do meio) que com tanto carinho cultivaram?
Também é curiosa (ou nem tanto ) essa preocupação toda em o futuro PR ter que governar com "esse congresso", além de mais adiante ter que atuar dentro de uma Constituição que expressamente proíba certas práticas: vai ser sodas! E sempre tem a chance de um outro Outsider surpreender, o que pode colocar o Chile no mesmo caminho de El Salvador, e não estou falando só em ₿itcoin. Vai que param a roubalheira e o autoritarismo e as pessoas comuns começam a VER o progre$$o chegando, que é o que parece estar pegando por lá.
Se um exemplo é bom, melhor segui-lo. Mesmo sendo Millennial (ou até por isso), o cara me parece de longe o melhor PR da atualidade, e não só na América do Sul: o cara começou a caçar ladrão e corrupto feito doido, botou ordem na casa e se comunica diariamente com seus Eleitores pelas redes sociais. Como o sigo no Twitter, dá para ver que não se deixa levar por FANÁTICOS nem dá bola pra MIMIXENTX, tem inclusive um curioso hábito: volta e meia, geralmente à tarde, anuncia algo como "em 20 minutos uma notícia muito boa" e todo mundo ali (até EU, que moro a milhares de km), ansioso para saber o que vai ser e especulando a respeito. Ontem, p ex, fez este anúncio e imediatamente começaram, meio que na zoada, com "ei, vaCHINA para idosos maiores de vinte anos?" e pouco depois o cara aparece com vaCHINA a partir de DEZOITO! Virou Trend na hora, com memes e tudo (quase fiz um )!
Claro, é um País muito pequeno e pouco significativo, mas agora imaginemos o Chile fazendo algo parecido. Para não mencionar que o Paraguay, com excesso de energia "verde" (Itaipú, Yaciretá, etc) e tendo que vendê-la a preço de banana porque não tem como usar, se tornando o paraíso dos mineradores de cryptos? PUTZ, avança um século em uma década!
Concluindo, de fato parece haver uma Revolução em andamento na América Latina mas longe de ser o que gente que ainda tem a cabeça no século XX (ou seja, "direita" e "esquerda") imagina, e sim algo que realmente pode prestar.
É o que penso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- EduClau
- Sênior
- Agradeceu: 2545 vezes
- Agradeceram: 759 vezes
Bem por aí, a maior crítica é sobre a falta da "esquerda organizada" na AC e a incapacidade dela se articular e atrair o centro, como ele diz no fim do artigo. Na verdade parece que as pautas atuais estão fugindo do controle até da esquerda 'tradicional' digamos assim.Túlio escreveu: ↑Sáb Jul 10, 2021 9:43 am ...Sei não, li com calma o artigo e me parece que a mágoa do cara é que pelo jeito frustraram seus objetivos, tipo em vez de entrar a tchurma dele (até EU acreditava que ia dar nisso), o que mais veio foi um monte de outsiders, logo, difíceis de manejar e com um número (para ele) assustador de REAÇAS em potencial.
...
sds.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
EduClau escreveu: ↑Sáb Jul 10, 2021 1:17 pm
Bem por aí, a maior crítica é sobre a falta da "esquerda organizada" na AC e a incapacidade dela se articular e atrair o centro, como ele diz no fim do artigo. Na verdade parece que as pautas atuais estão fugindo do controle até da esquerda 'tradicional' digamos assim.
sds.
IMHO não é só "esquerda", é "direita" e "centro" também, toda a cambada continua com a cabeça nos Imperativos Categóricos do século anterior, sem deixar o mínimo espaço aberto às novas ideias. Aqui no Brasil, p ex, se a gente não é "de esquerda" então é FAXIXTX, se não é "de direita" então é ESQUERDOPATA e se busca um outro caminho (não essa frescura de "terceira via", que é mais do mesmo) então é mulherzinha de um dos dois.
Repito, El Salvador é o melhor exemplo que conheço de que se pode seguir por outro caminho fora do que é Mainstream e, também repito, não é só nem mesmo principalmente sobre ₿itcoin, há uma Revolução de verdade sendo gestada e pouco ou nada tem a ver com partidos políticos e véios caciques papagaiando IDEOLOGICES emboloradas. É gente que simplesmente cansou das coisas como são, das véias artimanhas e pilantragens, que recém descobriu isso graças à web.
Não vai demorar tanto até "grandes líderes" também se tornarem obsoletos, diria...
Repito, El Salvador é o melhor exemplo que conheço de que se pode seguir por outro caminho fora do que é Mainstream e, também repito, não é só nem mesmo principalmente sobre ₿itcoin, há uma Revolução de verdade sendo gestada e pouco ou nada tem a ver com partidos políticos e véios caciques papagaiando IDEOLOGICES emboloradas. É gente que simplesmente cansou das coisas como são, das véias artimanhas e pilantragens, que recém descobriu isso graças à web.
Não vai demorar tanto até "grandes líderes" também se tornarem obsoletos, diria...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 207 vezes
- Agradeceram: 505 vezes
O Chile é um país centralizado, as regiões dependem tudo da capital, Santiago, não tendo autonomia. Assim, ao contrário do Brasil onde as PMs são independentes em cada estado, recrutadas normalmente dentro do seu território e conhecendo os hábitos e costumes regionais, os carabineros são um corpo centralizado na capital. Tipo um oficial originário de SC vai comandar o policiamento em Crato/CE, desconhecendo os aspectos locais. O relacionamento com a comunidade fica mais difícil.
A extensão territorial do Chile aconselha, talvez, uma maior autonomia às regiões administrativas, inclusive no policiamento. Um PM descentralizada é mais democrática.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
delmar escreveu: ↑Sex Set 03, 2021 11:14 amO Chile é um país centralizado, as regiões dependem tudo da capital, Santiago, não tendo autonomia. Assim, ao contrário do Brasil onde as PMs são independentes em cada estado, recrutadas normalmente dentro do seu território e conhecendo os hábitos e costumes regionais, os carabineros são um corpo centralizado na capital. Tipo um oficial originário de SC vai comandar o policiamento em Crato/CE, desconhecendo os aspectos locais. O relacionamento com a comunidade fica mais difícil.
A extensão territorial do Chile aconselha, talvez, uma maior autonomia às regiões administrativas, inclusive no policiamento. Um PM descentralizada é mais democrática.
E aí temos o que me parece a grande vulnerabilidade INTERNA do Chile: é governado como um reino, com regiões conduzidas por, sei lá, intendentes ou o que seja, estes nomeados diretamente pelo PR. É um modelo essencialmente totalitário e, quando num sistema assim (Pinochet), deve funcionar muito bem (ou o Chile não teria disparado feito um foguete quando ele estava "no trono") mas se muda para outro ("democracia" ) aí já dá treta, a tigrada começa a achar que manda alguma coisa e vira massa de manobra para os que planejam implementar uma nova tirania, essencialmente a mesma mas com o nome e alguns (maus) costumes diferentes.
E aí, Delmar véio, é que a porca torce o rabo: não se muda os hábitos, costumes e referencial cultural de um povo inteiro no canetaço! Tipo vem a tale de Constitución Frankenstein que estão fazendo por lá e, do nada, resolvem mudar o nome do País para, sei lá, República Federativa de Chile e implementar de fato e de direito uma Federação lá. Bueno, o caras (me refiro ao weón comum, não ao politiqueiro e ao "intelectual" de Wikipédia) nem sabem direito o que é isso, para que serve e no que dá (ou pode dar), é como dizia o Capitão Nascimento, "isso vai dá merrrrda".
Porque o que eles sabem é, no que são convencidos de que deu ruim, sair pra rua e tacar fogo em tudo até serem ouvidos (refiro-me aos que os manobram, claro), porque já viram que funciona, e contra FATOS não há ARGUMENTOS (exceto aqui no DB, claro ). Assim, quem os manobrou antes (los progres) e, graças à minguante - mas que segue perceptível e tendo importância - histeria em torno do coronga (a grande bênção para os tiranos), ainda mantém algum controle agora, e já está quase no trono, mas deveriam ter entendido o recado do véio Mujica; só que estatista é sempre lento demais para compreender que a Realidade é dinâmica e que é fulcral saber se adaptar a ela constantemente; por conseguinte, está escancarada a brecha para que os opositores (los regres? ) assumam o controle de los weónes descontentes e recomece o freje todo, fogo e roubo por todo lado, dae eleição, constituição e todo o resto que sempre afunda um País. E agora SEM Los Carabineros.
Me cobres em uns dois anos (ou menos), cupincha véio. E lembres do véio ditado Gaudério, PINGO XUCRO E RE XUCRO NÃO ADIANTA APIALAR!
E aí, Delmar véio, é que a porca torce o rabo: não se muda os hábitos, costumes e referencial cultural de um povo inteiro no canetaço! Tipo vem a tale de Constitución Frankenstein que estão fazendo por lá e, do nada, resolvem mudar o nome do País para, sei lá, República Federativa de Chile e implementar de fato e de direito uma Federação lá. Bueno, o caras (me refiro ao weón comum, não ao politiqueiro e ao "intelectual" de Wikipédia) nem sabem direito o que é isso, para que serve e no que dá (ou pode dar), é como dizia o Capitão Nascimento, "isso vai dá merrrrda".
Porque o que eles sabem é, no que são convencidos de que deu ruim, sair pra rua e tacar fogo em tudo até serem ouvidos (refiro-me aos que os manobram, claro), porque já viram que funciona, e contra FATOS não há ARGUMENTOS (exceto aqui no DB, claro ). Assim, quem os manobrou antes (los progres) e, graças à minguante - mas que segue perceptível e tendo importância - histeria em torno do coronga (a grande bênção para os tiranos), ainda mantém algum controle agora, e já está quase no trono, mas deveriam ter entendido o recado do véio Mujica; só que estatista é sempre lento demais para compreender que a Realidade é dinâmica e que é fulcral saber se adaptar a ela constantemente; por conseguinte, está escancarada a brecha para que os opositores (los regres? ) assumam o controle de los weónes descontentes e recomece o freje todo, fogo e roubo por todo lado, dae eleição, constituição e todo o resto que sempre afunda um País. E agora SEM Los Carabineros.
Me cobres em uns dois anos (ou menos), cupincha véio. E lembres do véio ditado Gaudério, PINGO XUCRO E RE XUCRO NÃO ADIANTA APIALAR!
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 207 vezes
- Agradeceram: 505 vezes
Não posso concordar com a idéia de que somente um governo autoritário pode governar o Chile. Pensar que uma melhor distribuição do poder politico dentro do país irá gerar o caos, portanto todo o poder deve ser concentrado nas mãos de um presidente ou uma elite governante, mantendo o restante dominada com mão de ferro. Vamos ver o que vai sair da nova consituinte.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
delmar escreveu: ↑Sex Set 03, 2021 5:42 pm Não posso concordar com a idéia de que somente um governo autoritário pode governar o Chile. Pensar que uma melhor distribuição do poder politico dentro do país irá gerar o caos, portanto todo o poder deve ser concentrado nas mãos de um presidente ou uma elite governante, mantendo o restante dominada com mão de ferro. Vamos ver o que vai sair da nova consituinte.
Mas eu não disse isso, cupincha véio, apenas estabeleci um ponto (que pode ser debatido): quando esteve assim o Chile literalmente DECOLOU! Aliás, para ser BEM franco, foi no pós-governo militar que a coisa engrenou de verdade, mas aí é que está: DENTRO DAS MESMAS REGRAS! E esta parte sim, eu acho brabo de debater.
Só isso.
Só isso.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2581 vezes
- Agradeceram: 1050 vezes
Essa Argentina não tem jeito, foi só comprar uns navios bonitinhos e já acha que pode apavorar a vizinhança, essa p... tem que ficar só com teco-teco mesmo viu...
Não temais ímpias falanges,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3278 vezes