Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

#106 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 14, 2013 9:17 pm

Por favor, cancelem minha mensagem acima.

Postei indevidamente.

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6223 vezes
Agradeceram: 3501 vezes

#107 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 15, 2013 7:44 pm

Bacchi, tirando a questão de ser anfíbia, o resto não é novidade.
Porque o cancelamento do post? O que há errado com ele?

abs.

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#108 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Ago 15, 2013 8:43 pm

Não ha nada de errado.

Somente eu ia postar para depois perguntar como o Exercito Brasileiro raciocina com os itens relativos em relação aos absolutos.

Tinha desistido de fazer isto, mas como você perguntou, vamos lá!!!

Ha 2 casos do VBR-LR que me deixaram curioso:

1º caso

Absoluto >>> 1) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 75.000 N (setenta e cinco mil Newtons). (Peso sete)

Relativo >>> 01) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 60.000 N (sessenta mil Newtons). (Peso seis)

2º caso

Absoluto >>> 7) Transpor, sem preparação, cursos d'água de até 0,80 m (zero vírgula oitenta metros) de profundidade, com correnteza de até 1,5 m / s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso nove)

Relativo >>>

09) Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar com facilidade em rios com correntezas
de, no mínimo, 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso seis)

10) Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias
aquáticas sem correnteza. (Peso seis)

11) Ser anfíbia, com ou sem preparação. Se for com preparação, o tempo necessário para compôla deverá ser inferior a 5' (cinco minutos). (Peso seis)

Por favor, apreciaria muito uma resposta positiva. Nada de eu acho...

Bacchi

Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

#109 Mensagem por Hermes » Sex Ago 16, 2013 3:26 am

Entre os veículos modernos desse tipo não consigo lembrar de nenhum anfíbio, quase todos que lembro tem aquela forma de jipe.

...
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#110 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 16, 2013 4:37 am

Hermes escreveu:Entre os veículos modernos desse tipo não consigo lembrar de nenhum anfíbio, quase todos que lembro tem aquela forma de jipe.
O VBL das unidades de reconhecimento do exercito frances foi projetado como veiculo anfibio. Não sei se após repotencialização ele ainda tem esta propriedade.

Se não me engano, o exercito frances, para ter proteção suficiente (maior peso), abandonou o criterio de flutuação.

Bacchi

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1235 vezes
Agradeceram: 3161 vezes

#111 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 16, 2013 11:06 am

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior

#112 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 16, 2013 3:16 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Não ha nada de errado.
Somente eu ia postar para depois perguntar como o Exercito Brasileiro raciocina com os itens relativos em relação aos absolutos.
Tinha desistido de fazer isto, mas como você perguntou, vamos lá!!!
Ha 2 casos do VBR-LR que me deixaram curioso:
1º caso
Absoluto >>> 1) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 75.000 N (setenta e cinco mil Newtons). (Peso sete)
Relativo >>> 01) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 60.000 N (sessenta mil Newtons). (Peso seis)
2º caso
Absoluto >>> 7) Transpor, sem preparação, cursos d'água de até 0,80 m (zero vírgula oitenta metros) de profundidade, com correnteza de até 1,5 m / s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso nove)
Relativo >>>
09) Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar com facilidade em rios com correntezas
de, no mínimo, 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso seis)
10) Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias
aquáticas sem correnteza. (Peso seis)
11) Ser anfíbia, com ou sem preparação. Se for com preparação, o tempo necessário para compôla deverá ser inferior a 5' (cinco minutos). (Peso seis)
Por favor, apreciaria muito uma resposta positiva. Nada de eu acho...
Bacchi
Olá Bacchi, grato pela resposta.

Eu, particularmente, como disse acima, me surpreendeu apenas o item sobre a flutuabilidade/características anfíbias requeridas para este projeto. Não esperava que tal ponto fosse incluído nos requisitos. Mas já que ele está aí.

Quanto ao indicativos acima, se os entendi bem, o peso do bldo pronto para combate, poderá ou deverá variar entre um mínimo de 60N e um máximo de 75N, tido como uma variação aceitável em vista da função e do desempenho para o veículo que se propõe. Sobre este aspecto, acredito que o EB está deixando em aberto uma margem para não excluir, em princípio, qualquer dos modelos atualmente em serviço ou em vias de projeto, ao mesmo tempo que dá a si mesmo a possibilidade de avançar na adaptação do modelo escolhido para as nossas necessidades, tendo em vista os requisitos relativos. E a questão de ser anfíbio, entendo, tem haver com essa variação, visando dar flexibilidade quanto à preparação e apronto do veículo; e também dispor-se, acredito, de uma margem para o uso/aplicação de blindagens adicionais, quando e se necessário for, visto que os últimos conflitos tem indicado a quase que obrigatória disponibilidade para emprego na maioria dos bldos leves em uso, desde o Iraque passando pelo Afeganistão, Líbia, Síria, Mali, Libano, as guerras africanas, até as missões da ONU.

No que compete aos demais itens citados por você, confesso que fiquei um pouco confuso, mas se bem os entendi, o EB quanto aos termos absolutos, os entende como uma característica mínima e indispensável que o projeto deve apresentar, e complementarmente, os relativos, os vê como um adendo tanto possível, quanto desejável, para adição ao projeto sem maiores complexidades, caso escolhido pelo EB, tendo em vista um mais que certo processo de nacionalização/adaptação do mesmo, frente as características operacionais do TO brasileiro e do próprio exército.

Na verdade, eu não conheço, afora o VBL francês que deste o exemplo, nenhum outro modelo de VBL-R que atenda de pronto e igualmente tanto aos requisitos absolutos, quanto os relativos citados acima por você. Até onde sei, a maioria dos modelos atuais tem capacidade para cumprir aquele primeiro quesito absoluto em relação à capacidade anfíbia, mas não necessariamente os relativos. Sim, porque a maioria das guerras atuais - de 1990 para cá, digo - vem se desenvolvendo, diferente da nossa realidade, em terrenos na prática desérticos, tornando assim a total capacidade anfíbia, suponho, um item de luxo ou presumivelmente dispensável. Mas claro, posso estar redondamente enganado quanto a isso.

No mais, eu sinceramente fiquei mais curioso ainda quanto a este veículo e seus requisitos. Pelo que descreveste, ele pode, e talvez seja mesmo, um veículo já pronto, ou um projeto ainda não adotado e somente esperando por um cliente para custear-lhe o desenvolvimento.

Para a nossa realidade industrial aqui, como disse, temos Iveco e KMW disputando espaços. Não vejo nenhuma das duas como tendo um produto já pronto e com todas as qualidades citas nos requisitos expostos, tanto absoltos como relativos. Da mesma forma, as empresas que hoje dispõe de tal modelo, não atendem integralmente estes mesmos requisitos.

Não sei, pensando alto, e quiçá até de forma errônea, mas talvez estes requisitos tenham sido feitos e/ou reelaborados muito em função das experiências do EB com o Guará no Haiti. E quem sabe até, se pensando objetivamente nele e no seu desenvolvimento sobre uma plataforma Tatra. Vai saber.

Eu tendo a crer que com o que temos aí exposto, ninguém a priori tem algo que possa oferecer ao EB, sem necessariamente passar por não poucas alterações.

Da forma como estão, estes requisitos seriam uma maneira de se investir em um AV-VBL Guará II, via END e nova legislação sobre a BID? Acho que só o EB poderá responder.

abs.

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#113 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 16, 2013 4:23 pm

FCarvalho escreveu:
Olá Bacchi, grato pela resposta.
Eu, particularmente, como disse acima, me surpreendeu apenas o item sobre a flutuabilidade/características anfíbias requeridas para este projeto. Não esperava que tal ponto fosse incluído nos requisitos. Mas já que ele está aí.
FCarvalho, não consigo entender como você ficou espantado com o quesito de ser anfibio.

REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS Nº 01 / 01
Aprovado pela Port 084, 24 Jul 01 (BE 31, 03 Ago 01)
Alterado pela Port 079, 13 Jul 05 (BE 29, 13 Jul 05)

Está em vigor desde 13 Julho 2005!!!

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior

#114 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 16, 2013 8:48 pm

É que o ROB do qual tinha conhecimento era o de 2001, o mesmo que postei na primeira página quando abri este tópico, e no qual não está descrita a necessidade de o bldo ser anfíbio, fato este modificado pela portaria de 2005, a qual somente agora estou tendo acesso, através de você.

abs.

Carpe Diem
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior

#115 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Ago 16, 2013 9:18 pm

Assim seja!!!

Bacchi

FCarvalho
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 17, 2013 8:38 pm

Bom, eu li e reli o ROB atual sobre o VBR-LR umas duas vezes e, em minha opinião, tendo em vista que:

1. IVECO e KMW já tem um pé aqui dentro, tendo uma certa vantagem em função disso, e;
2. Observando o atendimento o mais próximo possível dos requisitos postos para o produto solicitado pelo ROB;

Serão apresentados os seguintes veículos:

O Iveco LMV
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTg2vAK7BTmw3pyRLTwDyzPXKZ-EqKHxXAcvZgeLHkdnHw0fnRu

KMW AMPV
http://www.armyrecognition.com/images/stories/europe/united_kingdom/exhibition/dsei_2011/pictures1/AMPV_KMW_DSEI_2011_defence_security_equipment_exhibition_001.jpg

Correndo por fora, mas não menos importante por isso, visto se tratar de empresa subsidiária de uma figante americana do setor, e portanto,com todas as consequências de seu poder e influência no mercado, o:

GDELS/MOGAW Eagle IV.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5yP1idyKJPzLh8OCPz4QPjVe6RHbtX0v-tuxderTaWpbSxbvOKQ

Acredito que estes 3 produtos sejam por força de suas qualidades e características técnicas, os que mais de aproximam do atendimento dos requisitos do ROB atual, e pela envergadura de seus fornecedores, ou mesmo pela sua presença física já aqui, no caso dos dois primeiros, saem na dianteira deste processo de aquisição para a nova VBR-LR.

Há outros fornecedores possíveis, como franceses, espanhóis, sul-coreanos, turcos e sul-africanos, etc, mas não vejo maiores chances destes possíveis concorrentes neste processo.

Resta saber se há uma alguma premência de parte do EB em relação a esta aquisição, ou se o resultado da mesma, assim como o de outros projetos importantes do EB poderá ir sendo postergado ad eternum até um melhor momento econômico-financeiro para o país, segundo a interpretação da realidade governamental, ou quem sabe com melhor sorte, pegar uma carona em algum PAC da vida para o seu financiamento.

Agora é aguardar e ver o que acontece.

abs.

Carpe Diem
marcusv
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 32 vezes

#117 Mensagem por marcusv » Sáb Ago 17, 2013 10:10 pm

Acho que vai ser um derivado do guarani 4x4 tipo puma da iveco

FCarvalho
Sênior
Sênior

#118 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 18, 2013 3:09 pm

Não dá tempo de desenvolver nada.

O EB já deslanchou pesquisa para aquisição do veículo. Por isso nem levei em consideração o AV-VB4 Guará ou derivado, pois não atende ao ROB atual.

Em minha opinião, e ao que tudo indica, o veículo italiano para este certame será o LMV. Pronto, provado em combate, dentro do ROB, e mais importante, com uma possível linha de produção aqui.

Idem para o modelo alemão.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#119 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 24, 2013 3:36 pm

Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Ago 24, 2013 5:33 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#120 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 24, 2013 5:28 pm

Uma idéia que me acorreu agora. O EB tem o seu ROB para o VBR-LR. Mas a MB não possui - até o presente momento - requisitos para tal tipo de veículo. Mas ambas as força tem/terão necessidades para o mesmo tipo de veículo no curto/médio prazo.

Então, em teoria, nada impede que venhamos a observar o convívio de mais de um modelo destes tipos por aqui, vide que os requisitos da MB para tal, não serem necessariamente iguais ao do EB.

Assim, talvez até para agradar a gregos e troianos, o que não é pouco comum aqui no Brasil, pode ser que tenhamos a oportunidade de observar LMV's e AMPV's convivendo por aqui, ou então, LMV's e Eagle IV/V ou este último e os AMPV's.

Seria típico dos sortilégios do nosso sistema de aquisição de material de defesa brasileiro. E nenhuma surpresa quanto a isso.

Quem sabe com essa história de mandar tropas ao Libano, e quiçá para outros lugares tão ou mais aprazívies quanto este, não se junta a necessidade com a conveniência? Ou seria, conivência? :roll:

abs.

Carpe Diem
Responder