Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS
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- Reginaldo Bacchi
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Por favor, cancelem minha mensagem acima.
Postei indevidamente.
Bacchi
Postei indevidamente.
Bacchi
- FCarvalho
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Bacchi, tirando a questão de ser anfíbia, o resto não é novidade.
Porque o cancelamento do post? O que há errado com ele?
abs.
Porque o cancelamento do post? O que há errado com ele?
abs.
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Não ha nada de errado.
Somente eu ia postar para depois perguntar como o Exercito Brasileiro raciocina com os itens relativos em relação aos absolutos.
Tinha desistido de fazer isto, mas como você perguntou, vamos lá!!!
Ha 2 casos do VBR-LR que me deixaram curioso:
1º caso
Absoluto >>> 1) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 75.000 N (setenta e cinco mil Newtons). (Peso sete)
Relativo >>> 01) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 60.000 N (sessenta mil Newtons). (Peso seis)
2º caso
Absoluto >>> 7) Transpor, sem preparação, cursos d'água de até 0,80 m (zero vírgula oitenta metros) de profundidade, com correnteza de até 1,5 m / s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso nove)
Relativo >>>
09) Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar com facilidade em rios com correntezas
de, no mínimo, 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso seis)
10) Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias
aquáticas sem correnteza. (Peso seis)
11) Ser anfíbia, com ou sem preparação. Se for com preparação, o tempo necessário para compôla deverá ser inferior a 5' (cinco minutos). (Peso seis)
Por favor, apreciaria muito uma resposta positiva. Nada de eu acho...
Bacchi
Somente eu ia postar para depois perguntar como o Exercito Brasileiro raciocina com os itens relativos em relação aos absolutos.
Tinha desistido de fazer isto, mas como você perguntou, vamos lá!!!
Ha 2 casos do VBR-LR que me deixaram curioso:
1º caso
Absoluto >>> 1) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 75.000 N (setenta e cinco mil Newtons). (Peso sete)
Relativo >>> 01) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 60.000 N (sessenta mil Newtons). (Peso seis)
2º caso
Absoluto >>> 7) Transpor, sem preparação, cursos d'água de até 0,80 m (zero vírgula oitenta metros) de profundidade, com correnteza de até 1,5 m / s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso nove)
Relativo >>>
09) Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar com facilidade em rios com correntezas
de, no mínimo, 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso seis)
10) Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias
aquáticas sem correnteza. (Peso seis)
11) Ser anfíbia, com ou sem preparação. Se for com preparação, o tempo necessário para compôla deverá ser inferior a 5' (cinco minutos). (Peso seis)
Por favor, apreciaria muito uma resposta positiva. Nada de eu acho...
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- Hermes
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Entre os veículos modernos desse tipo não consigo lembrar de nenhum anfíbio, quase todos que lembro tem aquela forma de jipe.
...
- Reginaldo Bacchi
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
O VBL das unidades de reconhecimento do exercito frances foi projetado como veiculo anfibio. Não sei se após repotencialização ele ainda tem esta propriedade.Hermes escreveu:Entre os veículos modernos desse tipo não consigo lembrar de nenhum anfíbio, quase todos que lembro tem aquela forma de jipe.
Se não me engano, o exercito frances, para ter proteção suficiente (maior peso), abandonou o criterio de flutuação.
Bacchi
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- FCarvalho
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Olá Bacchi, grato pela resposta.Reginaldo Bacchi escreveu:Não ha nada de errado.
Somente eu ia postar para depois perguntar como o Exercito Brasileiro raciocina com os itens relativos em relação aos absolutos.
Tinha desistido de fazer isto, mas como você perguntou, vamos lá!!!
Ha 2 casos do VBR-LR que me deixaram curioso:
1º caso
Absoluto >>> 1) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 75.000 N (setenta e cinco mil Newtons). (Peso sete)
Relativo >>> 01) Possuir peso máximo, quando totalmente equipada para o combate, de 60.000 N (sessenta mil Newtons). (Peso seis)
2º caso
Absoluto >>> 7) Transpor, sem preparação, cursos d'água de até 0,80 m (zero vírgula oitenta metros) de profundidade, com correnteza de até 1,5 m / s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso nove)
Relativo >>>
09) Possuir propulsão aquática que lhe permita navegar com facilidade em rios com correntezas
de, no mínimo, 1,5 m/s (um vírgula cinco metros por segundo). (Peso seis)
10) Desenvolver velocidade igual ou superior a 9 km/h (nove quilômetros por hora) nas vias
aquáticas sem correnteza. (Peso seis)
11) Ser anfíbia, com ou sem preparação. Se for com preparação, o tempo necessário para compôla deverá ser inferior a 5' (cinco minutos). (Peso seis)
Por favor, apreciaria muito uma resposta positiva. Nada de eu acho...
Bacchi
Eu, particularmente, como disse acima, me surpreendeu apenas o item sobre a flutuabilidade/características anfíbias requeridas para este projeto. Não esperava que tal ponto fosse incluído nos requisitos. Mas já que ele está aí.
Quanto ao indicativos acima, se os entendi bem, o peso do bldo pronto para combate, poderá ou deverá variar entre um mínimo de 60N e um máximo de 75N, tido como uma variação aceitável em vista da função e do desempenho para o veículo que se propõe. Sobre este aspecto, acredito que o EB está deixando em aberto uma margem para não excluir, em princípio, qualquer dos modelos atualmente em serviço ou em vias de projeto, ao mesmo tempo que dá a si mesmo a possibilidade de avançar na adaptação do modelo escolhido para as nossas necessidades, tendo em vista os requisitos relativos. E a questão de ser anfíbio, entendo, tem haver com essa variação, visando dar flexibilidade quanto à preparação e apronto do veículo; e também dispor-se, acredito, de uma margem para o uso/aplicação de blindagens adicionais, quando e se necessário for, visto que os últimos conflitos tem indicado a quase que obrigatória disponibilidade para emprego na maioria dos bldos leves em uso, desde o Iraque passando pelo Afeganistão, Líbia, Síria, Mali, Libano, as guerras africanas, até as missões da ONU.
No que compete aos demais itens citados por você, confesso que fiquei um pouco confuso, mas se bem os entendi, o EB quanto aos termos absolutos, os entende como uma característica mínima e indispensável que o projeto deve apresentar, e complementarmente, os relativos, os vê como um adendo tanto possível, quanto desejável, para adição ao projeto sem maiores complexidades, caso escolhido pelo EB, tendo em vista um mais que certo processo de nacionalização/adaptação do mesmo, frente as características operacionais do TO brasileiro e do próprio exército.
Na verdade, eu não conheço, afora o VBL francês que deste o exemplo, nenhum outro modelo de VBL-R que atenda de pronto e igualmente tanto aos requisitos absolutos, quanto os relativos citados acima por você. Até onde sei, a maioria dos modelos atuais tem capacidade para cumprir aquele primeiro quesito absoluto em relação à capacidade anfíbia, mas não necessariamente os relativos. Sim, porque a maioria das guerras atuais - de 1990 para cá, digo - vem se desenvolvendo, diferente da nossa realidade, em terrenos na prática desérticos, tornando assim a total capacidade anfíbia, suponho, um item de luxo ou presumivelmente dispensável. Mas claro, posso estar redondamente enganado quanto a isso.
No mais, eu sinceramente fiquei mais curioso ainda quanto a este veículo e seus requisitos. Pelo que descreveste, ele pode, e talvez seja mesmo, um veículo já pronto, ou um projeto ainda não adotado e somente esperando por um cliente para custear-lhe o desenvolvimento.
Para a nossa realidade industrial aqui, como disse, temos Iveco e KMW disputando espaços. Não vejo nenhuma das duas como tendo um produto já pronto e com todas as qualidades citas nos requisitos expostos, tanto absoltos como relativos. Da mesma forma, as empresas que hoje dispõe de tal modelo, não atendem integralmente estes mesmos requisitos.
Não sei, pensando alto, e quiçá até de forma errônea, mas talvez estes requisitos tenham sido feitos e/ou reelaborados muito em função das experiências do EB com o Guará no Haiti. E quem sabe até, se pensando objetivamente nele e no seu desenvolvimento sobre uma plataforma Tatra. Vai saber.
Eu tendo a crer que com o que temos aí exposto, ninguém a priori tem algo que possa oferecer ao EB, sem necessariamente passar por não poucas alterações.
Da forma como estão, estes requisitos seriam uma maneira de se investir em um AV-VBL Guará II, via END e nova legislação sobre a BID? Acho que só o EB poderá responder.
abs.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
FCarvalho, não consigo entender como você ficou espantado com o quesito de ser anfibio.FCarvalho escreveu:
Olá Bacchi, grato pela resposta.
Eu, particularmente, como disse acima, me surpreendeu apenas o item sobre a flutuabilidade/características anfíbias requeridas para este projeto. Não esperava que tal ponto fosse incluído nos requisitos. Mas já que ele está aí.
REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS Nº 01 / 01
Aprovado pela Port 084, 24 Jul 01 (BE 31, 03 Ago 01)
Alterado pela Port 079, 13 Jul 05 (BE 29, 13 Jul 05)
Está em vigor desde 13 Julho 2005!!!
Bacchi
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
É que o ROB do qual tinha conhecimento era o de 2001, o mesmo que postei na primeira página quando abri este tópico, e no qual não está descrita a necessidade de o bldo ser anfíbio, fato este modificado pela portaria de 2005, a qual somente agora estou tendo acesso, através de você.
abs.
abs.
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- Reginaldo Bacchi
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Bom, eu li e reli o ROB atual sobre o VBR-LR umas duas vezes e, em minha opinião, tendo em vista que:
1. IVECO e KMW já tem um pé aqui dentro, tendo uma certa vantagem em função disso, e;
2. Observando o atendimento o mais próximo possível dos requisitos postos para o produto solicitado pelo ROB;
Serão apresentados os seguintes veículos:
O Iveco LMV

KMW AMPV

Correndo por fora, mas não menos importante por isso, visto se tratar de empresa subsidiária de uma figante americana do setor, e portanto,com todas as consequências de seu poder e influência no mercado, o:
GDELS/MOGAW Eagle IV.
Acredito que estes 3 produtos sejam por força de suas qualidades e características técnicas, os que mais de aproximam do atendimento dos requisitos do ROB atual, e pela envergadura de seus fornecedores, ou mesmo pela sua presença física já aqui, no caso dos dois primeiros, saem na dianteira deste processo de aquisição para a nova VBR-LR.
Há outros fornecedores possíveis, como franceses, espanhóis, sul-coreanos, turcos e sul-africanos, etc, mas não vejo maiores chances destes possíveis concorrentes neste processo.
Resta saber se há uma alguma premência de parte do EB em relação a esta aquisição, ou se o resultado da mesma, assim como o de outros projetos importantes do EB poderá ir sendo postergado ad eternum até um melhor momento econômico-financeiro para o país, segundo a interpretação da realidade governamental, ou quem sabe com melhor sorte, pegar uma carona em algum PAC da vida para o seu financiamento.
Agora é aguardar e ver o que acontece.
abs.
1. IVECO e KMW já tem um pé aqui dentro, tendo uma certa vantagem em função disso, e;
2. Observando o atendimento o mais próximo possível dos requisitos postos para o produto solicitado pelo ROB;
Serão apresentados os seguintes veículos:
O Iveco LMV
KMW AMPV

Correndo por fora, mas não menos importante por isso, visto se tratar de empresa subsidiária de uma figante americana do setor, e portanto,com todas as consequências de seu poder e influência no mercado, o:
GDELS/MOGAW Eagle IV.
Acredito que estes 3 produtos sejam por força de suas qualidades e características técnicas, os que mais de aproximam do atendimento dos requisitos do ROB atual, e pela envergadura de seus fornecedores, ou mesmo pela sua presença física já aqui, no caso dos dois primeiros, saem na dianteira deste processo de aquisição para a nova VBR-LR.
Há outros fornecedores possíveis, como franceses, espanhóis, sul-coreanos, turcos e sul-africanos, etc, mas não vejo maiores chances destes possíveis concorrentes neste processo.
Resta saber se há uma alguma premência de parte do EB em relação a esta aquisição, ou se o resultado da mesma, assim como o de outros projetos importantes do EB poderá ir sendo postergado ad eternum até um melhor momento econômico-financeiro para o país, segundo a interpretação da realidade governamental, ou quem sabe com melhor sorte, pegar uma carona em algum PAC da vida para o seu financiamento.
Agora é aguardar e ver o que acontece.
abs.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Acho que vai ser um derivado do guarani 4x4 tipo puma da iveco
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Não dá tempo de desenvolver nada.
O EB já deslanchou pesquisa para aquisição do veículo. Por isso nem levei em consideração o AV-VB4 Guará ou derivado, pois não atende ao ROB atual.
Em minha opinião, e ao que tudo indica, o veículo italiano para este certame será o LMV. Pronto, provado em combate, dentro do ROB, e mais importante, com uma possível linha de produção aqui.
Idem para o modelo alemão.
abs.
O EB já deslanchou pesquisa para aquisição do veículo. Por isso nem levei em consideração o AV-VB4 Guará ou derivado, pois não atende ao ROB atual.
Em minha opinião, e ao que tudo indica, o veículo italiano para este certame será o LMV. Pronto, provado em combate, dentro do ROB, e mais importante, com uma possível linha de produção aqui.
Idem para o modelo alemão.
abs.
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L

Dados Técnicos Iveco LMV
http://www.army-guide.com/eng/product1594.html

Dados Técnicos KMW AMPV
http://www.kmweg.com/home/wheeled-vehic ... ation.html

Dados Técnicos GDELS/Mowag IV e V
http://www.army-guide.com/eng/product2135.html
http://www.army-guide.com/eng/product4533.html
abs.
Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Ago 24, 2013 5:33 pm, em um total de 1 vez.
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- FCarvalho
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – L
Uma idéia que me acorreu agora. O EB tem o seu ROB para o VBR-LR. Mas a MB não possui - até o presente momento - requisitos para tal tipo de veículo. Mas ambas as força tem/terão necessidades para o mesmo tipo de veículo no curto/médio prazo.
Então, em teoria, nada impede que venhamos a observar o convívio de mais de um modelo destes tipos por aqui, vide que os requisitos da MB para tal, não serem necessariamente iguais ao do EB.
Assim, talvez até para agradar a gregos e troianos, o que não é pouco comum aqui no Brasil, pode ser que tenhamos a oportunidade de observar LMV's e AMPV's convivendo por aqui, ou então, LMV's e Eagle IV/V ou este último e os AMPV's.
Seria típico dos sortilégios do nosso sistema de aquisição de material de defesa brasileiro. E nenhuma surpresa quanto a isso.
Quem sabe com essa história de mandar tropas ao Libano, e quiçá para outros lugares tão ou mais aprazívies quanto este, não se junta a necessidade com a conveniência? Ou seria, conivência?
abs.
Então, em teoria, nada impede que venhamos a observar o convívio de mais de um modelo destes tipos por aqui, vide que os requisitos da MB para tal, não serem necessariamente iguais ao do EB.
Assim, talvez até para agradar a gregos e troianos, o que não é pouco comum aqui no Brasil, pode ser que tenhamos a oportunidade de observar LMV's e AMPV's convivendo por aqui, ou então, LMV's e Eagle IV/V ou este último e os AMPV's.
Seria típico dos sortilégios do nosso sistema de aquisição de material de defesa brasileiro. E nenhuma surpresa quanto a isso.
Quem sabe com essa história de mandar tropas ao Libano, e quiçá para outros lugares tão ou mais aprazívies quanto este, não se junta a necessidade com a conveniência? Ou seria, conivência?

abs.
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