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Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Ter Nov 09, 2010 1:49 am
por Glauber Prestes
Bolovo escreveu:
Enlil escreveu:Aeromóvel deve virar realidade no transporte para o Mundial de 2014 em Porto Alegre
15/09/2010
Quando eu andava por Porto Alegre eu via esses elevados, eu me perguntava: "Que porra é essa? Tem uma montanha russa no meio da cidade?".

[003]
Levy Fidélix passou por POA?

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Qua Nov 10, 2010 11:59 pm
por Pedro Gilberto

GE e Vale pretendem desenvolver locomotivas a gás e diesel
10/11/2010 - 20h07

RIO - A General Electric (GE) assinou um acordo de cooperação com a Vale para o desenvolvimento de novas tecnologias. Em uma das parcerias, a GE Transportation, unidade de negócios de transportes da General Electric, e a mineradora farão estudos para o desenvolvimento de uma locomotiva "flex", movida a gás natural e a diesel.

Segundo informaram os executivos da empresa, em evento no Rio de Janeiro, as pesquisas se voltarão ainda para o avanço nos sistemas ferroviários, como tecnologias que permitam que se coloquem mais trens na mesma linha, com maior eficiência.

Os estudos na área de locomotivas deverão ser desenvolvidos no novo centro de pesquisas da GE no Rio e nos Estados Unidos.
Além disso, a multinacional americana firmou termo de cooperação técnica na área de energia, focado em projetos de armazenamento, geração e distribuição de energia no país.
(Vanessa Dezem | Valor)


http://economia.uol.com.br/ultimas-noti ... iesel.jhtm
[]´s

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Dez 31, 2010 7:09 pm
por Brasileiro
Últimas notícias dos trens regionais de São Paulo:
AVISO DE LICITAÇÃO
TOMADA DE PREÇOS Nº 8455103021 - OBJETO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA PARA ESTUDOS DE TRAÇADO, VIABILIDADE TÉCNICA, OPERACIONAL E AMBIENTAL,
INSERÇÃO URBANA E PROJETO FUNCIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE UM
SERVIÇO FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS LIGANDO AS CIDADES DE SÃO
PAULO E SANTOS NAS REGIÕES METROPOLITANAS DE SÃO PAULO E DA
BAIXADA SANTISTA.

Sessão Pública: 20/01/2011 às 09:30 horas
O edital estará disponível a partir do dia 03/01/2011, no horário das 08:30
às 11:30 e das 13:30 às 16:30 horas, à Rua Boa Vista, 175, 5º andar, Centro,
São Paulo - S.P. Valor do edital impresso: R$ 30,00 (trinta reais), recolhido
a favor da CPTM, na conta corrente nº 7815-8, Agência 1987 X, BANCO DO
BRASIL S.A. O edital poderá, também, ser obtido gratuitamente mediante a
apresentação de CD-R para cópia do arquivo ou, ainda, no site www.cptm.
sp.gov.br. O recebimento e abertura dos envelopes ocorrerão na Rua Boa
Vista, 175 – Térreo. Outras informações poderão ser obtidas pelo fax (0__11)
3293-4687.
Diretrizes para os trens regionais:
http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/Li ... ez2010.pdf


abraços]

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Dez 31, 2010 7:11 pm
por Brasileiro
O novo trem de passageiros da EFVM

Por Alex Rossi | 27 de junho de 2010 10:47

Um novo momento histórico sobre nossas ferrovias está prestes a acontecer. Com a chegada das proximidades da Copa no Brasil em 2014, um novo patamar sobre os transportes de passageiros está surgindo no país (...).

A Vale já encomendou cerca de 46 novos carros para a EFVM que já começaram a ser fabricados na China, com o que há de melhor em termos de conforto e segurança. Todos os carros serão panorâmicos e com ar refrigerados e irão substituir os dois atuais trens de passageiros que circulam em sua maioria com carros romenos fabricados na Romênia nos anos 80. A previsão é para daqui a dois anos a entrega dos novos carros que virão todos de uma só vez de navio.

Um vagão gabarito já rodou por toda a ferrovia para fazer os testes de acordo com a medida dos novos carros que serão mais largos que os atuais.

A Vale já disponibilizou um vídeo no Youtube para que todos possam ver e apreciar as mudanças radicais que a empresa em breve irá fazer no seu transporte ferroviário de passageiros. Todas as estações do trecho serão reformadas com padrões modernos e ganharão equipamentos de última geração; as pequenas paradas também ganharão novo estilo e mais conforto aos passageiros.
Assistam o vídeo e confiram esta grande novidade que será um marco histórico no transporte ferroviário de passageiros no Brasil:



abraços]

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Dez 31, 2010 9:53 pm
por Sterrius
pra variar pedir vagões nacionais nada ;/. Tamo tão atrasados assim em tecnologia de vagões que precisa ir pedir la na china?

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Dez 31, 2010 9:57 pm
por Brasileiro
Sterrius escreveu:pra variar pedir vagões nacionais nada ;/. Tamo tão atrasados assim em tecnologia de vagões que precisa ir pedir la na china?
Nós temos esta capacidade, fabricamos hoje uma grande quantidade de vagões de carga. Mas vagões de passageiro nós não fabricamos, e mesmo que a Vale encomendasse não valeria a pena (= olho da cara), já que não há escala de produção. Ao passo que "a China produz carros de passageiros igual salsicha" :lol:
Marcopolo e Busscar são gigantes da produção de interiores de ônibus. Aliás, a Vale já contratou algumas vezes essas empresas para modernizar o interior dos vagões atuais.
Outra coisa interessante é que essas empresas estão com os dois olhos bem abertos para o TAV, elas querem fabricar o interior de seus vagões.


abraços]

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Dez 31, 2010 11:51 pm
por Bourne
A Marcopolo e Busccar são encarroçadoras de ônibus. Tudo que vai a cima do chassis é elas que projetam e fabricam. Não deve ser tão diferente de montar vagões de passageiros.

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Seg Jan 03, 2011 6:03 pm
por RobertoRS
Bourne escreveu:A Marcopolo e Busccar são encarroçadoras de ônibus. Tudo que vai a cima do chassis é elas que projetam e fabricam. Não deve ser tão diferente de montar vagões de passageiros.
Ia comentar isso! Óbvio que não é tão fácil quanto parece, mas é possível!

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Seg Out 22, 2012 12:24 am
por henriquecouceiro
Trecho extraído de "Comentário Gelio Fregapani - Segurança pública, Burocracia ou traição? Corrida do ouro na Amazônia" - Publicado no site Defesanet em 21/10/2012.

"Aeromovel- triunfo da burocracia ou traição a serviço das multinacionais?

Na década de 60, Oskar Coester, um técnico aeronáutico, recebeu um desafio do presidente da Varig: "criar um sistema de transporte para seus passageiros, dos centros das grandes cidades até seus aeroportos em menos tempo do que os jatos levavam de uma cidade a outra". O sistema deveria ter baixo custo de implantação e operação; ser seguro, confortável, confiável, rápido e não conflitar com o tráfego de superfície;; "

Ao observar um vagonete que rodava sobre trilhos, movido a vento como um barco, pela adaptação de um mastro e uma vela no trapiche do porto de Rio Grande (RS), Coester teve ali sua grande inspiração.

O vento seria produzido por um ventilador industrial comum acionado por um motor elétrico trifásico de baixa voltagem. Viria por um duto embaixo do trilhos. Se construído em um elevado evitaria interferir com o trânsito de superfície, Pronto, estava inventado o melhor sistema para o transporte urbano de passageiros.

O diretor da então Empresa Brasileira de Transporte Urbano encampou a idéia, e um aeromóvel construído em caráter experimental passou a funcionar em 1983 em Porto Alegre. Na linha simples conseguia a velocidade de 80 km por hora e o transporte de 136 passageiros por veículo articulado, (características desejadas) — nada impedindo que ele pudesse viajar muito mais rápido e com veículos de muito maior capacidade de transporte que este protótipo, mas... Cloraldino Severo substituiu o então ministro Eliseu Rezende e acabou com o projeto. Por mais estranho que possa parecer Cloraldino Severo destruiu o protótipo e a linha e proibiu a os funcionários de falarem sobre o assunto e mandou queimar todo o material informativo sobre o aeromóvel existente no Ministério.

Cloraldino Severo foi forçado a dar explicações à sociedade gaúcha sobre os motivos que o levaram a boicotar o projeto. Resumindo as justificativas do ministro dos Transportes de Figueiredo para tão impatrióticos atos: ele disse ter suspenso o financiamento ao projeto por não acreditar que um "alemãozinho", em uma oficina de fundo de quintal, pudesse desenvolver um sistema de transporte coletivo de passageiros que viesse a competir com os sistemas já em uso, produzidos pelas grandes empresas multinacionais.

Já nessa época, o Estado brasileiro estava começando a ser demolido com a colaboração e o trabalho da cúpula da burocracia estatal e dos políticos cooptados e submetidos às determinações da nova "ordem". Ainda houve um ensaio de retomada do projeto, na nova República, inviabilizado pela inflação galopante.

No nosso País não deu, mas sim no estrangeiro: Coester implantou em 1989 numa linha de 3,5 km num parque de Jacarta (Indonésia), onde há centros de convenção, prédios culturais e uma universidade. Até hoje em operação comercial, e já transportou, sem falhas, mais de 14 milhões de passageiros

Hoje todos aparentam estar preocupados com os transportes urbanos para a Copa – eis uma oportunidade. Seria possível revolucionar o transporte coletivo no país, estimular a indústria genuinamente brasileira e gerar milhares de empregos com salários compatíveis às necessidades da população, através da ação combinada e coordenada de alguns de seus ministérios. o aeromóvel foi concebido para ser construído e implantado sem a necessidade da importação de um único parafuso, portanto, beneficiando 100% a indústria nacional — tanto a da construção civil, a metalúrgica, a eletroeletrônica, a de autopeças e a mecânica, além da exportação, como já ficou demonstrado em Jacarta, e o preço do transporte p or passageiro através do aeromóvel fica até três vezes menor do que o pago em qualquer linha de ônibus que cumpre o mesmo percurso

É claro, isto não interessa ao FMI ao Banco Mundial, ao BIRD e ao sistema financeiro, às poderosas corporações mundiais da área do transporte, à indústria (estrangeira) do petróleo, às concessionárias do transporte coletivo urbano às prefeituras com interesse na continuidade espúrios; à indústria automobilística, fabricante de chassis para ônibus; às distribuidoras estrangeiras de petróleo; aos fabricantes de pneus etc.; e ao Diálogo Interamericano, através de seus agentes e outros tantos. Para implantar este projeto (como para outros tantos­) é preciso coragem. Desde o Presidente Geisel não temos outro de coragem como a atual governante. Terá ela coragem para isto? "

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Qua Out 24, 2012 4:53 pm
por Hermes
Bourne escreveu:
A Marcopolo e Busccar são encarroçadoras de ônibus. Tudo que vai a cima do chassis é elas que projetam e fabricam. Não deve ser tão diferente de montar vagões de passageiros.

Ia comentar isso! Óbvio que não é tão fácil quanto parece, mas é possível!
A algum tempo passou um documentário, se não me engano no NatGeo, daqueles que mostram fábricas por dentro e mostrava a fabricação dos novos vagões do metrô de NY. A parte bruta de aço era feita em São Paulo e o carro era embarcado para os EUA onde era feito o acabamento. Alguém já viu esse programa?

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Qua Out 24, 2012 6:48 pm
por Bourne
Vi da Heineken. É cara, mas é boa. :mrgreen:


Os ônibus vendidos pela Marcopolo e outras encarroçadoras pelo mundo a fora seguem essa lógica. Isto é, existe uma adaptação ao chassis local escolhido em cada país, constroem o projeto da carroceria do ônibus e mandam as peças semi-prontas para ter o acabamento na montadora local.

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Qua Out 24, 2012 8:38 pm
por Lages001
Busscar faliu, das grandes encarroçadoras só existe a Marcopolo agora.


http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/n ... em-sc.html

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Nov 30, 2012 5:36 pm
por Brasileiro
Uma atualizada, num tema que me chama muito a atenção, que são os trens de passageiros:
PPP pode acelerar volta de trem regional em SP

Valor Econômico

Uma Parceria Público-Privada (PPP) pode tornar viável o projeto de construção de quatro linhas de trens expressos regionais saindo de cidade de São Paulo. As empresas Estação da Luz Participações e BTG Pactual Gestora de Recursos mostraram-se interessadas em executar o projeto, previsto pelo governo paulista desde 2010. Individualmente, algumas das linhas, como a ligação para Campinas, está prevista desde 2006.

Ao todo, são 431 quilômetros de trilhos ligando São Paulo - Jundiaí - Campinas; São Paulo - São Roque - Sorocaba; São Paulo - São José dos Campos; São Paulo -- ABC - Santos. O investimento será feito por meio de PPP, com contrato de 35 anos, e chega a R$ 18,5 bilhões, sendo R$ 12,5 bilhões da iniciativa privada e R$ 6 bilhões suportados pelo poder público, em contrapartida.

O trem será expresso, com velocidade de 160 km/hora, e vai aproveitar trechos de linhas férreas já existentes, o que facilita as obras, já que haverá pouca necessidade de desapropriações e de novas licenças ambientais. As linhas têm como objetivo desafogar o tráfego das rodovias de acesso às cidades que serão servidas pelos trens e pretende beneficiar 63% da população do Estado, que se concentra nas regiões metropolitanas de São Paulo e nesses municípios. "Teremos um sistema unificado de transportes, com viagem rápida e confortável, que vai permitir que as pessoas morem nessas cidades e trabalhem em São Paulo", diz, o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, que preside o Conselho Gestor de PPPs do Estado.

As tarifas do transporte devem concorrer com as de ônibus. De acordo com o projeto a que o Valor teve acesso, no trecho entre São Paulo e Santos, por exemplo, a previsão é que sejam cobrados R$ 15 em uma viagem de 50 minutos. Hoje, um ônibus que sai de São Paulo para Santos custa R$ 20,54 e também faz a viagem em 50 minutos, mas ela pode demorar mais, dependendo do trânsito.
Já a viagem de ônibus entre São Paulo e São José dos Campos, que dura 1h30 e custa R$ 20,75 por ônibus, poderia ser feita por trem em 45 minutos ao preço de R$ 18.

A maior demanda de passageiros, segundo o projeto, é no ABC, onde o trem vai atender as cidades de Mauá, São Caetano e Santo André, chegando a 330 mil passageiros por dia. Já São Bernardo, que ficou fora do traçado, será atendida por outro projeto, o do monotrilho que parte da estação Tamanduateí, na Linha Verde do metrô paulistano.

De acordo com o vice-governador de São Paulo, o projeto não conflita com o trem de alta velocidade (TAV), que também vai atender cidades como Campinas e São José dos Campos. "Os dois trens se complementam. O regional levará passageiros para o trem-bala e eles poderão dividir estações, que funcionarão como hubs [centro de distribuição de passageiros]", diz. No caso de Campinas, por exemplo, o trem-bala atende apenas o Aeroporto de Viracopos, enquanto o trem regional passa pela cidade e teria estação no centro.

Na capital paulista, a estação seria na Água Branca, na zona oeste, onde estão previstas a chegada dos quatro trens regionais, do trem-bala, e das composições da Linha 6-Laranja do metrô, que vai da Brasilândia, na zona norte, até São Joaquim, na região central, e está planejada para 2018, mesma previsão de conclusão do trem-bala. "Estamos trabalhando em conjunto com a EPL [Empresa de Planejamento e Logística]", garante Afif Domingos, lembrando que tem um reunião hoje em São Paulo com o presidente da empresa, Bernardo Figueiredo, para discutir o assunto.

Em Santos, o trem regional prevê ainda integração com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai ligar as cidades do litoral sul paulista. O percurso até a cidade litorânea é o mais complexo, já que precisa superar trecho de serra. "Será feito um sistema especial para reduzir a velocidade do trem nesse trecho e evitar a construção de túneis, que é mais cara", diz o vice-governador de São Paulo.

Já o trem para Jundiaí terá o maior valor (R$ 5 bilhões) pela maior necessidade de construção de túneis. O trem que vai seguir para São José dos Campos poderá ainda chegar a Taubaté e Pindamonhangaba, atendendo as cidades mais populosas do Vale do Paraíba.

Assim como o trem-bala, o vice-governador ressalta que os trens regionais preveem no entorno das estações exploração de centros comerciais, estacionamentos e terminais de ônibus, que devem contribuir para o retorno financeiro do empreendimento.

Depois de receber a proposta da Estação da Luz Participações e do BTG Pactual, o governo paulista divulgará minuta para atrair outras manifestações de interesse de empresas. A intenção é que as empresas interessadas realizem o projeto básico e o contrato para início das primeiras obras seja assinado em abril de 2014. O governo de São Paulo prevê que os primeiros trechos estejam em operação em 2016 e os últimos em 2020.
http://www.investe.sp.gov.br/noticias/l ... c=6&lang=1


abraços]

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Nov 30, 2012 5:40 pm
por Brasileiro
Divinópolis voltará a ter trem de passageiros

Os trens de passageiros em Minas Gerais começam finalmente a sair do papel. O governo do estado assina, na segunda-feira, um acordo de cooperação técnica com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Região Nord-Pas de Calais, no Norte da França, para coordenação e elaboração da estratégia de mobilidade urbana no território mineiro. O metrô, por meio da Metrominas, a retomada das linhas férreas e a ligação do Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, estão no centro dos debates. As ações estão previstas para começarem no início de março do ano que vem e vão até meados de 2014.

De acordo com o chefe de projetos da AFD, Jérémie Daussin-Charpantier, entre as prioridades estão os 14 quilômetros de linha suplementar do metrô de BH e o transporte ao longo dos cerca de 40 quilômetros da capital até Confins. Para esse segundo ponto, o que estava previsto inicialmente, como mostrou o Estado de Minas em julho, era a construção de um ramal ferroviário, mas o governo de Minas, por meio da assessoria de imprensa, disse que a opção está praticamente descartada. O que se avalia agora é a implantação de monotrilho ou veículo leve sobre trilhos (VLT).

O projeto Transporte sobre Trilho Regional e Metropolitano (Trem) prevê a reativação de ferrovias já existentes. São três linhas que inicialmente serão concedidas à iniciativa privada, nos moldes de parcerias-público privadas (PPP). A primeira liga Divinópolis, Betim, BH e Sete Lagoas. A outra faz o caminho entre BH, Brumadinho, Águas Claras e Eldorado (Contagem). A terceira vai conectar a capital a Nova Lima, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto.

Os três lotes que serão abertos à concorrência atendem um terço da população da Grande BH e 26 cidades, além de municípios que estão em processo de desenvolvimento, como Sete Lagoas e Divinópolis. “Minas Gerais começou também estudos para a renovação das linhas férreas, que servem basicamente aos trens de carga. A reflexão é compartilhá-las com o transporte de passageiros”, disse Daussin-Charpantier.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vinculada à Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana, Camilo Fraga, diz que a experiência ferroviária francesa servirá de base para todos os trabalhos. Ele acrescentou que um futuro empréstimo com a AFD não está descartado. “Esse know-how vai ajudar muito neste momento da modelagem do processo, com uma análise crítica construída em favor do projeto. Teremos isso com recursos da própria AFD e usando empresas públicas francesas”, afirmou.

A expectativa é de que a licitação seja aberta em julho do ano que vem e os trens entrem em operação até o fim do primeiro semestre de 2014. Uma das grandes apostas é a revitalização da Estação Doutor Lund, em Pedro Leopoldo. Por ser a mais próxima do aeroporto, ela vai propiciar uma ligação direta com o terminal, ao longo do processo de concessão. Uma das possibilidades é criar uma linha de ônibus executivo do Centro de BH até a estação.

CONVÊNIOS A cooperação técnica com a Agência Francesa de Desenvolvimento prevê convênios em outros quatro pontos estratégicos, além da mobilidade urbana. O primeiro deles é o desenvolvimento econômico de uma plataforma aeroportuária e logística, com intercâmbios na cidade no entorno de Toulouse, no Sudoeste da França. O acordo abrange também a gestão de resíduos sólidos, recuperação de zonas de mineração e um plano sobre clima e energia. Os tratados fazem parte do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que inclui ainda um empréstimo de 300 milhões de euros para pagamento da dívida da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com o governo federal. O contrato de repasse do dinheiro também será assinado na segunda. Serão cinco anos de carência e pagamento em 20 anos.

Fonte: Jornal Estado de Minas
http://www.panrotas.com.br/noticia-turi ... 82965.html


abraços]

Re: Notícias Ferroviárias

Enviado: Sex Nov 30, 2012 5:46 pm
por Brasileiro
Trem Brasília-Goiânia atrai 41 propostas para estudo de viabilidade

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que recebeu documentação de 41 consórcios interessados na realização de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para implantação do trem de carga e de passageiros entre as cidades de Brasília, Anápolis e Goiânia.

Entre os grupos que manifestaram interesse em realizar o estudo estão 23 consórcios liderados por empresas brasileiras e 18 liderados por empresas estrangeiras, informou a agência.

Entre esses interessados serão selecionados seis consórcios para os quais será solicitada a apresentação de proposta técnica e de preço para a realização do estudo. Uma proposta será selecionada. A assinatura do contrato com o consórcio vencedor está prevista para março do ano que vem, quando terão início os levantamentos técnicos.

Fonte: Valor, Por André Borges
http://agenciat1.com.br/?p=38498

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Alguns dirão que são planos, planos e mais planos.

Mas vejam bem: Até pouco tempo atrás nem se tocava no assunto. Trens de passageiros eram um caso perdido, coisa do passado, fato consumado. De uns 2 anos para cá houve uma "explosão" deste assunto, debates, seminários, propostas, estudos etc.

Hoje temos alguns projetos mais adiantados e outros menos. Entre os mais próximos de sairem do papel estão os regionais de SP e MG, além do Brasília-Goiânia e o Trem de Alta Velocidade. Há outros projetos menores, em fase de estudo no interior do país.

Sobre o TAV, o que parece é que o GESP e o GF pararam de brigar. Haverá uma estação compartilhada na capital, um serviço alimentará o outro. E todos saem ganhando. O formato atual do leilão é atraente e ao que tudo indica, teremos um vencedor e o projeto seguirá adiante.


abraços]