Página 68 de 83

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Qui Abr 07, 2022 12:46 am
por henriquejr
Eu ainda estava sonhando da FAB ficar com pelo menos dois dos MRTT da Inglaterra... Que já viriam prontinhos, com sistema de autodefesa e tudo...

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Qui Abr 07, 2022 1:39 am
por FCarvalho
O problema de comprar usado e pronto é que você acaba sendo obrigado a aceitar certos tipos de configuração e sistemas que não necessariamente podem ser bons ou úteis para si, e a um preço bem salgado.
Mas os ingleses não devem estar arrependidos agora de não terem vendidos estes aviões para a FAB.
Os 2 aviões da Azul trazem a vantagem da FAB pode escolher o que ela vai precisar e querer dispor nos seus aviões e negociar os preços, prazos e formas de pagamento de tudo na transformação.
Agora, a IAI também entrou no negócio de transformar A330 em Revo e cargo. A Airbus não está mais só neste negócio. Então, vamos ver o que a FAB decide daqui para diante.
Notar que ambos aeronaves tem de ser entregues no Brasil ainda este ano. No caso, o segundo exemplar já que um deles está em São Paulo e pertence à Azul, que pode entregar em prazo bem curto esse avião pronto para voar na configuração desejada pela força aérea.
A segunda unidade só chega na outra metade do ano.
Suponho que como a prioridade agora é prover capacidade de transporte pesado e de pax para o governo, vide ainda os reflexos da pandemia, que não acabou ainda, e com cada transformação em MRTT levando 18 meses - um ano e meio - é possível que só no ano que vem quando houver definição clara de recursos para tal é que a FAB irá demandar este novo negócio.
Por enquanto a premência é para por estes aviões para operar o mais rápido possível.
E ano que vem é outro dia com seus próprios percalços.

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Qui Abr 07, 2022 9:42 am
por gusmano
Achei interessante a Azul ter ganho, já que ao que parece a Azul só tem um azul fabricado após 2014, um ex-avianca.

A relação deve estar desatualizada ou eles vão arrumar outro no mercado para entregar para a FAB.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frota_de_ ... rasileiras

abs

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Dom Abr 10, 2022 9:02 pm
por FCarvalho
A resposta para a sua pergunta é "letra B". Eles irão buscar outra aeronave no mercado internacional. Isto não é exatamente um problema para a Azul, já que dentro do escopo do programa os aviões devem ser entregues ainda este ano operacionais.
O primeiro já está no Brasil e pode ser facilmente entregue nos termos da FAB, enquanto o segundo só chega conforme os requisitos no segundo semestre do ano.
Tomara tenhamos a mesma sorte de conseguir um segundo lote desse jeito baratinho assim.

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Seg Abr 18, 2022 10:13 pm
por gabriel219
FAB assina contrato para aquisição de duas aeronaves A330-200
Imagem
(...)A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) - Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).(...)

(...)Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.(...)
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... qH8Haqxfys

Ou seja, as aeronaves já foram adquiridas e serão transformadas na versão MRTT, agora de forma oficial e confirmada.

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm
por gusmano
interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Ter Abr 19, 2022 2:01 pm
por Matheus
Mais um lote de Gripens (e uns brinquedos para eles) e teremos uma força aérea respeitável...pra ficar top, AAe e UCAVs.

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Ter Abr 19, 2022 2:33 pm
por Lucubus
gusmano escreveu: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs
na realidade, os dois são ex Avianca

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Ter Abr 19, 2022 4:40 pm
por FCarvalho
https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1508.htm
> MSN 1508

https://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a330-1492.htm
> MSN 1942

Ambos pouco voados e com ainda muitos ciclos pela frente. Um ótimo negócio para a FAB a preços módicos no que tange compra dos aviões em si.
Agora é ver quanto a Airbus cobrará para realizar o processo de modificação para MRTT. Esse para uma única aeronave, já vele o preço pago pelos dois aviões juntos.
De qualquer forma, é interessante pensar que no futuro a médio prazo quando ambos os aviões já estiverem operando na versão MRTT - entre 2024 e 2026, presumivelmente - a FAB volte novamente seus olhos para o mercado a fim de ver se consegue um novo lote de ao menos 2 aviões nas mesmas condições de preço e custos a fim de inteirar a reposição dos 4 KC-137.
Notar que ter 2 aviões é o mesmo que dispor de apenas uma única aeronave operacional, o que deve fazer com que a FAB busque novos recursos para a aquisição de mais unidades a fim de permitir uma disponibilidade mais flexível para a sua frota de MRTT.
A ver o que acontece a partir de 2026.

edit.> a 1a aeronave deve ser entregue até julho\2022 (90 dias), enquanto a 2a aeronave deverá ser entregue até setembro\2022 (150 dias).

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Ter Abr 19, 2022 5:28 pm
por gusmano
Lucubus escreveu: Ter Abr 19, 2022 2:33 pm
gusmano escreveu: Ter Abr 19, 2022 1:54 pm interessante!

Um Ex-Azul e um ex-avianca q estava no deserto a algum tempo atrás.

abs
na realidade, os dois são ex Avianca
Sim, mas ao menos o MSN 1492 passou pela Azul.

abs

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Ter Abr 19, 2022 10:16 pm
por FCarvalho
Apenas a título de comparação, e ilustração, os custos que a Espanha está tendo para comprar e converter 3 A330-200 junto à Ibéria\Airbus.
O processo já vem sendo feito desde 2021.
A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros, dos quais 148 milhões de euros foram alocados no orçamento de 2021.
https://www.aereo.jor.br/2022/01/27/qua ... a330-mrtt/

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Sáb Mai 21, 2022 7:41 am
por arcanjo


abs.

arcanjo

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm
por FCarvalho
Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Sáb Mai 21, 2022 1:35 pm
por FIGHTERCOM
FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Talvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.


Abraços,

Wesley

Re: Oficial - Projeto KC-X3

Enviado: Sáb Mai 21, 2022 5:18 pm
por Túlio
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:35 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Mai 21, 2022 1:22 pm Interessante. Que empresa(s) há na Jordânia que estão capacitadas a fazer check em A330 quando temos a LATAM e a própria Azul no país fazendo a mesma coisa.
Só pode ser pelo preço.
Talvez seja indisponibilidade das empresas daqui dentro do prazo requerido. Afinal, as empresas áreas resolveram colocar a frota para voar novamente quase que ao mesmo tempo.


Abraços,

Wesley
Calma que já arranjaram a MALDIÇÃO DOS MACACOS, pra logo vai ter de novo FRAUDEMIA, então lóquidáu a torto e direito e então avião parando de novo por toda parte; talvez desta vez peguem logo uma dúzia de Airbus. [003] [003] [003] [003]