PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#1006 Mensagem por Skyway » Ter Fev 09, 2010 12:17 pm

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
criticar a capacidade Iraniana no momento é uma insandice total, primeiro os caras coseguiram manter aviões americanos voando com todos os embargos propostos a eles e mais, conseguiram projetar aviões e misseis que nós até hj, mesmo com acordos de cooperação e transferencia de tecnologia, não temos. Acho que esta na hora de parar-mos de criticar os outros, e olhar-mos para nossas incompetências, cientificas e administrativas.
Mesmo que as teconologias Iranianas não façam frente as tecnologias de ponta ocidentais, está claro que eles tem potencial para incomodar as grandes potencias.

Abraço!
Barão, não é bem assim não.

Acho que uma comparação direta entre as capacidades da Indústria de Defesa iraniana e as capacidades da Indústria de Defesa Brasileira não é a forma mais justa e correta de se ver o assunto.

O Irã sofre embargo completo a anos, e ainda tem um ou dois vizinhos que o odeiam. Ou seja, ele foi forçado a investir na sua indústria de forma ininterrupta, limitado apenas pelo orçamento disponível para todo o país.

Nós tivemos um hiato de investimento nessa área de mais de 10 anos. Nós não fomos forçados a investir em nossa indústria bélica por conta de um embargo total. Sim, embargos pontuais ocorreram, e 99% da mesma fonte, mas não é nem perto do que o Irã sofre.

Como era nossa indústria de defesa nos anos 80? E a do Irã?

Porém, com o embargo total, eles sofrem muito para acompanhar o ritmo da atualização industrial no mundo, nós não. O que eles conseguem fazer em 10 anos, nós poderíamos em muito menos tempo. Metade, talvez até menos?

Ora, fazer avião sob embargo voar e copiar armas americanas, nós se precisássemos, poderíamos fazer também.

Mas então, por que essa sensação de que eles são mais avançados tecnologicamente que nós no campo de defesa? Já disse acima, eles foram obrigados a investir nessa indústria por anos, mas o galho é que o embargo também trouxe atraso industrial, e por mais que eles invistam pesado, ainda ficam atrás até do Brasil.

É uma sensação, mas não é verdadeira. Se nós tivéssemos hoje um embargo total, com rompimento das relações, e operássemos F-15, B-52 e mais algumas coisas...alguem duvida que com investimento pesado do nosso governo em nossa indústria especialmente voltado para fazer esses aviões voarem, nós conseguiríamos colocar eles no ar?

Conseguiríamos e faríamos bem mais. Com a quantidade de dinheiro que o Brasil tem, se fosse pesadamente investido em defesa, nós faríamos mísseis, bombas e o escambau. Já fazemos alguns com o modesto orçamento que essa indústria recebe!

Percebe a diferença? Nós somos maiores, mais ricos e mais avançados tecnologicamente, mas temos outras prioridades no orçamento. Eles são mais atrasados tecnologicamente, mais pobres e menores, mas tem uma necessidade ENORME de investir em defesa.

Essa necessidade porem não é suprida por eles como deveria, o atraso tecnologico cobra seu preço. E esses projetos de mísseis anti-aéreos, aeronaves novas, míssies anti-navios, acabam saindo com baixa qualidade e atrasados tecnologicamente.

Fazer avião voar é "fácil"(Os F-5 e F-16 do Chávez tão lá, voando), e mesmo assim só agora eles estão conseguindo colocar os F-14 pra voar em número razoável. Fazer armas complexas então, é algo que eles almejam, precisam e tentam, mas não tem conseguido.

Por isso meus dois pés atras em relação aos "avanços" tecnológicos do Irã. Só vejo uma possibilidade de eles realmente sairem do atraso e conseguirem produzir algo com qualidade, e essa possibilidade se chama China.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#1007 Mensagem por ninjanki » Ter Fev 09, 2010 12:50 pm

Só sei que sem foto, não acredito. Se eles tem um caça stealth, uma fotinho já seria suficiente para pelo menos a gente desconfiar que a coisa existe.

Creio que fazer um caça stealth não é mais tão difícil, agora que muita gente já sabe quais são os elementos importantes(forma, junções, material, antenas...) Mas daí à esse caça ser útil na prática, num cenário de combate moderno, faltam muitas outras coisas...

Allan

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#1008 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Fev 09, 2010 1:18 pm

Sintra escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Creio que a aeronave "Stealth" iraniana, seja o MAKO, que enfim, arranjou um comprador.
:roll:

E o motor e uma quantidade enorme de equipamento Norte Americano é fornecido por?
A EADS não vendeu nada recentemente ao Irão.
Substituídos por cópias "Made In China", naturalmente.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1009 Mensagem por Enlil » Ter Fev 09, 2010 3:56 pm

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
criticar a capacidade Iraniana no momento é uma insandice total, primeiro os caras coseguiram manter aviões americanos voando com todos os embargos propostos a eles e mais, conseguiram projetar aviões e misseis que nós até hj, mesmo com acordos de cooperação e transferencia de tecnologia, não temos. Acho que esta na hora de parar-mos de criticar os outros, e olhar-mos para nossas incompetências, cientificas e administrativas.
Mesmo que as teconologias Iranianas não façam frente as tecnologias de ponta ocidentais, está claro que eles tem potencial para incomodar as grandes potencias.

Abraço!
De fato podemos dizer q o Irã é uma espécie de Africa do Sul do Oriente Médio, décadas de embargos fizeram com eles desenvolvessem um indústria nacional de defesa considerável, não há aeronave, blindado, navio ou submarino (minis) das FAs iranianas q não tenham sofrido modificações locais e q não usem algum tipo de arma ou sistema fabricada no país.

Adriano Mt
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Contato:

#1010 Mensagem por Adriano Mt » Ter Fev 09, 2010 6:06 pm

ninjanki escreveu:Só sei que sem foto, não acredito. Se eles tem um caça stealth, uma fotinho já seria suficiente para pelo menos a gente desconfiar que a coisa existe.

Creio que fazer um caça stealth não é mais tão difícil, agora que muita gente já sabe quais são os elementos importantes(forma, junções, material, antenas...) Mas daí à esse caça ser útil na prática, num cenário de combate moderno, faltam muitas outras coisas...

Allan

Mas é tão invisivel que nem os satélites viram! :lol:

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#1011 Mensagem por eu sou eu » Ter Fev 09, 2010 7:05 pm

Adriano Mt escreveu:
ninjanki escreveu:Só sei que sem foto, não acredito. Se eles tem um caça stealth, uma fotinho já seria suficiente para pelo menos a gente desconfiar que a coisa existe.

Allan

como não viram o Pak-fa

Imagem

o amor é lindo
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Contato:

#1012 Mensagem por Adriano Mt » Ter Fev 09, 2010 7:20 pm

eu sou eu escreveu:
Adriano Mt escreveu:

como não viram o Pak-fa
Tem fotos, vídeos e até áudio pela internet inteira, o que temos do stealth Iraniano?
Hoje em dia é bem difícil esconder um projeto deste tamanho, ainda mais que todo o mundo esta voltando seus olhos ao Irã.
Acho pouco provável eles terem um avião stealth, talvez algum projeto com características furtivas, mas vir a ter a total tecnologia, integração de armamentos e etc, para que se torne uma arma letal como o PAK FA, F22 e F35 acho muito dificil.

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Skyway
Sênior
Sênior

#1013 Mensagem por Skyway » Ter Fev 09, 2010 7:28 pm

Muita calma nessa hora...o PAK ficou escondido por anos, até o primeiro vôo. E isso porque a Rússia é uma democracia muito mais aberta que o Irã.

No Irã é mais fácil esconder as coisas dos olhos do mundo.
Mas existe um detalhe...olhos do mundo é uma coisa, olhos interessados é outra. Quem disse que governos de outros países não sabem se existe ou não esse avião? Assim como no caso do PAK, você acha mesmo que o Governo dos EUA por exemplo, não tinha visto imagens da aeronave ainda? Só no vôo inaugural? Difícil heim.

E outro detalhe, o PAK ainda é protótipo, muito promissor mas ainda é protótipo. Ninguem sabe ainda quão letal ele é de verdade.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Contato:

#1014 Mensagem por Adriano Mt » Ter Fev 09, 2010 7:44 pm

Skyway escreveu:Muita calma nessa hora...o PAK ficou escondido por anos, até o primeiro vôo. E isso porque a Rússia é uma democracia muito mais aberta que o Irã.

Mas existe um detalhe...olhos do mundo é uma coisa, olhos interessados é outra. Quem disse que governos de outros países não sabem se existe ou não esse avião? Assim como no caso do PAK, você acha mesmo que o Governo dos EUA por exemplo, não tinha visto imagens da aeronave ainda? Só no vôo inaugural? Difícil heim.

E outro detalhe, o PAK ainda é protótipo, muito promissor mas ainda é protótipo. Ninguem sabe ainda quão letal ele é de verdade.

Um abraço!
E você acha que o PAK sera um projeto não letal da Russia, que mal sabe o que esta fazendo, é isto?
Capaz Sky, os caras não são o governo do Irã, que fizeram uma aéronave na vida a modo China.

Confúcio
Skyway
Sênior
Sênior

#1015 Mensagem por Skyway » Ter Fev 09, 2010 7:57 pm

Adriano Mt escreveu:
Skyway escreveu:Muita calma nessa hora...o PAK ficou escondido por anos, até o primeiro vôo. E isso porque a Rússia é uma democracia muito mais aberta que o Irã.

Um abraço!
E você acha que o PAK sera um projeto não letal da Russia, que mal sabe o que esta fazendo, é isto?
Capaz Sky, os caras não são o governo do Irã, que fizeram uma aéronave na vida a modo China.
:shock:

Eu falei que o PAK não vai ser letal? Ou que a Rússia não sabe o que está fazendo? :shock:

Cara, relaxa e lê com calma o que escrevi. :wink:

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#1016 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Fev 09, 2010 8:08 pm

Ora, pois, a resposta foi colocada acima, e ninguém percebeu: o caça de 5ª geração do Irã, voou. Na Rússia.

Créditos para o membro do fórum: "Eu sou eu", cujo avatar possui uma foto muito feia, de um "ônibus abacate", diga-se.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Contato:

#1017 Mensagem por Adriano Mt » Ter Fev 09, 2010 8:11 pm

Ninguem sabe ainda quão letal ele é de verdade.
Estou relax Sky, você pois em dúvida a letalidade do PAK, para mim isto nunca passou pela cabeça, conhecendo a capacidade bélica das aeronaves Russas, eu só enfatizei que não seria o caminho, duvidar deste projeto é quase como querer ser cego, mas é uma opinião minha.

Abraços.

Confúcio
Skyway
Sênior
Sênior

#1018 Mensagem por Skyway » Ter Fev 09, 2010 8:25 pm

Adriano Mt escreveu:
Ninguem sabe ainda quão letal ele é de verdade.
Estou relax Sky, você pois em dúvida a letalidade do PAK, para mim isto nunca passou pela cabeça, conhecendo a capacidade bélica das aeronaves Russas, eu só enfatizei que não seria o caminho, duvidar deste projeto é quase como querer ser cego, mas é uma opinião minha.

Abraços.
Não Adriano, não entendeu o que eu escrevi.

Vou colocar aqui abaixo o que escrevi e interpretar para você:
Por partes como diria o Jack
O PAK ainda é um protótipo
Protótipos vem e Vão Adriano, e por vários motivos. Crise econômica, crise interna conflito repentino, corrupção, mudança de mentalidade, mudança da tecnologia.... Temos infinitos exemplos no mundo inteiro disso, e o que parece que vai se tornar o mais recente exemplo disso é o A400.

É justo falar da letalidade do F-35? Não, pelo mesmo motivo. É um protótipo. Lembra do F-20?

Só se inclui características de um caça(e letalidade é uma delas), após o caça ser adotado de forma operacional por alguma força aérea, e ai sim poder ser utilizado em combate. Por que aí sim se tem a segurança da existência do projeto e as características principais dele, ele deixa de ser um projeto que pode desaparecer a qualquer momento, e passa a ser algo real, e ai sim, potencialmente letal.
muito promissor mas ainda é protótipo.
O termo "muito promissor", na minha humildíssima opinião, já deixa muito claro que não estou duvidando das capacidade do PAK, não? :roll:

E o resto do trecho diz respeito ao que expliquei acima.

Agora ficou claro?

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1019 Mensagem por Enlil » Ter Fev 09, 2010 9:09 pm

O PAK-FA é um protótipo de um programa de defesa PRIORITÁRIO da Rússia. Logo, independente do q aconteça (vide Topol-M/Bulava, Borei class, dentre outros) o programa seguirá em frente pelo simples fato de q a futura Defesa Aérea russa está calcada nesse projeto. Os Su-27SM/Mig-31M serão efetivos no máximo até meados da metade da década de 20.

Skyway
Sênior
Sênior

#1020 Mensagem por Skyway » Ter Fev 09, 2010 9:41 pm

Enlil escreveu:O PAK-FA é um protótipo de um programa de defesa PRIORITÁRIO da Rússia. Logo, independente do q aconteça (vide Topol-M/Bulava, Borei class, dentre outros) o programa seguirá em frente pelo simples fato de q a futura Defesa Aérea russa está calcada nesse projeto. Os Su-27SM/Mig-31M serão efetivos no máximo até meados da metade da década de 20.

Enlil, entendo que a prioridade é máxima, mas prioridade não é certeza.
Entenda que, mesmo sendo prioridade, nunca se sabe o dia de amanha. Isso em qualquer projeto de qualquer país.

Veja bem, não estou torcendo para que o Pak não dê certo, antes que alguem confunda tudo e conclua isso. Pelo contrário, achei o projeto espetacular! Mas assim como não discuto as capacidades e nem especulo embates entre F-35 e outra aeronave, não faço o mesmo com o PAK, simplesmente por não achar correto. Acho um erro contar com o "ovo" antes de sair do fiofó da galinha. Penso o mesmo até do KC-390!

Reconheço o potencial enorme do KC, mas até ele voar nas cores da FAB, ainda é um projeto com risco de acabar no dia seguinte. O Pak não é diferente.

A história é cheia de projetos que deram em água, são muitos exemplos para serem ignorados.
É o que penso.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
Responder