EUA podem retirar metade de suas tropas da Alemanha
WASHINGTON (Reuters) - O Pentágono poderá cortar metade dos 71 mil soldados estacionados na Alemanha segundo um plano de realinhamento de tropas no exterior pós-Guerra Fria, disse na quinta-feira o jornal The Washington Post.
De acordo com a proposta, seriam estabelecidas bases menores na Romênia e possivelmente na Bulgária, além de instalações de treinamento na Polônia, afirmou o diário.
As bases estabelecidas em 2001 no Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguistão como apoio para a guerra no Afeganistão seriam preservadas como locais de treinamento e para uso rápido em emergências.
O Post disse que o plano do Pentágono também propõe novas bases de treinamento e lançamento na Austrália e a expansão das relações militares com Cingapura e Tailândia.
Além disso, cerca de 15 mil dos 100 mil soldados estacionados na Ásia seriam retiradas, principalmente através do enxugamento de equipes administrativas dos comandos militares dos EUA na Coréia do Sul e no Japão, afirmou o jornal, citando autoridades não-identificadas.
Segundo a reportagem, as autoridades disseram que um dos maiores objetivos do plano é aprofundar os laços militares e os treinamentos conjuntos com um número maior de aliados no Leste Europeu, Ásia Central, África e Sudeste Asiático.
O presidente George W. Bush e seus assessores de segurança nacional deverão levar ainda um ou dois meses para aprovar as mudanças, disse o Post.
http://br.news.yahoo.com//040325/5/j11p.html
EUA podem retirar metade de suas tropas da Alemanha
Moderador: Conselho de Moderação