“Head-up” duplo para o EMBRAER 190!!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

“Head-up” duplo para o EMBRAER 190!!!

#1 Mensagem por Alcantara » Qui Jan 12, 2006 11:57 am

Jatos Embraer 190 da JetBlue terão “Head-up display” duplo


A Embraer e a Flight Dynamics, uma unidade de negócios da Rockwell Collins, estão desenvolvendo um Sistema de Guiagem por “Head-up” (Head-up Guidance System - HGS®) duplo para o EMBRAER 190, conforme contrato de US$ 60 milhões assinado com o cliente lançador do EMBRAER 190, a JetBlue Airways.

O Head-up Display é um equipamento que permite ao piloto visualizar simultaneamente, por meio de uma tela transparente, imagens externas e informações de vôo, tais como a altitude da aeronave, bem como sua velocidade, altitude e direção de vôo. Isto permite ao piloto manter sua total concentração no ambiente externo à aeronave enquanto recebe informações relevantes do vôo.

A entrada em operação do sistema, no ano de 2005, deverá marcar a primeira utilização comercial de Head-up display duplo, ou seja, com dois indicadores, um para uso do piloto e outro para uso do co-piloto.

O sistema de guiagem por Head-up HGS-5600 da Flight Dyamics, empresa pertencente à Rockwell Collins, baseia-se na tecnologia dos monitores de cristal líquido (Liquid Crystal Displays - LCD) para aprimorar a qualidade e confiabilidade das imagens. O sistema foi desenvolvido para aperfeiçoar a capacidade de percepção situacional do piloto durante todas as fases do vôo, melhorar a eficiência da tripulação assim como a performance operacional da aeronave. O HGS também permitirá pouso CAT IIIa em condições climáticas desfavoráveis, e guiagem para decolagens sob condições de baixa visibilidade. O HGS funcionará de maneira integrada com o PRIMUS Epic, sistema aviônico fabricado pela Honeywell e que equipa o EMBRAER 190.

A JetBlue encomendou 100 aviões EMBRAER 190 e tem opções para outras 100 destas aeronaves.

“Um dos principais benefícios deste novo sistema é o de permitir que as tripulações dos aviões EMBRAER 190 realizem todas as aproximações para pouso com a mesma eficiência, em boas ou más condições climáticas, a partir do assento esquerdo ou do direito, seja em pistas equipadas com o sistema ILS (de pouso por instrumentos), ou naquelas em que o procedimento é visual. Isto reduzirá os custos de treinamento da tripulação e aumentará as margens de segurança na nossa operação”, disse Usto Schultz, Vice-Presidente do Programa EMBRAER 190 da JetBlue.


“Acrescentar o HGS da Flight Dynamics à cabine de comando do EMBRAER 190 é um outro indicativo da gama de avançadas características desta nova família de aeronaves”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente para Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer. “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Rockwell Collins neste programa, que sabemos não apenas aumentará a eficiência do piloto, como também reduzirá custos para o operador.”

“A certificação do HGS duplo no EMBRAER 190 estabelece um novo padrão para a aviação comercial”, disse Bob Chiusano, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Operações da Rockwell Collins Commercial Systems. “Head-up displays oferecem uma vantagem comprovada para operadores, e nós esperamos que surjam outros programas como este.”

O HGS da Flight Dynamics oferece um amplo campo de visão e uma clara indicação da simbologia de vôo, permitindo ao piloto visualizar informações fiéis, ainda que em meio a intenso vento cruzado, e, desta forma, controlar melhor o ângulo de aproximação e a energia da aeronave em condições difíceis de aproximação. Tecnologias de última geração, como visão sintética, podem ser mostradas na tela HGS.


Aviação Brasil / Embraer

http://www.aviacaobrasil.com.br/noticias/noticias_filtro.php?id=786&sessao=news&fld_filtro_ano=2004&fld_filtro_mes=07




Imagem
:arrow: Embraer HGS Applications


Imagem
:arrow: Rollout Guidance/Runway Distance Remaining/Deceleration Cue
This presentation provides the basis for reducing visibility minimums for Category III approaches. HGS increases the effectiveness of braking and reverse-thrust management, and helps determine stopping distance more accurately.


Imagem
:arrow: Traffic Collision Avoidance System (TCAS) Resolution Advisory
HGS provides a flight path target that corresponds to the TCAS vertical speed command, indicating the flight path required to achieve the desired rate of climb or decent.


Imagem
:arrow: Tailstrike Avoidance
The advance indication of a potential tailstrike provides pilots with sufficient time to correct airplane attitude, reducing the risk of aircraft damage and associated repair and out-of-service costs.


Imagem
:arrow: Unusual Attitude
The unusual attitude format is immediately displayed after an aircraft upset. This intuitive presentation allows the pilot to correct attitude in minimal time and return the aircraft to a safe-flight condition.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#2 Mensagem por César » Qui Jan 12, 2006 3:25 pm

Ótimo!!!! Muito bom mesmo :D

Algo que não se pode negar é que os jatos da Embraer são modernos(embora os seus equipamentos avançados não sejam, em sua maioria, produzidos no Brasil).

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 12, 2006 6:24 pm

Fantástico! Estado-da-arte. Pena que muito pouco disso seja nacional.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 12, 2006 7:06 pm

Se tudo ocorrer bem, meu irmão irá pilotar ( bem, ele na verdade será o estagiario do avião :mrgreen: ) esses aviões antes deles sairem do Brasil. Que coisa, não?!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Alcantara » Qui Jan 12, 2006 10:37 pm

E o ERJ145 tem também, opcionalmente, um Head Up Display. A FAB bem que podia colocar esse equipamento futuramente nos R-99A/B, junto com as sondas de reabastecimento em vôo e os lançadores de Chaff/Flare! Quem sabe em um futuro MLU? Ahh, sim, fiquei sabendo que as novas versões do Ericsson Erieye são mais potentes e tem maior alcance, entre outros avanços... outra boa dica para o MLU...



Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Responder