A Embraer e a Flight Dynamics, uma unidade de negócios da Rockwell Collins, estão desenvolvendo um Sistema de Guiagem por “Head-up” (Head-up Guidance System - HGS®) duplo para o EMBRAER 190, conforme contrato de US$ 60 milhões assinado com o cliente lançador do EMBRAER 190, a JetBlue Airways.
O Head-up Display é um equipamento que permite ao piloto visualizar simultaneamente, por meio de uma tela transparente, imagens externas e informações de vôo, tais como a altitude da aeronave, bem como sua velocidade, altitude e direção de vôo. Isto permite ao piloto manter sua total concentração no ambiente externo à aeronave enquanto recebe informações relevantes do vôo.
A entrada em operação do sistema, no ano de 2005, deverá marcar a primeira utilização comercial de Head-up display duplo, ou seja, com dois indicadores, um para uso do piloto e outro para uso do co-piloto.
O sistema de guiagem por Head-up HGS-5600 da Flight Dyamics, empresa pertencente à Rockwell Collins, baseia-se na tecnologia dos monitores de cristal líquido (Liquid Crystal Displays - LCD) para aprimorar a qualidade e confiabilidade das imagens. O sistema foi desenvolvido para aperfeiçoar a capacidade de percepção situacional do piloto durante todas as fases do vôo, melhorar a eficiência da tripulação assim como a performance operacional da aeronave. O HGS também permitirá pouso CAT IIIa em condições climáticas desfavoráveis, e guiagem para decolagens sob condições de baixa visibilidade. O HGS funcionará de maneira integrada com o PRIMUS Epic, sistema aviônico fabricado pela Honeywell e que equipa o EMBRAER 190.
A JetBlue encomendou 100 aviões EMBRAER 190 e tem opções para outras 100 destas aeronaves.
“Um dos principais benefícios deste novo sistema é o de permitir que as tripulações dos aviões EMBRAER 190 realizem todas as aproximações para pouso com a mesma eficiência, em boas ou más condições climáticas, a partir do assento esquerdo ou do direito, seja em pistas equipadas com o sistema ILS (de pouso por instrumentos), ou naquelas em que o procedimento é visual. Isto reduzirá os custos de treinamento da tripulação e aumentará as margens de segurança na nossa operação”, disse Usto Schultz, Vice-Presidente do Programa EMBRAER 190 da JetBlue.
“Acrescentar o HGS da Flight Dynamics à cabine de comando do EMBRAER 190 é um outro indicativo da gama de avançadas características desta nova família de aeronaves”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente para Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer. “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Rockwell Collins neste programa, que sabemos não apenas aumentará a eficiência do piloto, como também reduzirá custos para o operador.”
“A certificação do HGS duplo no EMBRAER 190 estabelece um novo padrão para a aviação comercial”, disse Bob Chiusano, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Operações da Rockwell Collins Commercial Systems. “Head-up displays oferecem uma vantagem comprovada para operadores, e nós esperamos que surjam outros programas como este.”
O HGS da Flight Dynamics oferece um amplo campo de visão e uma clara indicação da simbologia de vôo, permitindo ao piloto visualizar informações fiéis, ainda que em meio a intenso vento cruzado, e, desta forma, controlar melhor o ângulo de aproximação e a energia da aeronave em condições difíceis de aproximação. Tecnologias de última geração, como visão sintética, podem ser mostradas na tela HGS.
Aviação Brasil / Embraer
http://www.aviacaobrasil.com.br/noticias/noticias_filtro.php?id=786&sessao=news&fld_filtro_ano=2004&fld_filtro_mes=07




This presentation provides the basis for reducing visibility minimums for Category III approaches. HGS increases the effectiveness of braking and reverse-thrust management, and helps determine stopping distance more accurately.


HGS provides a flight path target that corresponds to the TCAS vertical speed command, indicating the flight path required to achieve the desired rate of climb or decent.


The advance indication of a potential tailstrike provides pilots with sufficient time to correct airplane attitude, reducing the risk of aircraft damage and associated repair and out-of-service costs.


The unusual attitude format is immediately displayed after an aircraft upset. This intuitive presentation allows the pilot to correct attitude in minimal time and return the aircraft to a safe-flight condition.