#94
Mensagem
por César » Sáb Mar 13, 2004 2:26 pm
Um míssil WVR como o Piranha, guiado por calor, não precisa de um acoplamento de radar para funcionar. O que acontece é que, quando existe o apoio do radar a precisão pode aumentar dependendo da distância do avião em relação ao alvo.
Explico: A sinalização de nitidez de captação de calor em um míssil como esse é feita por meio de um ruído, um apito pra lá de irritante. Se o piloto desligar o radar, a única sinalização que ele terá se o míssil está acompanhando o alvo bem é a desse apito. Quanto maior, mais nítida a detecção, e maiores a chance de sucesso. Mas, somente se baseando nesse barulho fica difícil dizer quando você alcançou a "No-escape Zone"(NOEZ) e pode disparar com grande chance de acerto.
Com o radar(o míssil operando em modo escravizado, "Slave"), ele fornece as distâncias do alvo, e mostra quando você alcança a NOEZ, podendo disparar o míssil com maior precisão. Outra vantagem é a de você poder disparar contra um alvo que não esteja necessariamente na sua frente(sem o radar, o WVR vai em direção ao alvo mais próximo do avião, que nem sempre é o avião que o piloto quer alvejar).
Uma dúvida: O modo de rastreio do MAA-1 é o LOBL(lock on before launch, modo de operação do AIM-9M) ou o LOAL(lock on after launch, modo de operação do AIM-9E)?
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry