Aeroporto de Brasília inaugura 2º pista
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Aeroporto de Brasília inaugura 2º pista
Aeroporto de Brasília ganha mais uma pista para pouso e decolagem
Do CorreioWeb
22/12/2005
11h12-Uma nova pista de pouso e decolagem foi inaugurada nesta quinta-feira no Aeroporto Internacional de Brasília. O avião da Presidência da República estreou a segunda pista nesta manhã com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que partiu da base da Força Área Brasileira (FAB) com 20 trabalhadores a bordo. Após um sobrevôo pela cidade, pousou por volta das 9h, inaugurando a estrutura.
Cerca de R$ 160 milhões foram aplicados na construção da segunda pista que permitirá a operação simultânea de pousos e decolagens de aeronaves. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) espera com esse investimento aumentar a capacidade dessas operações de 364 mil para 555 mil por ano. O Aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país, atrás apenas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, ambos em São Paulo.
Segundo o presidente da Infraero, Carlos Wilson, a nova pista vai acabar com as longas esperas dos aviões para pousar em Brasília. “Agora, não teremos mais vôos parados. As pessoas não terão que esperar mais 40 minutos para descer ao solo da capital”, afirma. O início efetivo das operações deve começar em janeiro de 2006.
O presidente Lula discursou na inauguração da infra-estrutura e salientou que Brasília, por ser a capital do país, deveria ter tido o investimento há mais tempo se não fossem os embargos judiciais, urbanos e ambientais. “Após dez anos de planejamento, a obra veio. E as pessoas não terão mais o desgaste de chegar e ter que aguardar no céu por um longo até que a pista esteja liberada”, declarou.
Licença de operação
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) liberou nesta terça-feira a licença de operação, autorizando o início das atividades na pista. A liberação está garantida por um ano e pode ser renovada desde que as exigências feitas pelo órgão sejam cumpridas pela Infraero. Entre elas, a drenagem das águas pluviais da pista e o controle de ruído.
De acordo com a Infraero, do total investido nas obras, cerca de R$ 30 milhões foram em compensação ambiental. Um sistema de monitoramento de ruído deve ser implementado em 2006 permitindo uma avaliação, em tempo real, dos impactos sonoros das aeronaves.
Para os sistemas de drenagem da água da chuva, a construção de muros de contenção está prevista também para o próximo ano. Essas barreiras devem dissipar a força das águas e evitar, assim, erosões no solo e assoreamento do córrego Cedro, próximo ao aeroporto.
Novas obras
A construção de uma nova área de embarque no Aeroporto de Brasília já está em andamento. O edital de licitação será lançado em janeiro do próximo ano e as obras devem ser concluídas em 36 meses. A ampliação do terminal deverá aumentar a capacidade de 11 milhões de passageiros para 16 milhões por ano.
http://noticias.correioweb.com.br/mater ... %20Federal
Segunda pista de Brasília permite operação simultânea de aeronaves
Inaugurada na quinta-feira, 22/12, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a segunda pista do Aeroporto Internacional de Brasília tem 3,3 mil metros de comprimento e permite a operação simultânea de pousos e decolagens de aeronaves.
O Aeroporto Internacional de Brasília é o terceiro mais movimentado do país, atrás apenas dos aeroportos de São Paulo – Congonhas e Guarulhos. Até novembro de 2005, foram realizados 119 mil pousos e decolagens.
Atualmente, o aeroporto tem capacidade para realizar 364 mil operações de aeronaves por ano. Com a segunda pista, este número sobe para 555 mil pousos e decolagens/ano. O pátio principal passou de 155 mil metros quadrados para 175 mil metros quadrados. Hoje a capacidade de estacionamento de aeronaves é de 40 posições para aviação regular e 22 posições para aviação de pequeno porte.
Iniciada em junho de 2003, a obra foi toda realizada dentro das exigências dos órgãos ambientais competentes. A nova pista também vai reduzir o ruído aeronáutico porque divide o movimento com a primeira além de ter a sua curva de ruído no interior do próprio sítio aeroportuário, em sua maior parcela.
A Infraero realizou várias ações como compensação ambiental pelo impacto da obra. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, foram plantadas 15 mil mudas de árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego do Cedro, localizado ao longo da divisa patrimonial do Aeroporto de Brasília. A mata de galeria foi recuperada em suas duas margens, incluindo a do Park Way.
A empresa também doou, ao Zoológico de Brasília, um borboletário com 30 espécies diferentes de borboletas e mariposas. Inaugurado em outubro de 2005, é o terceiro borboletário aberto à visitação pública do país.
Em dezembro de 2003, a Infraero inaugurou a quarta etapa de ampliação do Aeroporto de Brasília, que aumentou a capacidade do terminal para 7,4 milhões de passageiros por ano e entregou uma área com 136 opções de lojas e quatro salas de cinema.
http://www.infraero.gov.br/link_gera.ph ... enuid=impr
Do CorreioWeb
22/12/2005
11h12-Uma nova pista de pouso e decolagem foi inaugurada nesta quinta-feira no Aeroporto Internacional de Brasília. O avião da Presidência da República estreou a segunda pista nesta manhã com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que partiu da base da Força Área Brasileira (FAB) com 20 trabalhadores a bordo. Após um sobrevôo pela cidade, pousou por volta das 9h, inaugurando a estrutura.
Cerca de R$ 160 milhões foram aplicados na construção da segunda pista que permitirá a operação simultânea de pousos e decolagens de aeronaves. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) espera com esse investimento aumentar a capacidade dessas operações de 364 mil para 555 mil por ano. O Aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país, atrás apenas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, ambos em São Paulo.
Segundo o presidente da Infraero, Carlos Wilson, a nova pista vai acabar com as longas esperas dos aviões para pousar em Brasília. “Agora, não teremos mais vôos parados. As pessoas não terão que esperar mais 40 minutos para descer ao solo da capital”, afirma. O início efetivo das operações deve começar em janeiro de 2006.
O presidente Lula discursou na inauguração da infra-estrutura e salientou que Brasília, por ser a capital do país, deveria ter tido o investimento há mais tempo se não fossem os embargos judiciais, urbanos e ambientais. “Após dez anos de planejamento, a obra veio. E as pessoas não terão mais o desgaste de chegar e ter que aguardar no céu por um longo até que a pista esteja liberada”, declarou.
Licença de operação
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) liberou nesta terça-feira a licença de operação, autorizando o início das atividades na pista. A liberação está garantida por um ano e pode ser renovada desde que as exigências feitas pelo órgão sejam cumpridas pela Infraero. Entre elas, a drenagem das águas pluviais da pista e o controle de ruído.
De acordo com a Infraero, do total investido nas obras, cerca de R$ 30 milhões foram em compensação ambiental. Um sistema de monitoramento de ruído deve ser implementado em 2006 permitindo uma avaliação, em tempo real, dos impactos sonoros das aeronaves.
Para os sistemas de drenagem da água da chuva, a construção de muros de contenção está prevista também para o próximo ano. Essas barreiras devem dissipar a força das águas e evitar, assim, erosões no solo e assoreamento do córrego Cedro, próximo ao aeroporto.
Novas obras
A construção de uma nova área de embarque no Aeroporto de Brasília já está em andamento. O edital de licitação será lançado em janeiro do próximo ano e as obras devem ser concluídas em 36 meses. A ampliação do terminal deverá aumentar a capacidade de 11 milhões de passageiros para 16 milhões por ano.
http://noticias.correioweb.com.br/mater ... %20Federal
Segunda pista de Brasília permite operação simultânea de aeronaves
Inaugurada na quinta-feira, 22/12, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a segunda pista do Aeroporto Internacional de Brasília tem 3,3 mil metros de comprimento e permite a operação simultânea de pousos e decolagens de aeronaves.
O Aeroporto Internacional de Brasília é o terceiro mais movimentado do país, atrás apenas dos aeroportos de São Paulo – Congonhas e Guarulhos. Até novembro de 2005, foram realizados 119 mil pousos e decolagens.
Atualmente, o aeroporto tem capacidade para realizar 364 mil operações de aeronaves por ano. Com a segunda pista, este número sobe para 555 mil pousos e decolagens/ano. O pátio principal passou de 155 mil metros quadrados para 175 mil metros quadrados. Hoje a capacidade de estacionamento de aeronaves é de 40 posições para aviação regular e 22 posições para aviação de pequeno porte.
Iniciada em junho de 2003, a obra foi toda realizada dentro das exigências dos órgãos ambientais competentes. A nova pista também vai reduzir o ruído aeronáutico porque divide o movimento com a primeira além de ter a sua curva de ruído no interior do próprio sítio aeroportuário, em sua maior parcela.
A Infraero realizou várias ações como compensação ambiental pelo impacto da obra. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, foram plantadas 15 mil mudas de árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego do Cedro, localizado ao longo da divisa patrimonial do Aeroporto de Brasília. A mata de galeria foi recuperada em suas duas margens, incluindo a do Park Way.
A empresa também doou, ao Zoológico de Brasília, um borboletário com 30 espécies diferentes de borboletas e mariposas. Inaugurado em outubro de 2005, é o terceiro borboletário aberto à visitação pública do país.
Em dezembro de 2003, a Infraero inaugurou a quarta etapa de ampliação do Aeroporto de Brasília, que aumentou a capacidade do terminal para 7,4 milhões de passageiros por ano e entregou uma área com 136 opções de lojas e quatro salas de cinema.
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"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- Rui Elias Maltez
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Tem alguma foto da nova pista?!
Só essa:

Aprox. 800 mil habitantes. Distrito Federal - aprox. 2 milhões.Qual é apopulação da cidade de Brasília?
O aeroporto e a Base Aérea são estruturas diferentes, usando a mesma pista. Não há outro aeroporto, existe um pequeno aeroclube dentro de Brasília, e um aeroclube grande, na cidade goiana de Luziânia.Rodrigo, há outro aeroporto fora BSB e a BABR?
Vale a pena fazer uma visita virtual à Brasília, pelo Google Earth, sendo que é uma das poucas cidades brasileiras disponíveis em alta definição. A nova pista ainda estava em obras na imagem disponível por satélite.
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Aprox. 800 mil habitantes. Distrito Federal - aprox. 2 milhões.
É sensivelmente o mesmo de Lisboa.
Lisboa - cidade tem cerca de 650.000 hab, mas a área metropolitana de Lisoa tem perto de 2,5 milhões de habitantes.
Muito perto temos ainda 2 bases aéreas militares (Sintra, e Montijo - nesta com pistas grandes onde estão as esquadras dos C-130 e P-3) e ainda um pequeno aeroporto civil para pequenas aeronaves, em Tires.
Com a construção do novo aeroporto na Ota, a 50 km de Lisboa que terá também, 2 pistas paralelas e capacidade para estacionamento de 100 aviões de passageiros e carga, creio que para a população, será um aeroporto sub-aproveitado, já que nem acredito que possa concorrer com o de Madrid.
