A380: saia de perto!
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A380: saia de perto!
Meus prezados:
Os aviões terão de voar a uma distância média três vezes maior do que a normal atrás do novo Airbus A380, maior avião comercial do mundo, para evitar os riscos do excesso de turbulência provocado pelo gigante dos ares.
Aeronaves menores podem ser capturadas por minitornados no vácuo do avião gigante. Isso pode provocar turbulências e, em casos extremos, fazer com que o avião menor perca o controle e se envolva num acidente.
Recomendações preliminares da International Civil Aviation Organisation, distribuídas à indústria aeronáutica este mês, sugerem que o A380 pode provocar turbulências significativamente mais fortes que as do Boeing 747, o tradicional Jumbo da empresa norte-americana.
Estas recomendações indicam que aviões fazendo o mesmo itinerário que o A380 devem guardar uma distância de 15 milhas náuticas - o normal são cinco.
Na hora do pouso, essa distância pode cair para 10 milhas náuticas.
Na decolagem, os demais aviões devem esperar um minuto adicional na pista, antes de seguirem a mesma rota do gigante.
Especialistas afirmam que as medidas a serem tomadas para evitar a turbulência do gigante são contraproducentes em termos econômicos, já que, no limite, podem até diminuir o número de vôos suportados por uma rota, e atrasar as operações de um aeroporto, especialmente dos mais movimentados.
A Airbus não quis comentar o assunto, mas adiantou que espera que o Airbus A380 provoque uma turbulência semelhante ao 747.
Cerca de 160 aviões gigantes já foram encomendados à Airbus. A aeronave vem sendo testada e exibida em feiras de aviação. Os primeiros gigantes devem voar comercialmente em algum momento de 2006.
Fonte: INVERTIA
Um abraço e até mais...
Cláudio everino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Os aviões terão de voar a uma distância média três vezes maior do que a normal atrás do novo Airbus A380, maior avião comercial do mundo, para evitar os riscos do excesso de turbulência provocado pelo gigante dos ares.
Aeronaves menores podem ser capturadas por minitornados no vácuo do avião gigante. Isso pode provocar turbulências e, em casos extremos, fazer com que o avião menor perca o controle e se envolva num acidente.
Recomendações preliminares da International Civil Aviation Organisation, distribuídas à indústria aeronáutica este mês, sugerem que o A380 pode provocar turbulências significativamente mais fortes que as do Boeing 747, o tradicional Jumbo da empresa norte-americana.
Estas recomendações indicam que aviões fazendo o mesmo itinerário que o A380 devem guardar uma distância de 15 milhas náuticas - o normal são cinco.
Na hora do pouso, essa distância pode cair para 10 milhas náuticas.
Na decolagem, os demais aviões devem esperar um minuto adicional na pista, antes de seguirem a mesma rota do gigante.
Especialistas afirmam que as medidas a serem tomadas para evitar a turbulência do gigante são contraproducentes em termos econômicos, já que, no limite, podem até diminuir o número de vôos suportados por uma rota, e atrasar as operações de um aeroporto, especialmente dos mais movimentados.
A Airbus não quis comentar o assunto, mas adiantou que espera que o Airbus A380 provoque uma turbulência semelhante ao 747.
Cerca de 160 aviões gigantes já foram encomendados à Airbus. A aeronave vem sendo testada e exibida em feiras de aviação. Os primeiros gigantes devem voar comercialmente em algum momento de 2006.
Fonte: INVERTIA
Um abraço e até mais...
Cláudio everino da Silva
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- Avançado
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Sorprendente y preocupante!!!
En todo caso, tal vez se está aumentando un poco el informe para que las precausiones iniciales sean mayores y no esperar un accidente para tomarlas. Lo digo porque, en general, el A-380 no es mucho más grande que el B-747/400. Solo su fuselaje es más alto, pero solo en la parte posterior, ya que en la frontal son casi del mismo tamaño!
Extraña información!
En todo caso, tal vez se está aumentando un poco el informe para que las precausiones iniciales sean mayores y no esperar un accidente para tomarlas. Lo digo porque, en general, el A-380 no es mucho más grande que el B-747/400. Solo su fuselaje es más alto, pero solo en la parte posterior, ya que en la frontal son casi del mismo tamaño!
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Solo vencerá el que esté mejor preparado!!
- P44
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Este fenomeno é conhecido, e há regras relativamente à separação entre estas e outras aeronaves, para evitar este tipo de problema.
Quanto maior a aeronave, maior deve ser a separação. O problema ocorre com o B747, mas também com o B777, que também é muito grande, ou com o enorme Galaxie de transporte militar.
A noticia não é novidade nenhuma, a sua propagação como se fosse uma grande noticia e uma grande novidade é que é realmente estranha.
Cumprimentos
Quanto maior a aeronave, maior deve ser a separação. O problema ocorre com o B747, mas também com o B777, que também é muito grande, ou com o enorme Galaxie de transporte militar.
A noticia não é novidade nenhuma, a sua propagação como se fosse uma grande noticia e uma grande novidade é que é realmente estranha.
Cumprimentos
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- Avançado
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Estoy de acuerdo contigo PT en cuanto a los datos que entregas de la separación entre aeronaves. Mi sorpresa
se debe a lo grande (¿exagerado?) de las cifras en millas para la supuesta separación de los otros aviones respecto del A-380. Yo creo que están intensionalmente aumentadas o se están tomando muchas precauciones por adelantado para evitar posibles accidentes. Tal vez Boing tenga intereses fundados en la entrega de esta info!!
Saludos


Saludos
Solo vencerá el que esté mejor preparado!!
- Rui Elias Maltez
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Se a Airbus já afirmou que não espera níveis de turbulência muito superiores aos causados pelo B-747, não acredito que o tenham afirmado levianamente, assim como me custa a acreditar que esse aspecto não tenha sido estudado na concepção e nos testes de voo do A-380.
Acho que se tratam das mesmas notícias catastróficas que aparecem, sempre que surge uma coisa muito nova.
No sécuo XIX, aquando do aparecimento dos primeiros comboios haviam médicos que diziam que os passageiros poderia vir a padecer de doenças oftalmológicas e mesmo de epilepsia, dado que a grande velocidade (cerca de 50 KM/Hora), veriam a paisagem a correr muito depressa pelos seus olhos.
Acho que se tratam das mesmas notícias catastróficas que aparecem, sempre que surge uma coisa muito nova.
No sécuo XIX, aquando do aparecimento dos primeiros comboios haviam médicos que diziam que os passageiros poderia vir a padecer de doenças oftalmológicas e mesmo de epilepsia, dado que a grande velocidade (cerca de 50 KM/Hora), veriam a paisagem a correr muito depressa pelos seus olhos.

