Novo Destroyer Italiano tipo HORIZON lançado

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
old
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#91 Mensagem por old » Qui Nov 24, 2005 2:34 pm

Poderia ser uma boa, mas por cada míssil de cruzeiro (tomahawks, presumo?) que Portugal comprasse, a Espanha responderia com 60 mísseis.

No fundo é o que está a acontecer actualmente.

Espanha no creo que responda a las compras militares de Portugal. Si vd me dice que Marruecos o Argelia se hacen con 200 F16 cada uno entonces seguramente Espanha se tuviera que hacer con 500 Efa, pero si Portugal tuviera por ejemplo 6 submarinos dudo que Espanha se hiziera con 12.

Son paises vecinos, y personalmente pienso que las FAS Portuguesas tienen mucho trabajo por delante si no quieren quedarse definitivamente obsoletas y dejar los Tomahawks para otros tiempos :wink:

Cambiar M60 ya, modernizar los 40 F16 y no 20 nada mas, sustituirlos a medio plazo, hacerse con algun buque de escolta moderno y seguro que alguna cosilla mas.

De todas formas no se alarme mucho, en todos los paises hay carencias.

Un saludo

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#92 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Nov 24, 2005 2:40 pm

Old:

Son paises vecinos, y personalmente pienso que las FAS Portuguesas tienen mucho trabajo por delante si no quieren quedarse definitivamente obsoletas y dejar los Tomahawks para otros tiempos :wink:

Agora é que disseste uma grande verdade :cry:

Imagem
Spectral
Sênior
Sênior

#93 Mensagem por Spectral » Qui Nov 24, 2005 3:46 pm

Acho que às vezes faz-se um grande drama destas coisas. Um upgrade a curto/médio prazo das VdG que envolva um VLS para ESSM, um radar adequado, mais um sistema CIWS ( ou até troca do actual por outro melhor) uma modernização geral dos equipamentos electrónicos - incluindo dos Lynx- não é nada de transcendente nem de exorbitantemente caro e permitiria às VdG continuar a operar na década de 2010 nas funções em que opera desde os anos '90 ( escoltador oceânico de conflitos de baixa/média intensidade com ênfase na luta ASW).
Isto conjugado com os rumores que o nosso LPD terá um equipamento de auto-defesa mais evoluídos que os equivalentes estrangeiros (também para obviar à nossa menor capacidade de escolta), afastar-nos-ia claramente do tal "zero naval", que aliás, em minha opinião era o que tínhamos antes da chegada das VdG, num cenário NATO.

Quanto aos subs propriamente ditos, acho que o JNSA e o Zé Matos já explicaram bem as razões por trás deles.

Jose Matos
Avançado
Avançado
Contato:

#94 Mensagem por Jose Matos » Qui Nov 24, 2005 3:54 pm

Olá a todos

Como já foi dito acho que as Vasco da Gama podem obviamente ser modernizadas e podem operar até 2020. Nessa altura terão cerca de 30 anos de serviço e portanto será obrigatório pensar na sua substituição. Nessa altura poderemos pensar em navios novos ou usados dependendo da situação económica do país. Agora penso que não faz muito sentido pensar no zero naval.

Um abraço

ferrol
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#95 Mensagem por ferrol » Sex Nov 25, 2005 11:20 am

P44 escreveu: :oops: espero que o ferrol não leve a mal o "chiste"
¡Para nada, P44!O Rei Juan Carlos cumpre 30 anos de reinado, e pareceume unha boa idea darlle as gracias coa firma.

Depende quen as diga, molestan ou non. Se as dis tí, non molestan.

Spectral
Sênior
Sênior

#96 Mensagem por Spectral » Sex Nov 25, 2005 6:56 pm

À volta de 700 euros/ano. Os estudantes carenciados ficam isentos do pagamento ou recebem bolsas.

Era bom era Rui... Neste momento a propina máxima são 900€, que é o que eu pago (Aveiro).

JNSA
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por JNSA » Sáb Nov 26, 2005 11:21 am

Spectral escreveu:
À volta de 700 euros/ano. Os estudantes carenciados ficam isentos do pagamento ou recebem bolsas.

Era bom era Rui... Neste momento a propina máxima são 900€, que é o que eu pago (Aveiro).

É o mesmo por estes lados... Infelizmente... :?

-----
P.S.
Mensagem número 500, e logo para falar das malditas propinas... :shock: :evil:

Bem, agora já só devem faltar umas 5000 para "apanhar" o Rui... :mrgreen: :lol: :wink:

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#98 Mensagem por Paisano » Sáb Nov 26, 2005 11:40 am

Spectral escreveu:

Amigos, apenas um detalhe off topic: Propina aqui no Brasil está "intimamente" ligado a recebimento de vantagens indevidas, ou no português sem frescuras, a corrupção. :wink:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1160 vezes
Agradeceram: 2912 vezes

Propina

#99 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 26, 2005 11:45 am

Ai o mensalão e o mensalinho! :twisted:

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#100 Mensagem por Paisano » Sáb Nov 26, 2005 11:51 am

Mensalão, mensalinho, a vista, a vistão, diária, etc. :twisted: :wink: :lol:

A-29
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por A-29 » Sáb Nov 26, 2005 11:23 pm

Ei, mas 900 euros anuais daria aqui no Brasil uma mensalidade de uns R$ 250,00. E pensar que aqui tem curso de medicina custando mais de R$ 4.000,00 por mês...

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#102 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 28, 2005 1:06 pm

É diferença de significados, Paisano. :lol:

Aqui, em Portugal, "Propina" é o que custa pagar as mensalidades anuidade de um curso médioo ou superior.

É um pagamento que se faz.
________

A29:

Esses 700 a 900 euros que custam a anuidade de um curso superior é nas universdidades públicas ( :shock: ), porque nas privadas pagam-se mensalidades mais elevadas (cerca de 300 euros/mês, dependendo das universidades e dos cursos). :cry:

Imagem
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#103 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 28, 2005 1:13 pm

Spectral:

O antigo CEMA, Alm. Vidal de Abreu definiu a ordem de prioridades para a Marinha:

Em 1º lugar, a recepção das 2 OHP, em segundo lugar a aquisição de um novo AOR que substitua o Bérrio e finalmente a modernização das VdG, sem definir que tipo de modernização seria.

E o MDN disse na altura que as chefias definem as prioridades e o Governo dá Dinheiro, dando assim carta branca para que sejam as chefias dos ramos a definirem o que querem de acordo com as verbas de que disponham.

Eu concordo em absoluto com o que você propõe que se instale nas VdG (VLS para ESSM, mais um CIWS em cada plataformas, etc).

O que acontece é que com os cortes orçamentais e com o novo CEMA que hoje toma posse, essa ordem de prioridades pode mudar.

Quanto às OHP eu acharia fundamental que viessem, por darem maior capacidade AAW à Marinha, exactamete para escoltar o NavPol, independentemente dele poder ser melhor equipado com sistemas de defesa, e que essa vinda das OHP fosse independente do up-grade que se faça nas Vasco da Gama (até porque a virem, as OHP nunca navegarão por muito mais que 10/15 anos).

Por isso acho que teremos que esperar. :cry:

O que eu refiro por ZERO naval é o facto de nada de bom se perspectivar hoje para daqui a 15 anos.

Imagem
Spectral
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por Spectral » Seg Nov 28, 2005 1:54 pm

Exacto Rui, essas eram aparentemente as prioridades anteriores, mas aparentemente nada se sabe sobre o estado actual. :?

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#105 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 28, 2005 1:57 pm

Dá-me a sensação de que antes do ZERO naval que eu perspectivo, estamos a atravessar um ZERO de ideias para o futuro da Marinha e das FA's no seu todo.

Imagem
Responder